Grindando Ixalan
03/10/2017 10:00 - 5,583 visualizações - 1 comentários
 
Olá!
 
Desde segunda-feira, dia 25 de Setembro, temos a possibilidade de draftar Ixalan no Magic Online, e já comecei a grindar liga atrás de liga pensando, principalmente, no treino para o Nacional. No artigo de hoje, pretendo compartilhar os decks que draftei, como eles desempenharam nas partidas, em quais pontos eles ficaram devendo, como poderiam ser melhorados e minhas impressões gerais do formato.
 
Draft 1, RWg Dinossauros
 
RWg Draft 1 - Booster Draft
2017-09-26

Jogador

sandoiche_13

Código Fórum

[deck=689441]
 
Aqui o draft começou com um Repeating Barrage p1p1, mas passando um Sky Terror. Em seguida, pego Territorial Hammerskull e um Firecannon Blast. O Hammerskull em particular pede um deck com curva baixa e onde combat tricks funcionam bem, então pego Vampire's Zeal logo no começo. Algumas criaturas para completar a curva como Tilonalli's Knight, Headstrong Brute e Raptor Companion também foram parte do primeiro booster, e tentei manter-me nessa direção de RW agressivo.

No segundo booster, meu primeiro pick é o Rowdy Crew, que junto com outras cartas como Wily Goblin, Pirate's Cutlass e o próprio Headstrong Brute, me deixam com algumas sinergias de piratas, além de mais algumas criaturas para ir preenchendo a curva.
 

No terceiro pack, pego logo de início um Sky Terror, e me passam, de segundo pick, um Regisaur Alpha - provavelmente o do meu lado não estava em nenhuma das cores. Não hesito em pegar, dando uma atenção para tentar pegar alguns fixers para viabilizar o splash. Acabo com mais dois Wily Goblin e outro Sky Terror, e tenho um deck que apesar de um transitar um pouco entre Dinossauros e Piratas em suas sinergias e ter um power level mais baixo em algumas criaturas, possui bombas fortíssimas. Esse deck ficaria realmente mais forte com um Lightning Strike, e mais alguns tricks, como Vampire's Zeal ou Rallying Roar, e com criaturas mais impactantes nas curvas baixas - Emissary of Sunrise e Brazen Buccaneers são exemplos que adicionariam bastante consistência.

Nessa liga terminei 2-1 vencendo de R/W Dinossauros com o power level bruto de Regisaur Alpha, perdi de um B/R Raid bem agressivo e sinérgico que puniu a baixa qualidade das minhas criaturas mais leves, e venci de um B/W Vampiros, usando principalmente das sinergias de piratas e remoções pontuais como Dual Shot e Lightning Strike quando ele tentou truques com Mark of the Vampire.
 
Draft 2, RG Dinossauros
 
RG Draft 2 - Booster Draft
2017-09-26

Jogador

sandoiche_13

Código Fórum

[deck=689443]
 
Comecei esse draft com um p1p1 de Lightning Strike ao invés de River's Rebuke. Depois tive uma decisão entre Drover of the Mighty e Air Elemental, e tendo passado a rara azul antes, acabei optando pelo Drover. Pego dois Tishana's Wayfinder em sequência, e basicamente apenas cartas verdes durante todo o restante do pack 1 e do pack 2.

Chegando no terceiro booster, tenho praticamente um Mono Green Dinossauros com Lightning Strike, que acabei complementando com 2 Sure Strike, 1 Tilonalli's Knight e 1 Sun-Crowned Hunters além do Lightning Strike.
 
Entre Explore e os vários mana dorks, chegar nas manas para os drops pesados como Colossal Dreadmaw era trivial, e junto dos tricks de combate, eram criaturas impossíveis de serem respondidas apenas através do combate, dominando completamente o campo de batalha.
 
Esse draft fechei a mesa 3-0 ganhando de UB Piratas, UB Piratas, novamente, e RG Dinossauros. Aqui entra um ponto importante: no RG Dinossauros, acredito que seja mais interessante partir para a rota de rampar direto para os bichões gordos ao invés de ficar num "meio-termo" com bichos das curvas médias, como um aggro mais convencional. Mãos que envolvam New Horizons, Blossom Dryad ou Drover of the Mighty rampando diretamente para os Colossal Dreadmaw e Sun-Crowned Hunters acabam sendo quase impossíveis para boa parte dos decks lidarem, especialmente se forem seguidos de um combat trick no turno seguinte ao atacarem.
 
