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Duel Commander - Real Metagame Abril a Julho 2016
 Duel Commander - Real Metagame Abril a Julho 2016
juca19

Esquilo
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Registro: 12/09/10

Postado em: 18/07/16 21:35
Olá todos!

Sabemos que o formato Duel Commander vem sofrendo constantes mudanças, na maioria das vezes, ban!!!!
A explicação do comitê de regras é sempre a mesma, manter o formato saudável, com a maior variação de tipos de decks e comandantes jogáveis, bla blá....mas será que estão analisando o metagame corretamente?

Fiz uma pequena análise do metagame, desde a última atualização das regras, em abril, com os dez mais bem sucedidos comandantes. O que vai contar aqui, é quantas vezes eles venceram ou foram segundo lugar, o TOP2, segue tabela abaixo:

Jenara, Asusa of War - Agro
Este comandante aparece com 28 listas, primeiro lugar isolado neste quesito, mas se analisarmos o real poder de vitórias, a coisa parece diferente.
Das 28 listas, apenas 4 atingiram o primeiro lugar, ou seja, 14,28% , já em segundo lugar, aparece 7 vezes, 25%.
Jenara, desta forma, foi Top2: 11 vezes, com um percentual de 39,28%.

Titania, Protector of Argoth - Agro
Depois da atualização de abril, com o banimento de Yisan, este comandante cresceu, e muito, ele aparece com 24 listas, em segundo lugar.
Das 24 listas, 5 vezes alcaçaram o primeiro lugar, sendo 20,83%, 4 vezes foi segundo lugar, 16,66%.
Titania foi Top2: 9 vezes, com um percentual de 37,49%.

High Tide - Combo
Como muitos temiam, o monoblue cresceu também, dividindo o segundo lugar com Titania, ele aparece em 24 listas, divididas entre Teferi, Temporal Archmage e Jace, Vryn's Prodigy.
Das 24 listas, foi vencedor 7 vezes, uma marca de 29,16%, e foi segundo lugar 6 vezes, 25%.
High Tide foi Top2: 13 vezes (Teferi 5 e Jace 8), com um percentual de 54,16%.

Keranos, God of Storms - Control
Também com grande ascenção, Keranos aparece em quarto lugar, com 22 listas.
Keranos foi vencedor 4 vezes, 18,18%, e foi segundo lugar 3 vezes, 13,63%.
Keranos foi Top2: 7 vezes, 31,81%

Narset, Enlightened Master - Control
Outro que os anti control odeiam, Narset aparece com 19 listas.
Narset foi vencedor 6 vezes, 31,57%, e segundo lugar 4 vezes, 21,05%.
Narset foi Top2: 10 vezes, 52,62%.

Sidisi, Reanimator Vizier - Combo
Tirando vantagem do combo do Necrotic Ooze, que foi banido agora, Sidisi aparece bem, com 18 listas.
Sidisi foi vencedor 4 vezes, 22,22%, e segundo lugar outras 4 vezes.
Sidisi foi Top2: 8 vezes, 44,44%

Animar, Soul of Elements - Combo
Visto como grande favorito para banimento em julho, o que não acontreceu, Animar aparece com 17 listas.
Animar foi vencedor 5 vezes, 29,41%, e segundo lugar 1 vez, 5,88%.
Animar foi Top2: 6 vezes, 35,29%

Geist of Saint Traft - Control
Geist é o comandante que mais aparece desde que as listas começaram a ser divulgadas, neste metagame, ele aparece 16 vezes.
Geist foi vencedor 8 vezes, incríveis 50%, e segundo lugar 2 vezes, 12,5%.
Geist foi Top2: 10 vezes, 62,5%

Maelstrom Wanderer - Control
Maelstrom aparece com apenas 15 listas, mas nem por isso deve ser menosprezado.
Maelstrom foi vencedor 5 vezes, 33,33%, foi segundo lugar 4 vezes, 26,66%.
Maelstrom foi Top2: 9 vezes, 59,99%

Marath, Will of the Wild
Banido na atualização de julho, Marath apareceu com 14 listas, a metade de vezes de Jenara.
Marath foi vencedor 3 vezes e segundo outras 3 vezes, 21,42% cada.
Marath foi Top2: 6 vezes, 42,84%.

As listas vocês encontram no mtgtop8.

Vamos ver como o metagame vai ficará de julho a setembro.

Até lá.



 
Vini_L

Samurai
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Postado em: 18/07/16 23:17
Já há algum tempo que o Comitê francês vem demonstrando deficiências e um real amadorismo ao gerir o formato.

