Planeswalkers na Mira!
01/06/2018 15:00 / 7,891 visualizações / 22 comentários
 
“Seu Jace, o Escultor de Mentes tem três marcadores? Raio nele.”
“Não pode, eu tenho Linha de Forca da Santidade em jogo.”
“Então, em Dominária…”
 
Olá, gente! Sejam bem-vindos (as) a mais uma Bancada do Juiz. Dominaria chegou, e chegou com tudo: várias pessoas apareceram para voltar a jogar, o Lore passou a ser um assunto mais frequente nos grupos… e também chegou com uma série de regras novas.
 
Entre elas está uma das maiores mudanças na história do Magic, que gerou uma errata gigantesca nos cards criados até então: dano não pode mais ser redirecionado para Planeswalkers, e vários cards tiveram seus textos mudados para que possam dar alvo em Planeswalkers.
 
Peraí, Judge. Como assim não pode mais redirecionar dano? Só se mata Planeswalker em combate agora?
 
Não exatamente. Como eu falei, existem duas mudanças: uma delas é que dano não pode mais ser redirecionado para Planeswalkers. A outra é que vários cards tiveram seus textos oficiais mudados para que possam dar alvo em Planeswalkers.
 
Mudança de texto? Mas como funciona isso tudo, Judge?
 
Enquanto algumas pessoas já estão acostumadas, redirecionar dano que não seja de combate para um Planeswalker era um tanto confuso, principalmente para players que acabaram de entrar no Magic, o que gerava várias dúvidas:
 
 - Muitas vezes, confundia-se a fonte do dano e não se sabia exatamente se era possível ou não redirecionar tal para Planeswalkers;
 - Players menos experientes também têm dificuldade em lembrar a diferença entre dano e perda de vida, principalmente quando explicam que “dano causa perda de vida, mas perda de vida não é dano”;
 - Por essa regra ser um efeito de substituição, player que controla um ou mais Planeswalkers não sabe se tal dano será ou não causado a um Planeswalker até que a mágica resolva. Enquanto algumas situações eram óbvias, outras terminavam numa desvantagem considerável em que não se sabia exatamente como reagir à ação.
 
Tá, mas… vão fazer uma errata para TODOS os cards de Magic que causam dano, Judge?
 
Não todos. Primeiro de tudo, vamos dar uma olhada na regra:
 
Regras Abrangentes 306.7:
 
Anteriormente, Planeswalkers estavam sujeitos a um efeito de redirecionamento que permitia que um jogador ou jogadora fizesse com que seu dano que não seja de combate, que seria causado a um ou uma oponente, fosse causado, ao invés disso, a um Planeswalker sob o controle daquele oponente. Essa regra foi removida e certos cards que receberam errata no texto de seu Oracle (que você pode checar em gatherer.wizards.com) agora podem causar dano direto a Planeswalkers.
 
Assim como nas Notas de Lançamento de Dominaria, explicam que tal regra será removida e que cards receberão erratas para refletir essa mudança e permitir que os cards continuem interagindo com Planeswalkers, agora de uma forma mais ativa. Vejamos essas mudanças:
 
 - As habilidades em que se lê “criatura ou jogador alvo” foram alteradas para “qualquer alvo”.
Exemplo: Raio;
 
 - As habilidades em que se lê “jogador alvo” foram alteradas para “jogador ou planeswalker alvo”. No entanto, se a quantidade de dano for calculada com base em informações sobre o jogador ou sobre os objetos que este controla, a habilidade permanecerá inalterada e agora só poderá causar dano ao jogador.
    Exemplo 1: Espiculo de Lava  (foi alterado para “jogador ou planeswalker alvo”).
    Exemplo 2: Impacto Subito (continua sendo apenas “jogador alvo”);
 
 - As habilidades em que se lê “oponente alvo” foram alteradas para “oponente ou planeswalker alvo”, com a mesma exceção listada acima. Essas mágicas e habilidades podem ter como alvo um planeswalker que você controla.
Exemplo: Mestre de Caca da Derrubada (seu lado “noite”, Devastador da Derrubada, agora causa 2 pontos de dano ao “oponente ou planeswalker alvo”);
 
 - As habilidades que causam dano, mas não exigem alvos, não receberam errata, com uma exceção: Quebrador de Frascos, o Feroz;
Exemplo 1: Chandra, Chama da Rebeldia (antes podia causar dano a planeswalkers. Agora, não pode mais)
Exemplo 2: Hazoret, a Fervorosa (antes podia causar dano a planeswalkers com sua habilidade ativada. Agora não pode mais).
 
