Fala meus churrasqueiros do Legacy, tudo bem?
Há algumas semanas eu falei sobre meu resultado na LPL e o porque Oko, Ladrao de Coroas deveria ser banido também no Legacy(Você pode ler o report AQUI).
Um pouco diferente dos outros formatos em que ele passou, no Legacy existe ainda uma boa diversidade de decks sem Oko, mostrando que o Power Level e quantidade de cartas disponíveis no T1.5 talvez seja o necessário para conviver com tamanha atrocidade de design.
No dia 10/02 rolou um Challenge no Mol no MELIOR formato e inúmeros baralhos sem Oko fizeram top 32. Seria esse o sinal de que o Ladrãozinho mais famoso do Magic(desculpe Dack Fayden, perdeu o posto) pode continuar impune no Legacynho?
Em primeiro lugar temos um Eldrazi Stompy, deck que, desde sua criação no formato, sempre faz um resultado aqui e ali. A melhor maneira de não perder para um Oko transformar sua criatura em Alce é ter 5 criaturas grandes em campo.
A lista é bem stock, o mais reta possível no maindeck, para não perder free wins por não conseguir agressivar devidamente, e com diversos hates no side, atrasando ou lockando oponentes que acharam que teriam uma partida fácil.
Se consagrar campeão num field cheio de bizarrice é muito difícil, este campeão teve que penar para levantar este troféu.
Em terceiro lugar temos Golos Post. lista popularizada pelo Paulista e mestre de todas as cores incolores, Marwin Bravin.
O deck é uma mistura entre o antigo MUD e Eldrazi, resultando em um filho HORRÍVEL, todo torto, porém que funciona que é uma beleza.
O deck conta com diversos ângulos de ataque, o prison(Karn, o Grande Criador, Calice do Vacuo, Trinesfera) o combo(Karn, Golos, Peregrino Incansavel , Candelabra of Tawnos, Chave Multipla) e o agressivo(Vidente do No do Pensamento, Balista Ambulante).
Um tipo de deck muito bom em um field muito aberto, pois o baralho funciona como um canivete suíço, é difícil de hatear, joga por cima dos controls e têm lock pieces e velocidade para bater de frente com os combos. Se você tiver acesso à Candelabras, este baralho é uma ótima pedida.
Um clássico é um clássico. Em quarto temos o imortal Grixis Delver, que provou existir mesmo sem Shaman e ainda abocanhar bons resultados.
Com uma base de spells bem parecida com a do UR Delver, porém trocando alguns elementos mais agressivos por Pescador Grumag e Capturar Pensamento, necessários em um field que dependem muito de Walkers e de combo pieces.
Arcanista da Horda Medonha é a cola que gruda o resto do baralho de forma eficiente. Uma carta must answer que recapitula as cantrips, garantindo que sua mão sempre estará cheia e dá usos extras para Seize e Burns, alongando as partidas contra combo e control, e diminuindo através do alcance.
O side transforma o baralho em uma versão mais control, com diversos draws, Santuario Mistico mais anulas.
Enquanto em quarto tivemos um clássico, em Sexto vemos um novo arquétipo, o UWR Breach Combo.
O deck utiliza a combinação entre Ruptura do Submundo, Diamante Olho de Leao e Estacao de Trituracao para millar o próprio deck inteiro. Uma vez que você tem acesso à tudo ou quase tudo necessário, você conjura um Congelamento Cerebral ou Metralha letal no adversário, que, além de terem storm, e por isso serem difíceis de anular, são recurssivas e conseguem contornar até Tempestade Atordoante.
O congelamento pode ser utilizado como enabler, milllando o próprio deck para ter mais cartas tanto para exilar para o Escape quanto como Demonic Tutor para a carta que falta que ganharia o jogo.
O Tutor Esclarecido pode buscar a ruptura para começar o combo, mas, uma vez que a ruptura estiver em campo, é possível conjurar um Tutor para alguma peça faltante(LED, Lotus Petal, Grinding Station) e se millar tanto com Grinding Station como com o Brain Freeze, transformando o tutor esclarecido num Demonic Tutor com esteróides.
Para facilitar o combo o deck usa Canto de Orim e Silencio além de anulas para se proteger defensivamente invés de preventivamente.
Como todo bom combo com branco no Legacy, o deck roda com Mentor do Monasterio no side para não ter que se preocupar com hates de grave ou efeitos como Canonista Etherolatras.
Em 13º temos um clássico com novas armas, o Eureka Tell.
