{Pós DTK} Mardu Midrange! |
irwind
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Postado em: 13/01/15 13:54 |
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[DECK 102543 NOT FOUND]
Semelhante às técnicas anteriores, mas com vantagens trazidas por DTK, este mardu midrange consiste em atrasar o jogo do adversário através dos mecanismos de controle existentes (capturar, remoções, etc.), enquanto lapida a vida do mesmo com as fichas geradas pelo Ataque da Mini-horda, Goblin Rabblemaster e soar o alarme.
Para proteção reserva das criaturas temos 2 cópias da gods willing, carta esta que se apresenta melhor do que parece.
Por fim, temos como bombas principais os dragões e o poderoso Brutal Hordechief, que pode massacrar o oponente conforme a situação.
A revelação do deck é a dragon tempest, que traz a possibilidade de combo com descent of the dragons.
Side sem segredos.
Editada em: 12-03-15 18:29:57 por irwind.
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Alchemist
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Postado em: 13/01/15 19:58 |
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Semelhante à técnica pré FTR, mas com vantagens trazidas pelo mesmo, este mardu midrange consiste em atrasar o jogo do adversário através dos mecanismos de controle existentes (capturar, remoções, etc.), enquanto lapida a vida do mesmo com as fichas geradas pelo Ataque da Mini-horda, Goblin Rabblemaster e Monastery Mentor (uma das vantagens presentes).
Ainda contamos com um mecanismo extra de controle, o Orc Sureshot. Pesado e frágil, é verdade, mas se ficar em campo pode varrer o campo do oponente, justamente com as fichas geradas pelas cartas anteriores. Ainda, apresenta uma boa sinergia com a Elspeth, Campea do Sol, caso o jogo se prolongue, dando -3/-3 distribuídos a nossa escolha todos os turnos!
Para proteção reserva das criaturas e aumento do rush, temos 2 cópias da Ascendencia Mardu, carta esta que se apresenta melhor do que parece.
Por fim, temos as bombas Acougueiro da Horda, já conhecido e ainda mais forte com a presença de Flamerush Rider (teste), Zurgo Helmsmasher (criticado, mas um top deck poderoso), e também o poderoso Brutal Hordechief, que pode massacrar o oponente conforme a situação.
Side sem segredos, apenas alterando com a adição de uma Liliana Vess, ótima contra controles, e funcionando como tutora. O anti-meta (e bomba) Cerbero do Submundo. E por fim Mob Rule, que em minha opinião é a carta mais poderosa contra aggros (ou bombas). |
Eu tenho algumas opiniões amigo, vamos ver se você concorda.
Eu achei o deck bem interessante, mas acho que algumas cartas são dispensáveis no estilo de deck que vc escolheu.
A primeira é a ascendencia, a ascendencia serve para duas coisa colocar pressão e proteger suas criaturas. E são coisas que você não procura como estratégia principal, como você mesmo disse. O deck mina o oponente com remoções, dando pequenos ataques com os goblins e finaliza com as bombas.
Logo de cara tiraria ambas as ascendencias.
Outra carta que eu tiraria seria o Rider, a ideia de fazer dois Butcher ou dois Rablemaster é forte, mas nesse deck vc não vai poder fazer bicho todo turno, vc tem que ter mana em pé para lidar com imprevistos. Ele é bom, mas eu deixaria no side, contra controles e outros decks onde um rablemaster pode atacar mais tranquilamente no t4.
Como vc não fechou o set, tiraria o magma jet e colocaria outro golpe relampejante. Você perde em manipulação, mas pode tirar uma sidissi em resposta aos tokes, tira uma centaura que deu block no token...
Sobre as cartas que saíram.
As ascendencia eu trocaria por um stoke e mais um ataque da mini horda. O stoke é muito forte, pois tira grandes problemas da sua vida... Uma roca, um butcher, uma anafenza. O ataque aumenta sua chance de colocar bichos no t3 e vc quer goblins no t3.
O Rider trocaria pelo ultimo butcher. Na escolha dos dois eu prefiro fazer um butcher a ele no t4 e com chance de bater 5...
A nível de testes, colocaria o dragão no lugar do zurgo. Ambos entram na mesma curva e batendo. Porem o dragão voa, pumpa seus outros bichos e sai para mass removal do oponente, elspeth, encantamentos... E no outro turno está lá visitando o coleguinha com mais 5 de dano.
Espero ter ajudado e qq coisa estamos aí.