Draft 3, UGb Piratas/Explore
 
UGb Draft 3 - Booster Draft
2017-09-26

Jogador

sandoiche_13

Código Fórum

[deck=689500]
 
Aqui o deck ficou bastante esquisito. Comecei com um Waker of the Wilds, e picks em 5 bichos com Explore seguidos. Só que daí em diante, o verde secou completamente, e acabei dando pick em algumas opções interessantes para UB piratas, como Siren Lookout e March of the Drowned.

No segundo booster, abri um Jace, Cunning Castaway, o qual dei pick. Nesse pack, consegui mais uma ou outra carta interessante para UB Piratas, mas ainda com a qualidade bruta dos bichos verdes com Explore. No terceiro pack, abro um Hostage Taker, mas com os picks seguintes não vindo nada para o arquétipo, volto a pickar cartas verdes sob o risco de ficar sem playables, e termino com essa abominação que não é nem Piratas, nem Merfolks, mas tem bichos de bastante qualidade individual, mecanismos de card advantage e bombas.

Não seria um mau deck para um pré-release, por exemplo, mas no draft eu fui derrotado por RW Vampiros e RW Dinossauros em games próximos, terminando 0-2 drop. Dentre todos os drafts que eu joguei até o momento da escrita do artigo, esse foi o único em que eu não premiei, mas em compensação as raras acabaram "pagando" o draft.
 
Draft 4, UB Piratas
 
UB Draft 4 - Booster Draft
2017-09-27

Jogador

sandoiche_13

Código Fórum

[deck=690320]
 
Esse draft comecei pickando um Skymarch Bloodletter em um booster sem nada mais de atrativo, e em sequência veio outra cópia dele que também peguei. Ainda no primeiro booster, peguei outras cartas pretas interessantes para aggro com preto de Raid/Piratas, como March of the Drowned, Pirate's Cutlass, Skulduggery e Dire Fleet Hoarder, além de alguns piratas vermelhos como 2 Headstrong Brute e 1 Fathom Fleet Firebrand.

No segundo booster, porém, abro um Hostage Taker, e faço o pick pensando tanto em splashar caso vá BR, ou até partir para UB sendo que ainda não estou totalmente comprometido com o vermelho. Picko praticamente só  criaturas pretas nesse segundo booster, e consolido-me em azul com Deadeye Quartermaster e Storm Fleet Spy como outras adições fortes para a cor.
 
Esse foi um dos decks que teve melhor jogabilidade e sinergia, e o meu favorito até agora. 14 Piratas, com uma "Stoneforge Mystic", além de duas cópias de ambos dos melhores payoffs comuns de piratas: Pirate's Cutlass e March of the Drowned. A deficiência desse deck, que foi o que acabou me cobrando na final, foi a falta de remoções - sem Walk the Plank ou Contract Killing, o deck era suscetível a bombas, e foi o que aconteceu na final onde um Vona, Butcher of Magan ganhou sozinho no RWb Vampiros do meu oponente - as outras partidas venci de RW Dinossauros e Grixis Piratas praticamente com uma mão nas costas.

Draft 5, UR Piratas
 
UR Draft 5 - Booster Draft
2017-09-28

Jogador

sandoiche_13

Código Fórum

[deck=691156]
 
No meu quinto draft, os picks fluíram com bastante tranquilidade. No primeiro booster pego um Daring Saboteur, uma rara bem jogável mas nada absurda, e de segundo pick a incomum dourada, porém, poderosíssima, Marauding Looter. Vou pegando vários piratas em ambas as cores, focando principalmente em drops de baixa curva como Headstrong Brute, Fathom Fleet Firebrand e Shipwreck Looter, para funcionarem triggando o Looter já no turno que ele entra.

Meu segundo booster vem uma Dreamcaller Siren, que seria um bicho justo em um baralho não-focado (como um UG Merfolks, ou UW Skies), mas que em um deck de Piratas é fenomenal, e mais um payoff de sinergia da tribo. Storm Fleet Arsonist é outra bomba que explora o Raid, junto de 3 Storm Fleet Pyromancer seguidos.
 

No final do draft, acabei ficando razoavelmente curto em playables, e tive que completar com algumas criaturas pequenas, mas que triggam o Raid eficientemente, casos de Fire Shrine Keeper e Storm Sculptor, e acabei preferindo ter um One with the Wind para sair dos board stalls, ao invés do Tilonalli's Knight​, sem nenhum outro dinossauro. Por ser um deck mais agressivo e de curva baixa, preferi manter Prosperous Pirates no side, por ter uma curva 5 já carregada e que acaba sendo muito mais forte no UB Piratas que é um deck mais grind com sinergias entre os tesouros na mesa através de Deadeye Plunderers, Desperate Castaways e Ruthless Knave.

