Faltando pouco mais de uma semana para o Nacional, as expectativas aumentam a cada dia. Como Ixalan ainda é recente, temos poucas opções para nos basearmos nos decks que podem aparecer. Apesar do último Star City Open ter sido vencido pelo surpreendente Sultai Energy, do Andrew Jessup, hoje vou falar de um dos arquétipos mais amados (e odiados) de todos: o control.
Um dos grandes motivos para não termos um deck de controle realmente bom, é que ainda não sabemos muito bem como o ambiente estabilizará. Ixalan ainda é muito recente, com várias ideias, mas nada muito concreto. A partir do momento que o ambiente se concretizar, aí sim podemos esperar os controles ressurgindo, pois eles saberão bem o que deve ser controlado.
O que temos de mais próximo disso, nos decks tier 1, com certeza é o UW Approach, que basicamente usa suas cartas para cavar o deck, para conjurar a Aproximação do Segundo Sol duas vezes e ganhar o jogo. E é só. Esse é realmente o único plano do deck, tirando algumas listas que usam Gideon das Provas no MD.
Essa foi a lista usada por Jim Davis no top8, que não ia Gideon, então ele funcionava quase como um draw go no md: esperando para ver as ameaças que caem do outro lado e que precisam ser respondidas. Caso contrário, os cyclers ajudam demais a cavar o deck atrás da Aproximação. E se o oponente resolve ir para cima, vomitando a mesa, um Fumigar resolve seus problemas e te dá a vida necessária para poder “combar”. Não é exatamente um combo, mas é mais ou menos como o deck funciona, você só precisa castar duas vezes a mesma mágica para ganhar.
Pós side, as Authoritys resolvidas cedo contra um aggro, aliadas a presença do Caracal podem te dar tempo suficiente para poder ganhar. E contra midranges/controles, basta tirar as cartas mortas como Aether Meltdown e subir os Gearhulks para poder ter mais uma kill condition.
O deck ganhou peças importantes como Search for Azcanta, diminuindo as chances de compras ruins e Settle the Wreckage, caso falte aquele 5º land para poder dar o Fumigate, você dá um Path to Exile global e tira as ameaças do caminho. Mesmo com todo esse poder, o deck ainda sofre para determinadas estratégias. O Sultai Energy pode ser um exemplo claro disso, pois mesmo que tenha um md muito bom para lidar contra o poder de suas criaturas, pós sb a vida do UW fica mais difícil com a presença de descartes, anulas e mais ameaças como Vraska.
Eu joguei umas boas partidas com e contra esse deck no Magic Online, e identifiquei alguns problemas nele:
- A ineficiência de determinadas cartas utilizadas no sideboard: um exemplo claro disso é o Regal Caracal, um verdadeiro terror para o Ramunap Red, mas que basicamente é utilizado apenas contra o mesmo. Sim, você pode subir ele contra um mirror, por exemplo, mas a eficiência não é a mesma. Eficiência que eu digo é responder a seguinte pergunta: no que subir o Caracal vai te ajudar nessa match? Se tapar no turno 5 e levar um censor? Esperar seu oponente lapidar a mão enquanto você vai comprando gatos, sem ter brecha pra resolver? Isso atrasa seu jogo, e da tempo para o oponente desenvolver o dele.
- A falta de opções de cartas no sideboard: apesar de ser um deck que vem com a base da temporada passada, algumas cartas que rotacionaram como Spell Queller e Gideon, Ally of Zendikar, te permitiam mudar a estratégia de jogo, não dependendo tanto assim de resolver dois Approachs para ganhar. Hoje, o deck basicamente ganha através do Approach, com uma ajuda do Gearhulk para roubar alguns jogos. Mas é pouco. Um deck precisa ter várias opções para combater decks diferentes. Um exemplo disso é o Ramunap, que pós side vira basicamente um Big Red com Chandra, Glorybringer e Vance’s Blast Cannons. O UW é o mesmo pré e pós sideboard, o que acaba sendo alvo do próximo problema…
- Duress: sim, uma única carta pode atrapalhar completamente a estratégia do UW. Aliar um disrupt de baixo custo, com cartas que precisam ser resolvidas, é um plano muito bom contra esse deck. Um duress bem encaixado no turno 4, tirando um Fumigate ou Settle the Wreckage, é um exemplo claro disso.
