Banner LigaMagic
Real Rogues! – Marcadores -1/-1!
O poder Abzan em Amonkhet.
29/05/2017 10:00 - 10.261 visualizações - 17 comentários
 Banner LigaMagic


 


“Tudo na prova tem dentes. Supere-os ou alimente-os. ” - Rhonas, deus da Força


Olá Galerinha! Hoje, mais uma vez, vamos explorar possibilidades que as areias de Amonkhet nos trouxeram. Um deck de marcadores que vem quente para marcar presença! 


A lista do dia vem nas cores Abzan: verde, preto e branco. Essa combinação de cores é fantabulosa e nos dá acesso a uma infinidade de bons cards do standard atual. Além disso, as fast lands e bicycle lands, fazem rodar a nossa base de mana em boa marcha. 


Vamos falar de uma mecânica que não apareceu nos tier 1, as criaturas com marcadores -1/-1. Basicamente, o R&D do Magic trouxe a seguinte proposta: “Ow, Bora lá , fazer umas criaturas fortes custando pouca mana? Depois a gente fala que elas tem uns marcadores -1/-1 de downside e fica tudo certo!”. Foi assim que várias criaturas com essa temática foram inseridas em Amonkhet, como por exemplo Vomitador de Peste, Crocodilo do Vau e muito mais. Olhando para essas cartinhas, vemos que algumas delas são muito legais e obviamente merecem um rogue.


O deck building começou e avançou. As partidas teste mostraram um deck forte e divertido de se jogar. Trata-se de um arquétipo mais midrange, no qual as criaturas advantage vão se somando na mesa e dominando o jogo. São muitas interações e possibilidades de jogadas. Adicionalmente, possuímos boas remoções para lidar com criaturas, de Morto Persistente até Ulamog, a Fome Interminavel


Quem avisa amigo é: quando estiver enfrentando um abzan marcadores, não marque bobeira!

 

Bora lá, ver essa lista: 


Warning! Warning! Warning!

O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck! 

 


Amonkhet Abzan marcadores -1/-1! 


[DECK 592934 NOT FOUND]

 

Criaturas com downside?!Nem tão down assim.

 


Este deck é fortemente baseado em criaturas. Quando digo fortemente baseado em criaturas quero dizer: TRINTA CRIATURAS #30!!! Metade dessas criaturas têm marcadores negativos que precisam ser colocados em algum alvo, tão logo elas entrem no campo de batalha. MAS! Não se desespere, esses marcadores não são exatamente uma desvantagem.


Olhando para as cartas com mais atenção, acabamos vendo que estes marcadores não são assim tão ruins. No caso de Iniciada Canalizadora, por exemplo, os marcadores -1/-1 são combustível de mana ramp. Vomitador de Peste e Crocodilo do Vau, por sua vez, possuem corpos fortes mesmo quando são alvo de seus próprios marcadores. Quando estamos no play o downside torna-se ainda menor, pois o oponente teve menos tempo para construir seu jogo. Em suma, no pior caso dessas cartas, elas ainda têm uma boa presença na mesa. Começamos falando do cenário mais conservador, falta agora falarmos sobre os melhores casos, que é onde as cartas podem brilhar.


Marcadores -1/-1 sem problemas

 

 

Pode apostar que existem algumas criaturas que combinam bem com marcadores -1/-1. Logo em nossa curva 1 temos dois exemplos: Casulario e Inspetor de Thraben são nossos alvos preferenciais. Estas criaturas podem ser utilizadas como para-raios de marcadores -1/-1 sem ter medo de dar card advantage ao adversário. Em um exemplo empírico, nossas criaturas de turno 1 nos permitem escolher se queremos um Exemplo de Forca 4/4 no turno 2, ou se preferimos ganhar vida e remover seus marcadores aos poucos enquanto atacamos. Os draws de pistas e mana gerada pelos Rebento Eldrazi são úteis para acelerar nosso jogo e ativam o Revolta de Empurrao Fatal no momento em que preferirmos. Isso é flexibilidade. Quer mais? Hapatra, Vizir dos Venenos nos dá advantage toda vez que colocamos marcadores -1/-1 em alguma criatura! Não se esqueça, as cobras criadas com toque mortífero são muito úteis para matar zumbis e outras criaturas mais. Resumindo, locais para colocar estes marcadores -1/-1 não faltam.