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ToM_cHaPoLa
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Postado em: 13/01/15 23:01 |
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ontem nos artigos premium da starcity saiu um game play entre o todd anderson eo o BBD (Brian braun-duin) BW x Mardu tokens respectivamente, eu sinceramente achei os 2 decks muito divertidos e competitivos apesar do mardu ter ganho de 4x1 em cima do bw mid-range mas os dois decks são muito legais pstari a lista deles aqui pra vc ter uma base:
B/W Midrange
Todd Anderson
Standard
Creatures (11)
4 Monastery Mentor
4 Seeker of the Way
3 Brimaz, King of Oreskos
Planeswalkers (5)
2 Elspeth, Sun's Champion
3 Sorin, Solemn Visitor
Lands (25)
5 Plains
6 Swamp
4 Caves of Koilos
1 Evolving Wilds
4 Scoured Barrens
4 Temple of Silence
1 Urborg, Tomb of Yawgmoth
Spells (19)
2 Banishing Light
3 Bile Blight
3 Hero's Downfall
2 Murderous Cut
1 Utter End
2 Valorous Stance
2 Read the Bones
4 Thoughtseize
Sideboard
1 Valorous Stance
1 Elspeth, Sun's Champion
2 Liliana Vess
2 Drown in Sorrow
3 End Hostilities
4 Glare of Heresy
2 Read the Bones
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Mardu Tokens
Brian Braun-Duin
Standard
Creatures (14)
4 Brutal Hordechief
4 Goblin Rabblemaster
3 Seeker of the Way
3 Wingmate Roc
Lands (24)
6 Mountain
1 Swamp
1 Battlefield Forge
4 Bloodstained Mire
4 Caves of Koilos
4 Nomad Outpost
4 Temple of Triumph
Spells (22)
4 Chained to the Rocks
2 Outpost Siege
4 Crackling Doom
4 Raise the Alarm
4 Stoke the Flames
4 Hordeling Outburst
Sideboard
1 Seeker of the Way
2 Erase
2 Sarkhan, the Dragonspeaker
3 Sorin, Solemn Visitor
3 Arc Lightning
3 Glare of Heresy
1 Temple of Silence
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claro os decks são apenas teste, mas acho que não foge muito disso arruma uma base de mana aqui, outra ali, um bixo uma spell e tal, mas acho qu esse mardu tokens resume bem o teu deck...
infelizmente vc erá que escolher entre rabblemaster e monastery mentor... os dois apesar de terem funções distintas, que são colocar tokens, eles tem funções diferentes no deck em si, um não se importa com a qtdade de spells/creatures no deck, o outro sim, então vale mais a pena investir em uma linha de raciocínio.
pelo que dá pra ver no teu deck vc quis colocar tudo em uma lista só, formando um budget de cartas contra baralhos especificos, vc não precisa disso... vc tem que ter um match 50-50 contra a maioria do meta, alguns good, outros bad matchs, e conseguir levar as coisas com o game... as vezes pode não ser a linha de raciocinio correta, vale mais a pena vc focar contra um tipo de deck especifico de acordo com teu meta game, e colocar esses budget no sb!
boa sorte com o deck e aproveite as informações deixadas pela galera! :)
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irwind
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Postado em: 15/01/15 09:18 |
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Após sugestões úeis, algumas alterações:
MAIN
-1 elspeth, campeã do sol (custo)
-1 magma jet (troca)
-1 flamerush rider (troca)
+1 ataque da mini-horda (entra mais rápido, mais chance de vir na mão)
+1 mardu charm (mais versátil, melhor remoção)
+1 Kolaghan, the Storm's fury (muito melhor que o rider no arquétipo)
SIDE
-1 Cérbero (bom, mas trocado)
-1 Anger of the gods(será usado junto ao mob rule)
-1 liliana vess(trocada)
+1 Banishing Light (muito versátil)
+2 Erebos, God of the Dead (talvez mais útil considerando o aumento de life gain no meta)
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irwind
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Postado em: 21/01/15 22:07 |
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Após alguns testes, verifiquei que o orc é bom, mas não rodou muito por "competir" com drop 4 melhores. Também tirei o Mob rule do side por dificilmente usá-lo. Os capturar caíram pra side, e com os espaços no main entraram 1 Palace Siege e 3 soar o alarme. O que acham?
