| Golpe Duplo vs. Iniciativa |
|
Tauren
|
| Postado em: 22/11/25 21:33 |
|
Boa noite!
Tenho eu uma carta 15/2 com golpe duplo e atropelar atacando. A carta é defendida por uma 3/2 com iniciativa.
Sei que ao que concerne a iniciativa antes da etapa de dano temos uma etapa adicional onde as criaturas com iniciativa ou golpe duplo atribuem dano primeiro.
No caso acima ambas as criaturas nesse etapa atribuem dano uma a outra. Minha dúvida fica, pois, a saber se a criatura com atropelar atribue dano ao defensor ou se morre antes de puder fazê-lo (devido ao dano da criatura com iniciativa).
Editada por: Tauren
|
|
|
|
Gocarvalho5
|
| Postado em: 23/11/25 00:31 |
|
Quando começa a fase de combate padrão ambas já estão mortas, pois se mataram no primeiro combate ,então não, o dano excedente não vai ao jogador.
Editada por: Gocarvalho5
|
|
|
|
Tauren
|
| Postado em: 23/11/25 01:03 |
|
Mesmo a primeira criatura possuindo atropelar?
|
|
|
Blitkun
Urso
|
| Postado em: 23/11/25 03:57 |
|
| Mesmo a primeira criatura possuindo atropelar? |
O danon excedente vai sim no jogador defensor. Ambas criaturas morrem na etapa de dano com iniciativa. A 15/2 causa 2 de dano ao bloqueador e os outros 13 no jogador defensor..
«Moderador da Seção Casual»
|
|
|
|
Elvengineer
|
| Postado em: 23/11/25 14:05 |
|
Segundo a regra, o dano do atropelar não é visto ja que a criatura estará morta na etapa de dano normal.
Regras:
702.7b – First strike e double strike: dano é dividido em duas etapas; se a criatura morrer na primeira, não causa dano na segunda.
702.19b – Trample: só pode atribuir dano excedente ao jogador se ainda estiver em combate e for causar dano naquela etapa.
Editada por: Elvengineer
|
|
|
Blitkun
Urso
|
| Postado em: 23/11/25 18:53 |
|
Segundo a regra, o dano do atropelar não é visto ja que a criatura estará morta na etapa de dano normal.
Regras:
702.7b – First strike e double strike: dano é dividido em duas etapas; se a criatura morrer na primeira, não causa dano na segunda.
702.19b – Trample: só pode atribuir dano excedente ao jogador se ainda estiver em combate e for causar dano naquela etapa.
Editada por: Elvengineer |
Mas atropelar não se aplica apenas na segunda etapa de dano. Atropelar acontece em toda instância que a criatura causar dano de combate. Por ter golpe duplo ela causa dano na etapa de dano com iniciativa (junto com a bloqueadora). Ambas morrem, mas o jogador defensor leva esses 13 de dano.
«Moderador da Seção Casual»
|
|
|
|
Elvengineer
|
| Postado em: 25/11/25 01:37 |
|
Segundo a regra, o dano do atropelar não é visto ja que a criatura estará morta na etapa de dano normal.
Regras:
702.7b – First strike e double strike: dano é dividido em duas etapas; se a criatura morrer na primeira, não causa dano na segunda.
702.19b – Trample: só pode atribuir dano excedente ao jogador se ainda estiver em combate e for causar dano naquela etapa.
Editada por: Elvengineer |
Mas atropelar não se aplica apenas na segunda etapa de dano. Atropelar acontece em toda instância que a criatura causar dano de combate. Por ter golpe duplo ela causa dano na etapa de dano com iniciativa (junto com a bloqueadora). Ambas morrem, mas o jogador defensor leva esses 13 de dano.
|
Irmão eu escrevi a regra. Qual parte vc não entendeu ? O dano do atropelar passa 2x se a criatura com atropelar tem iniciativa ou golpe duplo e a bloqueadora não tiver nada, ai sim.
A regra diz " se ainda estiver em combate" ou seja na etapa de dano principal, a criatura ja esta morta.
