Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Respeitar tempo de conjuração de Mágicas
 Respeitar tempo de conjuração de Mágicas
Rjoliveira

Esquilo
0 Referências
Posts: 164
Registro: 06/04/18

Postado em: 24/08/24 13:15
Já houve varias duvidas em varias mesas sobre respeitar o tempo de conjuração de determinadas magicas. Em algumas mesas já questionaram se eu podia conjurar criaturas em qualquer momento com ponte musgomosto e com Horda de Noções. O que eu gostaria de saber pra encerrar essa duvida de vez é, pq eu posso conjurar mágicas a qualquer momento com essas cartas em questão e quando eu posso e quando eu não posso conjurar mágicas desse jeito?
 
Lust

Esquilo
0 Referências
Posts: 976
Registro: 11/05/17

Postado em: 24/08/24 13:53

Sim, você pode conjurar mágicas a qualquer momento com essas cartas, contanto que conjure durante a resolução da habilidade.
Como regra geral, qualquer coisa que permita que você conjure algo como parte da resolução do efeito vai ignorar a restrição de tempo da mágica.
Isso tem que ser assim, pois se não fosse, esses efeitos só poderiam conjurar instantâneas ou mágicas com flash, já que durante a resolução, o efeito ainda está na pilha, e você não poderia conjurar uma criatura, por exemplo.
Horde of Notions, por exemplo, permite que você conjure um Elemental como parte da resolução. Se a restrição de tempo não fosse ignorada, a habilidade ia ser inútil na prática.

A outra possibilidade, que não é o caso em nenhuma das duas cartas que você mencionou, são de efeitos que permitem que você conjure algo com limite de tempo definido (por exemplo, até o fim do turno, até o seu próximo turno, etc). Nessas cartas, você não conjura a mágica na resolução, mas sim após a resolução, e aí sim, precisa respeitar as restrições de tempo.

 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11597
Registro: 09/12/16

Postado em: 24/08/24 14:15
Para conjurar qualquer mágica, você precisa ter permissão, e não haver uma proibição. Permissão para conjurar inclui zona de origem (da mão, cemitério, exílio, etc) e tempo (prioridade, turno, etc).

As regras te dão as permissões básicas: para a maioria dos tipos de card, você pode conjurar da tua mão, como feitiço (quando você tem prioridade, durante uma fase principal do teu turno, e somente com a pilha vazia). Instantâneas e mágicas com a habilidade Flash você pode conjurar da tua mão, quando você tem prioridade, sem as demais condições. As regras não proíbem você de conjurar fora dessas condições, você apenas precisa ter a permissão para isso vinda de algum efeito.

Outro conceito básico: existem dois tipos de efeito, efeitos contínuos e efeitos 'one-shot'. Efeitos contínuos existem continuamente enquanto a fonte desse efeito existir, ou pela duração estabelecida para esse efeito. Efeitos 'one-shot' simplesmente acontecem em um momento e pronto. Por exemplo, se um card destrói uma permanente, é um efeito 'one-shot': a criatura morre e pronto, não existe um efeito 'mantendo' ela no cemitério. Já um card que dá +1/+1 para uma criatura está criando um efeito contínuo: o +1/+1 existe enquanto o card for uma permanente em campo, ou até o final do turno ou similar.

Geralmente, habilidade estáticas geram efeitos contínuos. Já habilidades ativadas, habilidades desencadeadas, feitiços e instantâneas (coisas que resolvem na pilha) causam efeito 'one-shot', exceto quando ela define uma duração para o efeito, o que implica em um efeito contínuo com aquela duração.

---

Tudo isso foi para dizer: a permissão depende de se o efeito é contínuo ou one-shot. Se o efeito for contínuo, ele só te dá permissão de zona de origem, você ainda precisa ter permissão de tempo, seja a permissão normal das regras, ou vinda de algum outro efeito. Já se o efeito for one-shot, o efeito está te dando todas as permissões necessárias para conjurar o card naquele exato momento.

Então não existe resposta fácil. Tem que ler o texto, e saber diferenciar efeito contínuo de one-shot.

Se é uma habilidade estática, quase sempre é contínuo, então você ainda precisar seguir o tempo normal de conjurar.

Se é um efeito que resolve (ativada, desencadeada, feitiço ou instantânea), vai ser contínuo se ele der uma duração para conjurar - "neste turno, até o final do turno, enquanto o card permanecer exilado". Nesses casos tem que seguir o tempo normal de conjurar, e tem que ser dentro da duração indicada. Já se ele não der uma duração, apenas disser para conjurar, é um efeito one-shot e a intenção é "você pode conjurar agora mesmo". Nem dá para 'deixar para depois', conjure enquanto o efeito está resolvendo ou você perde sua chance.

E as vezes, a diferença entre os dois casos reside em uma simples quebra de parágrafo.

Imagine três cards parecidos. Os textos são:

Card1- "{T}: Exile o card do topo do seu grimório. Se for um card de criatura, você pode conjurar este card"

Card2- "{T}: Exile o card do topo do seu grimório. Se for um card de criatura, você pode conjurá-lo até o final do seu próximo turno".

Card3- "{T}: Exile o card do topo do seu grimório.

Você pode conjurar cards de criatura exilados por Card3".

Apenas o primeiro te dá permissão de conjurar ignorando o tempo normal; a conjuração tem que ser imediata, na resolução da habilidade. Nos outros dois a permissão é um efeito contínuo, então você precisa seguir o tempo normal, sendo que com Card2 você precisa conjurar até o teu turno seguinte terminar ou perde a permissão (independente do Card2 ainda estar em campo ou não), e com Card3 tem que conjurar enquanto o Card3 estiver em campo.

---

Os seus dois exemplos são ambos one-shot. A permissão é dada por uma habilidade ativada, no momento em que ela resolve, então você conjura a mágica enquanto a habilidade está resolvendo. A habilidade em si te dá essa permissão.

Já o [card=Lich de Havengul] tem um texto muito parecido com o da Horda. Mas tem essas palavrinhas, "neste turno" ("this turn"). Por causa elas, é um efeito contínuo em vez de one-shot, então você ainda precisa seguir o tempo de conjuração normal do card!

 
Rjoliveira

Esquilo
0 Referências
Posts: 164
Registro: 06/04/18

Postado em: 24/08/24 15:12
Nuuuuu muito obrigado os dois! Dúvidas esclarecidas perfeitamente e minuciosamente. Show de bola!