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Laboratório de Commander – Ep LXV
Jhoira & Muldrotha, as Hypadas.
27/05/2018 10:00 - 12.995 visualizações - 9 comentários
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Aloha, cremosos, bem-vindos a mais um Laboratório de Commander, e hoje estamos no episódio LXV! Como Dominária nos inundou com uma quantidade considerável de criaturas lendárias, vou continuar explorando-as por mais algumas colunas, para depois entrar no mundo de  Battlebond. Sendo assim, hoje temos mais duas lendas do nosso plano favorito!

 

A primeira delas é Jhoira, Capita do Bons Ventos, uma maga amaldiçoada com a dádiva da imortalidade, fazendo parte da tripulação original da Nau Voadora Bons Ventos e que agora a restaurou, tornando-se capitã da mesma, a fim de frustrar os planos da Cabala. A segunda lenda de hoje é Muldrotha, a Mare Tumular, uma elemental "filha" do poderoso Multani, Avatar de Yavimaya, surgindo quando seu “pai” teletransportou a floresta de Yavimaya para a ilha de Urborg tentando escapar da invasão Phyrexiana, séculos atrás. Aqui no Laboratório, as duas pilotam listas muito fortes e divertidas do Mesão do Amor.

 

Como vocês já estão acostumados, as listas do Lab não ultrapassam o limite de R$200,00, levando em consideração o preço das cartas no mínimo da Liga. Vamos começar pela lista da Jhoira, que está cotada em R$176,97.

 

[BUDGET] Jhoira, Weatherlight Captain
 
23/05/2018
R$ 355,44
R$ 1.181,85
R$ 17.422,49
 
23/05/2018
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Criaturas (24)
1   Caminhante Phyrexiano  9,00
1   Ornitóptero  0,27
1   Assistente de Artesão  0,05
1   Goblin Soldador  54,99
1   Engenheiro Vedalkeano   0,05
1   Engenheiro-chefe   1,00
1   Escultor de Etherium   0,99
1   Flamitecelão Temerário   0,85
1   Forjador de Enigma   0,07
1   Myr de Busca  1,00
1   Myr de Ferro  0,49
1   Myr de Prata  0,22
1   Arauto de Kozilek    0,15
1   Arrastador de Sucata  0,54
1   Inspetor da Fundição  0,14
1   Maga dos Troféus   0,36
1   Mago das Quinquilharias   0,40
1   Mergulhador da Sucata  9,99
1   Myr da Cintilação  0,40
1   Myr de Paládio  0,49
1   Arquimago Vedalkeano    31,49
1   Familiar de Jhoira  0,30
1   Padeem, Consulesa da Inovação   0,79
1   Mestre de Forja de Kuldotha  18,09
Planeswalkers (1)
1   Daretti, Sábio da Sucata   2,70
Mágicas (17)
1   Explosão Vandálica  7,31
1   Contramágica   5,40
1   Metralha   0,15
1   Remodelar    11,99
1   Retorno de Hurkyl   8,36
1   Reversão Dramática   0,78
1   Contestação Estoica    0,05
1   Controfluxo    1,00
1   Fabricar   8,00
1   Lixo por Tesouro   0,95
1   Reconstruir   0,24
1   Zumbido da Invenção     12,75
1   Esvaziar os Viveiros   0,08
1   Resultado Paradoxal   0,75
1   Conjurado por Pensamento   3,90
1   Logro Mágico    4,37
1   Scrap Mastery    9,50
Artefatos (19)
1   Cálice do Fluxo Perene  1,49
1   Cripta de Tormod  0,75
1   Jarro de Solda  2,89
1   Livro de Mágicas  2,48
1   Anel Solar  4,80
1   Chave Voltaica  4,94
1   A Pedra Fellwar  3,89
1   Elmo do Despertar  6,00
1   Fonte Icorídia  1,20
1   Fonte do Micossintetizador  0,08
1   Pedra da Mente  0,75
1   Sinete Izzet  2,40
1   Bigorna da Semelhança  3,99
1   Esfera do Comandante  0,30
1   Lingote de Aço Negro  0,38
1   Monólito de Basalto  12,75
1   Pedra de Energia Gasta  2,99
1   Urna de Mosco-Lumes  1,99
1   Espinha Dorsal de Ish Sah  0,50
Encantamentos (3)
1   Palavras de Vento   10,93
1   A Guerra das Antiguidades   0,46
1   Invadir a Câmara    9,44
Terrenos (35)
1   Assento do Sínodo 4,75
1   Cidadela de Aço Negro 0,99
1   Fábrica de Caldeira Izzet 0,25
1   Farol Desolado 0,50
1   Feira dos Inventores 32,00
1   Grande Fornalha 13,60
12   Ilha 0,00
11   Montanha 0,00
1   Recifes de Shiv 3,99
1   Ruína Enterrada 1,25
1   Templo da Epifania 0,63
1   Templo do Falso Deus 0,48
1   Torre da Indústria 1,75
1   Torre de Comando 0,95
99 cards total

