Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Ajuda Refinamento Affinity
 Ajuda Refinamento Affinity
surfe

Esquilo
0 Referências
Posts: 714
Registro: 27/04/16

Postado em: 23/05/17 09:38
Bom dia pessoal,

Preciso de ajuda pra ajustar os detalhes do deck e do side. Minha dificuldade é sempre contra Mono U delver, Mono B Control, Ur, kuldotha boros ou seja, contra decks de controle, ou com gorilla shaman no side. Estou usando 2 temur battle rage e 1 fling. normalmente o usam 1 de cada. Achei q com 3 fica bem mais fácil encontrar o combo. Fico mais veloz e consitente. Mesmo assim pretendo trocar 1 temur por 1 fling, que se mostrou melhor contra esses decks.
A vantagem do temur é q só precisa sacrificar 5 artefatos, enquanto no fling precisa 10.
Vi algumas listas jogando com raio de MD e de Side, achei bem interessante.
Pretendo trocar uma sepente por um flayer husk. Quanto ao side não sei o que pode mais ajudar contra esses decks. Principalmente contra o MBC, só consigo visualizar atog+fling pra matar. talvez uns raios deem uma alternativa para burn, pois ele perde muita vida para comprar.
Estou aberto a sugestões

[DECK 590542 NOT FOUND]
 
Punisher07

Lenda
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4116
Registro: 17/03/08

Postado em: 23/05/17 11:11
fera, o affinity contra controls é triste e isso é normal.

Sobre decks com o macaco, use hydroblast no sb e suba pelo menos 2 contra qq deck com vermelho.

Sobre controls, use death denied ou reaping the graves (esse ultimo acho até melhor pra vc por ser uma preta e ser "incounteravel").

Mas no geral, a match contra controls é dificil msm.

Editada em: 23-05-17 11:12:02 por Punisher07.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5203
Registro: 28/10/07

Postado em: 24/05/17 00:34
Opa surfe, tranquilo?

As maiores dificuldades mesmo são contra Decks que usam Vermelho e/ou Verde. Gorilla Shaman e Gleeful Sabotage botam pra quebrar. Até a Branca que é menos usada, Dust to Dust, é absurda contra o Affinity.
Só dá pra relaxar um pouco contra Decks Pretos e/ou Azuis.

Muitos usam Temur Batte Rage, particularmente não gosto dela para ser substituta do Fling, mas eu também acho 3 Flings no Deck demais. A grande desvantagem da Temur Batte Rage é que a sua Criatura pode levar resposta, diferente do Fling.

Acho estranho Lightning Bolt no Affinity, apesar de ser uma carta excelente no formato. Eu não usaria, mas creio que depende do meta. Remoção por remoção, fico com as Galvanic Blast e eventualmente Journey to Nowhere no side para poder ajudar você a se livrar de ameaças maiores. Como o Affinity não é controle, é um aggro-combo, não vejo muita necessidade em colocar mais remoção de maindeck.

Se você enfrenta muitos BGs, BRs, UBs, MBCs e mais Decks com sacrifícios, então talvez seja boa ideia colocar mais Flayer Husk no Deck. Algumas listas usam 4, eu só uso 2 mesmo por causa do meta aqui, que não tem tantos Decks com sacrifícios. Flayer Husk é muito bom e combina muito com o Affinity.

Contra Mono Blue Delver, você pode usar Electrickery e Pyroblast. Algumas pessoas recomendam retirar o combo (o Fling, no caso) e partir pro Agro contra esses Decks de controle no pós side. Eles podem ficar segurando anulação esperando um combo que nunca chegará. Creio que se você vier com uma mão explosiva, a partida contra Mono Blue Delver não se torne complicada para você. E com esse side que eu disse creio que a vantagem nessa match seja do Affinity mesmo.

