Banner LigaMagic
Comunicado e Atualizações acerca do Duel Commander!
Após o rompimento interno no comitê, o Duel Commander ganha novo portal oficial, nova administração e diretrizes claras para torneios — incluindo o LigaFest e o Circuito LigaMagic.
Há 4 dias - 6.729 visualizações - 33 comentários
 Banner LigaMagic

Fala pessoal, beleza? 

 

Hoje é dia de Duel Commander por aqui na nossa coluna, mas dessa vez para trazer alguns esclarecimentos e comunicados à respeito do formato. 


Então caso você seja um entusiasta do Duel, e especialmente caso você seja um jogador que irá comparecer ao LigaFest em Dezembro, aconselho que se aconchegue na cadeira para conversarmos um pouco sobre as atualizações mais recentes. 

 

Como de costume, esse é um artigo direcionado à comunidade do Duel Commander, o formato alternativo 1x1 que possui um comitê próprio e viés competitivo.


Pra começar, recentemente houveram alguns problemas envolvendo o comitê do formato que era gerido por alguns membros antigos, e que recentemente após uma divergência acabaram se desentendendo. 


Um desses membros, o Francês conhecido como DocFX, num ato de rebeldia decidiu “sequestrar” as redes sociais e portais de notícia oficiais do Duel, as quais ele possuía total acesso, incluindo site oficial, canal do discord, grupo oficial do Facebook, entre outros.


Depois desse episódio, e de ter se declarado como “novo manager oficial” do formato, ele excluiu todos os outros membros, forçando uma movimentação da comunidade e dos membros anteriores do comitê para resolver o problema, que pode eventualmente causar divergências em relação à banlist e etc.

 

Para fins de referência, o antigo portal - Duel Commander - não será mais utilizado como fonte oficial sobre Duel Commander, e já vem sido referido como “DocCommander” por várias comunidades. 


Dito isso, após a movimentação citada, foi organizado um novo comitê e uma nova fonte oficial - Duel Commander 2025 | Official - Rules, Banlist & Community - que será utilizada como referência para os torneios da comunidade e também torneios oficiais, como por exemplo o da LigaFest.


Consequentemente, esse novo comitê engloba invariavelmente o Duel 500, que é uma variante Budget do formato.

 

Outras organizações como a “Daybreak” já anunciaram a volta do Duel e das ligas para o MTGO seguindo a nova lista oficial de banidas.

 

Da mesma maneira, a “MTG Prime”, que organiza a Copa Francesa de Duel Commander, também já anunciou oficialmente a adesão da nova Banlist Oficial

 


(Tradução feita por inteligência artificial)

 

“Olá a todos,


A MTG Prime, entidade organizadora da Copa da França de Duel Commander, anunciou que deixará a escolha aos organizadores dos CR (Circuit Regional) e Open CDF (Copa da França) entre seguir a banlist (lista de cartas banidas) do comitê ou a que será produzida em paralelo pela DocFX.


No interesse dos jogadores e a fim de promover a integridade do formato, toda a equipe Magic Biquette reafirma sua posição firme de apoio ao comitê, ou seja, os 5 membros principais atuais e todos aqueles que os cercam (você encontrará a lista completa nesta página do site deles).


É neste contexto que tomaremos as seguintes medidas para os futuros eventos publicados no servidor:


• Qualquer evento rotulado como "Duel Commander" que siga a banlist da DocFX será por enquanto removido.


• As decklists publicadas que seguirem a banlist da DocFX não serão fixadas nos canais de deckbuilding.


Insistimos, no entanto, que estas medidas não têm a vocação de dificultar o projeto da DocFX, que parece ter planos para estabelecer um formato muito diferente. Desejamos-lhe sucesso neste empreendimento. Nosso objetivo é a perenidade do Duel Commander, tal como é jogado e apreciado por uma comunidade cada vez mais massiva, e que provou sua atratividade com o novo recorde estabelecido neste fim de semana durante o Relic Fest.


Estas medidas também não visam criticar a MTG Prime de forma alguma. A Magic Biquette, é claro, não tem nada a dizer aos organizadores de torneios sobre o que devem fazer; somos apenas uma plataforma comunitária. Fazemos a escolha de favorecer a promoção dos eventos no formato ao qual o servidor é dedicado desde sua criação.


Tal como desde o início desta crise (que pensávamos já ter ficado para trás), pedimos que mantenham a correção em relação a todas as partes envolvidas.


A Equipe Magic Biquette.”

 

(Fim da tradução)

 

Segundo algumas fontes, William Pinaud (DocFX) era um “consultor” e “tech manager”, e não fazia parte dos membros votantes (core members), atuando semelhante a um “Community Manager”.


Por outro lado, ele era o membro ativo mais antigo dentre os oficiais que formavam a equipe. 


De acordo com alguns depoimentos feitos através de conversas com membros ativos da comunidade francesa na qual ele tinha contato, seu temperamento forte somado à sua posição acalorada e sugestões igualmente radicais acabou criando desavenças que levaram aos acontecimentos. 