- A ineficiêncida dos removals: acho que esse é um dos pontos principais dos problemas enfrentados. Com a perda de Immolating Glare e, principalmente, Blessed Aliance, o deck ficou refém de cartas muito piores, como Aether Meltdown e Farm // Market. O primeiro é totalmente ineficiente contra cartas como Bomat Courier, Glint-Sleeve Siphoner e Winding Constrictor, que se não forem respondidas cedo, podem trazer dor de cabeça para o late game, que é onde o UW começa a desenvolver seu jogo. Farm // Market até começou a usar utilizado em algumas listas, mas custar 3 manas é perigoso, já que nessa curva você quer começar a anular coisas ou cavar respostas com Supreme Will.
UW é hoje o único deck considerado controle que podemos considerar como tier 1, com grandes chances de aparecer entre os primeiros, por ser um deck relativamente barato e com uma base já consolidada do T2 passado. Porém alguns correm por fora, como o UR control, que hoje praticamente assumiu de vez a terceira cor, se tornando Grixis Control. Ixalan também trouxe peças importantes para o deck, como Duress e Vraska's Contempt, essa última sendo uma resposta importante contra deuses como Hazoret e Rhonas, que acaba sendo muito mais eficiente que Hour of Devastation pelo seu poder de jogar como draw go. Uma lista que me agrada bastante é a do Michael Villavicencio, que pegou top4 no Standard Classic da SCG nesse final de semana.
Eu joguei com UR control quase que a temporada passada inteira e apesar de nunca ser um tier 1, o deck me deu alguns resultados bastante positivos. Com as checklands UB e BR, além de Vraska’s Contempt, temos razões para adotar uma terceira cor e o deck do Michael é uma ótima opção para os amantes do arquétipo.
Ao meu ver, a lista está mais bem preparada para lidar com decks como Temur e Sultai, pois suas remoções são bem mais eficazes que as do UW. A combinação de Abrade e Harnessed Lightning lida com a maioria das ameaças do oponente, em qualquer momento do jogo, por um custo de mana baixo e tendo suporte de um set de Vraska's Contempt para lidar com o restante, inclusive deuses e planeswalkers. Além disso, as suas kills são muto difíceis de lidar, pois desvirar com um The Scarab God, com a mesa controlada e o cemitério cheio é praticamente uma vitória garantida e o Torrential Gearhulk ainda tem um poder de gerar uma card advantage absurda, que poucos decks conseguem contornar, com o poder de finalizar o jogo muito rápido. E o side do Grixis tem o que falta no side do UW, cartas variadas com possibilidades de atacar mais de um arquétipo, podem mudar seu plano de jogo. Versatilidade é o nome aqui.
A expectativa para o Nacional é grande, e começa a surgir aquela vontade de controlar tudo de novo. UW é um deck poderoso, mas se eu achar alguma lista boa a tempo, com certeza esse Grixis pode se tornar uma das minhas opções. Até semana que vem!
Essa lista de Esper do Shareen Soorani ficou bem interessante: (DECK: 701244)
Sim, um splash pra uma terceira cor pode ser uma boa opção para variar as kills, diversificar o sideboard e tentar atacar o mirror de um outro ângulo. É uma boa lista, mas acho q falta a principal carta q a cor proporciona ao deck: Duress.
[quote=Gangrel=quote]Essa lista de Esper do Shareen Soorani ficou bem interessante: [deck=701244][/quote]Sim, um splash pra uma terceira cor pode ser uma boa opção para variar as kills, diversificar o sideboard e tentar atacar o mirror de um outro ângulo. É uma boa lista, mas acho q falta a principal carta q a cor proporciona ao deck: Duress.
