Banner LigaMagic
Top 3 de Avatar para o Pauper
Estar sozinho nem sempre é o seu melhor caminho.
Há 11 dias - 8.594 visualizações - 3 comentários
 Banner LigaMagic

Saudações! Tudo bem? 

 

Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar meu Top 3 cartas da nova edição Avatar: The Last Airbender para o formato Pauper. Essa edição adapta o primeiro desenho animado do universo de Avatar, que conta a saga de Aang para aprender as dobras de todos os elementos e trazer equilíbrio em um mundo em guerra. No quesito de ambientação, ela é extremamente competente. Não assisti o desenho na época, mas consegui cumprir essa tarefa neste ano, então estou com vários detalhes bem vivos na memória. Todos os elementos importantes da série aparecem nas cartas; as habilidades traduziram muito bem os poderes utilizados no desenho. Falando em habilidades, a edição traz algumas mecânicas novas, então sugiro que leiam o artigo das Mecânicas de Avatar: The Last Airbender que o Juliano escreveu. Agora vamos as cartas! 

 


● Top 3 Cartas brancas 


    


Wolf Cove Villager – Começo por uma carta que não está na edição regular, disponível no produto Caixa de Iniciante. Leoes da Savana e Vanguarda de Elite já apareceram no formato, mas deixaram de ser utilizadas por serem apenas uma criatura de custo baixo, sem outras vantagens. Wolf Cove Villager resolve um dos pontos, já que possui resistência dois, entrando virada. No geral, ela é mais agressiva que as anteriores e mais resistente em combate. Pode ser utilizada como uma opção mais agressiva no White Weenie


Airbending Lesson – Com o retorno das cartas do subtipo Lição, temos várias outras opções a explorar com a mecânica. Acho que ainda faltam opções para puxá-las no sideboard, já que a edição considera que elas estarão no main deck. Esse é um tipo de mecânica que precisaremos ficar de olho nas opções quando voltarmos a Strixhaven. Falando da carta em si, ela é uma instantânea que dá um airbending na permanente algo, ou seja, ela é exilada e pode ser conjurada novamente pelo próprio dono ao pagar duas manas genéricas e você compra uma carta. Ela tem a flexibilidade de poder defender uma permanente relevante que você controla ou atrasar uma ameaça do oponente, já que as regras de tempo se aplicam. 


Curious Farm Animals – Uma carta versátil como hate no main deck. Ganhar vida ao mesmo tempo que destrói um artefato ou encantamento é uma boa forma de ganhar tempo contra decks com esse tipo de permanente. 

 


● Top 3 Cartas azuis

 

    


Iguana Parrot – Ser uma criatura 2/2 com Voar por três manas não é mais relevante. Porém, quando temos Vigilância e Destreza no mesmo pacote, as coisas são um pouco diferentes. Um outro detalhe que pode ser relevante nesse pássaro é que ele tem o subtipo Pirata, ou seja, Canhonada Ardente não lhe causa dano. 


Unagi's Spray – Esse tipo de truque de combate sumiu do formato, já que não garante a remoção da ameaça por completo. Porém, essa mágica pode ser interessante por sua segunda parte pois, se você controla certo tipos de criatura, inclusive Serpente, você compra uma carta. Bom, é uma carta azul e deck Mono Blue que mais faz resultado hoje usa duas criaturas com o subtipo Serpente


Otter-Penguin – Ter criaturas que ficam melhores sob alguma circunstância nem sempre é útil. Porém, o atual metagame está recheado de opções para compra de cartas, inclusive uma boa parte dos jogos são decididos por essa ação. Então, uma criatura que causa mais dano e não pode ser bloqueada ao comprar a segunda carta no turno, pode ser interessante. 

