O Trio Ternura
02/10/2017 14:00 - 6,813 visualizações - 10 comentários

 

Ixalan está acontecendo no Standard e as informações já começaram a correr. 

 

Esse formato tem uma caracteristica interessante, ele começou a ser desvendado  de uma maneira diferente da normal, isso porque, apesar do lançamento de Ixalan no Magic Online ter sido dia 25 de Setembro, cinco dias antes aconteceu a "rotação" no MOL, BFZ e SOI foram embora, mas de Ixalan só tínhamos Duress, Spell Pierce​, Lightning Strike​ e as check lands, curiosamente, cartas que jogaram muito nesse começo de formato. Essa "pseudo-rotação" fez três baralhos ganharem destaque, 4c Energy (aka Temur), UW Approach e RDW, todos baralhos que já jogavam antes e que continuavam com a base intacta. 

 

Esse fato é o que explica esse baralhos saírem tão fortes, tanto no SCG Open em Dallas, quanto no PTQ do Magic Online, tivemos um bom domínio desses baralhos, que se fixaram como base do formato e os tiers 1. Outro ponto que explicaria essa dominância é que Ixalan não é tão fácil de ler e não dá bases tão óbvias para outras estratégias, RG Dinossauro, ao estilo RG Monsters, foi a única estratégia nova realmente baseada nessa edição, não que as outras sejam ruins, mas precisam de mais do que uma semana de testes para dar em algo, piratas é um ótimo exemplo, falamos de aggro-control, uma estratégia complexa e que pede mais tempo de deckbuilding, normal um deck desse tipo demorar.

 

Aos resultados, Dallas e o MOL mostraram o esperado, Temur era o deck mais popular, já que é um baralho não-linear que pode responder tudo do formato de alguma maneira, o tipo de baralho que atrai grinders, RDW e UW vinham depois, apostando em eficiência. Curiosidade, todos decks que recompensam experiência do piloto, é a primeira vez em algum tempo que temos isso logo no começo do formato. No Magic Online, Temur venceu, mas no Open em Dallas, uma novidade para quem queria mudanças.

 

Sultai Energy - Andrew Jessup - Campeão - Standard
2017-10-01

Jogador

dial0g

Código Fórum

[deck=694051]

 

Jessup venceu o Open de Sultai e eu diria que com esse formato que já definiu tiers tão rápido (pelo menos para essa semana, acredito que teremos mais novidades), o Sultai é o primeiro "deck metacall". A combinação UB é sensacional contra UW, principalmente Duress​, e Fatal Push​ não está mal contra um RDW, além de que, essa combinação também nos dá acesso a uma das melhroes criaturas do formato e dominadora do mid/late game, The Scarab God​.

 

O verde dessa lista nos dá agressão, para colocar pressão em deck como o Temur, e temos Blossoming Defense​, uma carta particularmente interessante. Contra UW ela não é tão sensacional, o deck tem poucos spots removals e é nas cóleras que ele pressiona essa estratégia, contra RDW a carta tem seus momentos, mas é contra Temur que Blossoming Defense se torna um Stubborn Denial​, veja bem, o grande desafio de vencer o temur é como ele vence jogos longos, boa parte de quem testou estratégias BGx based, eu inclusive, notou que rushar o Temur era mais fácil do que vencer o jogo longo de The Scarab God e Confiscation Coup​, é complicado entrar no midgame, fazer uma bomba e seu oponente te roubar ela. Uma ideia seria rushar e evitar isso, outra seria usar Confiscation Coup​ e o deus também, mas com a base de mana e dorks, o Temur era muito melhor nisso, Jessup então decide usar um counter de baixo custo para quebrar essa interação, além de, de quebra, poder dar um Time Walk​ em um dragão que acha que vai levar nossa Winding Constrictor​.