Sideboard (1)
1   Jhoira, Capitã do Bons Ventos    8,50

 

Nossa capitã é uma criatura extremamente sinérgica com artefatos e é por isso que eles estão presentes abundantemente na lista. Como ela permite que compremos uma carta cada vez que conjurarmos um artefato, teremos recursos abundantes em mãos, permitindo uma certa vantagem frente a decks que não comprem com tanta facilidade.

 

Existem dois caminhos a serem seguidos com a Jhoira: no primeiro deles você pode fazer um toolbox, parecido com o que um Karador, Ghost Chieftain costuma ser; enquanto a segunda opção, que está sendo utilizada atualmente pela maioria dos players, é fazê-la um deck Storm. Eu relutei um pouco em fazer esse tipo de lista aqui no Lab, pois sei que é um estilo de jogo um pouco mais complicado, principalmente para os iniciantes, mas depois de ver Palavras de Vento, percebi que não tinha como não trazê-la dessa forma.

 

Antes de falar do combo, a premissa jogando de Jhoira é que você seja extremamente recursivo o tempo todo, podendo conjurar artefatos à vontade, sabendo que sempre terá um draw recorrente. Por isso, mesmo que a general não esteja em campo, você pode ter isso a partir de Arquimago Vedalkeano e Forjador de Enigma (que é uma versão piorada, mas serve também). Para auxiliá-los, inseri no deck também um passarinho que gosta muito de sucata: Assistente de Artesao, que vai te permitir filtrar o topo antes de comprar.

 

 

Como o intuito do deck é vomitar a mão o tempo todo na mesa, cartas que reduzem o custo de conjuração dos artefatos são essenciais. A lista tem Arauto de Kozilek, Escultor de Etherium, Familiar de Jhoira, Inspetor da Fundicao, Bigorna da Semelhanca  e Elmo do Despertar. Essas cartas são essenciais para a lista pois, além de diminuírem o custo de mana das mágicas que conjuramos, são elas que permitirão que o combo aconteça. Se você quiser combar, precisará de, pelo menos, uma delas em campo.

 

Eu vou dar um exemplo de combo com as cartas do deck, e você pode adaptá-lo conforme a situação te favorecer. Com nossa general em campo, junta de Palavras de Vento e Escultor de Etherium, podemos conjurar um artefato de custo zero, como Ornitoptero, e gerar mana com Anel Solar para ativar o efeito do encantamento, fazendo com que cada jogador volte uma permanente para a mão (nós escolhemos voltar o Anel). Em seguida, conjuramos ele, pagamos a mana que temos na pool, e voltamos o Ornitoptero. Fazemos isso várias vezes, deixando o campo dos oponentes vazios, e o jogo ganho. 

Além disso, você pode optar por combar de Rajada se tiver a mesa com vários redutores de custo de artefatos, conjurando-os de graça, comprando mais artefatos, conjurando-os de graça novamente, depois utilizando mágicas como Retorno de Hurkyl para retorná-los para sua mão, recomeçar todo o processo de conjuração de artefatos, e finalizar o jogo com Esvaziar os Viveiros ou Metralha. Você também pode inserir nesses combos Flamitecelao Temerario para causar mais dano.

