SHAMAN BANIDO AMANHÃ!
02/07/2018 10:24 / 6,568 visualizações / 35 comentários

 

Dia 2 de Julho é aquele dia emocionante que vem para alegrar nossas vidas (ou destruí-las completamente) e que volta de 3 em 3 meses, isso mesmo! É o anúncio de atualização da Banlist!

Eu não estou aqui para falar sobre Goblin Chainwhirler ou sobre a galerinha do bem que quer a gloriosa Stoneforge Mystic válida no Modern. Eu vim aqui para te dizer que, apesar do choro, Deathrite Shaman não deveria ser banido do Legacy.
 
O Legacy é um formato onde todas as edições lançadas são válidas, desde earlier sets como Alpha, Arabian Nights e Legends, à edições atuais do Standard (Ixalan, Dominaria), fora as edições que nunca foram válidas em T2, como Conspiracy, e Commander Sets, e isso já nos dá uma quantidade gigantesca de cartas para trabalhar, mas infelizmente não temos tempo/vontade de testar todas as interações possíveis entre todas as cartas toda vez que uma nova edição é lançada. O que quero dizer é que existem inúmeras cartas que funcionam bem juntas e em diferentes combinações, mas é muito difícil colocar elas num formato tão poderoso quanto o T1.5

Deathrite Shaman, assim como muitas outras cartas presentes no formato, vêm causando um grande alarde e muitos pedidos por Ban, uns dizem que a carta é presente até demais, enquanto outros dizem que não passa de uma staple. Vamos colocar na balança os motivos e ver como DRS se comporta no formato.

Motivos pelos quais devem considerar o Banimento do Shaman:
 
 - Depois do “pack azul”(Brainstorm, Ponder e Force of Will) o Shaman é a carta mais jogada no Legacy, fazendo com que praticamente qualquer deck sem combo use Preto ou Verde as vezes só para usar o mana dork. Algumas vezes que experienciamos uma carta muito presente assim foram nos casos de Mental Misstep e de Survival of the Fittest, e ambas foram banidas do formato.
 
(fonte: mtggoldfish)
 
 - A alta presença do DRS no formato impede que algumas carta/deck se solidifique no formato. Ele lava, passa e cozinha, gera mana fora do verde, ganha vida, serve como kill condition e de quebra ainda é um hate de cemitério no palito.
 
Motivos pelos quais o Shaman deve continuar no formato:
 
 - Sim, o DRS é bem presente no formato, é inclusive a carta não-azul mais jogada do Legacy, mas isso não negativo. Brainstorm é a carta mais jogada e ela não está banida, e acredito que o Shaman deva ficar pelo mesmo motivo. Apesar de serem presentes até demais, são cartas necessárias para a consistência de grande parte do formato, nenhuma delas te dá free wins só por tê-las na mão inicial ou em campo (diferente dos já citados Mental Misstep e Survival of the Fittest), claro, Shaman é forte contra estratégias baseadas em cemitério, mas elas são rápidas o suficiente/tem side para conseguir não se importar com o pequeno elfo ½.

- O Shaman pode sim ser problemático para alguns decks como Dredge e Reanimator, mas isso não os impede de existir, Silent Gravestone, Contagion, Collective Brutality, Pithing Needle, e muitas outras são opções para lidar com a carta por tempo o suficiente para que o deck de cemitério faça seu plano e finalize a partida. O mirror de Shamans também não é só colocar o seu primeiro, fora a questão de gerar mais mana que seu oponente, um board stall de shamans é bem complexo de ser contornado pelo fator “eu posso exilar o que você está exilando” e o fator “Se eu virar meu shaman agora meu oponente estará livre para usar o cemitério dele”, acho importante esse tipo de profundidade em jogadas estar disponível no legacy, é uma das coisas que deixam o formato único e ótimo de se jogar.

 - Desde o banimento de Sensei's Divining Top o formato mudou demais, evoluiu de uma maneira que fazia tempo que não acontecia, hoje temos diversos decks realmente competitivos que não usam o Deathrite, Death and Taxes está com mais cartas fortes do que nunca, Mono Red Prison acabou de ganhar um GP, além dos diversos combos do formato que não o usam, então a frase “tem Shaman demais no formato” vem fazendo menos sentido.

 - Qualquer mudança em qualquer formato deve ser vista como Antes e Depois. Um grande erro é cometido quando as pessoas olham para determinado formato, num vácuo e falam: Se carta X fosse desbanida ela nem jogaria, olha o field hoje como está. Devemos sempre pensar que cada vez que uma carta é adicionada a um formato (seja por Unban ou por novas coleções), o formato inteiro pode mudar justamente porque aquela nova carta existe. No caso do Legacy não podemos pensar apenas em “Shaman é muito dominante merece ser banido”, mas o que aconteceria se ele fosse desbanido? Sem Shaman no formato os decks de cemitério ganhariam muita força, Reanimator já faz resultados mesmo num field infestado de Shamans, sem o dito cujo o Reanimator teria uma vantagem tremenda contra grande parte do field, e já vimos que o deck pode combar mesmo contra decks com múltiplas Surgicals e Rest in Peace. O mesmo é válido para Dredge, mas este é um pouco mais frágil. Não é porque um hate para algo existe que essa coisa é OK para o formato Levemos o Vintage como exemplo, Dredge é uma força presente e é loucura jogar com menos de 5 Hates para cemitério, e é muito ruim para um formato quando você é obrigado a usar um hate preventivo porque um deck é forte o suficiente para contornar apenas uma peça de ódio. The Tabernacle at Pendrell Vale já é um absurdo, imagina o quanto Lands não seria mais forte se não tivessem Shamans para contê-lo?
 
