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O Submundo do Modern - Black Crew
O lado Negro da Força Modern.
15/03/2018 10:00 - 7.958 visualizações - 5 comentários
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Fala, galera! Beleza? Depois de uma estratégia bem incomum, mas muito divertida e gostosa, com os Zubera, hoje venho com algo be mais linear e simples para vocês. Nada de combos, maquinações exorbitantes ou planos de jogo mirabolantes. Hoje é dia do bom e velho aggro!
 
A cor da vez é o preto, onde geralmente trabalhamos com descartes, como o 8 Rack ou o BW Zombies, que já apareceram aqui. Claro que nessa lista os descartes não são deixados de lado, já que essa é uma das marcas registradas da cor e a sua maior vantagem, porem não é nosso foco e não está presente de uma maneira tão forte a ponto de não conseguirmos desenvolver nosso jogo sem interações de jogar as cartas, nossas ou do oponente, para o cemitério. Olhem só:

 

 
13/03/2018
R$ 579,60
R$ 1.930,69
R$ 12.721,40
 
13/03/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
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Criaturas (23)
4   Campeão Banhado em Sangue  0,20
2   Parasita Thrull  0,25
1   Rastreador da Olho Morto  0,33
4   Vigia do Mercado Noturno  0,10
4   Cruzado de Stromgald   0,60
4   Etergênito Talentoso   1,80
4   Vidente da Dor   0,12
Mágicas (11)
4   Capturar Pensamento  64,90
4   Empurrão Fatal  5,60
2   Inquisição de Kozilek  0,99
1   Desmembrar    4,52
Artefatos (7)
4   Cóptero do Contrabandista  43,65
3   Segadeira da Eteresfera  0,35
Terrenos (19)
19   Pântano 0,00
60 cards total

Sideboard (15)
1   Coagir  0,05
1   Logro  0,05
3   Magibomba Niilista  4,00
2   Édito Cruel   0,26
3   Parasita de Sucata  0,10
1   Transgredir a Mente   0,07
3   Chuva de Lágrimas    0,15
1   Liliana do Véu    89,90

 

Essa lista de Patrick Casey, indicada pelo meu amigo Marcelo, ficou em 4º lugar em um IQ da StarCity, em New Holland, então merece destaque e um certo respeito, até porque alguns pontos na lista valem a pena ser comentados, coisa que farei no decorrer do texto e por partes.
 
O que mais notamos nessa lista são os custos de mana de nossas criaturas, nenhuma custa mais do que 2 manas para ser conjurada. A única exceção, em partes, é Aethersphere Harvester, mas como não é uma criatura de fato, dá até pra relevar nessa constatação. Sendo assim, com esses custos mínimos, é claro que a lista tenta ter um jogo extremamente rápido e usa essa linha de jogo como uma de suas maiores vantagens.
 
Temos um total de 11 criaturas que custam apenas uma mana e 12 que custam duas manas, então é certeza que todo turno teremos algo para conjurar e com isso não deixar que nosso campo de batalha pare de crescer. Obviamente também, a vantagem dessas criaturas não se encontra apenas em seu custo de mana, mas cada uma tem uma particularidade interessante e que é bem trabalhada nessa lista, e é aí que esse Mono Black começa a brilhar.
 
Começando por Bloodsoaked Champion, provavelmente a criatura mais "simples" de nosso exército, onde atacar é sua maior obrigação e é praticamente a criatura que melhor faz isso aqui. Por apenas uma mana, uma criatura 2/1 que pode sempre estar retornando de nosso cemitério numa estratégia como essa é excelente. O fato de não poder bloquear é quase irrelevante aqui, já que, como já disse, nossa função primordial é sermos agressivos e rápidos, não dando brecha para o oponente tentar fazer o mesmo. Lembram de que eu disse que mesmo não sendo de uma maneira crucial, o descarte ainda esta presente aqui? Pois é, com essa criatura podemos nos aproveitar muito bem da habilidade de nosso Smuggler's Copter, já que ao atacarmos com esse veículo, podemos jogar um Bloodsoaked Champion para o cemitério e já voltar ele para o campo de batalha no mesmo turno, pois acabamos de atacar com uma criatura. Além disso, como ele volta do cemitério facilmente durante a partida, teremos sempre algo para transformar nossos veículos e não pararmos de causar pressão pelos ares.

 

 

Night Market Lookout é mais uma criatura que tem excelente afinidade com esses veículos, sendo indescutivelmente o único motivo de ele estar presente aqui. Como os dois veículos que temos, Smuggler's Copter e Aethersphere Harvester, podem ser tripulados por qualquer criatura aqui, nosso Night Market Lookout se torna o piloto perfeito, pois assim que é virado já consegue drenar um ponto de vida do nosso oponente sem correr risco algum de entrar em combate com seu corpo frágil.
 