 


● Top 3 Cartas pretas 

 

    


Purple Pentapus – Essa criatura não tem muita efetividade em combate, pois suas habilidades não são úteis nesse quesito. Porém, dar Vigiar 1 quando entra e com um potencial de retorno direto ao campo de batalha pode ser relevante num deck que exija sacrifício de criaturas para funcionar melhor, como o Mono Black Sacrifice


Dai Li Indoctrination – Uma carta modal que oferece um descarte ou a animação de um terreno. A única restrição no descarte é não ser terreno, mas é o Earthbend 2 que pode ser mais relevante. Você coloca dois marcadores +1/+1 num terreno que se torna uma criatura 0/0 e ganha ímpeto, além de se morrer ou for exilado, volta ao campo somente como terreno. Essa habilidade pode ser relevante em decks como o Gardens, ainda mais se dermos alvo num terreno indestrutível. Lembrando que ela também é uma Lição


Azula Always Lies – Um truque de combate simples, que pode afetar a sua criatura e a do oponente ao mesmo tempo, possibilitando o famoso “dois pra um”

 


● Top 3 Cartas vermelhas 

 

    


Cunning Maneuver – Outro truque de combate, mas dessa vez ele te oferece uma ficha de Pista, o que normalmente não vemos na cor vermelha. Como temos uma certa sinergia entre essa cor e artefato, essa mágica pode ser útil em decks mais agressivos, como algumas listas recentes de Rakdos Affinity com o Demonio Vitrificado


Warship Scout – Até essa carta ser lançada, tínhamos quatorze criaturas vermelhas que custam uma mana e possuem poder maior que um. Porém, todas elas tinham alguma restrição, algo que foi quebrado agora com esse humano. Não se isso é suficiente para ela ser relevante, mas ele pode ser testado no Mono Red Rally para tirar vantagem do Reagrupar no Forte da Trombeta


Fire Nation Cadets – Ficou o sentimento que essa criatura precisa de mais algum texto para ser boa no formato. É claro que o Firebending te ajuda durante a fase combate, mas como eu citei, truques de combate caíram em desuso no formato. Talvez se seu aumento de poder custasse apenas uma mana, já ajudaria bem para vermos ela sendo melhor aproveitada. 

 


● Top 3 Cartas verdes 

 

    


Origin of Metalbending – Além de ser um momento memorável no desenho, essa carta pode ser bem interessante no formato. É claro que apenas destruir artefatos podem não ser o suficiente, mas o fato de ser uma mágica instantânea ajuda bastante. Além disso, sua segunda habilidade pode ser bem útil, protegendo uma criatura. 


Earthbending Lesson – Se a habilidade de Earthbending encontrar o deck certo, essa carta será bem relevante. Até porque, ter uma criatura 4/4 sem evasão por quatro manas não tende a ser muito relevante. Entretanto, o grande diferencial é que, pelo Earthbending, se o terreno sair de campo, ele vai voltar, o que faz uma diferença enorme. 


Badgermole – Diferente da Lição acima que depende de encontrar um deck que utilize o Earthbending como parte de sua estrutura, essa criatura pode ser útil em outras estratégias, como um Gruul Ramp, por exemplo. Para que ela fosse mais interessante, ela deveria ter Atropelar

 


● Top 3 Cartas multicoloridas 

 

    


Wandering Musicians – Depois de várias edições, voltamos a ter cartas multicoloridas na raridade comum, mesmo que sejam poucas. Essa criatura mesmo tem um corpo ok, mas por um custo muito alto. Sua habilidade é bem relevante num White Weenie ou Boros Bully


Messenger Hawk – Já esse falcão, mesmo que tenha uma certa exigência para atacar mais, ainda me parece dentro do que é considerado normal. É claro que três manas é bastante, mas dentro dessas cores é possível manter a consistência em comprar duas cartas quase todo turno. 


Abandon Attachments – Novamente temos uma carta que possui sinergia com descarte e/ou cemitério. O primeiro grande destaque é que você só descarta se a carta resolver, ou seja, não perde outro recurso se a mágica não resolver. Outro ponto bem relevante é que a mágica é azul e vermelha, portanto decks azuis podem utilizá-la também, sendo que até agora, esse tipo de mágica tinha vindo somente vermelha. O fato de ser uma Lição pode vir a ser bem relevante, se conseguirmos puxá-la do sideboard com maior facilidade. 

 


● Top 3 Cartas incolores 

 

    


Bender's Waterskin – Tínhamos visto no Pauper essa habilidade de desvirar no turno do oponente somente em outras duas cartas: Crescimento Urbano e Infantaria dos Mil Luas. A primeira é um encantamento de terreno para corrigir cor de mana e a segunda é uma criatura 2/4 sem outra habilidade. Porém, esse artefato tem um potencial interessante já que você “ganha” uma mana colorida no turno do oponente. Num deck como Tron isso pode ser diferença entre controlar ou não uma partida, já que uma das maiores dificuldades do deck é a gestão das manas coloridas. 