Temos mais algumas criaturas bem fortes no deck. Talvez a mais importante delas seja Vizir do Bestiario, que deixa jogarmos criaturas do topo de nosso grimório! Com 30 criaturas no deck temos boas chances de podermos castar o card do topo. Em alguns momentos, você vai se ver jogando duas criaturas do topo do seu grimório no mesmo turno e pensar “nossa, eu estou roubando!”. Já avise o oponente que não adianta chamar o juiz, é a habilidade do card e se o CMC é baixo e quantidade de criaturas é grande... só lamento ha ha.
 

 

Rhonas, o Indomito joga muito bem no deck também, pois criaturas com poder 4 não faltam, de fato, podemos baixar uma criatura 4/4 logo no turno 2. Embora, o deus verde seja muito forte, é melhor não usar muitas cópias pois ele depende de outros cards e é lendário. 
    

Outras mágicas

 

 

Temos pouco a dizer aqui. Você se lembra de quando dissemos que essas cores dão acesso a cards bons? Gideon, Aliado de Zendikar, Degredar e Empurrao Fatal são cartas que já provaram seu valor em inúmeros decks e competições. São clássicos. Nosso deck midrange, baseado em criaturas, faz com que o poder do planeswalker seja utilizado em 100%. Além disso, fichas nunca são demais. As remoções no main deck nos permitem cuidar de ameaças de todos os tamanhos e podemos substituí-las pós side de acordo com o que enfrentarmos.

 

 

Sideboard

 


Zumbis? Ulamog maravilha? Remoção que não acaba mais? Seus problemas acabaram! Vamos ver algumas sugestões de uso de sideboard contra estes decks que você provavelmente vai ver por aí. 


Além disso, temos no side uma carta bônus para nosso deck: Ninho de Escaravelhos! Esta card não está no maindeck pois ela não funciona contra alguns decks. Caso o oponente utilize Sois Escaldantes, ou outra mágica similar, o Ninho é totalmente desligado. Contra decks muito agressivos, também acaba não tendo bom uso. Porém, pode funcionar contra outros decks! Escaravelhos brotando de marcadores é uma coisa que pode ser bem divertida! É um card que pode surpreender o oponente num game 2 e contribuir para o espírito Rogue da coisa toda.


Agora, vamos às sugestões de side in/out:

 

Zombies:


Com os buffs ,os zumbis tem o poder similar ou maior do que o de nossas criaturas, tente remover as criaturas chave e utilizar Declaracao em Pedra para limpar as fichas de zumbi! Ah, não deixe a Liliana, Majestade da Morte ultar, não vai ser legal.

 

Side in: +3 Declaracao em Pedra +1 Gideon, Aliado de Zendikar
Side out: -2 Hapatra, Vizir dos Venenos -2 Degredar


Temur Marvel:


Sai para lá com esse Ulamog! Precisamos, ou destruir a Maravilha do Sistema Eteraulico, ou remover o que ela colocar na mesa com Degredar e Desfazer Angustiado. Transgredir a Mente a lidar com a Maravilha do Sistema Eteraulico

 

Side in: +3 Mutilador-de-chifre +2 Transgredir a Mente +1 Desfazer Angustiado
Side out: - 3 Empurrao Fatal -2 Hapatra, Vizir dos Venenos -1 Rhonas, o Indomito

 

UR Control:
 

Aqui precisamos garantir pelo menos uma de nossas criaturas na mesa batendo. A tarefa que não é tão simples, mas um Hexproof ajuda bem. Como estamos baixando criaturas todos os turnos, é bem provável que uma hora nosso oponente controle ficará sem anulações ou sem remoções. Batendo com poder 5 ou 4 podemos acabar com a partida antes de que o controle tenha tempo de nos fechar.

 

Side in: +3 Hidra Ericada +2 Transgredir a Mente +1 Gideon, Aliado de Zendikar
Side out: -3 Empurrao Fatal -1 Sigarda, Graca das Garcas -1 Crocodilo do Vau -1 Rhonas, o Indomito

 

-

Quando estiver jogando com Abzan Marcadores, pergunte-se sobre quem é o deck mais agressivo. Normalmente contra zumbis precisamos primeiro construir uma vantagem na mesa para depois ganhar o jogo, já contra um Marvel ou Control, se não ganharmos rápido pode ser que seja tarde demais. Essa análise ajuda a tomar as decisões sobre onde alocar os marcadores -1/-1. 