Na etapa de combate de iniciativa se ambas as criaturas Atacante e bloqueadora possuem iniciativa/golpe duplo, o atropelar não é enxergado
Editada por: Elvengineer
|
|
|
|
ZanzaJulietta
|
| Postado em: 25/11/25 08:11 |
|
Segundo a regra, o dano do atropelar não é visto ja que a criatura estará morta na etapa de dano normal.
Regras:
702.7b – First strike e double strike: dano é dividido em duas etapas; se a criatura morrer na primeira, não causa dano na segunda.
702.19b – Trample: só pode atribuir dano excedente ao jogador se ainda estiver em combate e for causar dano naquela etapa.
Editada por: Elvengineer |
Mas atropelar não se aplica apenas na segunda etapa de dano. Atropelar acontece em toda instância que a criatura causar dano de combate. Por ter golpe duplo ela causa dano na etapa de dano com iniciativa (junto com a bloqueadora). Ambas morrem, mas o jogador defensor leva esses 13 de dano.
|
Irmão eu escrevi a regra. Qual parte vc não entendeu ? O dano do atropelar passa 2x se a criatura com atropelar tem iniciativa ou golpe duplo e a bloqueadora não tiver nada, ai sim.
A regra diz " se ainda estiver em combate" ou seja na etapa de dano principal, a criatura ja esta morta.
Na etapa de combate de iniciativa se ambas as criaturas Atacante e bloqueadora possuem iniciativa/golpe duplo, o atropelar não é enxergado
Editada por: Elvengineer |
O Blitkun esta certo. O ataque duplo e a iniciativa criam uma etapa de dano nova, antes da principal. Então tudo que acontece na principal, pode e deve acontecer na nova. as criaturas se batem, e o dano que sobrar passa pro controlador. ai analisa se alguma tomou dano suficiente para matar ela. Morreu as duas?! ai não vai existir a etapa de dano principal. Se do jeito que você esta falando, fosse o certo, nem na etapa de dano principal o atropelar ia ter efeito.
|
|
|
Blitkun
Urso
|
| Postado em: 25/11/25 10:11 |
|
Retirando das regras:
702.19. Trample
[...]
702.19b. The controller of an attacking creature with trample first assigns damage to the creature(s) blocking it. Once all those blocking creatures are assigned lethal damage, any excess damage is assigned as its controller chooses among those blocking creatures and the player, planeswalker, or battle the creature is attacking. When checking for assigned lethal damage, take into account damage already marked on the creature and damage from other creatures that's being assigned during the same combat damage step, but not any abilities or effects that might change the amount of damage that's actually dealt. The attacking creature's controller need not assign lethal damage to all those blocking creatures but in that case can't assign any damage to the player or planeswalker it's attacking. |
Atropelar modifica como o dano é resolvido no combate. Verifica se há dano excedente (além da resistência da criatura bloqueadora) e aplica esse dano ao jogador defensor, planeswalker ou batalha atacada. Isso ocorre em qualquer etapa de dano em que a criatura causaria dano.
702.4. Double Strike
702.4a. Double strike is a static ability that modifies the rules for the combat damage step. (See rule 510, "Combat Damage Step.")
702.4b. If at least one attacking or blocking creature has first strike (see rule 702.7) or double strike as the combat damage step begins, the only creatures that assign combat damage in that step are those with first strike or double strike. After that step, instead of proceeding to the end of combat step, the phase gets a second combat damage step. The only creatures that assign combat damage in that step are the remaining attackers and blockers that had neither first strike nor double strike as the first combat damage step began, as well as the remaining attackers and blockers that currently have double strike. After that step, the phase proceeds to the end of combat step. |
No exemplo tanto a criatura atacante (15/3 com atropelar e golpe duplo) quanto a bloqueadora (3/2 com iniciativa) causarão dano de combate. A atacante recebe 3 de dano (o suficiente para matá-la) ao mesmo tempo em que causa seus 15 de dano. Como 15 é maior do que 2 (resistência da bloqueadora), nota-se dano excedente (13). Atropelar enxerga esse dano excedente e o aplica ao jogador defensor.
