Galerinha dentuça, amantes da escuridão, leitores de Bram Stoker e fãs do Edward, aqui estamos nós em mais um Real Rogues! No ritual de hoje vamos falar de trevas e criaturas trevosas, escuridão mesmo! Esse deck ficou na penumbra, fora do alcance dos holofótes do T2. Agora ele vai sair das sombras para surpreender e aterrorizar nossos oponentes HÁ HÁ HÁ HÁ (risada maléfica). Vocês sabem, Zendikar é um plano cheio de vampiros, Innistrad é outro plano infestado de vampiros, no formato Standard atual temos 50 cards de vampiros à nossa disposição....e...e......e...... onde estão os decks tribais!? Com tantos vampiros à nossa disposição é agora ou nunca!
Vamos lembrar que o Standard atual tem como característica forte a presença de decks baseados em criaturas e/ou veículos!
Conhecendo as ameaças, vamos nos focar em destruí-las, com remoções instantaneas, sacrifícios, blocks surpresa, toque mortífero, pescoços mordidos e muito sangue. O deck de vampiros oferece a possibildiade de assustar nosso oponente jogando em velocidade de mágica instantânea e remove as criaturas mais problemáticas com facilidade. Quer mais um ponto positivo? É monocolor, só pantanos, enquanto outros decks do formato precisam se preocupar com bases de manas complexas de 3 ou até mesmo 4 cores que podem trazer a eles problemas durante a partida.
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
Para quem não tem medo de vampiros, vamos à lista. que é uma LOUCURA (literalmente):
Sugadores de pontos de vida: As criaturas
Podemos dividir nossos vampiros em 3 categorias: enablers de loucura, loucos e fortes sozinhos. Os enablers, ou facilitadores, de loucura, são cartas que nos permitem descartar cards ativando a habilidade de loucura, que está bastante presente em nosso deck.
Muitas são as cartas que nos permitem descartar cards, mas Condenado Stromkirk e Herdeira de Falkenrath foram escolhidas por uma razão bastante especial: a ativação de sua habilidade não custa mana! Isso facilita nossa vida e torna possível curvar os vampiros insanos logo no turno 3. Além disso, Stromkirk é capaz de dar um bônus de +1/+1 que interage muito bem com os outros vampiros do deck e Falkenrath quando transformada é forte o suficiente para trocar por uma Constritora Sinuosa, ou fazer um bloqueio duplo, com voar, em um Coracao de Kiran. Estes dois, se forem removidos ganham tempo e quando não são removidos permitem a jogada de Gemeas da Quinta dos Maurer ou Paria Voldaren. Estas últimas duas, são vampiras bem fortes. As gêmeas 3/5 são como se fossem nossas Segadeira da Eteresfera sem necessidade de tripular e a habilidade de transformar de Paria Voldaren é uma real ameaça aos decks baseados em criaturas. Podemos ativá-la de surpresa assim que ela entra em jogo.
Outro detalhe que não devemos esquecer é que se utilizarmos Stromkirk para descartá-las, elas entram 4/6 e 4/4 na mesa, corpos nada desprezíveis para um bloqueio surpresa de turno 3. Quer ficar feliz? Vou falar mais uma coisa: CMC delas é 5, então Empurrao Fatal de seus oponentes não poderá destruí-las! São bellas vantagens que temos aqui.
Falando em vantagens, temos os “fortes sozinhos”, Kalitas, Traidor de Ghet e Etergenito Talentoso são dor de cabeça na certa. O melhor que o oponente pode fazer é conjurar algumas remoções aqui, pois com as habilidades de criar fichas de zumbi, toque mortífero e vínculo, com a vida estes dois vão certamente trazer dificuldades para a partida.
Os vampiros da lista rodam muito bem juntos, existem vampiros também na cor vermelha e na cor branca no standard, mas quando vemos essa combinação monocolorida, vemos que provavelmente é uma das mais simples e sinérgicas.
Truques de combate e remoções: mágicas variadas
Os vampiros podem precisar de ajuda, vamos dar algumas mágicas para eles deixando tudo mais interessante. Começando por Chave da Cidade, essa é versatilidade estampada! Assim como os vampiros de descarte, ela funciona bem com loucura. Pode fazer nossas criaturas mais fracas passarem imbloqueáveis sugando pontos de vida. Quando conuramos uma carta com loucura, com ajuda da chave, conseguimos card advantage no próximo turno. além de podermos simplesmente filtrar cards que não desejamos em nossa mão.
