Tudo sobre o RW Taxes
12/03/2018 10:00 / 6,108 visualizações / 16 comentários
 
Sou interplanetariamente conhecido como o cara do Death and Taxes, e adoro falar sobre esse deck maravilhoso, mas claro, sempre tem quem não goste de White Weenies, então não vou falar sobre um mono white. Falarei sobre um deck majoritariamente branco com alguns splashes!
 
O DnT é um dos arquétipos originais mais velhos ainda presentes no Legacy e um dos decks que mais ganhou poder de fogo nos últimos anos. Thalia, Guardia de Thraben, Phyrexian Revoker, Council's Judgment, Gideon, Ally of Zendikar, Recruiter of the Guard e Sanctum Prelate Irrefutável que o Mono White creatures control passou de estratégia média a Tier deck com chances reais em qualquer torneio de verdade(inclusive ganhou 2 GPs).

Após o ban do Tampo, o Legacy ainda demorou alguns meses para se estabilizar, e junto com os novos lançamentos nos vimos com um field feito de:
 
 - Grixis Delver
 - Moon Decks
 - 3~4 Color Control(Czech Pile, BUG Control, Grixis Thieves)
 - Death and Taxes
 
Grixis se consolidou como deck to beat e o sideboard deixa a match up contra Taxes levemente desfavorável para o Mono White, lembrando que os Delvers decks são cheios de cantrips, então ele sempre encontram a carta do side. Tendo isso em mente, o DnT começou a mudar a lista e é sobre isso que vou falar.
 
A concepção do Splash no DnT não foi de agora, no passado, um deck conhecido como Real Maverick, o GW Vial, que usava verde para Mana Dorks, Knight of the Reliquary e Gaddock Teeg já era uma opção de cor a mais para atacar um metagame.
 
GW Taxes - Legacy
2018-03-08

Jogador

Bruno_Orelha

Código Fórum

[deck=828361]
 
O field mudava e a base de mana monocolorida se apresentava superior, até que a primeira versão com vermelho surgiu, o Imperial Taxes!
Utilizando vermelho primariamente para Imperial Recruiter, o deck tinha um ótimo tutor para qualquer criatura do deck, exceto Flickerwisp, além de que poder tutorar criaturas que incomodam alguns decks, caso de Thalia, Guardian of Thraben​ou Stoneforge Mystic​. O deck ainda tinha Blood Moon e Magus of the Moon​, que entrando pelo Vial, é bem complicado.
 
Imperial Taxes - Legacy
2018-03-08

Jogador

Bruno_Orelha

Código Fórum

[deck=828362]

Em um mundo cheio de Miracles, os Imperial Recruiter deixavam o deck com um ótimo plano contra Terminus, e os 7 efeitos de Thalia destruíam combos (caso você estivesse vivo tempo o suficiente para fazer os hates) e ainda eram bons contra midrange (Brainstorm de uma mana é maravilhoso, por 3 manas é bem ruim).

O side ganha Cunning Sparkmage, um pinger tutorável para ajudar em matchups complicadas como Infect e Elfos. E o Sudden Demise faz trabalho de Plague Wind contra decks monocoloridos ou decks de Young Pyromancer.
 
Mardu Taxes - Legacy
2018-03-08

Jogador

Bruno_Orelha

Código Fórum

[deck=828370]

Como pouco splash é bobagem, foi possível colocar a terceira cor como suporte, usando de Cavern of Souls​ e do alto núemro de humanos do deck, vimos o Mardu Taxes. A única carta preta entre main e side era Orzhov Pontiff, parece pouco, mas as aplicações da carta são maravilhosas: a base de mana do RW taxes torna bem difícil jogar com múltiplas cartas de custo WW sem drawbacks, portanto, Council's Judgment geralmente era cortado do side e consequentemente remover True-Name Nemesis era mais difícil. O Pontiff também servia como counter para efeitos não-contínuos de -1/-1 ou 1 de dano(vulgo,  Night of Souls' Betrayal , Dread of Night e Izzet Staticaster) e, em algumas situações, é o pump necessário para ganhar o jogo ou te favorecer no combate.
 