O mais legal de tudo isso é que mesmo se tivermos apenas um veículo disponível para ser tripulado, podemos virar qualquer quantidade de criaturas para tripular ele, ou seja, podemos virar quatro Night Market Lookout de uma vez para tripular um Smuggler's Copter e drenar 4 pontos de vida do oponente nesse processo. Dependendo de como tiver a situação no campo de batalha, não precisamos nem correr o risco de perdemos esse veículo em combate, já que 4 pontos de vida a menos por turno em uma mesa travada é um número e tanto. E por travada, digo até mesmo se encontrarmos uma Ensnaring Bridge pelo caminho...
 
Thrull Parasite é mais uma criatura que não exige ataque algum de sua parte para prejudicar o oponente. Uma cópia dele no campo de batalha permite que qualquer mágica nossa seja um dreno de vida lento, doloroso e inevitável. A sua maior força aqui vem dos custos baixos de todas as nossas mágicas onde, se for o caso, podemos começar a drenar logo no segundo turno de nosso jogo, sempre conjurando mágicas que nos permitam mana aberta para ativar a habilidade extort. Como vamos ganhando vida no processo, pagar 2 pontos para remover um marcador de qualquer permanente que não seja um terreno de nosso oponente acaba sendo um efeito bônus bem valioso, já que com isso podemos acertar vários planeswalkers e até mesmo cartas que nos prejudicariam bem, como uma Ratchet Bomb. Além disso, ele pode remover marcadores +1/+1 para deixar criaturas mais fracas ou até mesmo de um AEther Vial, deixando ele sempre com o mínimo possível para que o oponente não consiga botar o que quer no campo de batalha de graça.

 


A última criatura de custo 1 é Deadeye Tracker, mas essa aqui é realmente mais uma carta de suporte do que agressiva de fato, então não é atoa que temos apenas uma cópia dele na lista. Seu poder aqui vem da habilidade de exilar cartas do cemitério do oponente e, nesse processo, ele pode tanto ficar mais forte quanto limpar o topo do nosso deck, tanto se for um terreno ou se for uma carta ruim, nos permitindo jogar ela para o cemitério em busca de uma compra melhor.
 
Partindo para as criaturas de duas manas, temos Gifted Aetherborn, uma criatura simples e prática e de grande presença no campo de batalha. Por possuir toque mortífero, sua principal ameaça acaba nem sendo no ataque (mesmo sendo ótima para isso pelo seu custo), mas sim na defesa, podendo remover qualquer coisa que o oponente mande pra cima da gente num simples bloqueio.
 
Stromgald Crusader é um dos nossos maiores trunfos e, por incrível que pareça, um de nossos melhores atacantes. Sua proteção contra o branco consegue salvar ele de uma remoção chata e bem presente no formato conhecida como Path to Exile, mas o mais importante, consegue fazer com que ele passe direto pela enorme quantidade de criaturas brancas com voar que temos no formato, desde fichas de um Lingering Souls até Restoration Angel, Mantis Rider e Celestial Colonnade. Junto com Gifted Aetherborn, essa proteção contra o branco acaba sendo um terror também para decks de humanos, onde a grande maioria das criaturas é dessa cor, então acabamos por fazer uma barreira bem chata contra esses ataques.
 
Nossa última criatura, que não é uma máquina, é Pain Seer, que acaba sendo também um ótimo piloto para nossos veículos. A habilidade de virar para comprar uma carta sempre foi atrelada ao fato de atacarmos com ele, fazendo com que esse processo quase sempre acabasse em morte, o que não era nem um pouco proveitoso. Porém, podendo ativar ela apenas tripulando um veículo é muito mais proveitoso, sem falar que, em comparação com Dark Confidant, podemos "desligar" essa habilidade a partir do momento em que ela começa a se tornar um risco para nossa vida. Claro que não estou dizendo que Pain Seer é melhor que seu irmão mais velho, porém, é um fato a ser destacado.
 

Com todas as criaturas já comentadas, falar sobre os veículos agora seria apenas chover no molhado, pois as interações mais importantes que eles teriam já foram descritas em tudo o que escrevi até agora. O que resta comentar apenas é a força única que cada um desses dois veículos possuem, independente de eles serem máquinas usadas para ativar algumas de nossas habilidades que dependem de nossas criaturas serem viradas ou desencadear um descarte gratificante.
 
Smuggler's Copter já foi citado inclusive no BW Zombies que linkei no começo do texto, mas novamente, mesmo sem essas interações absurdas com nossos próprios descartes, o fato de podermos filtrar nossa mão a cada ataque o torna muito poderoso, ainda mais nesse conjunto todo de custo de mana baixo para ser conjurado e um ótimo corpo em batalha por essa quantidade de mana. Como a sua habilidade de loot nem é obrigatório, muitos podem pensar algo como "minha mão já está boa com tudo o que eu quero, então nem preciso trocar nada", mas raciocinem: se tudo o que você quer está na sua mão, o que vier depois, tirando mais cópias das bombas que você já tem, será "ruim". Correto? Logo, podemos sempre escolher filtrar ainda mais nosso deck a cada ataque para encontrarmos mais cópias ainda de cartas boas, tirando de nossa frente compras provavelmente "ruins".
 