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igormartins
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Postado em: 21/01/15 23:47 |
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O que acha de Cerco à Cidadela no lugar de Cerco ao Palácio? Pois dá muita força aos marcadores, tornando o deck mais agressivo
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irwind
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Postado em: 26/01/15 10:25 |
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O que acha de Cerco à Cidadela no lugar de Cerco ao Palácio? Pois dá muita força aos marcadores, tornando o deck mais agressivo |
nem tinha pensado em usá-la, mas agora que disse pensei: pq não ambos?
Removi as ascendências e coloquei o outpost siege, no lugar do ajani voltou a elspeth, tirei o mardu charm e voltei com +1 stoke.
Tipo um Mardu cercos agora kkk. Opiniões?
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Corrigindo-me nas correções, agora deixei só o outpost. Acrescentei 2 magma jet pra voltar a manipulação ao deck. Sugestões?
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igormartins
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Postado em: 27/01/15 10:27 |
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agora tem que testar na mesa ou no Magic Online :-)
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Spym4n
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Postado em: 30/01/15 14:20 |
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Ainda estou usando a seguinte lista no MOL (lembrando que ainda não tem FTR lá):
[DECK 107658 NOT FOUND]
Um pouco sobre o deck:
A idéia é segurar o early game com minhas criaturas e removals e levar para o late onde os draws procuram sempre ser fortes, com várias bombas. Esse deck é pesado, tem 6 cartas com CMC 4, 7 cartas com CMC 5 e uma com CMC 6, mas se você chega com essa quantidade de mana segurando bem o jogo, as coisas tendem a virar para o seu lado.
Explicando um pouco do SIDE:
Anger of the Gods: Contra todo tipo de decks aggro. No MOL ainda temos muito Boss Slight e deck de tokens;
Fated Conflagration: Principal arma contra Planeswalkers;
Huswing Gryff: Arma perfeita contra Hornet Queen e Siege Rhino;
Erase: Não precisa explicar.
Glare of Heresy: Dá conta de Elspeth, Rhino, Fleemace Lion, entre outros;
Read the Bones: Em matches em que preciso melhorar meu draw e que a vida não faz tanta diferença no começo do jogo.
O que acham que pode entrar de FTR aqui, e o que sair?
Editada em: 30-01-15 14:26:34 por Spym4n.
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irwind
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Postado em: 30/01/15 14:46 |
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Foram sutis adaptações que fiz pós FTR. No seu caso, recomento que substitua a Fated por hero downfall...
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Spym4n
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Postado em: 01/02/15 20:03 |
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E aí pessoal???
Vamos manter esse tópico ativo. O Mardu é um deck muito legal e divertido de jogar! Como estão as listas de vocês e como estão se saindo?
Eu estou fazendo uma série de testes, e queria a opinião de vocês:
Thoughtseize: O que acham? Entra na lista MidRange? Hoje não estou usando nenhum e to pensando em pegar uns 3, pelo menos pra side.
Planeswalkers: Hoje, eu uso 2 Chandra, 1 Sarkhan e 1 Elspeth, será muito?
Sarkhan ou StormBreath: Também não to achando as quantidades ideais. Hoje estou usando 2 Sarkhan e 3 Dragões. Voces utilizam?
Build Tokens ou mais pesada? Meu deck tá bem lento, só tenho os seekers e os rabblemaster no early game.. o resto é tudo bomba...
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Tuliovpd
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Postado em: 01/02/15 20:31 |
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Realmente é bom manter o tópico atualizado e discutido, porque o deck tem muito potencial, mas parece que ninguem chegou em uma configuração consistente aós Destino Reescrito.
Jogo de Midrange, mas não sei se migro pro tokens/Brutal Hordchief; ou coloco só 2 Kolaghan no midrange.
Tô queimando a moleira!
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Spym4n
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Postado em: 01/02/15 20:43 |
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Realmente é bom manter o tópico atualizado e discutido, porque o deck tem muito potencial, mas parece que ninguem chegou em uma configuração consistente aós Destino Reescrito.
Jogo de Midrange, mas não sei se migro pro tokens/Brutal Hordchief; ou coloco só 2 Kolaghan no midrange.
Tô queimando a moleira! |
Eu sinceramente não gosto de Brutal Hordchief... acho que tem que mudar totalmente o deck pra essa carta funcionar... vou pensar em algo e postar aqui.
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irwind
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Postado em: 04/02/15 11:23 |
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Realmente é bom manter o tópico atualizado e discutido, porque o deck tem muito potencial, mas parece que ninguem chegou em uma configuração consistente após Destino Reescrito.