Tem controles que não apenas usam o Cemitério, mas dependem muito dele para vencer ou controlar a partida. Como o Angler Delver, Teachings, UB Flicker, Tron (qualquer versão com Ghostly Flicker) e outros.
Contra esses Decks, apesar do controle deles, o que vai determinar o jogo a seu favor é o controle do Cemitério do oponente. Então se você tiver cartas como Relic of Progenitus ou Nihil Spellbomb no side, tem tudo para conseguir deixar a partida contornável.

Existem as badmatches, e existem as partidas que são muito ruins, mas com muito treino, alterações no main e no side e mudança na forma de jogar, essas partidas se tornam partidas normais e equilibradas.
Alguns exemplos que eu dou são:
Mono Blue Delver x Mono Red Burn
Mono Red Burn x Mono Black Control
Kuldotha Jeslkai x Mono Black Control

Essas matches parecem ser quase impossíveis para os Decks da direita, mas com algumas observações e testes e muito treino você consegue enxergar e colocar em prática planos para a vitória.
As dicas que me passaram contra controle é tirar o Fling, tirar Galvanic Blast (manter contra combos) e nunca tirar Criaturas. Esses detalhes e a forma como se sidea conta muito.

O Affinity é um dos Decks mais fortes do formato.
O que o Punisher07 está correto. Hydroblast e Reaping the Graves são essenciais no side de um Affinity.
Eu só reforçaria o uso do Hydroblast, colocaria 3 ou 4 se fosse você, pois o Gorilla Shaman é a carta mais contundente contra o Affinity no Pauper, uma carta que pode levar uma partida tranquila ou quase ganha a uma derrota certa.

Analisando o seu maindeck, vi que é bem parecido com o meu.
Eu colocaria pelo menos 2 Flings, tiraria as Chromatic Sphere, diminuiria o número de Springleaf Drum e colocaria mais Prophetic Prism.
Sobre tirar a Gearseeker Serpent, não sei se é uma boa ideia. Usei 1 por muito tempo e quando coloquei a segunda pude ver como ela é boa. Ela cai em jogo a partir do terceiro turno muito facilmente.

No seu side está faltando controle de campo, caso enfrente muitos Decks aggros. O Krark-Clan Shaman pode ser uma ótima opção.
Você precisa de controle de Cemitério como eu já falei antes.
Coloque Hydroblast que você vai ver mais resultado contra Decks com Vermelho. Recomendo 3 ou 4.
E Reaping the Graves contra Decks que destroem muitas Criaturas.

O bom do Affinty é que você compra muito, então pode usar 2 cartas de cada ou até mesmo 1. Só o Hydroblast eu recomendo ter mais que duas no side.

Dá uma olhada na minha lista, talvez lhe dê alguma boa ideia. :)
[DECK 588214 NOT FOUND]
 
surfe

Esquilo
0 Referências
Posts: 714
Registro: 27/04/16

Postado em: 24/05/17 10:05
Puxa muito obrigado pelas respostas. Ponderei bastante e fiz alguns ajustes.

Coloquei os hidroblast e reaping the graves no side. Ainda não testei, mas já gostei muito do reaping. Ainda tenho dúvida de usar 1 hydro e 1 negate q é mais genérico. Pensei tbm em mana leak, mas no late acho q fica bem ruim.

@Gelcila vou ter q te responder em partes, obrigado por toda a informação.

Temur batle rage: Como eu disse o Temur só precisa de 5-6 artefatos, enquanto fling precisa de 10. Temur garante a velocidade contra outros combos não interativos boogles, elfos izzet blitz... no local quase sempre tem um elfo. Assim eu fico com a mesma ou mais velocidade q esses decks (kill t3-t4). Deixei uma cópia no lugar do rancor no seu deck. O temur da pra manter contra mono B e usar sem medo em um late game com uns 2 pyroblast na mão. Da pra usar temur nos 4/4 e com golpe duplo matar muita coisa, sem perder o bixo.

Flayer-husk/sepente: Aqui é so UB em MBC mesmo. Ambas são boas, a serpente impõe muita pressão, exige resposta, segura gurmag. O husk é artefato, gera bicho pro tambor. Deixo aqui eu só uma vez consegui ativar o imbloqueável da serpente.