-
Lembrando que esses são os meus argumentos sobre o Shaman, gostaria inclusive de discutir sobre isso, poste sua opinião nos comentários abaixo.
A cultura do Choro= Ban se tornou tão presente que hoje em dia nós primeiro pensamos em banir uma carta invés de pensar em como resolver o problema, claro que em alguns casos o ban é a melhor opção(Eye of Ugin), mas em outros o choro é totalmente desnecessário(Storm no final de 2017).
 
Um beijo, um abraço e aquele day 2 no GP, até a próxima semana!
 
 
TAGS: 

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Aficionado por Legacy, sempre que pode joga com decks que matam com terrenos e não dispensa uma ativação de Vial no passe.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Na Imensidão da Planície

Dicas para jogar de Death & Taxes no Legacy.


A Ira de Marit Lage

Eternal Weekend e GP Legacy.


Controlar é Preciso, Vencer não é Preciso

Os hard controls do Magic.


Tudo sobre o RW Taxes

Porque na vida, só temos duas certezas.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

danielalmeida (08/07/2018 08:51:05)

Que viagem falar em banir dual. Não se bane carta pra tornar mais acessivel $$, e falar em banir por "power level" é PIADA. No t2 não tão remoto, tivemos fetch+shock, no modern temos fetch + shock , o natural do legacy entao seria algo um pouco mais poderoso que isso, que é fetch + dual, com o agravante que no legacy temos wasteland, q é um LD mais forte do que qualquer merda usada no modern.

googoodolls_sdy (06/07/2018 11:55:41)

Única coisa que poderiam fazer relacionado às duais, seria criarem duais lendárias, aí sim.
Se banissem as duais old no legacy isso surtiria efeitos catastróficos no modern que conhecemos hj, principalmente com preço de shock lands e etc...

googoodolls_sdy (06/07/2018 11:43:53)

Foi pensando em milhares de opiniões como a sua e a de muitos outros aqui que a wizzard criou o modern, justamente pra ser um formato mais acessível, onde as duais old e RLs não jogam, eu concordo com sua opinião, mas isso jamais aconteceria, é utópico.

DarkW08 (06/07/2018 08:21:12)

Sobre banir as Dual Lands, eu concordo com o banimento, não é somente para deixar o formato acessivel, mas todos sabem da força que as Dual Lands tem, é um land de duas cores sem punição... É muito forte, e ainda mais sabendo que as mesmas não serão reprintadas nunca mais. As pessoas que não concordam com isso é porque tem as Dual e conhecem muito bem o pontecial delas. Alias, gastaram um bom dinheiro nelas.
Na minha opinião todas as cartas da reserved list deveriam ser banidas do Legacy, deixando somente o Vintage jogar com RL.
E digo mais, qualquer carta que esteja na RL não é saudavel para o legacy.

googoodolls_sdy (05/07/2018 13:37:28)

As duais jamais serão banidas, se banissem elas não seria mais legacy, seria formato free com alguns bans!

hulking (05/07/2018 12:42:23)

No geral as lands juntas causa um certo desequilíbrio no formato, vários deck top sofrerá com o banimento, meu reanimar sem as underground , tomaria 2 com o túmulo , aí pra puxar o griselbrand com reanimar e ainda estourar a fetch ..... Esse é só um exemplo dente tantos....

hulking (05/07/2018 12:36:39)

Sim , mas as lands estão presentes em todos os decks do formato, isso pesou na balança na hora de banir o Shaman....

FetusinFetu (05/07/2018 08:51:11)

Mas isso nunca vai acontecer, pq seria banir uma carta por motivos alheios ao jogo diretamente, e eu não lembro de já ter sido feito isso. Seria puramente banir algo p deixar o formato mais acessível!

MrSocrates (05/07/2018 08:42:56)

Bem, isso é verdade. keke

FetusinFetu (05/07/2018 08:40:26)

Mas shock land nao tá na RL kkkk

MrSocrates (05/07/2018 08:37:59)

Vira literal item de colecionador keke

Mas nesse cenário, as Shock Lands ficariam ainda mais caras do que já são. Hmm...

FetusinFetu (05/07/2018 08:35:49)

Eu penso igual. Se nao da p fazer reprint, nem reprint funcional, bane logo sasmerda e deixa geral jogar legacy tb!!!

hulking (05/07/2018 01:20:22)

Já que é pra ter mudança no formato, bani as dual lands, essas sim aparece em 99% dos decks legacy, e daria a chance de todos os jogadores de Magic entrar no formato, não só os meninos riquinhos ou jogadores das antigas..... seria o renascimento do legacy....

