Um por Todos, e Todos por Um
04/06/2018 10:00 / 4,966 visualizações / 2 comentários

 

 

Magic: The Gathering é o nome do jogo, e seja você adepto da mesa de cozinha, das mesas de GP ou até mesmo do colecionismo, tenha certeza que o Magic tem um espaço especialmente para você.


Uma das maiores vantagens do Magic em relação aos jogos que são apenas online é a obrigação de conviver com outras pessoas. É inacreditável a quantidade de histórias sobre pessoas que melhoraram muito seu estilo de vida e convívio social depois que foram “obrigados” a interagir com mais pessoas por causa de um simples jogo. 


Esse convívio com outros jogadores e jogadoras acaba nos trazendo muitas amizades, que, na maioria das vezes, transcendem as cartas.
Jogar contra aquele seu amigo é bem divertido, mas e jogar ao lado dele? Não seria melhor? Hoje vamos falar sobre Trios!

 

Como funciona?

 

O Trio é composto, obviamente, por 3 jogadores: A, B e C. Isso significa que jogadores A irão enfrentar apenas jogadores A do time adversário e o mesmo vale para B e C. Uma vez definido o assento do jogador, ele não poderá ser mudado até o fim do torneio.
Existem 3 formatos que são disputados em trio:

 

  -  Team Sealed:
 

O Team sealed é o único formato de trios não construído. O selado individual consiste em um jogador montar seu deck a partir de 6 boosters abertos por ele mesmo; já o Team Sealed, por ter mais competidores utilizando a mesma pool, usa 12 Boosters para fazer 3 decks invés de 6 para um deck apenas. Os jogadores desse formato podem montar os decks da maneira que quiserem, sem restrição de número de cartas (se você abrir 9 Doom Blade e quiser usar as 9 no mesmo deck ou dividido entre os 3, é completamente legal).

 

 - Team Unified X:


Team Unified X é quando os três jogadores do trio devem jogar o mesmo formato. No entanto, nenhum dos 3 decks devem conter nenhuma cópia de cartas iguais sem ser terreno básico. Essa foi uma regra mudada recentemente; antigamente o Jogador A poderia utilizar 2 Lightning Bolt, o B um e o C um — não teria problema desde que não ultrapassassem 4 cópias da mesma carta entre os 3 decks. Só que agora, se um jogador utilizar uma carta não-terreno básico, nenhum outro pode usá-la, mesmo que não estejam usando as 4 cópias em um único deck. Os formatos mais conhecidos de Team unified são o Team Unified Standard e Team Unified Modern.

 

 - Team Constructed:


O Team Constructed é quando cada jogador do time está em um formato. A configuração mais comum é Standard-Modern-Legacy, mas algumas lojas já trocaram o Legacy por Pauper ou até mesmo Commander! Pelo fato de cada jogador estar em um formato, não existe regra de limite de cartas para o trio, os jogadores A,B e C podem utilizar 4 cópias da mesma carta em seus respectivos decks sem problema.

 

Escolha de decks:


Essa dica vale mais para o Team Constructed, já que o Sealed depende muito da sua pool, mas algumas coisas valem para todos os modos de se jogar em trio.

 

Escolha pessoas em que você confie e que confiem em você! 


O formato deve ser visto de duas maneiras: três jogos individuais que determinam um resultado da equipe e 3 jogos onde o trabalho de equipe deve ser aproveitado.


Uma partida de Magic é algo muito complexo. Claro que alguns jogos podem ser simplesmente resolver a carta X e acabar o jogo, ou a complexidade ser baixa, mas grande parte das partidas é determinada nos detalhes. Não tenha medo de pedir ajuda para seu time, mas tenha noção de que eles podem não entender completamente o que está se passando em sua partida: uma carta revelada por um Karn, Scion of Urza ou uma carta conhecida na mão através de um Thoughtseize. Se os seus teammates não trabalharem com a mesma quantidade de informação que você, eles podem te dar uma dica que atrapalhe seu jogo.

 

Num mundo ideal, quando fossemos jogar Team Constructed, nosso time seria composto por: um especialista em Standard, um especialista em Modern e um especialista em Legacy. Bem-vindos ao mundo real — dificilmente seu time será 3 ótimos jogadores dos 3 formatos, o que devemos fazer aqui é adaptar às qualidades de cada jogador.