Desde o falecimento do meu UR Twin, jogo Modern de UWx Ctrl.Quando vi em um leilão aqui na liga 4x Aproximação do Segundo Sol por 4,90, não me segurei em compra-los. No Modern, gasto 6 manas para fazer uma Elspeth, Sun's Champion que é forte, mas não me garante vitória alguma. E por que não? Gastar 7 manas e castar um card, em que está escrito " Você ganha o jogo"!Quando vi que Ixalan ia ter a checkland UW...não tive dúvidas que iria jogar o nacional de UW Approach (ou UW ass, como gosto de chamar kkk...)Já tinha os Gideon of the Trials, já tinha Approach, já tinha checkland...faltava, basicamente, pegar as cycling lands UW.Um deck com cards escrito: " Você não perde o jogo e seus oponentes não podem vencer" e "Você ganha o jogo"...só poderia ser sensacional!Só que não!Mesmo estando acostumado a ver o outro lado da mesa lotado de criaturas e eu sem nenhuma, mas como você disse no artigo, a ineficiência dos removals é MUITO triste. Acostumado com Veredito Supremo, pagar 5 manas p/ ‘limpar’ a mesa é bem triste (isso se não tomar um counter, ne?!).Settle the Wreckage é interessante por tirar Deuses, apesar de não me agradar dar muitos lands para o oponente, ainda assim, é bom p/ causar "medo" no oponente de atacar com tudo (medo esse que se dissolve quando se tem Domador de Tempestades Sireno para te desanimar com o match).Search for Azcanta ajuda bastante, mas optei por usar apenas um. Depois de flippado, não gosto do fato de ter que revelar o card q escolhi, isso tira o "medo" que quero causar com Censor e Settle the Wreckage.Outra grande verdade é sobre o side.Tentei montar um side transformista ("ahh meu oponente vai tirar todos os removals de bixo, vou subir 7 criaturas e vencer a partida!")Tirando o Ramunap red, os outros deck vão ter bixos maiores e com mais valor que os seus. Nem mesmo os Deuses me ajudaram.Depois adaptei o side para usar cards tipo: "...your opponents cant cast spells with the chosen name" (para parar na hora do "combo": *Negate, Disallow, Pierce), mas desencanei de ter resposta para tudo e como não terei tempo para montar e treinar com outro deck, vou com esse mesmo...motivado pelo pensamento: "Só preciso resolver UMA mágica para vencer!" (Muitos dos players que joguei contra, usavam o Negate no primeiro Approch, sendo que o primeiro não precisa resolver. Para que eu ganhe o jogo, preciso resolver só o segundo 0/) Muito bom o artigo....Tenha um bom Nacional!Abrax,Evincar.
Poderia passar +- sua lista e o side que vem utilizando? chegou a tentar algum splash, para tentar corrigir a inconsistência dos removes?
[quote=evincar=quote]Desde o falecimento do meu UR Twin, jogo Modern de UWx Ctrl.Quando vi em um leilão aqui na liga 4x Aproximação do Segundo Sol por 4,90, não me segurei em compra-los. No Modern, gasto 6 manas para fazer uma Elspeth, Sun's Champion que é forte, mas não me garante vitória alguma. E por que não? Gastar 7 manas e castar um card, em que está escrito " Você ganha o jogo"!Quando vi que Ixalan ia ter a checkland UW...não tive dúvidas que iria jogar o nacional de UW Approach (ou UW ass, como gosto de chamar kkk...)Já tinha os Gideon of the Trials, já tinha Approach, já tinha checkland...faltava, basicamente, pegar as cycling lands UW.Um deck com cards escrito: " Você não perde o jogo e seus oponentes não podem vencer" e "Você ganha o jogo"...só poderia ser sensacional!Só que não!Mesmo estando acostumado a ver o outro lado da mesa lotado de criaturas e eu sem nenhuma, mas como você disse no artigo, a ineficiência dos removals é MUITO triste. Acostumado com Veredito Supremo, pagar 5 manas p/ ‘limpar’ a mesa é bem triste (isso se não tomar um counter, ne?!).Settle the Wreckage é interessante por tirar Deuses, apesar de não me agradar dar muitos lands para o oponente, ainda assim, é bom p/ causar "medo" no oponente de atacar com tudo (medo esse que se dissolve quando se tem Domador de Tempestades Sireno para te desanimar com o match).Search for Azcanta ajuda bastante, mas optei por usar apenas um. Depois de flippado, não gosto do fato de ter que revelar o card q escolhi, isso tira o "medo" que quero causar com Censor e Settle the Wreckage.Outra grande verdade é sobre o side.Tentei montar um side transformista ("ahh meu oponente vai tirar todos os removals de bixo, vou subir 7 criaturas e vencer a partida!")Tirando o Ramunap red, os outros deck vão ter bixos maiores e com mais valor que os seus. Nem mesmo os Deuses me ajudaram.Depois adaptei o side para usar cards tipo: "...your opponents cant cast spells with the chosen name" (para parar na hora do "combo": *Negate, Disallow, Pierce), mas desencanei de ter resposta para tudo e como não terei tempo para montar e treinar com outro deck, vou com esse mesmo...motivado pelo pensamento: "Só preciso resolver UMA mágica para vencer!" (Muitos dos players que joguei contra, usavam o Negate no primeiro Approch, sendo que o primeiro não precisa resolver. Para que eu ganhe o jogo, preciso resolver só o segundo 0/) Muito bom o artigo....Tenha um bom Nacional!Abrax,Evincar.[/quote]Poderia passar +- sua lista e o side que vem utilizando? chegou a tentar algum splash, para tentar corrigir a inconsistência dos removes?