Pera aí, Judge… então eu não posso mais matar a Vraska da minha oponente com a minha Chandra? Por que enfraquecer o card?
 
É importante mantermos o foco. Enquanto parece ser direcionada a alguns cards pontuais, ainda mais considerando que o Mono Red sofreu com alguns bans recentes no Standard, a mudança de regra tem um objetivo muito maior: simplificar a regra e facilitar o entendimento a players mais recentes no Magic.
 
Entendi, Judge, obrigado. Mas, então, como eu tiro um Planeswalker do campo de batalha agora?
 
A regra de redirecionamento não existe mais. No entanto, as formas de lidar com um Planeswalker continuam praticamente as mesmas:
 
 - Efeitos que destroem, exilam ou removem um Planeswalker do campo de batalha continuam funcionando normalmente;
 - Um Planeswalker com zero Lealdade é colocado no cemitério por uma ação baseada no estado. Portanto, criaturas ainda podem atacar um Planeswalker que um player defendendo controle. Dano de combate a um Planeswalker permanece o mesmo;
 - Da mesma forma, essas mágicas e habilidades que receberam errata podem causar dano direto a um Planeswalker. Se uma mágica ou habilidade fizer a Lealdade de um Planeswalker cair para zero, este será colocado no cemitério por uma ação baseada no estado.
 
Entendido, Judge! Mais alguma coisa?
 
Não se esqueçam: o que determina se uma mágica com texto antigo pode ou não causar dano direto a um Planeswalker é o seu texto de Oráculo em inglês. Portanto, caso tenha dúvida nessa nova regra, chame um judge para resolvê-la. Como eu aponto em meu artigo sobre motivos para se chamar Judge, é permitido e encorajado pedir o texto oficial de qualquer card sobre que tenham dúvidas. É um direito seu: use-o!
 
Pessoal, muito obrigado pela atenção. Erratas são algo que não acontecem com muita frequência, e temos conhecimento de como podem ser confusas. Espero que tenha conseguido sanar as dúvidas e desmistificar um pouco o que foi essa mudança pequena, porém gigante, no Magic!
 
Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo na página no Facebook!
 
Lembrem-se sempre: qualquer problema na sua partida, CHAME JUDGE!
 
Qualquer dúvida relacionada a Magic, FALE COM JUDGES!
 
Um grande abraço e até a próxima!
 
 
 
TAGS: 

André Tepedino (VIP STAFF andreh)
Juiz Nível 3 de Magic: The Gathering. Certificado desde 2004, conta com boa experiência de eventos brasileiros e internacionais. Entusiasta apaixonado pelo jogo, sempre está disposto a contribuir para o crescimento e melhoramento da comunidade. Quando descobriu que não jogaria mais competitivo por preferir arbitrar, optou por jogar Commander casual para se divertir.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Bancada do Juiz: Juízas e Juízes no torneio

A atuação do Juiz em um evento de Magic.


Bancada do Juiz: Competitivo

O que saber das regras para jogar melhor a Grande Final do CLM.


Laboratório de Commander – Regras e Formatos

Entendendo cada uma das formas de se jogar Commander.


Bancada do Juiz - Juiz!

Problemas na partida? Chame o Juiz!





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Tulio_Martins122 (06/06/2018 15:04:31)

Eu particularmente adorei a regra nova, faz planeswalkers ficarem mt mais viáveis no commander e n morrerem de graça pra decks como os do Púrforo...