- Entre essas sugestões tivemos coisas como: 


Banimento de todos os comandantes de custo 3 ou menor do formato;


Adoção do sistema de pontos semelhantes ao Canadian Highlander como forma de limitar o deckbuilding;


Desbanimento massivo de cartas antigas para que elas voltem ao formato.

 

De modo geral, agora o site oficial passou a ser referido como DocFX Commander e poderá ser acessado pelo link, caso você jogador tenha interesse em ver, e possivelmente experimentar essas novas mudanças. 

 

- Por fim, deixarei aqui um comunicado feito pelo Victor Kyon, membro e um dos administradores da comunidade “Duel Commander Brasil”:

 

“Nós, da comunidade de Duel Commander no Brasil, somos uma das maiores comunidades ativas do formato, junto com Franceses, Italianos, Chineses e Tchecos. 


Eu gostaria de dizer que nossa força está no fato de que somos muito unidos, seja pro Duel ou pro Duel 500, e eu gostaria que isso se mantivesse assim. 


A lista do DocFX, apesar do nome, não é o formato que jogamos e conhecemos como Duel Commander. É um formato diferente, vindo diretamente e somente dele, e portanto, deve ser reconhecido como tal. O Duel Commander que jogamos e conhecemos vem do site duelcommander.org atualmente, e é no comitê que está inserido nele que eu gostaria que vocês continuassem confiando.”


Por fim, caso você seja um jogador de Duel, saiba que o formato continua sendo amparado e irá continuar sendo igualmente bem administrado como sempre foi. 


Para os que farão parte da LigaFest / Circuito LigaMagic, a lista oficial utilizada será a do Duel Commander. 

 

Espero que tenham gostado da leitura, e deixem nos comentários sua opinião!


Um grande abraço, e até o próximo!

Jefferson C Faria Barbosa ( D3AD)
Jefferson Barbosa, mais conhecido como Jeff, conheceu Magic em Lorwyn e desde então vem aprofundando seu amor por card games. Desde sempre se considerando um amante do competitivo, participou da criação do grupo cEDH Brasil e vem criando conteúdo sobre formatos multiplayer em projetos conjuntos e independentes!
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 29/11/2025 11:05:02

É uma mudança de pensamento, duel tem de ser encarado como um singleton competitivo, então varias coisas vão ser banidas devido a power level

(Quote)
- 28/11/2025 18:41:53

Sim, mas estão sendo reconhecidos como o verdadeiro Duel Commander. Então na teoria, ele deu um golpe de estado, ocupou o parlamento, mas não tem ninguém pra ouvi-lo. Kkkk

(Quote)
- 28/11/2025 18:41:34

São baralhos diferentes, muita coisa que tem que ter no CEDH fica banida no Duel, galera acaba tendo preguiça de ficar mudando baralho toda hora.

(Quote)
- 27/11/2025 14:43:37

show

(Quote)
- 27/11/2025 14:32:30

Tem liga no MOL dês de 24 de julho, 2024(https://www.mtgo.com/news/mtgo-duel-commander-07102024).

Últimos artigos de Jefferson C Faria Barbosa
Deck Tech Tayam - Commander 500
Veja como funciona o poderoso deck Abzan de Tayam no Commander 500, incluindo o plano de jogo, mulligans, melhores matchups e o famoso Floating Loop explicado passo a passo.
4.155 views
Deck Tech Tayam - Commander 500
Veja como funciona o poderoso deck Abzan de Tayam no Commander 500, incluindo o plano de jogo, mulligans, melhores matchups e o famoso Floating Loop explicado passo a passo.
4.155 views
Há 5 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Meu Top 5 de Avatar para o Commander!
Um recorte pessoal das cinco cartas que mais chamaram minha atenção
9.687 views
Meu Top 5 de Avatar para o Commander!
Um recorte pessoal das cinco cartas que mais chamaram minha atenção
9.687 views
Há 10 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Terrenos modais para o seu Commander!
Como as MDFCs podem melhorar a consistência e o plano de jogo do seu deck.
4.093 views
Terrenos modais para o seu Commander!
Como as MDFCs podem melhorar a consistência e o plano de jogo do seu deck.
4.093 views
Há 19 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
One-Punch Girl - Tifa Lockhart no Duel Commander
Neste artigo, trago uma análise completa sobre o deck de Tifa Lockhart no Duel Commander, um baralho que une simplicidade, agressividade e poder explosivo.
4.478 views
One-Punch Girl - Tifa Lockhart no Duel Commander
Neste artigo, trago uma análise completa sobre o deck de Tifa Lockhart no Duel Commander, um baralho que une simplicidade, agressividade e poder explosivo.
4.478 views
Há 26 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
O Futuro do Commander
Um resumo das atualizações dos Brackets e Game Changers
7.341 views
O Futuro do Commander
Um resumo das atualizações dos Brackets e Game Changers
7.341 views
27/10/2025 10:05 — Por Jefferson C Faria Barbosa