Desde o falecimento do meu UR Twin, jogo Modern de UWx Ctrl.Quando vi em um leilão aqui na liga 4x Aproximação do Segundo Sol por 4,90, não me segurei em compra-los. No Modern, gasto 6 manas para fazer uma Elspeth, Sun's Champion que é forte, mas não me garante vitória alguma. E por que não? Gastar 7 manas e castar um card, em que está escrito " Você ganha o jogo"!Quando vi que Ixalan ia ter a checkland UW...não tive dúvidas que iria jogar o nacional de UW Approach (ou UW ass, como gosto de chamar kkk...)Já tinha os Gideon of the Trials, já tinha Approach, já tinha checkland...faltava, basicamente, pegar as cycling lands UW.Um deck com cards escrito: " Você não perde o jogo e seus oponentes não podem vencer" e "Você ganha o jogo"...só poderia ser sensacional!Só que não!Mesmo estando acostumado a ver o outro lado da mesa lotado de criaturas e eu sem nenhuma, mas como você disse no artigo, a ineficiência dos removals é MUITO triste. Acostumado com Veredito Supremo, pagar 5 manas p/ ‘limpar’ a mesa é bem triste (isso se não tomar um counter, ne?!).Settle the Wreckage é interessante por tirar Deuses, apesar de não me agradar dar muitos lands para o oponente, ainda assim, é bom p/ causar "medo" no oponente de atacar com tudo (medo esse que se dissolve quando se tem Domador de Tempestades Sireno para te desanimar com o match).Search for Azcanta ajuda bastante, mas optei por usar apenas um. Depois de flippado, não gosto do fato de ter que revelar o card q escolhi, isso tira o "medo" que quero causar com Censor e Settle the Wreckage.Outra grande verdade é sobre o side.Tentei montar um side transformista ("ahh meu oponente vai tirar todos os removals de bixo, vou subir 7 criaturas e vencer a partida!")Tirando o Ramunap red, os outros deck vão ter bixos maiores e com mais valor que os seus. Nem mesmo os Deuses me ajudaram.Depois adaptei o side para usar cards tipo: "...your opponents cant cast spells with the chosen name" (para parar na hora do "combo": *Negate, Disallow, Pierce), mas desencanei de ter resposta para tudo e como não terei tempo para montar e treinar com outro deck, vou com esse mesmo...motivado pelo pensamento: "Só preciso resolver UMA mágica para vencer!" (Muitos dos players que joguei contra, usavam o Negate no primeiro Approch, sendo que o primeiro não precisa resolver. Para que eu ganhe o jogo, preciso resolver só o segundo 0/) Muito bom o artigo....Tenha um bom Nacional!Abrax,Evincar.
Poderia passar +- sua lista e o side que vem utilizando? chegou a tentar algum splash, para tentar corrigir a inconsistência dos removes?
Opa! blz?
Não tem mta novidade na minha lista... estará em constante mudança ate o dia 14... agora esta +- assim:
4 Fazendas Irrigadas 4 Fortaleza Glacial 5 Ilha 7 Planície 4 Regato Ipnu 1 Deserto do Consciente 25 terrenos
4 Aproximação do Segundo Sol 4 Assentar nos Destroços 1 Busca por Azcanta 2 Gideon of the Trials 4 Censurar 2 Degredar 4 Fumigar 4 Iluminação Hieroglífica 3 Plantar // Vender 3 Opt 4 Vontade Suprema 35 outras mágicas
// 3 Creature SB: 3 Regal Caracal
// 5 Enchantment SB: 3 Authority of the Consuls SB: 2 Drake Haven
// 6 Instant SB: 4 Negate SB: 2 Essence Scatter
// 1 Land SB: 1 Scavenger Grounds
Se tiver a opção...tente splash p preto...um esper parecido com a lista que postaram aqui.