Jogo de Midrange, mas não sei se migro pro tokens/Brutal Hordchief; ou coloco só 2 Kolaghan no midrange.
Tô queimando a moleira! |
Eu sinceramente não gosto de Brutal Hordchief... acho que tem que mudar totalmente o deck pra essa carta funcionar... vou pensar em algo e postar aqui.
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Na minha lista anterior estava usando 2 monastery mentor e 2 brutal hordechief. Avaliação dos 2:
Mentor: é bom, mas acaba atrasando o jogo às vezes, por ser mais uma carta na curva 3 (e são muitas). Acabei removendo pra voltar com 2 magma jet na lista principal, pra ter manipulação de topo.
Brutal hordechief: muito forte, é um 'must remove' pro oponente. Pra aumentar seu poder, alterei a lista pra ficar com 3 hordeling e 3 soar o alarme, tendo chance de ter 5 fichas no turno 3. Isso fortalece não só o brutal, mas também o açougueiro e o dragão.
Uma mudança que fiz foi trazer pro side 2 stain mind, que ajuda a se livrar de problemas específicos contra qualquer lista. Assim, trouxe uma fúria dos deuses pro main e voltei um ler os ossos.
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irwind
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Postado em: 19/02/15 10:01 |
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Fiz algumas alterações baseado nos resultados!
Agora sem o mentor pq não rodou muito bem. Mantive os magma jet pq a manipulação ajuda bem, seja no early (terrenos vs cartas pesadas) quanto no late (buscando top deck ideal). Duas cartas que se mostraram eficientes foi o outpost siege e e o Zurgo, esse uma revelação, 2 joga legal.
Bom, alguém tem sugestões pra melhorar?
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alexwmv
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Postado em: 19/02/15 10:32 |
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Já testei muita coisa de FRF nessa lista e as conclusões que tive é:
1 - Sorin é ruim.
2 - Outpost Siege Chandra.
3 - Mardu Charm Hordeling Outburst
4 - Posso abusar da curva
Eu estou com uma lista beeeem midrange. A estratégia é muito semelhante a do abzan: Ir empurrando a vitória no oponente goela a baixo com os card advantage que cada carta oferece.
Segue a lista:
Creatures:
4 Stormbreath Dragon
4 Butcher of the Horde
4 Goblin Rabblemaster
4 Seeker of the Way
Spells:
3 Chained to the Rocks
2 Sarkhan, the Dragonspeaker
4 Mardu Charm
4 Crackling Doom
4 Lightning Strike
1 Outpost Siege
1 Utter End
1 Elspeth, Sun's Champion
Lands:
4 Nomad Outpost
4 Bloodstained Mire
6 Mountain
1 Urborg, Tomb of Yawgmoth
1 Mana Confluence
2 Caves of Koilos
3 Battlefield Forge
1 Temple of Triumph
1 Temple of Silence
1 Swamp
(O SB é secreto... )
Matches:
Ub - Terrível. Dedico o side pra esse match
BGx Whip - Um pouco ruim (60-40 pro whip) mas isso se inverte bem no pós side (70-30 pro mardu)
Abzan Midrange - G1 é bem favorável (60-40 pro mardu) graças ao Storm-B. Pós side se equilibra (fifty-fifty)
RWx Tokens/Agro - Pós side é bem tranquilo... G1 é equilibrado
UW Heroic - Crackling Doom = GG. Acho bem favorável pro Mardu. Pós side mais favorável ainda com End Hostilities. Stubborn Denial pode complicar um pouco ou até mesmo definir a partida...
No geral: Matches que se desenvolvem "na mesa" (battlefield) são favoráveis... Aperta mais quando começa a mexer com graveyard, dar counter, ficar de combinho, fazendo 230 kg de mana com devoção, etc...
Editada em: 19-02-15 11:40:31 por alexwmv.
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MetalFcker
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Postado em: 23/02/15 11:56 |
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Jogo de Mardu a um bom tempo e ja testei todo tipo de tatica, e a que estou hj e que mais me deu vitorias, foi a lista mais control..