Imagine que você vai jogar um T2 Unificado, mas nem todos do time são exímios jogadores de Standard. O que é interessante fazer é colocar o jogador com menos experiência no assento do meio, assim o jogador A e o C vão poder auxiliar o B durante os Keeps de mão e jogadas mais complexas. Lembre-se que, independente do formato, a ordem dos assentos sempre será A,B e C ou C,B e A (para que os A, Bs e Cs se enfrentem); então colocar alguém menos experiente no meio pode ser uma vantagem estratégica. Ainda falando sobre Unified, o assento do meio pode ser ocupado pelo jogador com o deck mais complexo, aquele hardcontrol ou combo pode precisar de algumas opiniões dos aliados durante uma partida apertada, e ter que esticar o pescoço até o outro lado da mesa para ajudar pode te atrapalhar e consumir muito tempo.

 

Ganhe com o time, perca com o time.


Nunca se esqueça de que você se inscreveu para um torneio em equipe, ou seja, você ganha com a equipe, empata com a equipe ou perde com a equipe.
Há algumas semanas, eu joguei um Team Constructed (inclusive fiz um report aqui) e, apesar do meu recorde pessoal ter sido 4-0, um dos integrantes da minha equipe fez 0-3-1, mas isso não me abalou, principalmente porque o empate foi minha culpa, por ter dado uma call errada para meu aliado. Quando você está em um torneio de equipe, pense sempre que você deve fazer a sua parte, mas também que deve entender que adversidades acontecem. Você pode ter ganho de uma bad matchup e seu companheiro perder de uma matchup fácil, é importante não se deixar levar pelos sentimentos — da mesma maneira que você pode ganhar e fazer o time levar a vitória na rodada, seus aliados podem ganhar depois que você perdeu por mulligar a 5 duas vezes.
Saiba também quando não atrapalhar seu time. Falar demais pode desconcentrar ou entregar alguma estratégia que seu aliado estava tentando esconder.

 

A particularidade de cada formato.


Isso não se aplica ao Team Sealed e ao Team Unified, pois os três integrantes estarão competindo no mesmo formato, mas no Team Constructed, saber designar qual jogador irá para cada formato faz muita diferença no decorrer do torneio.


O Legacy é um formato cheio de micro decisões, mas alguém que já jogou o formato no passado, mesmo que não seja um especialista, já saberá como navegar no T1.5.


O Modern é um dos formatos que considero mais perigosos; o número de decks é bem grande e, em muitos casos, é até difícil descobrir qual lista exata seu oponente está até que seja tarde demais (por exemplo Blue Moon, que finaliza com Madcap Experiment ou Through the Breach). Um jogador mais experiente nesse assento pode dar mais segurança para o time num formato tão maluco como o Modern.


O Standard, na maioria das vezes, é puro braço. Com a pool não muito grande, colocar aqui um especialista em arquétipos invés de formato pode te servir bem. Como todo formato, o Standard em alta performance exige alguém que o conheça meticulosamente bem, só que se você precisa de alguém para completar o time, colocar um bom jogador de Aggro ou de Control pode fazer o serviço necessário.

 

TL//DR:

 

 - Escolha pessoas em que você possa confiar e que confiam em você, você não vai querer entrar em uma discussão por jogadas no meio do torneio;
 

 - Tente distribuir os decks que combinam mais com o estilo de jogo de cada integrante, assim você pode se preocupar menos com o jogo dos outros e focar mais no seu;


 - É um formato de time, aja como tal. Saiba quando ajudar, pedir ajuda, quando ficar na sua e não atrapalhar os companheiros e não se esqueça: às vezes você ganha e a equipe perde, faz parte do jogo!

 

-

Boa sorte para todos que decidirem jogar um formato trio, principalmente para quem vai para o RPTQ neste fim de semana. Até semana que vem!

TAGS: 

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Aficionado por Legacy, sempre que pode joga com decks que matam com terrenos e não dispensa uma ativação de Vial no passe.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

O odiado, o caído e o rogue

GP San Antonio.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Bruno_Orelha (04/06/2018 16:15:05)

É o bait! hahhaa

LucasTorres (04/06/2018 11:41:00)

confesso que a foto me atraiu xD