Espero ter ajudado.
abrax
[quote=Ikkimte=quote][quote=evincar=quote]Desde o falecimento do meu UR Twin, jogo Modern de UWx Ctrl.Quando vi em um leilão aqui na liga 4x Aproximação do Segundo Sol por 4,90, não me segurei em compra-los. No Modern, gasto 6 manas para fazer uma Elspeth, Sun's Champion que é forte, mas não me garante vitória alguma. E por que não? Gastar 7 manas e castar um card, em que está escrito " Você ganha o jogo"!Quando vi que Ixalan ia ter a checkland UW...não tive dúvidas que iria jogar o nacional de UW Approach (ou UW ass, como gosto de chamar kkk...)Já tinha os Gideon of the Trials, já tinha Approach, já tinha checkland...faltava, basicamente, pegar as cycling lands UW.Um deck com cards escrito: " Você não perde o jogo e seus oponentes não podem vencer" e "Você ganha o jogo"...só poderia ser sensacional!Só que não!Mesmo estando acostumado a ver o outro lado da mesa lotado de criaturas e eu sem nenhuma, mas como você disse no artigo, a ineficiência dos removals é MUITO triste. Acostumado com Veredito Supremo, pagar 5 manas p/ ‘limpar’ a mesa é bem triste (isso se não tomar um counter, ne?!).Settle the Wreckage é interessante por tirar Deuses, apesar de não me agradar dar muitos lands para o oponente, ainda assim, é bom p/ causar "medo" no oponente de atacar com tudo (medo esse que se dissolve quando se tem Domador de Tempestades Sireno para te desanimar com o match).Search for Azcanta ajuda bastante, mas optei por usar apenas um. Depois de flippado, não gosto do fato de ter que revelar o card q escolhi, isso tira o "medo" que quero causar com Censor e Settle the Wreckage.Outra grande verdade é sobre o side.Tentei montar um side transformista ("ahh meu oponente vai tirar todos os removals de bixo, vou subir 7 criaturas e vencer a partida!")Tirando o Ramunap red, os outros deck vão ter bixos maiores e com mais valor que os seus. Nem mesmo os Deuses me ajudaram.Depois adaptei o side para usar cards tipo: "...your opponents cant cast spells with the chosen name" (para parar na hora do "combo": *Negate, Disallow, Pierce), mas desencanei de ter resposta para tudo e como não terei tempo para montar e treinar com outro deck, vou com esse mesmo...motivado pelo pensamento: "Só preciso resolver UMA mágica para vencer!" (Muitos dos players que joguei contra, usavam o Negate no primeiro Approch, sendo que o primeiro não precisa resolver. Para que eu ganhe o jogo, preciso resolver só o segundo 0/) Muito bom o artigo....Tenha um bom Nacional!Abrax,Evincar.[/quote]Poderia passar +- sua lista e o side que vem utilizando? chegou a tentar algum splash, para tentar corrigir a inconsistência dos removes?[/quote]Opa! blz?Não tem mta novidade na minha lista... estará em constante mudança ate o dia 14...agora esta +- assim:4 Fazendas Irrigadas4 Fortaleza Glacial5 Ilha7 Planície4 Regato Ipnu1 Deserto do Consciente25 terrenos4 Aproximação do Segundo Sol4 Assentar nos Destroços1 Busca por Azcanta2 Gideon of the Trials4 Censurar2 Degredar4 Fumigar4 Iluminação Hieroglífica3 Plantar // Vender3 Opt4 Vontade Suprema35 outras mágicas// 3 CreatureSB: 3 Regal Caracal// 5 EnchantmentSB: 3 Authority of the ConsulsSB: 2 Drake Haven// 6 InstantSB: 4 NegateSB: 2 Essence Scatter// 1 LandSB: 1 Scavenger GroundsSe tiver a opção...tente splash p preto...um esper parecido com a lista que postaram aqui.Espero ter ajudado.abrax
Desde o falecimento do meu UR Twin, jogo Modern de UWx Ctrl.Quando vi em um leilão aqui na liga 4x Aproximação do Segundo Sol por 4,90, não me segurei em compra-los. No Modern, gasto 6 manas para fazer uma Elspeth, Sun's Champion que é forte, mas não me garante vitória alguma. E por que não? Gastar 7 manas e castar um card, em que está escrito " Você ganha o jogo"!Quando vi que Ixalan ia ter a checkland UW...não tive dúvidas que iria jogar o nacional de UW Approach (ou UW ass, como gosto de chamar kkk...)Já tinha os Gideon of the Trials, já tinha Approach, já tinha checkland...faltava, basicamente, pegar as cycling lands UW.Um deck com cards escrito: " Você não perde o jogo e seus oponentes não podem vencer" e "Você ganha o jogo"...só poderia ser sensacional!Só que não!Mesmo estando acostumado a ver o outro lado da mesa lotado de criaturas e eu sem nenhuma, mas como você disse no artigo, a