Um UG combo que se baseia de resolver Mostrar e Contar ou Eureka, colocando criaturas monstruosas para ganhar na volta ou fazendo Onisciencia para conjurar tais criaturas da mão e obter o trigger de turno extra da Emrakul ou usar Desejo Astuto para pegar a Win do side através de várias opções diferentes. O Wish também pode ser usado fora do combo para buscar as silver bullets e te salvar de hates alheios.
O verde é copiado da antiga versão UB Omnitell, que usava Estrige Maligna para segurar aggros, ela foi atualizada para Coatl Presa-de-gelo , que, apesar de não ter deathtouch sempre, é uma ameaça com lampejo, assim você pode passar blefando counters ou cantrips instant speed e fazer uma Cobrinha de surpresa.
Os Veu do Verao salvam não só contra anulas mas também contra descarte, sendo realmente mortos só contra decks agressivos. Se por algum motivo você tomar um Chalice para 3 e não tiver um para 1 em campo, você pode usar o veil para deixar o Show and Tell incounterável e resolvê-lo para a vitória.
O Mystic Sanctuary ajuda bastante na guerra de counters, contra descartes, e tem o modo secreto que muitos esquecem: com uma fetchland de pé e outras 3 ilhas em campo, você pode salvar sua combo piece de Extracao Cirurgica buscando o santuário e “anulando” o alvo da extração. É uma trick bem nova no formato, é bom tê-la em mente.
Diretamente do Modern temos, em 14º lugar, um Urza of Echoes, baralho que usa as quantidades absurdas de mana gerada pelo Urza para acelerar lock pieces ou descartar a mão inteira do oponente.
Como ele faz isso? Com um Urza em campo você faz uma Narset, Rasgadora de Veus, podendo dar o -2 dela e comprar uma carta. Depois disso você conjura um Eco das Eras, seja por 6 manas da sua mão ou por apenas três com a ajuda de um Diamante do olho de Leão que descartou o Echoes e já gera as 3 necessárias para recapitular. Graças à estática da Narset você compra 7 e seu oponente apenas 1(ou 0 se ele já havia comprado este turno). Use o resto da sua mão para encontrar um Karn e ganhar com alguma peça do side. O Sal é à gosto.
Usando os usuais counters do azul e um packzinho de lock pieces para segurar o jogo, o deck é extremamente explosivo graças às Sol Lands e consegue voltar de alguns jogos bem complexos graças ao Eco. Mesmo que o oponente compre 7, resetar sua mão(e cemitério) ajuda demais. Não se esqueça que o Echo atrapalha muito alguns decks de grave(principalmente dredge), neste caso, mesmo que ele compre 7, o jogo reseta para ele e você continua com sua mesa intacta.
Em 25º, Bahra, o mestre do Taxes, pilotando o deck que o colocou no mapa como especialista de Legacy.
Miracles perdendo força, Delver decks a rodo, só há um herói que pode nos salvar: O SUPER DNT!!
Uma junção entre o disrupt necessário contra os decks unfair, e o clock+tricks contra os decks Fair. Nada melhor que um field sem Punishing Fire e com menos Plague Engineer para o DnT poder reinar.
Sem armas novas no maindeck, apenas uma configuração um pouco mais agressiva e com Clerigo Arrependido para garantir não ter o G1 roubado pelos decks de muito grave, além, de claro, ajudar bastante contra Mystic Sanctuary e tomar menos Terminus ou Plowshares na mesma partida.
A única carta nova no side é a mais importante: Silencio Ensurdecedor, com um efeito bem similar à Canonista, que sempre jogou neste slot, mas desta vez com um texto que não impede o DnT de desenvolver sua mesa e ainda atrapalha qualquer combo, mesmo os de artefato. Carta necessária para qualquer field nos dias de hoje, apenas uma mana e atrapalha o oponente desde seu primeiro turno, mesmo no draw, diferente dos outros hates. Só não se esqueça que o Silêncio Ensurdecedor não impede o oponente de usar Snapcaster!!
Miracles com menor expressividade… DnT voltando… sinto cheiro de ELFOS!
Em 25º temos as criaturas verdinhas mais amadas do multiverso(ou seriam estes os Goblins? VOCÊ DECIDE).
Os novos combos, apesar de consistentes, estão variando entre turno 2 e turno 4, o que facilita a vida do Elfos, um deck que consegue combar relativamente rápido(turno 2 raramente, turno 3 com consistência) mas que também grinda até em cima dos decks azuis.