Teve a proeza de, em um curto lapso, banir um card, depois desbani-lo e, por fim, bani-lo de novo em poucos meses. Me refiro ao Tampo de Adivinhação do Sensei. Desde aí olho o Duel Commander com desconfiança.

Me parece que o Comitê Francês vem banindo cards só para cumprir tabela. Como se fossem obrigados a banir sempre um novo card a cada update.

Não é porque você tem o PODER de banir um card que vc TEM que banir sempre um novo card. O banimento de Marath foi completamente descabido como afirmado pelo autor da postagem.

Ao meu ver, o formato já se encontrava saudável, mesmo com Dig e com o Cruise. Não há um deck se destacando além do permitido ou um determinado comandante ou card quebrando o formato.

Sempre vão existir cards e decks mais fortes que outros, sempre, em qualquer formato. Eles precisam entender que muitas vezes menos é mais.


E digo tudo isso sem nenhum tipo de parcialidade, visto que, com exceção do Tampo, nenhum dos últimos bans me afetou.
 
_Obliterate_

Unicórnio
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Postado em: 18/07/16 23:43
é ta foda baniram dig e cruise e marath foi desnecessário mas fazer o q eu jogo de vendilion e digo q o dig foi justo mas o cruise tenho minhas duvidas... vamos ver no q da.. esses franceses tao meio dodos as vezes fodem mais que ajudam.
 
exocry

Lenda
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Postado em: 19/07/16 06:37
Ótimo tópico. Só uma dica: Os percentuais de top 2 estão errados. Não se soma percentuais, é necessário, somar os valores absolutos e recalcular o percentual sobre o total absoluto ou fica uma discrepância como Jenara com 11 top 2 com 39,28% e Narset com 10 top 2 com 52,62%.
No mais, a discussão é salutar e ajuda a perceber o quanto os bans são ou não são justos. Parabéns!
 
juca19

Esquilo
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Postado em: 19/07/16 09:25

Não entendi o que você quer dizer.
Pretendi mostrar o percentual que cada deck aparece no top2, em relação às vezes que estavam em alguma lista.
No caso da Jenara, ela está nas listas com 28 decks, foi top2 com 11 decks, isso dá exatamente 39,28% das vezes.
Mas de qualquer forma, obrigado pela observação.

 
Rafa_Veiga

Esquilo
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Postado em: 19/07/16 10:58

Concordo com vc amigo, até pq creio que não exista ainda nenhuma carta que faz o que o Dig faz, eu jogo de Narset control e me indicaram colocar Time Spiral no lugar, mas a instant speed é um diferencial que caia como uma luva.

Já o banimento do Treasure Cruise acho desnecessário até porque existem outras cartas com power level similar, e se nao me engano nessa coleção nova saiu uma carta 1U instant com draw 3. Mas vamos aguardar para ver como vai ficar o meta.

 
_Obliterate_

Unicórnio
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Postado em: 19/07/16 14:49

Agora u pus flash of insight virou uma obrigaçao e coloquei um counter q poem pistas ne vamos ver como isso se sai

 
Rafa_Veiga

Esquilo
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Postado em: 20/07/16 08:29

Eu vou colocar Summary Dismissal e algum outro draw, de preferência sem custo X, já testei o flash of inshight mas não gostei muito dele no deck.

 
_Obliterate_

Unicórnio
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Postado em: 20/07/16 10:04

Me manda sua lista q eu te mando a minha esse counter novo e bom to pensando em botar

 
Mononoke

Troll
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Postado em: 20/07/16 11:32
Galera por favor não desviar do assunto do tópico.

Eu também não achei nada plausível os bans, o único que concordo é com o dig. Sobre o lodo eu acharia melhor banir o Buried Alive.
 
Rafa_Veiga

Esquilo
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Postado em: 20/07/16 13:29

Lodo eu já achei justo também, pois era a peça do combo do deck da meryn (acho que é assim que se escreve), eu acho mais justo banir uma peça do combo do que banir o comandante. Pelo menos com o comandante podemos pensar em outra estratégia, sem ele é aposentar o deck.

 
p-lego

Esquilo
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Postado em: 20/07/16 16:11
Eles sempre justificam os bans. Qual foi a justificativa do marath?
 
_Obliterate_

Unicórnio
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Postado em: 20/07/16 16:20

Passar o carro em deci de criaturas foi essas justificativa

E rlx ae mano a gente resolve tudo no pvt fica sussa ;)

 
SmartGeek

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Postado em: 20/07/16 17:12

Tendo jogado com tudo o que foi banido, menos marath (que joguei contra e tenho lá minhas dúvidas sobre o ban desse comandante), posso dizer que os 3 bans fora o marath foram corretíssimos.

