Banner LigaMagic
Faça Amor, Não Bans
O Modern pós Pro Tour e a banlist do dia 12.
09/02/2018 15:00 - 6.708 visualizações - 28 comentários
 Banner LigaMagic

 

Pro Tour e Modern tem uma relação complexa, por um lado, temos um formato popular que tem um público fiel e que quer asssitir aos seus deck favoritos sendo pilotados pelos melhores jogadores do mundo. Do outro, toda vez que as super equipes atacaram o Modern, eles criaram monstros, sendo a Eldrazi Winter o caso mais recente. 

 

Por um tempo foi conscenso que o melhor para o Modern era ficar longe do principal torneio profissional, assim a Wizards não se sentiria tentada a forçar algum banimento apenas para criar mais variação no formato e gerar um show melhor, sendo que o caso da Gemea Estilhacadora​ é citado até hoje como exemplo de uma medida dessas, jogou o combo aos leões, pelo bem do entretenimento.

 

Mas o Modern voltou ao palco e o assunto banimento continua a caçar essa combinação. Logo antes do Pro Tour a Wizards deixou claro que, pelo bem da preparação dos jogadores, não mudaria nada no formato, mas teria uma banlist extra dia 12/02 e ficou no ar aquela paranóia que rondou o formato nos seus primeiros anos. Bans? Unbans? O que? Onde? Quando?

 

Primeiro vamos ao Pro Tour Bilbao, na Espanha. 

 

Humans, Affinity, Burn e Grixis Shadow são os principais decks desse formato, mostrando uma cara agressiva, combatendo a onda de Big Mana que vinha dominando nos últimos meses. Se olhar com calma esses decks notará que muita interação é uma ótima maneira de atacá-los, e dito e feito, no top8 temos em destaque decks que são bons em atacar esses decks, nada mais justo. 

 

Você pode ver as decklists do top8 do Pro Tour aqui.

 

Mardu Pyromancer é um pequeno monstro alimentado no Magic Online nas Ligas Competitivas, dominando a corrida de trófeus com uma vasta vantagem; UR tem uma formula parecida e Lantern também adora ver uma boa quantidade de criaturas na mesa. Ainda no top8 temos outro deck que tem como forte a interção, o Abzan do americano Reid Duke e os pro ativos, Humans, BR Hollow One e Traverse Shadow. 

 

Metade apostando em ser rápido, metade em interagir, normalmente vemos o segundo grupo em vantagem e apenas o BR passou pelo seu oponente midrange, se baseando em jogadas injustas. Mas ao final, o mais "trava-jogo" venceu, Lantern Control, do Argentino Luis Salvatto.

 

E ai começa a nossa conversa.

 

O Lantern não é um deck novo, e ele já foi explorado pelos pros algumas vezes, normalmente apostando em seu potencial de segurar um metagame agressivo, já que Ponte Traicoeira​ segura os aggros e o pacote mill do baralho segura os controles. O deck nunca realmente foi considerado mais forte do que o normal, muito pelo desafio que é pilotá-lo, mas ainda sim, é um deck para se respeitar. Com Zumbido da Invencao​ a build do Lantern mudou, ele ganhou mais aspectos de toolbox, podendo usar 1 offs específicos que melhoram seu match contra Dredge (Jaula do Escavador de Tumulos​) e Burn (Orbe Espanta-Bruxa​), além de aumentar sua quantidade de pontes, claro. Essa consistência, junto com Agitacoes do Passado​ e suas pedras de mill, fizeram o deck ser muito mais eficiente no seu plano e fazer seu lock mais vezes.

 

Sendo um deck com um jogo diferente e um estilo prórpio, o Lantern sempre foi um baralho difícil de pilotar e difícil de jogar contra, pedindo muita experiência de ambos os jogadores.

 

O Pro Tour Bilbao tinha o ambiente que mais agradaria o Lantern, mesmo com Burn não sendo a melhor match, mas ainda ganhável com Orb de main. Boa parte dos jogadores não optou pelo deck simplesmente pela dificuldade de pilotá-lo, mesmo em um ambiente favorável. Isso explica porque Salvatto conseguiu vencer suas partidas, mas tivemos poucos jogadores de Lantern nas primeiras colocações.

 

Lantern pode se tornar mais popular agora? Sim! Inclusive já vimos isso logo depois que ele surgiu. OMFG esse deck vai dominar o mundo? Não. O metagame muda após o Pro Tour e outros decks com interações comçam a jogar, baralhos que tornam a vida do Lantern mais complicada, desestimulando as pessoas a usarem ele, coisa por sinal qeu já vimos no Magic Online, que não teve nenhuma explosão do baralho, ao contrário de alguns midranges, como UW e BGx, deck que não são lockados tão facilemente por Ponte Traicoeira.