RW Taxes - Legacy
2018-03-08

Jogador

Bruno_Orelha

Código Fórum

[deck=828412]

Rivals of Ixalan trouxe uma arma muito poderosa para o deck: Dire Fleet Daredevil, ou PIRATACASTER.
Um dos maiores problemas do deck sempre foi não ter cantrips para deixar o plano de jogo mais consistente, depender apenas de uma compra por turno pode não ser o suficiente contra os decks que rodam 8+ Cantrips. o Daredevil te permite usar as cartas do oponente contra ele mesmo, é basicamente um Bribery para mágicas!

A outra carta vermelha que ganhou slot definitivo no deck foi Pia and Kiran Nalaar, a carta faz tudo! É um Lingering Souls que consegue jogar artefatos na cara do oponente, ajuda a controlar o bord, e por ser lendária, pode ser salva/recursivo com Karakas. Uma Pia and Kiran Nalaar não respondido pode ser game contra decks mais lentos, além de ser uma ótima maneira de passar por cima por TNN. O problema desta versão é ter que subir para 24 terrenos para aguentar a base de mana um pouco mais frágil.
 
Todo arquétipo que tenha versões com cores diferentes têm seu diferencial, mas nem tudo são rosas, o splash do Death and Taxes vem com seus upsides e seus drawbacks, que são:
 
Vantagens:
 
 - A match up contra decks de base de mana gananciosa (Czech Pile, Lands, Eldrazi) fica bem melhor, em algumas situações um Magus of the Moon turno 3 é game over, lembrando da grande vantagem do Magus por Vial.
 
 - Opções de side mais efetivas contra match ups ruins (Cunning Sparkmage sendo melhor que Holy Light, Sudden Demise limpando só a mesa do adversário, versões com Preto para Kambal, Consul of Allocation sendo superior à Canonista, e Pontiff uma ótima Trick no Vial)
 
 - Menos cartas de custo duplo colorido, deixando o deck operar melhor com apenas uma fonte colorida ou facilitando jogar duas mágicas no mesmo turno.
 
 - A match up contra 4 color controls (4 Color Thieves ou Czech Pile) é favorecida por diversas cartas, Magus travando a base de mana dele, Pia and Kiran Nalaar como 3 pra 1 contra um deck que os removals são 1 pra 1, e Dire Fleet Daredevil conseguindo até exilar Punishing Fire quando o oponente não conseguir voltar com o grove.
 
Desvantagens:

 - Base de mana muito mais suscetível à Wasteland e Stifle, coisa que era bem raro com a versão mono white.
 - Base de mana mais dolorida, as versões mono white geralmente usam apenas 1 Horizon Canopy como terreno que te dá dano, agora com Fetchlands a corrida pode nos desfavorecer
 - O número de terrenos teve que ser aumentado para suportar o splash, aumentando a chance de flood no mid/late game.
 - A match up contra decks que não sofriam para o plano de mana denial continua ruim, Goblins, High Tide, UR Delver e Miracles que usam muitos básicos.

Eu sempre fui contra os splashs no DnT Legacy, mas ano passado conheci o Rodolfo Novaes no GP SP, e já em Agosto de 2017 ele estava testando uma versão de DnT RW no Modern e pediu minha ajuda para configurar o deck dele para o Grand Prix. À primeira instância eu não botei muita fé na lista, parecia ganancioso demais para funcionar, mas após algumas (algumas não, várias) mudanças na lista, o deck se apresentou bem consiste e com muitas melhorias comparadas à lista Mono White que era popular. Desde então eu resolvi dar uma chance para o Splash vermelho no Legacy e vi que provavelmente seja a melhor coisa possível a se utilizar no DnT, Dire Fleet Daredevil é absurdo, dar Hymn to Tourach no Jund é a mais bonita justiça poética! Além de dar acesso à Brainstorm e Ponder. Pia and Kiran Nalaar é sim meio pesado e às vezes até clunky, mas te garanto que assim que os pais da chandra entrarem em jogo sob seu controle no Legacy você verá o quão absurdo é esse casal, e claro, Magus of the Moon dá ao deck uma coisa que ele não tinha contra nenhum deck: Free wins!
 