 

Para facilitar o combo, existem vários tutores no deck, como Mago das Quinquilharias, Feira dos Inventores, Fabricar e Zumbido da Invencao. Lembre-se de guardar os anulas para quando for estritamente necessário, pois eles são poucos no deck (Contramagica, Controfluxo, Logro Magico e Contestacao Estoica). Se você for alvo de um Comando Austero, por exemplo, tente encontrar Scrap Mastery para voltar ao jogo. E, para gerar toneladas de mana, Invadir a Camara, que é uma Academia Tolariana nerfada.

 

Encerrando o deck da Jhoira, quero destacar algumas cartas que podem ser colocadas aqui, caso você decida investir no deck: Tezzeret, o Perseguidor, Dack Fayden, Mox Amber, Balista Ambulante, Metamorfico Phyrexiano e Maniaco do Laboratorio.

 

Partindo agora para nossa Muldrotha, a Mare Tumular, cuja lista está cotada em R$180,96.

 

[BUDGET] Muldrotha, the Gravetide
 
23/05/2018
R$ 347,49
R$ 1.199,98
R$ 13.827,37
 
23/05/2018
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Custo
Raridade
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Criaturas (23)
1   Comedor de Podridão  4,46
1   Domador de Tempestades Sireno  1,26
1   Lagarta Cáustica  0,10
1   Preservador Silvestre  43,99
1   Vidente Visceral  1,15
1   Ancião da Tribo Sakura   2,50
1   Oráculo Enroscado   0,10
1   Sátiro Trilheiro   0,10
1   Diabrete de Erva Fétida   0,90
1   Elfos da Floresta   0,88
1   Escavadora de Ramunap   6,38
1   Executor Impiedoso   0,40
1   Fazendeiro de Yavimaya   0,50
1   Saqueador Saco-de-Carne   0,23
1   Chupacabra Voraz    0,75
1   Discípulo de Nicol Bolas   0,94
1   Bocarra Ululante   0,32
1   Limo Ácido    0,10
1   Sidisi, Vizir Morta-viva    14,95
1   Tatyova, Druida Bêntica    0,55
1   Vaga-Pensador   1,20
1   Demônio das Cicatrizes Rúnicas    8,08
1   Terastodon    1,15
Mágicas (14)
1   Salvamento Macabro   0,10
1   Alcance do Kodama   2,20
1   Amuleto Sultai    0,07
1   Cultivar   2,99
1   Enterrado Vivo   16,00
1   Estorrar   0,99
1   Fera Interior   3,03
1   Putrificar    0,20
1   Sorte Inesperada   6,70
1   Vitimar   1,99
1   Fato ou Ficção   0,20
1   Ordens de Jarad    4,25
1   Despedida Final    2,49
1   Morte Viva    19,00
Artefatos (10)
1   Anel Solar  4,80
1   Pinça Craniana  19,60
1   Pedra da Mente  0,75
1   Sinete Dimir  3,00
1   Sinete Golgari  1,00
1   Sinete Simic  0,79
1   Altar de Ashnod  34,88
1   Esfera do Comandante  0,30
1   Pedra de Energia Gasta  2,99
1   Disco de Nevinyrral  1,42
Encantamentos (17)
1   Maldição da Vingança  8,75
1   Rêmora Mística  36,99
1   Receptáculo da Nascença  0,07
1   Expedição ao Coração de Khalni   0,23
1   Fonte das Fortunas   0,03
1   Hesitacão   0,25
1   Reviver Cadáver   17,49
1   Salto Evolutivo   0,48
1   Selo do Primórdio   0,10
1   Força Lunar   0,09
1   Harmonização   11,66
1   Jornada para a Eternidade    14,39
1   Segredos dos Mortos   0,18
1   Escrituras Phyrexianas    4,00
1   Resgate de Alma    0,10
1   A Emenda de Dominária    0,29
1   O Ancião Renascido   0,37
Terrenos (35)
1   Aqueduto Dimir 0,45
1   Banco de Areia Isolado 0,12
1   Bosque Sereno 0,10
1   Câmara de Crescimento Simic 0,89
1   Charneca Estéril 0,30
1   Fazenda de Podridão Golgari 0,45
7   Floresta 0,00
6   Ilha 0,00
1   Mercado Alto 5,30
7   Pântano 0,00
1   Pântano de Bojuka 7,19
1   Paisagem Infinita 0,85
1   Palácio Opulento 0,25
1   Ruínas de Dakmor 0,84
1   Templo do Falso Deus 0,48
1   Terras em Desenvolvimento 0,05
1   Torre de Comando 0,95
1   Vastidão Morfoterrena 0,17
99 cards total