 

Esse baralho tem muitas criaturas com corpos fortes e criaturas ganham jogo. Nesse deck é fácil curvar uma 4/4 no segundo turno e em seguida colocar uma 5/4 no turno 3. Assim, mantemos os nossos oponentes ocupados já no início do jogo. Conforme os turnos passam temos tempo para acessar nossas remoções e cards chave. Para os interessados no deck, fica claro que temos ainda outras opções de cards, como Sorin, Nemesis Implacavel e Ajani, o Inabalavel. Digamos que os cards de curva 1,2 e 3 tem pouco espaço para substituições, mas o topo da curva pode substituir as ameaças e bombas ao gosto do deck builder!

 

Essa foi a nossa lista Rogue do dia! Explorando uma das mecânicas que ficaram em segundo plano (por enquanto) em Amonkhet! 

 

Misturamos criaturas fortes com remoções e interações. A diversão é garantida e assustar o oponente com um deck que ele não espera, é sempre um bom passatempo. 


Nos vemos no próximo Real Rogues! 

 

Quer comentar? Já tem alguém jogando com deck parecido por aí? Ficou com medo do Crocodilo? Sugestões de novos rogues?
 

Fala aí!
 

Até a próxima!
 

Edu

Edu Godoy ( chandler)
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 31/05/2017 12:39:04
Não vi sideboard contra BG e mardu. Onde está??
(Quote)
- 30/05/2017 12:00:55

É legal né? o deck é cheio de possibilidades!Nos testes a Bontu não foi tão bem e acabou ficando de fora. Não conseguimos usar os cards todos de uma vez ainda que sejam legais hehe abs

(Quote)
- 30/05/2017 10:51:32
Outra carta de custo baixo que aproveita a questão de bichos morrerem seria o próprio Delver preto, além da Bontu. Sem contar que o deck pode matar tbm com as mágicas ou marcador -1/-1 e ficha da Hapatra.
(Quote)
- 30/05/2017 10:43:39
Não entra uma Bontu aí? Já que provavelmente morrerão criaturas como o Inspetor, o Casulário, a ficha do Casulário etc? Seria mais um corpo grande de custo baixo, com indestrutível e ameaçar. Com 4 Vomitador da Peste, que tbm tem ameaçar, fica chato do oponente blocar ela.

Além disso, pode dar aquele scry pra tirar um land ou mágica do topo, que esteja travando a habilidade de castar criaturas do topo com o Vizir.

Acho que uma poderia cair legal, tem até mais sinergia com o flavor do deck que o deus verde.
(Quote)
- 29/05/2017 23:52:08


Opa, captei a ideia...obrigado pelo esclarecimento! abraço.

Últimos artigos de Edu Godoy
CMD Exóticos: CMD Swap! Um deck novo grátis!?
Você tem 1 deck de commander? Talvez você tenha 5 e nem saiba disso!
7.598 views
CMD Exóticos: CMD Swap! Um deck novo grátis!?
Você tem 1 deck de commander? Talvez você tenha 5 e nem saiba disso!
7.598 views
14/03/2024 10:05 — Por Edu Godoy
CMD Exóticos: Ravnica é sempre bom!
Duas humanas e um jacaré! Segura os comandantes criativos no bonde de Ravnica.
3.284 views
CMD Exóticos: Ravnica é sempre bom!
Duas humanas e um jacaré! Segura os comandantes criativos no bonde de Ravnica.
3.284 views
27/02/2024 18:05 — Por Edu Godoy
CMD Exóticos: O que tem pra Ojer!
Ixalan trouxe deuses especialmente poderosos para quem curte decks monocoloridos!
5.801 views
CMD Exóticos: O que tem pra Ojer!
Ixalan trouxe deuses especialmente poderosos para quem curte decks monocoloridos!
5.801 views
10/01/2024 10:05 — Por Edu Godoy
Real Rogues: Festa dos Monocor Modern!
Decks Mono Coloridos e modernos em todas as 5 cores!
4.987 views
Real Rogues: Festa dos Monocor Modern!
Decks Mono Coloridos e modernos em todas as 5 cores!
4.987 views
01/12/2023 10:07 — Por Edu Godoy
CMD Exóticos: Ixalan Voltou!
CMD de Ixalan é muito mais que dinossauros!
5.537 views
CMD Exóticos: Ixalan Voltou!
CMD de Ixalan é muito mais que dinossauros!
5.537 views
07/11/2023 10:05 — Por Edu Godoy