ineficiência dos removals é MUITO triste. Acostumado com Veredito Supremo, pagar 5 manas p/ ‘limpar’ a mesa é bem triste (isso se não tomar um counter, ne?!).Settle the Wreckage é interessante por tirar Deuses, apesar de não me agradar dar muitos lands para o oponente, ainda assim, é bom p/ causar "medo" no oponente de atacar com tudo (medo esse que se dissolve quando se tem Domador de Tempestades Sireno para te desanimar com o match).Search for Azcanta ajuda bastante, mas optei por usar apenas um. Depois de flippado, não gosto do fato de ter que revelar o card q escolhi, isso tira o "medo" que quero causar com Censor e Settle the Wreckage.Outra grande verdade é sobre o side.Tentei montar um side transformista ("ahh meu oponente vai tirar todos os removals de bixo, vou subir 7 criaturas e vencer a partida!")Tirando o Ramunap red, os outros deck vão ter bixos maiores e com mais valor que os seus. Nem mesmo os Deuses me ajudaram.Depois adaptei o side para usar cards tipo: "...your opponents cant cast spells with the chosen name" (para parar na hora do "combo": *Negate, Disallow, Pierce), mas desencanei de ter resposta para tudo e como não terei tempo para montar e treinar com outro deck, vou com esse mesmo...motivado pelo pensamento: "Só preciso resolver UMA mágica para vencer!" (Muitos dos players que joguei contra, usavam o Negate no primeiro Approch, sendo que o primeiro não precisa resolver. Para que eu ganhe o jogo, preciso resolver só o segundo 0/) Muito bom o artigo....Tenha um bom Nacional!Abrax,Evincar.
Poderia passar +- sua lista e o side que vem utilizando? chegou a tentar algum splash, para tentar corrigir a inconsistência dos removes?
[quote=evincar=quote]Desde o falecimento do meu UR Twin, jogo Modern de UWx Ctrl.Quando vi em um leilão aqui na liga 4x Aproximação do Segundo Sol por 4,90, não me segurei em compra-los. No Modern, gasto 6 manas para fazer uma Elspeth, Sun's Champion que é forte, mas não me garante vitória alguma. E por que não? Gastar 7 manas e castar um card, em que está escrito " Você ganha o jogo"!Quando vi que Ixalan ia ter a checkland UW...não tive dúvidas que iria jogar o nacional de UW Approach (ou UW ass, como gosto de chamar kkk...)Já tinha os Gideon of the Trials, já tinha Approach, já tinha checkland...faltava, basicamente, pegar as cycling lands UW.Um deck com cards escrito: " Você não perde o jogo e seus oponentes não podem vencer" e "Você ganha o jogo"...só poderia ser sensacional!Só que não!Mesmo estando acostumado a ver o outro lado da mesa lotado de criaturas e eu sem nenhuma, mas como você disse no artigo, a ineficiência dos removals é MUITO triste. Acostumado com Veredito Supremo, pagar 5 manas p/ ‘limpar’ a mesa é bem triste (isso se não tomar um counter, ne?!).Settle the Wreckage é interessante por tirar Deuses, apesar de não me agradar dar muitos lands para o oponente, ainda assim, é bom p/ causar "medo" no oponente de atacar com tudo (medo esse que se dissolve quando se tem Domador de Tempestades Sireno para te desanimar com o match).Search for Azcanta ajuda bastante, mas optei por usar apenas um. Depois de flippado, não gosto do fato de ter que revelar o card q escolhi, isso tira o "medo" que quero causar com Censor e Settle the Wreckage.Outra grande verdade é sobre o side.Tentei montar um side transformista ("ahh meu oponente vai tirar todos os removals de bixo, vou subir 7 criaturas e vencer a partida!")Tirando o Ramunap red, os outros deck vão ter bixos maiores e com mais valor que os seus. Nem mesmo os Deuses me ajudaram.Depois adaptei o side para usar cards tipo: "...your opponents cant cast spells with the chosen name" (para parar na hora do "combo": *Negate, Disallow, Pierce), mas desencanei de ter resposta para tudo e como não terei tempo para montar e treinar com outro deck, vou com esse mesmo...motivado pelo pensamento: "Só preciso resolver UMA mágica para vencer!" (Muitos dos players que joguei contra, usavam o Negate no primeiro Approch, sendo que o primeiro não precisa resolver. Para que eu ganhe o jogo, preciso resolver só o segundo 0/) Muito bom o artigo....Tenha um bom Nacional!Abrax,Evincar.[/quote]Poderia passar +- sua lista e o side que vem utilizando? chegou a tentar algum splash, para tentar corrigir a inconsistência dos removes?