Sideboard (1)
1   Muldrotha, a Maré Tumular     12,90

 

Essa general é, atualmente, o maior hype dentre as novas criaturas lendárias de Dominária, pela possibilidade de fazer um deck Sultai goodstuff, o qual parece preencher um vazio existente há muito nessa combinação de cores. As opções mais comuns, anteriormente, eram tribal de Zumbi com Sidisi, Tirana da Linhagem, reanimator com The Mimeoplasm, control com Tasigur, the Golden Fang e full combo com Damia, Sage of Stone Agora, os jogadores de Sultai ganharam um general que parece trazer mais diversão ao Mesão, trazendo também interações muito fortes, como a possibilidade de se conjurar 

Remora Mistica todo turno, esquivando-se de seu custo de manutenção cumulativo. Note que isso pode ser feito com outras cartas também!

 

Eu caprichei na quantidade de criaturas de custo de conjuração baixo, com efeitos simples, mas eficientes, para que o jogo flua com tranquilidade nas partes mais importantes, que são o ramp (Anciao da Tribo Sakura , Fazendeiro de Yavimaya, Elfos da Floresta), destruição de criaturas (Executor Impiedoso, Bocarra Ululante, Chupacabra Voraz) e compra de cartas (Vaga-Pensador, Discipulo de Nicol Bolas, Oraculo Enroscado); considerando também outros efeitos necessários, como destruição de permanentes (Terastodon, Limo Acido), tutor (DDemonio da Cela das Almas, Sidisi, Vizir Morta-viva) e até mesmo anulação (Domador de Tempestades Sireno). Com essas criaturas disponíveis, tanto na mão quanto no cemitério, a probabilidade de você ter resposta para ameaças na mesa o tempo todo é real, então não se preocupe em enviar recursos para o cemitério: lembre-se de que sua general dá conta de utilizá-los mesmo lá.

 

Enquanto algumas criaturas se enviam sozinhas para o cemitério, como Lagarta Caustica, algumas outras precisam de uma ajudinha se quisermos reaproveitar seus efeitos. Portanto, como sempre em decks que utilizam muito o cemitério, sac outlets (cartas que permitem sacrifício de permanentes) são indispensáveis. Na lista, coloquei algumas excelentes (Altar de Ashnod, Vidente Visceral, Salto Evolutivo) e outras que não são tão boas, como Comedor de Podridao, mas que, em campo, fazem o efeito que precisamos. Lembrem-se de tê-las sempre à mão, então não tenha medo de tutorá-las, ainda que seja enviando-as ao cemitério (Enterrado Vivo, Despedida Final, Ordens de Jarad).

 

 

Quero destacar na lista alguns encantamentos muito fortes nesse deck, mas que geralmente não costumam ver jogo em demais listas. Aqui, pela possibilidade de serem utilizados várias vezes conjurando-os do cemitério, seus efeitos tornam-se ainda melhores, como é o caso de Fonte das Fortunas, Selo do Primordio e Expedicao ao Coracao de Khalni. Todos esses encantamentos têm seus efeitos em mágicas, que acabam sendo preferidas de muitos jogadores, mas pilotando Muldrotha, o quanto você puder subsituir de efeitos de mágicas em permanentes, melhor, pois você terá certeza de possibilidade de reutilização deles enquanto estiverem no cemitério.

 

Outro tipo de encantamento muito sinérgico com nossa general são as Sagas, uma vez que elas são sacrificadas após o terceiro efeito, permitindo que recomecemos com elas sempre que quisermos, conjurando-as do cemitério. Coloquei aqui a excepcional Emenda de Dominaria, que alimenta o cemitério e nos devolve nossos terrenos de lá; Escrituras Phyrexianas  que, apesar de dar tempo para os oponentes se prepararem, é um recurso constante à mão nesse deck, fazendo dela uma ameaça recorrente; e uma das minhas Sagas favoritas: O Anciao Renascido, permitindo a utilização de cartas dos oponentes contra eles mesmos.