 

Outra carta que foi destaque nessa lista e foi bastante discutida durante a semana foi Hostage Taker​. Nossa pirata tem uma ideia parecida com a do Confiscation Coup​, vou usar a bomba do oponente contra ele, apesafr de que terei que conjurá-la. Em um mundo, como o Standard, onde temos muita mana e criaturas com ETBs relevante, Hostage Taker​ pode ser realmente forte, por sinal, ela e Confiscation Coup​ são o tipo de carta que incomodará muito quem for jogar com RG Dinos, porque Ripjaw Raptor​ é forte no deck, mas é insano contra o deck, o mesmo se aplica à Regisaur Alpha​. 

 

A próxima semana tem uma parte importante do desenvolvimento do meta, o Mundial, que contará com Standard, logo, pro players deixando claro o que pensam sobre o formato. Por mais que eu ache complicado algo melhor que Temur aparecer entre os midranges, é nas outras estratégias que acho que teremos novidades, já temos BR e Mono Black aggro despontando e tenho alguma esperança em novos controles. Ainda sim, só espero novidades mais pesadas no Pro Tour, em Novembro, pelo tempo que as grandes equipes terão para quebrar o formato.

 

Para terminar, vou deixando minha lista de Temur que venho usando no Magic Online, com algum sucesso, sendo que o side é o motivo do sucesso, ele tem três alvos bem definidos, counters contra UW, remoções e Cartouche of Ambition​ contra RDW e quatro bombas para o mirror, baseadas na ideia de um mirror onde você quer roubar a bomba do oponente e não quer ser roubado, além de tentar ter o topdraw o melhor possível, cartas de impacto forte.

 

4C Energy - Standard
2017-10-02

Jogador

Ruda

Código Fórum

[deck=694299]

 

Até mais!



Ruda


Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da LigaMagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Ruda na Twitch

LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

MrSocrates (03/10/2017 10:08:48)

Faltou foi argumento para parecer convincente fçjlasiefaslçfije

Apesar da tiração de sarro, também acho que RDW vai tomar uma freada bem forte. Agora, dizer que UW e Temur/Sultai/4C não ficam no formato é especular demais, os decks são muito consistentes e jogam bem contra todas as estratégias, praticamente virou o "Grixis DS" do T2.

irwind (03/10/2017 09:56:11)

Por que Sultai energy se só há 2 cartas no deck que usam energia?

Ruda (03/10/2017 09:15:15)

Faltou um "muahaha" ao final.

LuizVaz (03/10/2017 08:40:07)

esses deck não vão ficar nesse formato novos decks vao surgir aguardem

Ruda (03/10/2017 04:19:28)

Primeiro obrigado à todos pelo feedback!



Além do já citado artigo do Daniel, que fala sobre o side, eu provavelmente vou escrever mais sobre esse deck, detalhando algumas escolhas. Mas uma prévia, os counters entram no lugar das remoções vs UW; contra RDW Cartouche e spray, tirando as cartas mais pesadas e gosto de super spell Pierce no draw, tirando cub; no mirror eu tiro cub e 2 whirler e no play 4 whirler, 1 hydra e 1 spray, coloco as 4 cartas pesadas do side e negate (will, no draw).

Trio ternura se refere aos três decks tier do ambiente, UW, RDW e Temur.


Com o mirror ficando cada vez mais popular, eu prefiro usar 2 deuses e não gosto de usar tantas ameaças pesadas, porque um Coup do adversário vai fazer a festa.

Lecao_1 (02/10/2017 19:41:10)

Parabéns pelo Artigo, olhei algumas listas que usam 4x Portador da Glória e 1x Deus Escaravelho qual a sua opnião sobre isso?

JinShootingStar (02/10/2017 17:15:28)

Trio ternura
Posta dois decks

LOL

felipeping (02/10/2017 17:13:12)

Acho que esse artigo pode ajudar https://www.ligamagic.com.br/?view=artigos/view&aid=1876

costilha (02/10/2017 16:58:13)

RDW, UW e UGx Energy.

t_seixas (02/10/2017 16:23:26)

Boa análise. Acho que ainda tem espaço para aparecerem coisas novas, porém apostar nesses decks é jogar seguro. Duas dúvidas: Teria como fazer um artigo elaborando melhor o plano de sideboard desses decks de energia? Por que o nome do artigo é trio ternura? Não entendi. rs