«Moderador da Seção Casual»
|
|
|
|
bandera
|
| Postado em: 25/11/25 13:51 |
|
Segundo a regra, o dano do atropelar não é visto ja que a criatura estará morta na etapa de dano normal.
Regras:
702.7b – First strike e double strike: dano é dividido em duas etapas; se a criatura morrer na primeira, não causa dano na segunda.
702.19b – Trample: só pode atribuir dano excedente ao jogador se ainda estiver em combate e for causar dano naquela etapa.
Editada por: Elvengineer |
Mas atropelar não se aplica apenas na segunda etapa de dano. Atropelar acontece em toda instância que a criatura causar dano de combate. Por ter golpe duplo ela causa dano na etapa de dano com iniciativa (junto com a bloqueadora). Ambas morrem, mas o jogador defensor leva esses 13 de dano.
|
Irmão eu escrevi a regra. Qual parte vc não entendeu ? O dano do atropelar passa 2x se a criatura com atropelar tem iniciativa ou golpe duplo e a bloqueadora não tiver nada, ai sim.
A regra diz " se ainda estiver em combate" ou seja na etapa de dano principal, a criatura ja esta morta.
Na etapa de combate de iniciativa se ambas as criaturas Atacante e bloqueadora possuem iniciativa/golpe duplo, o atropelar não é enxergado
Editada por: Elvengineer |
Estamos aqui para aprender
Você para passar vergonha...
Aproveitando que postou a regra, mas só leu o que interessava:
702.19b The controller of an attacking creature with trample first assigns damage to the creature(s) blocking it. Once all those blocking creatures are assigned lethal damage, any excess damage is assigned as its controller chooses among those blocking creatures and the player, planeswalker, or battle the creature is attacking. When checking for assigned lethal damage, take into account damage already marked on the creature and damage from other creatures that’s being assigned during the same combat damage step, but not any abilities or effects that might change the amount of damage that’s actually dealt. The attacking creature’s controller need not assign lethal damage to all those blocking creatures but in that case can’t assign any damage to the player or planeswalker it’s attacking.
Em nenhum momento a habilidade de atropelar se mostra atrelada a etapa de dano normal.
Único requisito é o dano de combate aplicado ser letal. Em poucas palavras, é uma combinação de verificações:
Se é atacante; se tem atropelar; se esta viva para aplicar seu dano de combate; se o dano aplicado na defensora é letal; se sobrou algo para ser distribuído .
Vale ressaltar um ponto importante que ninguém falou:
A criatura 15/2, atropelar e golpe duplo, causará somente os 13 de dano no jogador defensor.
Ela não estará viva na etapa de dano normal, impedindo-a de causar mais 15 de dano.
Editada por: bandera
|
|
|
|
maykeljogador2
|
| Postado em: 25/11/25 14:44 |
|
Tá mas agora tem uma dúvida a galera falo que o dano excedido de atropelar não vai dá etapada rápida de combate pq quando for pra etapada normalas as suas criaturas já estão morta mas e sse for uma criatura com atropela golpe duplo ataca 3/3 e for bloqueada por uma criatura que tem 2/2 com iniciativa e indestrutivel nesse caso a criatura não morre mas da dano excedido por 3 exede 2 então nesse caso a criatura 3/3 vai excede 1 de dano na criatura 2/2 na etapa rápida combate e depois vai excede mas 3 pq na etapa de combate normal pq quando a 3/3 causa 3 de dano na 2/2 ela vai fica com resistência 0 ela fica 2/0 mas como ela e indestrutível não morre depois isso na etapa combate normal epois ela vai causa mas 3 de dano na 2/2 como ela tá com 0 de resistência vai excede mais 3 de dano nesse caso e assim que funciona atropela a criatura nao precisa morrer pra exceder ela keyword não fala isso
|
|
|
Blitkun
Urso
|
| Postado em: 25/11/25 15:34 |
|
| Tá mas agora tem uma dúvida a galera falo que o dano excedido de atropelar não vai dá etapada rápida de combate pq quando for pra etapada normalas as suas criaturas já estão morta mas e sse for uma criatura com atropela golpe duplo ataca 3/3 e for bloqueada por uma criatura que tem 2/2 com iniciativa e indestrutivel nesse caso a criatura não morre mas da dano excedido por 3 exede 2 então nesse caso a criatura 3/3 vai excede 1 de dano na criatura 2/2 na etapa rápida combate e depois vai excede mas 3 pq na etapa de combate normal pq quando a 3/3 causa 3 de dano na 2/2 ela vai fica com resistência 0 ela fica 2/0 mas como ela e indestrutível não morre depois isso na etapa combate normal epois ela vai causa mas 3 de dano na 2/2 como ela tá com 0 de resistência vai excede mais 3 de dano nesse caso e assim que funciona atropela a criatura nao precisa morrer pra exceder ela keyword não fala isso |
Deixa eu ver se entendi.