Tambor/Prisma: Tambor gera velocidade. Fazer t1 tambor, t2 atog/flayer husk+batracoide e várias outras opções ou ficar com mana aberta para galvanic/hydroblast/pyroblst, ajuda contra daze. Prisma é card advantage e ajuda contra gorila razoavelmente bem. as vezes chama algum couter. Talvez 3/3 seja um número ideal nao sei.

Esfera era estrela eu q copiei pra agilizar e não percebi na hora. Já ajustei.

Ficou assim:

[DECK 591436 NOT FOUND] [Link para este deck]



Editada em: 29-05-17 17:13:32 por surfe.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5203
Registro: 28/10/07

Postado em: 02/06/17 09:17

Eu entendo.
Não gosto muito de Temur Batle Rage no Affinity, mas entendo o seu uso. A maioria das listas usa 1 Temur Batle Rage e 2 Flings. Acho que assim o Deck fica mais dinâmico.
Eu uso Rancor por que quando eu testei ele deu muito certo. Se vem no início é muito bom, até no Frogmite ele faz estrago. Se vem depois é excelente também, ajudar a finalizar com o Atog sem precisar do arremessar, e se não mata o oponente, pelo menos pode arrastar um monte de Criaturas dele.

A Gearseeker Serpent cai muito fácil no jogo. Testei com 1 e depois testei com 2. Ela deixa o oponente no alerta quando cai logo na mesa, pois é difícil de sair de jogo. Já venci algumas partidas por causa do imbloqueável dela. Se eu pudesse colocava até 3 no Deck, mas não tem mais espaço. :(

O Flayer Husk além de ajudar contra Decks com Gurmag Angler e sacrifícios, tem uma interação perfeita com o Deck. Ele é drop 1, mais um artefato para ajudar na afinidade e "comba" com o Springleaf Drum, por isso lhe dei a sugestão de usar 2. Tem gente que usa 4 no MOL, mas isso vai depender do ambiente em que se joga.

Eu penso às vezes em colocar 4 Prophetic Prism e 3 Springleaf Drum, mas para isso teria que sacrificar alguma coisa da minha lista e não sei qual é. Joguei bastante de Affinity, mas ainda não cheguei a uma lista definitiva. Tenho que testar mais.
As melhores cartas no maindeck contra o Gorilla Shaman são o Prophetic Prism e o Springleaf Drum, por corrigir a mana e ter uma geração adicional fora os Terrenos; a Darksteel Citadel, por motivos óbios; a Galvanic Blast e também o Fling, por servir de remoção quando o Gorilla Shaman está em jogo e já fez o seu estrago. Mesmo assim, retirando ele logo de jogo há uma possibilidade de voltar à partida.
Ele é o grande vilão do Affinity, por isso que eu coloco tudo o que pode me servir contra ele na hora de usar o side e não tiro nenhuma dessas que eu citei acima.

 
surfe

Esquilo
0 Referências
Posts: 714
Registro: 27/04/16

Postado em: 06/06/17 08:43

Esqueci de mencionar antes, o q vc acha do Somber Hoverguard? unica criatura com voar, bem interessante contra delver, fadas, kuldotha e voadores em geral.

Olhando seu side vi 2 Krark-Clan Shaman e 1 eletrotruque. Fiquei na dúvida será q só 2 Krark-Clan Shaman não dão conta?

Ainda sobre tambor/prisma, é díficil equilibrar, se fosse usar 4/3 provavelmente eu usaria 4 tambor pela velocidade, mas tbm não tenho slot pra isso.

 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5203
Registro: 28/10/07

Postado em: 08/06/17 14:15

Somber Hoverguard é muito bom. Só não coloco ele por falta de espaço mesmo.
Conta Decks que usam voadores ele é bom, mas contra Mono Blue Delver o Deck tem side e o Mono Blue não segura os grandes do Affinity e as anulações muitas vezes não podem lidar com a quantidade de mágicas que um Affinity joga em um único turno.
Além disso o Deck sumiu bastante do meta e hoje poucos se aventuram em usá-lo.