Barrels of Blasting Jelly – Falando em correção de mana e Tron, temos outra carta que pode aparecer nesse mesmo deck. Mesmo sem se repôr, esse artefato é relevante por trocar uma mana incolor por uma colorida, mesmo que somente uma vez por turno. Além disso, pode servir como remoção quando tivermos redundância desse efeito. 


Zuko's Exile – E por último, Tron denovo? Outro upgrade em relação ao passado. Dessa vez temos uma carta bem melhor que Introducao a Aniquilacao. Muda de feitiço para instantânea, além de dar uma ficha de Pista ao invés de uma compra direta. É claro que a versão anterior exilava qualquer permanente e essa tem mais restrições, mas isso não afetava tanto seu potencial. Ter acesso a uma resposta incolor, seja no side ou no main deck, pode ajudar demais o Tron a lidar com vários tipos de ameaça do atual metagame. 


Bom, analisando as cartas como um todo, meu Top 3 fica assim: 


- Airbending Lesson
2º - Bender's Waterskin
1º - Abandon Attachments

 

No geral, gostei muito da edição, mas acho que o tema me agradou mais que às opções que tivemos para o formato. Vendo agora a última edição do ano, já podemos dizer que ter mais edições de Universes Beyond não impactou tanto o formato assim. Era algo que imaginávamos que iria acontecer mas, pelo menos nesse primeiro ano, não foi assim que aconteceu. 


Com o lançamento de mais cartas do subtipo Lição, dou a dica de já comprarem as cartas de Strixhaven com a habilidade de Aprender, até porque são baratas. Vou deixar um link aqui com elas já selecionadas no site da LigaMagic. Imagino que, com a edição Secrets of Strixhaven em Abril/26, devamos ter mais opções de cartas com essa habilidade, já que não aconteceu aqui em Avatar. Entendo que em outras raridades temos outras cartas que possuem sinergia com lições, mas acho que o grande trunfo dessa cartas é servirem como ferramentas adicionais escondidas no sideboard. 


E vocês, o que acharam da edição? Em termos de traduzir o mundo de Avatar para cartas de Magic a edição é esplêndida. Em outras raridades, vi vários power creep, mas para o Pauper esperava um pouco mais. Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. 

 

Um abraço a todos e até mais!

Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/11/2025 23:58:59
Excelente artigo para o formato.

Parabéns 👊🏻

Apenas um detalhe, Origin of Metalbending também destrói encantamento 🙂
(Quote)
- 14/11/2025 17:29:19
Excelente artigo.
(Quote)
- 14/11/2025 11:09:21
Concordo plenamente que é seguro investir um pouquinho e ir atrás das Lessons com a (potencial) volta de Learn em Secrets of Strixhaven. O custo é tão baixo da maioria delas que vale a pena.
Últimos artigos de Heli Mateus
Trios Pauper 12k na LigaFest
O formato mais amado da comunidade agora em sua versão mais emocionante
3.523 views
Trios Pauper 12k na LigaFest
O formato mais amado da comunidade agora em sua versão mais emocionante
3.523 views
Há 7 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Decks Budget
Seis opções de listas por até R$ 250
11.331 views
Hora do Pauper - Decks Budget
Seis opções de listas por até R$ 250
11.331 views
24/10/2025 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Pauper 15K
Analisando o metagame do Pauper 15K da Mont
8.498 views
Hora do Pauper - Pauper 15K
Analisando o metagame do Pauper 15K da Mont
8.498 views
09/10/2025 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Top 3 de Marvel's Spider-Man
O amigão da vizinhança vem combater crimes comuns em nossa vizinhança
6.582 views
Hora do Pauper - Top 3 de Marvel's Spider-Man
O amigão da vizinhança vem combater crimes comuns em nossa vizinhança
6.582 views
26/09/2025 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Interrompendo os Planos
Como as disrupções agem no metagame
5.044 views
Hora do Pauper - Interrompendo os Planos
Como as disrupções agem no metagame
5.044 views
05/09/2025 10:05 — Por Heli Mateus