Criatura atacante 3/3 com golpe duplo e atropelar.
Criatura bloqueadora 2/2 com iniciativa e indestrutível.
Primeiramente, dano causado não reduz a resistência da criatura. A bloqueadora continua com 2 de resistência, apenas fica com dano marcado. O Arena faz um desserviço mostrando dessa maneira, fica confuso.
Na primeira etapa de dano, ambas criaturas causam dano uma à outra. A atacante causa 2 de dano na bloqueadora e 1 de dano no jogador defensor, por causa do atropelar. A bloqueadora causa 2 de dano na atacante.
Na segunda etapa de dano, a atacante causa dano de combate novamente (golpe duplo). Ela enxerga que a bloqueadora já sofreu dano letal (dano igual à sua resistência, 2), então todo seu dano é considerado excedente. Ela causa 3 pontos de dano ao jogador defensor por causa do atropelar.
Resultado:
Criatura atacante 3/3 viva com 2 de dano marcados sobre ela;
Criatura bloqueadora 2/2 viva com 2 de dano marcados sobre ela;
Jogador defensor sofreu 4 pontos de dano.
«Moderador da Seção Casual»
|
|
|
|
maykeljogador2
|
| Postado em: 25/11/25 17:40 |
|
| Tá mas agora tem uma dúvida a galera falo que o dano excedido de atropelar não vai dá etapada rápida de combate pq quando for pra etapada normalas as suas criaturas já estão morta mas e sse for uma criatura com atropela golpe duplo ataca 3/3 e for bloqueada por uma criatura que tem 2/2 com iniciativa e indestrutivel nesse caso a criatura não morre mas da dano excedido por 3 exede 2 então nesse caso a criatura 3/3 vai excede 1 de dano na criatura 2/2 na etapa rápida combate e depois vai excede mas 3 pq na etapa de combate normal pq quando a 3/3 causa 3 de dano na 2/2 ela vai fica com resistência 0 ela fica 2/0 mas como ela e indestrutível não morre depois isso na etapa combate normal epois ela vai causa mas 3 de dano na 2/2 como ela tá com 0 de resistência vai excede mais 3 de dano nesse caso e assim que funciona atropela a criatura nao precisa morrer pra exceder ela keyword não fala isso |
Deixa eu ver se entendi.
Criatura atacante 3/3 com golpe duplo e atropelar.
Criatura bloqueadora 2/2 com iniciativa e indestrutível.
Primeiramente, dano causado não reduz a resistência da criatura. A bloqueadora continua com 2 de resistência, apenas fica com dano marcado. O Arena faz um desserviço mostrando dessa maneira, fica confuso.
Na primeira etapa de dano, ambas criaturas causam dano uma à outra. A atacante causa 2 de dano na bloqueadora e 1 de dano no jogador defensor, por causa do atropelar. A bloqueadora causa 2 de dano na atacante.
Na segunda etapa de dano, a atacante causa dano de combate novamente (golpe duplo). Ela enxerga que a bloqueadora já sofreu dano letal (dano igual à sua resistência, 2), então todo seu dano é considerado excedente. Ela causa 3 pontos de dano ao jogador defensor por causa do atropelar.
Resultado:
Criatura atacante 3/3 viva com 2 de dano marcados sobre ela;
Criatura bloqueadora 2/2 viva com 2 de dano marcados sobre ela;
Jogador defensor sofreu 4 pontos de dano. |
E bem complexo né vei
|
|
|