|
leosbrasil
|
| Postado em: 03/11/25 10:39 |
|
Seguinte, galera. Quando a gente copia mágicas modais, a regra é a cópia seguir a escolha da mágica original. Mas aí eu me deparei com uma mágica que parece modal, o que me levou a quatro possíveis interpretações.
Se eu jogar um Safanao - me permitindo decidir virar ou desvirar um artefato, terreno ou criatura - e decidir virar uma land, e retendo a prioridade conjurar Radiate - escolho um feitiço ou instant com único alvo entre permanente ou jogador, e coloco na pilha uma cópia para cada outro alvo possível dessa mágica.
Aí fica a pergunta: eu interpreto como possível alvo o sentido mais amplo possível (colocando na pilha uma cópia para afetar cada alvo entre artefato, land e criatura, decidindo em cada cópia se vou virar ou desvirar a permanente; ou
No sentido quase tão amplo no tocante aos alvos quanto acima, mas mantendo a opção decidida de virar ou desvirar para todos os alvos possíveis, ou não fazer nada (porque o texto diz que eu posso virar ou desvirar, então é facultado a mim decidir), mas não seria tão bom por exemplo quanto o acima de virar a mesa de todo mundo e desvirar a minha toda. No máximo eu posso não virar as minhas permanentes desviradas; ou
No sentido um pouco mais restrito do alvo, sustentar como único alvo possível a permanente que eu escolhi na mágica inicial, mas me ser facultado poder virar ou desvirar todas em cada cópia; ou
Por fim, a interpretação mais conservadora, seguindo ipsis litteris a decisão da mágica copiada.
No texto da regra, acho que a menção mais próxima da minha situação foi a seguinte, mas não foi muito elucidativa.
"707.10d Some effects copy a spell or ability for each player or object it "could target." The copies are put onto the stack with those targets in the order of their controller’s choice. If the spell or ability has more than one target, each of its targets must be the same player or object. If that player or object isn’t a legal target for each instance of the word "target," a copy isn’t created for that player or object."
AJUDA, GALERA!
Editada por: leosbrasil
|
Blitkun
Urso
|
| Postado em: 03/11/25 15:28 |
|
Seguinte, galera. Quando a gente copia mágicas modais, a regra é a cópia seguir a escolha da mágica original. Mas aí eu me deparei com uma mágica que parece modal, o que me levou a quatro possíveis interpretações.
Se eu jogar um Safanao - me permitindo decidir virar ou desvirar um artefato, terreno ou criatura - e decidir virar uma land, e retendo a prioridade conjurar Radiate - escolho um feitiço ou instant com único alvo entre permanente ou jogador, e coloco na pilha uma cópia para cada outro alvo possível dessa mágica.
Aí fica a pergunta: eu interpreto como possível alvo o sentido mais amplo possível (colocando na pilha uma cópia para afetar cada alvo entre artefato, land e criatura, decidindo em cada cópia se vou virar ou desvirar a permanente; ou
No sentido quase tão amplo no tocante aos alvos quanto acima, mas mantendo a opção decidida de virar ou desvirar para todos os alvos possíveis, ou não fazer nada (porque o texto diz que eu posso virar ou desvirar, então é facultado a mim decidir), mas não seria tão bom por exemplo quanto o acima de virar a mesa de todo mundo e desvirar a minha toda. No máximo eu posso não virar as minhas permanentes desviradas; ou
No sentido um pouco mais restrito do alvo, sustentar como único alvo possível a permanente que eu escolhi na mágica inicial, mas me ser facultado poder virar ou desvirar todas em cada cópia; ou
Por fim, a interpretação mais conservadora, seguindo ipsis litteris a decisão da mágica copiada.
No texto da regra, acho que a menção mais próxima da minha situação foi a seguinte, mas não foi muito elucidativa.
"707.10d Some effects copy a spell or ability for each player or object it "could target." The copies are put onto the stack with those targets in the order of their controller’s choice. If the spell or ability has more than one target, each of its targets must be the same player or object. If that player or object isn’t a legal target for each instance of the word "target," a copy isn’t created for that player or object."
AJUDA, GALERA!
Editada por: leosbrasil |
Nesse caso, a mágica não é modal mesmo, então a regra de cópia com modos não se aplica. Safanão é uma mágica que pode dar alvos em qualquer artefato, criatura ou terreno. Esses são os alvos legais possíveis para a mágica. Para o Irradiar, o Safanão é copiado para cada artefato, criatura e terreno no campo de batalha (que são os alvos legais possíveis).
Na resolução de cada cópia, você escolhe se a permanente é virada ou desvirada. E você compra uma carta.
Note como o Safanão é diferente de um Traitor's Roar, por exemplo. O Roar tem um qualificador para o que dá alvo (criaturas desviradas), e, se a criatura estiver virada na resolução da mágica o efeito todo pifa (porque não é uma criatura desvirada). Repare também, como é diferente de uma mágica modal como um Abrade que você teria que escolher entre um dos seus efeitos possíveis ANTES de poder colocar a mágica na pilha e conjurar o Irradiar.
«Moderador da Seção Casual»
|