O plano "aggro-tempo" do baralho funcionou perfeitamente, com um resultado perfeito de 3-0 vencendo de RG Dinossauros, UB Piratas e BR Piratas, com créditos principalmente ao Dreamcaller Siren roubando jogos em que eu deveria ter perdido e virei a race aos 45 do segundo tempo!
 
Draft 6, RG Dinossauros
 
RG Draft 6 - Booster Draft
2017-09-29

Jogador

sandoiche_13

Código Fórum

[deck=692317]
 
Nesse draft comecei pickando um Waker of the Wilds, seguido de um Pious Interdiction e um Legion's Judgment. Começaram a vir, então, Unfriendly Fire, Firecannon Blast e outras vermelhas interessantes, como Brazen Buccaneers, e acabei indo mais para o vermelho, porém, ainda em dúvida se tentava RW ou RG. Um Regissauro Alfa no segundo pack acaba ajudando a definir a escolha, e o Charging Monstrosaur me coloca mais na rota de bichões gordos do que necessariamente aggro de baixa curva.
 
No restante do pack, praticamente apenas cartas vermelhas, e o que acaba me deixando preocupado é que praticamente não consegui juntar playables suficientes para montar um deck mais sinérgico mesmo no terceiro booster. Drover of the Mighty ou Otepec Huntmaster para completar na aceleração seriam essenciais, e mais criaturas da tribo nas curvas baixas (Raptor Hatchling, Ravenous Daggertooth e Ranging Raptors são opções que vêm à mente) deixariam o deck mais sinérgico e com bichos para garantir não ser pisoteado no early game.
 
Ainda assim, a qualidade individual dos dois dinossauros bomba custo 5 carregaram bastante o deck, normalmente deixando o oponente entre a cruz e a espada quando os Sun-Crowned Hunters resolviam na curva seguinte. Nessa liga, perdi de UB Piratas em um 2x1 apertado, e levei de 2x0 contra Naya Dinossauros e um 2x1 também apertado, definido na última compra, no último turno possíve,l contra um UBg Piratas splashando Vraska, Cacadora de Reliquias.
 
Draft 7, UB Piratas
 
UB Draft 7 - Booster Draft
2017-10-01

Jogador

sandoiche_13

Código Fórum

[deck=693427]
 
Esse foi facilmente meu pior draft até agora. Comecei com um Walk the Plank, seguido de Air Elemental, por serem as melhores cartas de seus boosters. O terceiro me deu a opção entre um Tishana's Wayfinder ou um Sailor of Means, e embora eu considere o Wayfinder muito mais carta, acabei pegando o Sailor que poderia combinar tanto em um UB Piratas mais defensivo, como em um UB "good stuff e remoções" aproveitando-se do Air Elemental.

Dei uma sequência de picks interessantes, March of the Drowned, Dire Fleet Interloper e Storm Fleet Spy, que mais ou menos apontavam para uma estratégia que gostei das vezes em que draftei: UB Raid/Piratas. Só que daí em diante, os boosters secaram nas cores quase que por completo. Tirando uma ou outra carta sinérgica de piratas, tive que completar o deck com uma quantidade acima da média de criaturas de outras tribos - 2 Queen's Agent, 2 Blight Keeper, Queen's Bay Soldier, Watertrap Weaver e Skymarch Bloodletter são alguns exemplos.

Outro problema que o deck acabou tendo foi uma deficiência grave na curva 2, com apenas duas criaturas - Dire Fleet Hoarder passou por mim um total de zero vezes nos 24 boosters do draft, o que signifca uma combinação de azar de virem poucos e quando virem os outros drafters o pegarem de forma alta para suas próprias sinergias. Não passou também nenhum Pirate's Cutlass, o que acabou "anulando" meu forte pick de Deadeye Quartermaster, jogando-o para o sideboard.
 
Para fins de efeitos tribais, considero o mínimo aceitável cerca de 12~13 criaturas, e esse UB "piratas" passou um pouquinho longe, com apenas 9. O que acabou acontecendo foi que durante as partidas, o poderosíssimo March of the Drowned nem sempre tinha os melhores alvos, e caso tivesse o Cutlass, ele não entraria equipando parte significativa das vezes.
 