Terrenos
4 nomad outpost
2 temple of malice
2 temple of silence
2 temple of triumph
1 scoured barrens
3 bloodstained mire
1 urborg
3 battlefield forge
2 caves of koilos
3 mountain
1 swamp
1 plains
Criaturas
4 butcher (indispensavel)
4 stormbreath (muito forte, foge de utter, valorous, abzan charm, chained, para roca, rhino..etc)
2 wingmate roc (geralmente qdo entra em jogo eh GG pro oponente.. lidar com 2 eh muito dificil)
1 ashcloud phoenix (nao morre facilmente, otima contra controls)
Planeswalkers
2 sorin (turno 3 hordeling, turno 4 sorin ou butcher.. isso eh forte d+.. e salva contra aggros)
2 sarkhan (versatil demais, qdo nao entra espancando, entra tirando uma courser, um brimaz..)
1 elspeth (melhor PW do t2 na minha opiniao.. deixou na mesa eh GG)
Magicas
3 thoughtseize (turno 1 ja saber as 7 cartas do oponente e tirar 1 q te atrapalha? great!)
3 hordeling outburst (defesa contra aggros, gas pro butcher e roca, e bate 6 com sorin)
2 read the bones (suprir a falha do deck, q eh repor os cards usados)
4 crackling doom (melhor remocao do formato, dispensa comentarios)
2 utter end (deixo 2 de main pq ja perdi muito pra whip.. mas eh muito versatil)
2 anger of the gods (1 nome me fez jogar com ela de main: hornet queen.. mas serve contra aggros)
2 heros downfall (rhino, rabble, brimaz, sorin, elspeth, sarkhan, dragon, etc.. etc..)
1 crux of fate (nunca eh demais ter uma pra emergencia, e nao mata meus dragoes :)
Side (varia muito conforme os decks do ambiente)
1 thoughtseize (controls da vida, ascendencia, whip..)
2 erase (courser, ascendencia, whip, doomwake, etc..)
2 anger of the gods (aggros, hornet e ramps)
1 palace siege (cotrols.. se ele ta morrendo, baixo modo dragons, caso contrario, khans)
1 outpost siege (faz uma diferenca isso contra control.. modo khans msm)
1 crux of fate (bg constellation, temur, rg, e varios decks q lotam de criaturas do nada)
4 lightning strike (aggros)
1 burn away (decks de cemiterio, ou delve)
1 liliana vess (controls sem mão nao fazem nada)
1 heros downfall (reforçando contra decks parecidos com o meu)
A tatica eh simples, mata, mata, mata, destroi, destroi, destroi nos 4 primeiros turnos e depois baixa voadores e PW e finaliza o jogo voando.. o que mantem o mardu forte e diferenciado dos outros na minha opiniao sao os voadores.. o deck todo voa.. com esse deck ganho de sultai, praticamente qq aggro, control eh o match mais apertado mas com o side fica mais facil, jeskai eh chato pois tem muito dano direto, se eu nao baixar um sorin ou butcher tenho grande risco de derrota mas da pra ganhar, abzan ganho a maioria, enfim, é um deck linear, nao tem muita firula, muita trick, ou surpresa, mas lida com qq deck do ambiente. Logico q nao da pra ganhar tudo, o deck tem 3 cores e todo deck de 3 cores as vezes zica mana, mas isso eh muito raro. E antes q me perguntem, nao, nao gosto de usar rabblemaster nesse deck, sai do meu foco q eh se defender no comeco do jogo, e a anger mata ele e as fichas tb.. de resto eh isso ai, qq duvidas vamos conversar! :)
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irwind
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Postado em: 04/03/15 09:30 |
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Karaka!
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fmpigatto
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Postado em: 04/03/15 10:01 |
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estou jogando com esta lista
esta bem consistente, outpost siege é muito bom
e pretendo adicionar uma copia desse novo kolaghan
[DECK 119120 NOT FOUND]
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vilsonkoth
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Postado em: 04/03/15 11:55 |
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[DECK 119133 NOT FOUND]
estou com dois decks para jogar, essa primeira versão é mais aggro, feita especialmente para combater matchs ruins como control e whip, por ser mais rápido nao sofre tanto com o fim de jogo visando apenas finalizar com os voadores, esse mogis ai é um teste meio doido contra control, por ex: o ub so tira ai com a câmara
e tem essa minha lista também
[DECK 118908 NOT FOUND]
coloco 24 manas e jet por que passo muita raiva com flood, assim ao menos comigo funciona melhor
estou bastante ansioso para ver como sera o "comando" BR que lançará agora em dragons of tarkir
Editada em: 04-03-15 11:56:59 por vilsonkoth.
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