Contra o Kuldotha, você de Affinity provavelmente só perde mesmo pra o side, que é o Gorilla Shaman. O Kuldotha não tem a velocidade e consistência de um Affinity.
Claro que numa partida tudo pode acontecer, mas estou considerando mão boas para os dois lados.
O Kuldotha Boros é mais rápido do que o Jeskai (que saiu do meta a tempos), mas ainda assim teoricamente mais lento do que o Affinity.

Esses são os dois Decks que mais usam voadores no meta, então creio que apesar do Somber Hoverguard ser até uma boa opção para bater, talvez não seja tão necessário assim por conta do meta atual.

O Electrickery tá aí por conta dos Decks de fichas e dos voadores também. Como o Krark-Clan Shaman não pega em voadores, resolvi colocar 2 dele e 1 Electrickery.
O Electrickery serve contra Kuldotha (mesmo não tirando os voadores), Mono Blue Delver, Tokens (Mono Red, Mono White, RW, RUW, GW, etc. Lembrando que no caso do Mono White a maioria das fichas voam), Infect, Goblins, Elfos, Stompy (em menor escala), Auras, dentre outros.
Krark-Clan Shaman acaba servindo contra Decks muito rápidos para eu sobreviver e conseguir me estabelecer em jogo, como o Stompy, Elfos e Red Deck Wins. Até contra controle baseado em Criaturas ele é bom, como contra o MBC.
Basicamente o Electrickery só está no Deck por ser instant e pegar os voadores. Vez ou outra aparece um Deck que o Electrickery é útil e que o Krark-Clan Shaman não consegue lidar com todas as Criaturas.

Sobre o Prophetic Prism e o Springleaf Drum, acho que o ideal mesmo é 3-3. Pra usar 4 Springleaf Drum, creio que só é viável com mais Criaturas, tipo aquelas versões de Affinity que usam 4 Flayer Husk.
Estou usando apenas 2 Springleaf Drum, pois coloquei o Rancor de volta no Deck pra testar, mas ainda não joguei em torneios com o Affinity novamente e pouco treinei recentemente com o Deck.
Vou tentar arrumar espaço para o terceiro Springleaf Drum depois de testar, se for necessário.

 
DieLogan

Esquilo
0 Referências
Posts: 8
Registro: 12/07/17

Postado em: 07/09/17 06:51
Bom dia, pessoal!
Deixa eu garfar na conversa de vcs aqui...
Acabei de montar um affinity, nunca joguei com ele competitivamente...
Minha lista está bem parecida com a da maioria aqui no tópico, mas as grandes questões, pra mim, são duas:
1- O SIDE. Ainda não montei... Estou na dúvida entre o Eletrotruque e o Goblin Shaman... Outra, Rancor Antigo ou Gorila Shaman?!...
Inicialmente estou pensando em por:
2 Serene Heart
3 Rancor Antigo
2 Pyroblast
2 Eletrotruque
2 Delir
2 Relic Of Progenitus
2 Alimentar o Clã
O que acham?

2- O SPLASH. Estou em dúvida se a lista com UGR é realmente suficiente, pois vejo vários splashando pra B com o Discípulo e pra W com a Caçadora, que me questiono se a lista atual realmente é suficiente ou se vale splashar pra algumas das duas...


16 terrenos
4 Árvore dos Contos
4 Assento do Sínodo
4 Cidadela de Aço Negro
4 Grande Fornalha

17 Criaturas
4 Atogue
4 Forjador de Carapaça
4 Impositor Myr
4 Batracóide
1 Serpente Mecanívora

27 Mágicas
4 Explosão Galvânica
2 Arremessar
4 Conjurado por Pensamento
2 Pesquisa Arriscada
2 Casca do Esfolador
2 Fonte Icorídia
3 Prisma Profético
4 Estrela Cromática
4 Tambor das Folhas Vernais

Aguardo opiniões de vocês que são mais experientes no deck.

(Ps: Perdão por não marcar os cards, no celular não consigo fazer isso)