 

Forca Lunar e Hesitacao foram dois encantamentos que inseri no deck para os que gostam de jogar de controle, forçando muitos jogadores a queimarem algumas mágicas para que outras possam ser feitas. Se você tiver acesso a grandes quantidades de mana, pode colocar também na lista Decreto de Silencio, que costuma dar muita dor de cabeça aos jogadores. Se o seu estilo não for o controle, tire-as do deck sem problemas, elas não devem fazer tanta falta assim, mas cogite-as substituir por alguns anulas ou remoções pontuais.

 

Para encerrar, segue algumas dicas de cartas um pouco mais caras para a Muldrotha. Impossível não começar por dois encantamentos espetaculares, que são Estudo Ristico e Ato Pernicioso. Testemunha Eterna e Arquimaga de Glen Elendra têm efeitos únicos enquanto criaturas, portanto sugiro que você corra atrás de colocá-las no deck também. Kokusho, a Estrela Vespertina e Brutamontes Multiforme combinam muito bem entre si, permitindo interações fantásticas com reanimações e sacrifícios. Por fim, alguns tutores como Sepultar e Intento Diabolico também se dão muito bem em decks que utilizam o cemitério.

 

E por hoje é isso, cremosos! Nós vamos ficando por aqui, e eu espero que vocês tenham gostado das duas listas budget de hoje, pois vários pedidos com elas chegaram até mim. Já montaram seus decks de Dominária? O que estão achando deles? Digam nos comentários.

 

Obrigado por ficarem comigo até aqui.
 

See ya!

 

 

Lucas dos Santos Loterio ( loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 30/05/2018 14:12:43
Jhoira 3
(Quote)
- 30/05/2018 10:04:37
Selo de remoção faz a festa nesse deck! por falta criaturas fortes, coloquei O Infindavel (q da pra puxar do cemiterio por muitas manas) e criaturas com reciclar como Javali Krosano, Saurio do Shefet...
(Quote)
- 29/05/2018 11:24:51
Montei uma Muldrotha um dia depois do pré-release, peguei ela em um dos boosters que comprei no dia. Já tinha toda a base da Meren e cyclonic rift pra usar, então o resto peguei na loja da cidade com 30 reais e montei o deck. as bombas que eu tenho pra ganhar além da Muldrotha são Sheoldred, Rune-Scared Demon, Primordial Sepulcral (que não sei como não ta na lista), Rampangig Baloths, e Gitrog. Uso phyrexian metamorph e body double pra pegar coisas dos oponentes também. Acho bem suficiente pra um control good stuff, já que não quero jogar de combo. O deck ta rodando maravilhosamente bem, única coisa que to pensando em encaixar é um sadistic hipnotist pra tentar deixar os oponentes sem mão e não perder pra combo com o board controlado.
(Quote)
- 28/05/2018 14:05:02

A Sidisi, Blood Tyrant parece boa mesmo, contribui no plano de jogar criaturas pro grave, faz bichinhos para segurar/agredir, e o Kessig Cagebreakers seria a agressão pura que você queria. O Multani também seria a threat que aplicaria a pressão e exige resposta mais específica.
Uma carta que alavancaria MUITO o deck seria a Survival of the Fittest, mas aí é muita vontade de investir no deck keke

(Quote)
- 28/05/2018 12:29:56
Eu uso uma lista parecida da Jhoira e depois de muito jogar e ajeitar, diminui drasticamente o número de terrenos do deck. 35 é muuuuito alto pra um deck que roda com tantas rocks, um monte de cartas pra diminuir o custo dos artefatos e compra carta aos montes. Tentei 25 e fiquei ferrado, entre 28-30 é um número mais tranquilo, tem sido o número ideal pra jogar. Com 35 terrenos é muito fácil ficar floodado, e sem o Riddlesmith em campo pra se livrar do flood, é complicado.
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