Dig e Cruise geram situações de disparidade fortíssimas e que pouquíssimas outras cartas chegam perto. Dig mais que cruise, mas os dois são fortes demais.

Ooze é idiota. Joguei de Sidisi por dois meses e era extremamente frustrante para meus oponentes jogar contra e não ter absolutamente nada pra fazer se eu resolvesse um reanimate. O deck era consistente demais em fazer o combo (até aí não tem problema) e nenhuma instant speed removal resolve o combo depois que você resolve um reanimate (está aí o problema). Recentemente consegui uma Bayou e fechei o deck de meren, redondinho, só pra ver que ele é basicamente uma versão com elfinhos do mesmo deck. Você acaba indo pro combo praticamente todo jogo, porque ele é consistente demais e ganha on the spot.

E banir buried alive não adianta, já que o deck de meren tem acesso a vários tutores, birthing pod, fauna shaman e survival.

Sobre o Marath, entendo o ponto de vista deles de ser opressor demais contra aggro decks, mas como eu nunca joguei de aggro decks (tenho brincado de Jori En, mas tá mais pra tempo/counter/burn que aggro), não senti tanto a força do deck.

Editada em: 20-07-16 17:15:19 por SmartGeek.

 
Tandor

Tritão
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Postado em: 21/07/16 15:33
Eu não entendo o sentido de banir DtT...
 
Mononoke

Troll
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Postado em: 21/07/16 20:16

Concordo que o combo é idiota, mas sem o buried você teria que jogar duas cartas pro cemitério e tutorar a terceira para mão ou um outro reanimate. twin combos são absurdos também e não são banidos acredito eu por não poderem ser tutorados com uma única carta.

 
Vini_L

Samurai
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Postado em: 22/07/16 00:21

A parte do Dig Throught Time eu até entendo. Daí é a única que eu vejo certa plausibilidade no banimento, até porque o card não é apenas forte em commander, mas é forte no Magic em si (inclusive sendo banida em múltiplos formatos).

Treasure Cruise é forte, mas não como Dig, já que não tem a instant speed e o fato de Dig cavocar 7 cards e não 3.

Ooze faz um combo forte, mas não estava quebrando o formato e nem tornando um deck mais forte que os demais top tiers dele. Atualmente existem interações bem mais frequentes/fáceis de encaixar em outros decks. Pegue o exemplo do High Tide no qual as sinergias ou combos são bem mais difíceis de impedir.

E, para ilustrar uma sinergia que quebrava o formato e merecia ban (diferente de Sidsi + OOze) era Zur + Sumiço. Baniram Vanishing por causa do general, até banirem o próprio Zur (e voltar o Vanishing). Não é nem de longe a mesma situação aqui.

Já enfrentei Sidsi com meu monoblack em campeonatos e venci usando descartes como Seize, Tourach e afins. E tb enfrentei o Zur na época que era desbanido e raramente vencia. O power level é totalmente diferente.

Por fim, basta olhar nos percentuais de win rate de champs por ai pra saber que nem de longe Sidsi (como o Marath) mereciam, sequer, ser cogitados como comandantes absurdos. Para mim a interação Animar + Estátua Ancestral é muito mais frustrante que a interação Sidsi + Ooze, até porque naquele só é necessário o comandante mais uma carta e no outro não (embora, na minha opinião, também não mereça ban).

Editada em: 22-07-16 00:24:29 por Vini_L.

 
Tandor

Tritão
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Postado em: 22/07/16 11:58
Um deck de commander tem 100 cartas, quer dizer que um demonic tutor é mais suave que um Dig Throught Time?
 
Rafa_Veiga

Esquilo
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Postado em: 22/07/16 16:20

Imagine o seguinte situação: você com o demonic tutor busca a carta específica para aquela situação, seja para atacar ou se defender, fora que embaralha o grimório depois. Com o dig você olha seus 7 próximos turnos o que vc iria comprar, escolhe duas cartas geralmente o que irá ganhar ou virar o jogo, e coloca na mão e o resto no fundo e não precisa embaralhar. Contando com o draw do turno, você está 8 turnos na frente do seu oponente em draws no mínimo. Da mais que escolher uma resposta ou uma carta que vai garantir a vitória.

 
Tandor

Tritão
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Postado em: 22/07/16 16:47
Mas se for por isso, Cryptic Annelid então é um monstro...