Aethersphere Harvester acaba sendo nossa maior criatura na lista, tanto em custo, quanto em ataque e defesa. Pode até parecer estranho mencionar ele dessa maneira, mas notem que não estou falando isso para desmerecer nenhuma de nossas outras criaturas, nem desmerecer ele mesmo, pois 3/5 com voar por apenas 3 é algo MUITO bom, ainda mais no caso de precisarmos parar algo. Bote no conjunto a possibilidade de ele ganhar vínculo com a vida e temos algo perfeito para segurarmos estratégias agressivas.
 
Como já disse, uma das nossas premissas é levarmos um jogo rápido, porém, deu pra perceber perfeitamente que, mesmo sendo um deck agressivo, nosso late game consegue ser muito bom pelo fato de todas essas cartas que não dependem de ataque para atingir o oponente.
 
No caso de enfrentarmos uma situação travada no campo de batalha, uma ou duas cópias de Night Market Lookout, em conjunto com um veículo, podem ser o suficiente para drenarmos a vida do nosso oponente até sua morte. Somamos uma cópia de Thrull Parasite nessa conta, e temos ferramentas para deixar o oponente sem cabelos de preocupação enquanto nos defendemos tranquilamente com Gifted Aetherborn e Stromgald Crusaderr.
 
Se por uma desventura do destino alguma criatura grande e/ou chata cair do outro lado do campo de batalha, ainda podemos contar com remoções como Dismember e Fatal Push. Para todas as outras situações, temos descartes em forma de Inquisition of Kozilek e Thoughtseize, tirando tudo o que a nossa cor, ou a nossa estratégia, não consegue cuidar de maneira eficiente e que nos atrapalharia de uma maneira bem feita.
 
Agora, enquanto eu acho a ideia geral do deck muito boa, acredito que algumas escolhas simples na montagem da lista possam ser debatidas. A principal é provavelmente a ausência de terrenos não básicos. Algumas fetchlands aqui podem fazer falta, mesmo que não tenhamos nada na lista que interaja com elas de alguma maneira, jamais precisaremos do tanto de terrenos que 19 lands básicas podem proporcionar durante a partida e, por menor que seja as contas com base na diminuição da sua chance de comprar um terreno em decks com e sem fetchland, essa margem de resultado ainda pode se mostrar eficiente uma hora ou outra. Nosso deck é extremamente leve e rápido e por mais que extort esteja presente, não há mais nada que necessite de muita mana, então é bem difícil precisarmos de mais de 4 terrenos no campo de batalha para ter um jogo tranquilo.
 
Uma das maiores desvantagens que podemos ter em usar fetchlands é encontrar uma Blood Moon pela frente, ainda mais em um deck que necessita tanto de mana preta para suas mágicas. Me parece muita neura usar apenas terrenos básicos para contornar essa situação, até mesmo porque algo em torno de 6 à 8 cópias de fetchlands seria mais do que necessário e suficiente para melhorar a qualidade de nossas compras, o que nos deixaria então com 13 à 11 pântanos básicos na lista.

 

 

No sideboard tudo parece certo, só a presença de Cruel Edict me incomoda, já que temos acesso a Geth's Verdict, que é uma mágica instantânea, pelo mesmo custo convertido (que não faz diferença alguma, já que usamos apenas pântanos), e faz com que o oponente perca 1 ponto de vida. As demais cartas parecem eficientes para o que tentam combater, então a não ser que vocês sintam falta de algo específico num determinado ambiente, começaria os testes com a lista com essas mesmas cartas.
 
O principal ponto aqui mesmo é saber o momento certo de adotar as diferentes posturas do deck, entre a estratégia agressiva e a defensiva que mata o oponente aos poucos. Ao conseguirmos distinguir esses momentos, as partidas começam a ficar mais tranquilas e o oponente pode se sentir até mesmo controlado por um aggro, o que parece estranho, mas é bem real.
 
Espero que vocês tenham curtido mais esse deck e não deixem de comentar e continuar me mandando sugestões para a coluna. Modern é um formato enorme e ainda temos muito o que cobrir aqui, então conto com vocês nessa jornada! Um grande abraço e até mais!

 

 

 

 

 

Paulo Alessandro Sante ( Teddy_Bear_X)
✒️ Designer Gráfico
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Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 18/03/2018 01:10:14
Toda vez que eu vejo aggros barateiros e controls que matam de tédio meu animo com magic retorna com tudo.
(Quote)
- 16/03/2018 08:22:01
Esse deck parece funcionar muito bem!
(Quote)
- 15/03/2018 12:55:20

hahahaha, verdade, dá pra começar ele bem budget friendly, e depoois tunar

(Quote)
- 15/03/2018 12:12:29
tenho um deck parecido com esse,(https://www.circuitoligamagic.com.br/?view=deck&id=743175) porem hj em dia ele esta com splash pra branco pra ganhar mais recursos.
(Quote)
- 15/03/2018 11:54:26
Sucumbiu ao pedido do Marcelão finalmente!

Esse deck é lindo... Se tirar a Liliana do site custa 3 sorvete
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