Em um exemplo simples: temos 5 terrenos na mesa, pagamos 2 para comprar uma carta e ainda possuiremos 3 manas que podem jogar quase todos os cards de nosso deck! Caso você esteja sem criaturas na mesa, poderá usar a habilidade dando alvo nas criaturas do oponente, inclusive naquelas que nem mesmo foram declaradas como atacantes. Repito, versatilidade! No late game essa é a chave para vantagens.
Também Precisamos de algumas cartinhas para remover criaturas da mesa. Para isso utilizaremos Homicidio e Empurrao Fatal, que é reconhecidamente uma das melhores cartas do formato. Essas duas remoções permitem a remoção de praticamente todas as ameaças do formato e oferecem um ótimo suporte para nossos amigos vampiros.
Adicionalmente, temos Vontade de Gisa, que permite aquele block surpresa. Receita de bolo: adicione uma Vontade de Gisa , leve ao forno, bloqueie e mate dois atacantes desavisados. Além disso, a vantagem numérica ajuda na transformação de Abolidora de Linhagens. .
Exorcistas e caçadores de vampiros: O metagame do formato padrão
As ameaças no T2 atualmente já são conhecidas, característica de um metagame consolidado (que deve ficar assim até que venha a rotação, ou bans dia 13). Você deve assassiná-las, empurrá-las fatalmente ou bloqueá-las. Cuidado com Saheeli Rai, pois devido à escolha de cartas de nosso deck, empurrão fatal dificilmente poderá ter como alvo Guardiao Felidar. Isso reduz a eficiência de nossas remoções pela metade. Contra os outros decks podemos facilmente utilizar Empurrão depois de um bloqueio, mas... depois de um bloqueio numa fase de ataque que teve gatos infinitos, será tarde demais.
No restante dos casos, o deck consegue enfrentar bem as ameaças. A escolha de criaturas e remoções já foi feita pensando no ambiente, então os vampiros vão voar, morder e sugar à vontade. Alguns deles são até mesmo imunes a Empurrao Fatal. Podemos bloquear Coracao de Kiran ou simplesmente removê-lo com qualquer uma de nossas 8 remoções. Mecanotita Verdejante e outras criaturas grandes, são fortes, mas ainda morrem para toque mortífero ou homicídio. O oponente que se cuide!
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Preparados para transformar o campeonato local em história de terror ? “O dia em que o deck favorito perdeu para o tribal vampiros II: O retorno”. Fazendo um comentário geral, o deck tem um estilo de jogo bem interessante, jogamos as cartas na maior parte do tempo no turno de nosso oponente. Fica bem fácil surpreende-lo ou mesmo blefar. Com 3 manas desviradas, o que você vai jogar? Homicidio? Paria Voldaren e transformar ? 2 bloqueadores 2/2? Dificultamos as decisões na fase de combate!
Para quem for jogar de Rogue, bom divertimento, poste seu relato aqui! Para quem for jogar contra os vampiros, muito alho, estacas e orações!
Nos vemos no próximo Real Rogues!
Faça seu comentário. Tem algum card que você gostaria de ver rodando em um rogue? Conhece alguma lista que você gostaria de ver no próximo Real Rogues? Deixe suas sugestões, bruxarias rúnicas, testemunhos e comentários.
Até a próxima!
Edu
Rapaz , é verdade! Por essa eu não esperava! Eu acompanhei o lançamento da ideia de Standards totalizando 6 edições, aparentemente os gerentes do magic voltaram atrás!
Nesse link, do final do ano passado, da wizards, podemos ver que o Standard fica com 8 edições ao todo. Então, vampiros vão brilhar e Kalitas não vai cair!
Segue link:
http://magic.wizards.com/en/articles/archive/news/revisiting-standard-rotation-2016-10-19
Segue minha lista:
https://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&deck=532135
Não é monoblack, mas sim BR.
Ainda fazendo alguns ajustes. Qualquer sugestão é bem vinda 😁
Vou testar esse deck, um monoblack rápido poderia ser muito bom no standard atual... eu testei algumas listas de zumbis e cheias de remoções mas sempre deixou bastante a desejar, é a vez dos vampiros