Dê uma chance aos Humaninhos vermelhos, depois de algum treino em como sequenciar a base de mana da versão R/W você verá que o deck é ainda melhor do que parece!
 
Até semana que vem, galerinha!
 
TAGS: 

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Aficionado por Legacy, sempre que pode joga com decks que matam com terrenos e não dispensa uma ativação de Vial no passe.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

De volta ao Básico

O Estado atual do Legacy.


O Novo Legacy

Como está o ambiente um mês após o martelo cantar,


Já acabou, Jéssica?

CLM Modern e Legacy.


São Paulo, Minneapolis, Orlando

Modern, Legacy e Standard na mira do competitivo.


SHAMAN BANIDO AMANHÃ!

Banlist e o Legacy.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

rdxgods (18/03/2018 01:38:54)

acabei de fazer 4-1 numa liga com esse deck. só perdi pra lands.
num dos treasure boxes veio liliana + goyf.

sucesso

PS: pq n faz um primer? ia ficar loco. abs

rdxgods (17/03/2018 20:10:01)

falae bruno, blz?

sou o gabriel de campinas, nao sei se vc lembra (eu jogava de goblins)

achei tao bom seu artigo que vendi 2 decks moderns meus no MTGO pra montar esse aí e voltar pro legacy.


abraco. parabens pelo trampo.

SaitoSan (14/03/2018 09:10:05)

exato Brunão, eu mesmo jogo de Maverick, BG Depths e Nyx Fit pq as dual com azul são muito caras.

Bruno_Orelha (13/03/2018 13:52:17)

O metagame brasileiro infelizmente tem esse problema de ser floodado com decks mais em conta, o Legacy é bem caro. Antigamente o dnt já era barato, mas não era bom, agora que o deck se solidificou como tier com certeza é bom ter um side contra qualquer versão de DnT.

Bruno_Orelha (13/03/2018 13:50:24)

Não sei exatamente quando, mas um dia farei um Primer sobre os decks que tenho mais conhecimento, DnT, Lands e Miracles.

Bruno_Orelha (13/03/2018 13:49:50)

É sempre bom testar novas vertentes do deck, principalmente essa que tem feito bastante resultado.

SaitoSan (13/03/2018 08:19:09)

Muito legal o artigo sobre um Splash que tem crescido no field, Brunão.
Prevejo muitos D&T no Nacional Legacy, especialmente agora com o reprint de Porto.
Vamos ver se conseguimos juntar uma galera de Campo Grande - MS para ir prestigiar o legado nacional.
Abraçoa a todos!

Nicholas (13/03/2018 02:57:44)

Muito bom artigo!!!
Podia fazer um Deck tech pro lands... o q sidear é contra o q dos arquétipos de jogo... parabéns!!!

danbart (12/03/2018 21:57:30)

Parabéns pelo artigo, man! Essa versao realmente é bem legal. Eu curti mto e acho que vale a pena testar sem a menor dúvida!

Illianor (12/03/2018 17:44:47)

Estou testando uma versão diversificada do BW...tenho gostado bastante...pretendo testar o RW...curti bastante tbm!

Bruno_Orelha (12/03/2018 16:36:51)

Eu joguei bastante tempo de Taxes no modern(inclusive obtive bons resultados nas épocas dos PTQs), o deck é um pouco diferente da versão legacy,l mas é uma mecânica bem legal.

Bruno_Orelha (12/03/2018 16:33:31)

DnT é puro amor. é um tópico que adoro falar sempre que posso.

Bruno_Orelha (12/03/2018 16:32:43)

Agradeço o feedback, valeu!

Illianor (12/03/2018 15:30:21)

Meus parabéns meu caro pelo post...não jogo a versão legacy...mais meu deck favorito...muito bom...deu pra ter algumas ideias aqui!

radengart (12/03/2018 13:32:30)

curto muito seus artigos quando são do d&t , o deck me fez curtir muito a mecanica e é o que me motiva a entrar no legacy já que tenho um BW Eldrazi modern

Tyr (12/03/2018 12:54:29)

Top!!! Esses artigos estão me ajudando muito no legacy...
Valeu, Brunão!!!