W4rlord (05/06/2018 19:19:19)

show

Seiz (05/06/2018 00:50:48)

Ótimo texto!

thiago066 (04/06/2018 11:09:19)

nao conhecia ,valeu pela info

VIP STAFF andreh (04/06/2018 11:00:19)

O gatherer.wizards.com é o site oficial pra textos de oráculo.

thiago066 (04/06/2018 09:44:53)

eles atualizaram os cards no magicards.info entao se tiver duvida e so dar uma olhada la,todos que tem any target da dano ne qualquer coisa

VIP STAFF andreh (03/06/2018 18:19:00)

Exato, nao é mais possível.

Stromgald (03/06/2018 18:01:29)

Fala aí, André, beleza? Essa regra nova gerou uma dúvida em um cardápio que eu uso bastante.

O texto do The Rack diz: "As The Rack enters the battlefield, choose an opponent.

At the beginning of the chosen player's upkeep, The Rack deals X damage to that player, where X is 3 minus the number of cards in their hand."

Antes, era possível redirecionar para os PW,agora me parece que não é mais possível. Estou correto?

Abraço!

vincilios (02/06/2018 23:22:09)

Trágico. No caso de global assim devia valer, mas imagino que desse jeito acaba facilitando a regra.

Vlw pela resposta e, obviamente, o ótimo artigo.

VIP STAFF andreh (02/06/2018 13:27:14)

Nao dá alvo, entao nao

vincilios (02/06/2018 12:16:51)

Acho que essa regra é problemática pela quantidade de errata. Só o pessoal do standard e quem sabe o modern não vai sentir. A gente do cmd tá lascado, pois como joga na "cozinha", se não achar na net ferro.

Amigo, tenho uma dúvidas:
Efeitos como de Pestilencia, acerta junto os planewalkers?

VIP STAFF andreh (02/06/2018 10:57:40)

Negativo. Esses podem dar alvo em planeswalkers

Mop_Coldheart (02/06/2018 10:46:47)

Olá André, tudo bem? Fiquei com uma dúvida, no exemplo você pôs impacto súbito como card que não pode mirar nos PWs por ser baseado em objetos que o jogador controla, isso se aplica também aos cards que são baseados em quantidade de objetos do próprio player? Exemplo: Kessig Malcontents/ Goblin War Strike

VIP STAFF andreh (02/06/2018 09:52:56)

Aí já é com a wizards... :/

VIP STAFF andreh (02/06/2018 09:50:48)

Essa habilidade nao dá alvo e cai no quarto caso citado. Ou seja, nao sofre alteração.

Fegor (02/06/2018 09:29:29)

Ótimo artigo! Mas eu fiquei com uma dúvida:

A carta Buscador de Santuários diz que "(...) cada oponente perde um ponto de vida (...)". Nesses casos, o texto será alterado para "(...) cada oponente ou planeswalker perde um ponto de vida (...)"? Se sim, tratando-se de um mesão com outros 3 jogadores, eu poderia escolher 1 jogador, 1 planeswalker e 1 jogador, por exemplo?

Lucassis (01/06/2018 22:51:39)

Belo artigo! Mas surgiu uma dúvida. Agora, usando seu exemplo, com devastador da derrubada eu posso causar dano nos meus planeswalkers, coisa que antes não era possível. O melhor texto da errata nao seria: "oponente alvo ou planeswalker alvo controlado por um oponente"? Duvido que alguém tire vantagem desse detalhe, mas nunca se sabe né hauehauehua

Spym4n (01/06/2018 17:00:36)

Belo artigo meu amigo! Ficou muito claro e de fácil entendimento. Nos vemos no GP São Paulo!

Abraço, Medeiros!

Ludmasca (01/06/2018 16:57:07)

Bom artigo!

VIP STAFF andreh (01/06/2018 15:57:34)

Boros Charm dá alvo direto em Planeswalker

VIP OURO flexfine (01/06/2018 15:51:35)

Boros charm pode redirecionar ao PW, coreto?

Mercenario16 (01/06/2018 15:13:36)

Chandra nerfada D: mas essa mudança de regra ajuda infinto :)