No fim, consegui fechar a mesa do draft vencendo UG Merfolks, RG Dinossauros e GW Vampiros, apostando principalmente no power level das criaturas com Explore, e especialmente o Run Aground brilhando na hora certa e quebrando a matemática dos combates. A evasão de Blight Keeper, Storm Sculptor e Dire Fleet Interloper também foram essenciais. Acabei não comprando o Air Elemental em nenhum dos três games, nem nas mãos mulligadas, nem em um dos games em que fiquei com 8 cartas no deck de tanto dar draws com Ruthless Knave e os bichos com explore.

Conclusões Iniciais
 
Nesses sete drafts, meu resultado final foi de 15 vitórias e 5 derrotas, draftando decks cujas bases possuíam apenas duas tribos: Dinossauros e Piratas, embora vampiros e tritões tenham tido participações importantes principalmente na mecânica de Explore. Ambos as tribos possuem mais de um jeito de montar, e a forma com a qual eu indicaria montar cada combinação depois de jogar com e contra seriam as seguintes:

 - U/R Piratas baseado em drops 2 rápidos, remoções vermelhas e tricks azuis, e muitos payoffs de Raid (especialmente os raros e incomuns);
 - U/B Piratas baseado tanto em drops rápidos e Raids como Deadeye Tormentor e Storm Fleet Spy; ou mais lento e valoroso, baseado em Sailor of Means, Prosperous Pirates, Siren's Ruse e com payoffs incomuns, como Ruthless Knave e Deadeye Plunderers;
 - B/R Piratas baseado em drops rápidos, com uma curva forte de Fathom Fleet Firebrand, Headstrong Brute, Deadeye Tormentor e com tricks e remoções rápidas, como Sure Strike e Skulduggery;
 - R/G Dinossauros com 4 ou 5 drops pesados (Sun-Crowned Hunters, Colossal Dreadmaw, eventuais raros e incomuns) para serem rampados através de Blossom Dryad, Drover of the Mighty e afins;
 - R/W Dinossauros aggro, principalmente com bichos difíceis de serem bloqueados como Sky Terror, Pterodon Knight e Territorial Hammerskull, finalizando o jogo com Dinosaur Stampede e outros tricks;
 - G/W Dinossauros também contando com ramps e bichões pesados, mas com acesso às excelentes remoções brancas (aqui é onde dinossauros mais defensivos como Looming Altisaur  e Spike-Tailed Ceratops brilham, especialmente quando aliados à bombas como Wakening Sun's Avatar e Waker of the Wilds).
 
Fora dessas tribos, gostaria de tentar montar U/G Merfolks (com os vários Explore e River Heralds' Boon) e Vampiros (tanto B/W com Anointed Deacon e os lifelinks, e R/W combinando vários tricks de combate, como Sure Strike) mas foram decks que não ficaram disponíveis para mim nas mesas que joguei até agora, e que gostaria de tentar ao menos uma vez antes do Nacional.
 
Outros arquétipos que eu gostaria de "ver qual é que é" são os tais "good stuff" de boas criaturas, bombas e remoções, mas que boa parte das vezes vão acabar sendo preteridos dada a quantidade de incentivos para ir para as tribos nesse formato de Ixalan. B/G com a temática de Explore acaba sendo o "representante" desse conceito, concentrando bichos com explore que geram card advantage, remoções e finishers verdes pesados.
 
Por fim, a décima combinação de duas cores é a U/W, que mescla todas as tribos de Ixalan ao mesmo tempo em que parece pegar as partes de cada uma que não combinam - embora seja possível vislumbrar um U/W Skies com criaturas evasivas, remoções e bounces, só que com pouca ou nenhuma sinergia tribal.
 
 
-
Quanto a vocês leitores, com quais combinações têm obtido mais sucesso até agora no Limited de Ixalan? Como tem sido a preparação para o Nacional? E qual evolução esperam ver do formato daqui para frente? Deixem suas opiniões nos comentários!
 
 
 

Matheus Akio Yanagiura (VIP STAFF sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, começou a jogar em 2003, em Flagelo. Está sempre na vida do grind dos torneios, com destaque para o título do CLM 10 Modern, o maior realizado até então, e o Top 16 no Grand Prix São Paulo 2018. É um entusiasta do Magic competitivo e totalmente dedicado à produção de conteúdo referente ao jogo, publicando artigos periodicamente desde 2012, colaborando para o Blog da LigaMagic desde 2015 e atualmente produz vídeos em seu canal no YouTube Sandoiche's Grind e streama ao vivo regularmente na Twitch.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
sandoiche_13 na Twitch

LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

fael_270 (04/10/2017 01:31:04)

Parabéns pelo artigo, gostei muito! Faça mais do gênero.

Abraço.