 

Então já dá pra ir direto no primeiro ponto desse arigo: Lantern não precisa de banimento.​

 

Agitacoes do Passado, Zumbido da Invencao​, Mox Opal​, nada disso precisa sair, o formato consegue controlar o Lanterna e o argumento do Eggs não é válido, que foi banido por conta do coverage. Por pior que sejam as partidas de Lantern, o adversário pode conceder assim que o lock é aplicado e as partidas são bem mais rápidas que as do eggs. Mas acima de tudo, Lantern está sob controle.

 

De fato, já que o assunto entrou em banimentos e a tão esperada lista do dia 12 de Fevereiro, entra minha segunda chamada: O Modern está saudável.

 

​Tivemos um ambiente com os Big Mana livres, então o formato acelerou para puni-los, e agora decks baseado em interações entram no meta, punindo cada um dos aggros, baralhos como Mardu Pyromancer, UR Pyromancer, Abzan e Jund. Após isso, decks grandes, como UW, RG e Tron podem jogar e temos um ciclo saudável. Colocar algo a mais nisso pode ser um risco. Elfo Trancas-de-Sangue​ pode ser apenas uma adição ao Jund, lenta demais para algumas matchs, mas também pode ser o começo de um midrange poderoso que abusa de Visao Ancestral​ e que pode criar um novo monstro no formato. Gemea Estilhacadora​ pode vir para ser fun police, mas também é um combo que evita que diversos decks existam e trava o field,

 

Cada ban ou unban significa uma mudança significativa em algo que já está bom, banir ou desbanir algo apenas pelo simples fato de fazê-lo chega a ser irresponsável, força uma rotação em um formato que devia ter mudanças apenas após edições novas ou ondas normais de metagame.

 

Eu sinceramente ficaria mais feliz se abrisse o site da Wizards da segunda e visse um belo: No Changes. 

 

Até mais!

 

 

Ruda

 

 

Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Rudá joga Magic desde 2003, sendo que em 2012 começou a produzir conteúdo sobre o jogo, fazendo artigos, streaming e narração. Como jogador tem diversos resultados, destacando top8 no Magic Fest São Paulo em 2019 e participações no Regional Player Tour Europe e Kaladesh Championship.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 13/02/2018 00:45:13

Acredite, que errou em tudo foi a WotC..

(Quote)
- 12/02/2018 14:11:54


A wizards não caga em um só formato. :*

(Quote)
- 12/02/2018 13:46:53
O autor errou tudo??? Caraca!!! hahahahahaha.
(Quote)
- 12/02/2018 13:39:53
Jace e Elfo desbanidos !

https://magic.wizards.com/en/articles/archive/news/february-12-2018-banned-and-restricted-announcement-2018-02-12
(Quote)
- 12/02/2018 10:48:15

Se vc considerar que todo jogador de Magic é supersticioso, tá tudo certo então.

Últimos artigos de Rudá Andrade dos Reis
Atualizando o Esper Midrange com OTJ
Os Fora da Lei chegaram para melhorar o melhor deck do Standard?
3.596 views
Atualizando o Esper Midrange com OTJ
Os Fora da Lei chegaram para melhorar o melhor deck do Standard?
3.596 views
Há 3 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
A Hora do Legado
A Liga Paulista de Legacy, é organizada pelos próprios jogadores e tem etapas todo mês
4.511 views
A Hora do Legado
A Liga Paulista de Legacy, é organizada pelos próprios jogadores e tem etapas todo mês
4.511 views
Há 16 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
Hora de vencer com o Temur Fireball
Uma novidade interessante no Standard
5.531 views
Hora de vencer com o Temur Fireball
Uma novidade interessante no Standard
5.531 views
Há 30 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
O Standard do 75k Open
Um grande evento que teve várias novidades para o formato
4.021 views
O Standard do 75k Open
Um grande evento que teve várias novidades para o formato
4.021 views
05/03/2024 10:05 — Por Rudá Andrade dos Reis
O Controle de Volta ao Standard
Assassinato na Mansão Karlov trouxe algumas boas novidades
3.023 views
O Controle de Volta ao Standard
Assassinato na Mansão Karlov trouxe algumas boas novidades
3.023 views
20/02/2024 09:59 — Por Rudá Andrade dos Reis