As engines de draw e fog convencionais estão na lista, um maindeck bem stock com exceção da Rotacao de Culturas que é um super ritual buscando Berco de Geia, mana fixing buscando o branco ou preto do side, e pode ser uma maneira de transformar uma dual em básica em cima de Blood Moon.
As Thalia, Guardia de Thraben do side funciona um pouco melhor que Espinho de Ametista pois a thalia ataca, bloqueia e não é anulada por Force of Negation.
Temos aqui 8 listas sem oko, bem diferentes, que, mesmo sendo mais focadas em combo, vemos diversos arquétipos distintos, com um leve medo de Underworld breach quebrar o formato(foram 5 neste top 32). Como sempre, nos resta esperar e ver o real impacto do encantamento, não é como se umas Leyline of the Void e alguns counters não resolvessem a partida. Espero trazer-lhes boas notícia sobre o Legacy da próxima vez. Um abraço do Orelinha e fiquem longe das drogas(Ponza e Pox).
| Cara, atenção para brecha, acho ela quebrada... Mas assim, obviamente não sei a nível mundial, mas a presença do oko no meta de sp deixa o formato chato bagarai... O jogo não evolui, só trava...Eu consegui empatar 2 vezes contra oko... Foram 2 empates em quase 4 anos com o deck...Então, na minha opinião, oko deveria ser banido, por fazer decks não precisarem de Wasteland(isso tb é culpa do astrolábio), e criar decks que muitas vezes quem descer oko primeiro ganha... Chato bagarai... |
Oko tem esse problema mesmo. Apesar da carta dominar as mesas ela ainda demora muito pra finalizar e , diferente do Jace, é muito difícil de tirar no combate.
| Ainda acho muitoooo cedo para se falar de Ban no Oko no Legacy. O formato e totalmente diferente de todos os outros. Ele não tem as peculiaridades e cartas absurdas do vintage, mas tem cartas poderosas e decks diversos que podem lidar ou simplesmente ignorar o Oko. #LegacyForever |
Eu acho que até dá pra deixar Oko no Legacy, mas tem que banir Veil E astrolabio antes(e talvez até breach)
| No momento atual Oko parece estar bem safe de tomar ban, ainda mais agora com a chegada dos Breach decks. Não teria muitas esperanças de Oko tomar ban em futuro próximo. |
Essa brecha vai dar muita dor de cabeça
| Oko é um erro de design, e é frustante jogar contra ele. O fato das habilidades só subirem faz com que ele tome a partida facilmente, ladrãozinho msm kkkkk, mas o meta do Legacy tem conseguido conviver com ele.Eu, depois de muitos meses tentando achar uma forma de combater ele (tentei Abrupt Decay, Pithing Nedle, Shifting Ceratops, Garruk Relentless, Vivien de 3 manas ...) , desisti pois se a resposta não é encaixada no timing e situações ideais o Oko já fez um estrago.Desde então migrei pro plano de buscar mais card advantage no metal atual e estou usando 2 cópias de Shapers's Sanctuary, a carta tem perfomado muito bem.Vamos ver se nos próximos meses o ladrãozinho consegue ser contido ou vai roubar o Legacy tb.Grande artigo, Brunão. |
É difícil mesmo, basicamente ele só "morre morre" pra Pyroblast, pq o resto ou toma Veil ou é ineficiente demais.
| Grande orelha!O power level do legacy é bastante alto, mas a meu ver mesmo lá é notável como Oko é um erro grotesco de design. Acho que o melhor que a Wizards pode fazer agora pra resolver essa cagada, é livrar todos os formatos dessa carta. |
Acho que com a nova política vai ser difícil ter um ban no Legacy tão cedo.
| Muito bom, artigo, Orelha, como sempre!Eu estou jogando de Oko no aggro loam e é *triste* jogar com e contra ele. Ele parece justo, mas num match de fair decks, quem baixar Oko costuma ganhar. |
É chato demais mesmo. É uma daquelas cartas que você TEM como ganhar com ela em campo do outro lado, mas você tem que comprar, sequencialmente, 3 ou 4 cartas perfeitas e o oponente não ter as respostas, é bem complexo.
| Muito bom, artigo, Orelha, como sempre!Eu estou jogando de Oko no aggro loam e é *triste* jogar com e contra ele. Ele parece justo, mas num match de fair decks, quem baixar Oko costuma ganhar. |
É bem isso msm, irmão
Sua denúcia foi enviada com sucesso.
Nossos moderadores a avaliarão em breve.
Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais
Quote: Galbes