VIP STAFF CaosNyce (04/07/2018 12:34:39)

discordo de todos os argumentos. Foi muito bem banido. E eu jogava com isso mas o formato tava tão feio quanto ates do Tampo. só mudou de Tudo Miracles para Tudo Grixis

googoodolls_sdy (03/07/2018 23:27:37)

Verdade, pensei nisso tb Bruno, mas é contornável, diria que altamente contornável :)

Bruno_Orelha (03/07/2018 21:56:55)

Agora tem que ficar mais esperto porque provavelmente o número de Leyline preta vai aumentar, mas nada que não seja contornável.
RIP Elfos.

googoodolls_sdy (03/07/2018 11:41:17)

Se minha versão de reanimator já estava arregaçando os grixis nas minhas brincadeiras por aí, imagine agora kkkk
Doeu por um lado pq usava 4 num elves foil, que eu estava tentando montar, mas por outro lado o reanimator vai jogar mais tranquilo.

AndreSilva (03/07/2018 10:39:34)

Eu acho que vai melhorar muito o formato, concordo com uma coisa que foi dita,existem inúmeras possibilidades, estas que não saem do 4fun por conta de Delver Decks ou controles que tem o Shaman como arma principal, o Legacy tem que dar chance pra todas essas inúmeras possibilidades, é o formato que mais curto, tem que ter mais players e mais campeonatos do formato.

Spym4n (02/07/2018 18:55:54)

Eu achei o Ban meio pesado. Poderia banir uma das duas, mas as duas ao mesmo tempo foi um golpe forte. Eu particularmente achei justo a saída do Shaman. Basta ver os últimos resultados do MOL, tem torneio que praticamente 50% do top 8 são Grixis Delver. To curioso pra ver como o formato vai se moldar.

arthurbn (02/07/2018 17:11:29)

PARABÉNS.

Bruno_Orelha (02/07/2018 16:37:26)

Eu acredito que o formato vai ficar diverso sim, nas próximas semanas/meses muitos reanimator e dredge vão aparecer, forçando muitas Surgicals e fadas macabras, depois de um tempo o field se estabiliza e volta a ter mais midranges.

Ezuri (02/07/2018 16:31:25)

Exatamente. Eu joguei tanto com RUG quanto com Grixis. A consistencia do grixis e bem melhor ao meu ver. OU seja. A mudança nao vai ser muito boa pros delver decks. A grande maioria usava deathrite. Ja ganhei muito jogo inclusive contra agroo por causa dele. Sem ele vai ser uma suadeira sem tamanho. Quem mais va ganhar sao so grave decks, eldrzi e monoredprison. Ate o sneak perdeu o GP que e uma carta muito boa pro deck

Bruno_Orelha (02/07/2018 16:20:58)

Agradeço, man!
É complicado mesmo, alguns decks vão perder muita força como Aluren e Elfos enquanto alguns Delver decks vão ter que se remanejados nas cores(Grixis pra RUG) e isso complica a vida de quem não tem as cartas na pasta pra fazer a mudança quando necessário.

Bruno_Orelha (02/07/2018 16:18:37)

Finalmente vai dar pra fazer Snapcaster pra Ponder sem preocupação. - Czech Pile + Miracles.

Bruno_Orelha (02/07/2018 16:15:43)

Agora que o formato vai ficar realmente divertido, não abandona não.

SaitoSan (02/07/2018 15:58:23)

Parabéns Brunão, como sempre. Você resumiu tudo o que eu penso sobre a importância do Shaman no formato.
Infelizmente a Wizards não analisa a diversidade e saúde do formato, que eu julgo o mais legal desde que comecei no legacy (mais de 15 anos atrás).
Vamos ver como o ambiente vai reagir a mudança, mas duvido muito que essas diversidade que vimos pós banimento do Tampo vai voltar.
Abraço

Ezuri (02/07/2018 15:04:39)

Concordo em tudo que vc disse grande Bruno, mas a wizards pensa diferente infelizmente. Vamos ver no que vai dar, mas nao prevejo bao coisa não. Fora o pessoal que se mata pra comprar um deck e tem ele destruido por conta de uma ou duas cartinhas que mesmo baratas acabam tiram grande poder do deck.

nandomagicc (02/07/2018 13:29:23)

O problema do legacy é o brainstorm.

tattoowalker (02/07/2018 13:04:16)

Acabou com os delver decks

tattoowalker (02/07/2018 13:02:42)

Vou tirar meu uw da garagem

tattoowalker (02/07/2018 13:02:13)

É rapah!! Acabou a farra com daze

MrSocrates (02/07/2018 11:54:59)

https://magic.wizards.com/en/articles/archive/news/july-2-2018-banned-and-restricted-update-2018-07-02

GENERALLEE (02/07/2018 11:51:40)

Já tava afim de abandonar o legacy, wizards só prego a tampa do caixão, enehehe esse mes eu faturo 20 mil em dual =3

Didygod (02/07/2018 11:51:29)

Aonde saiu a lista do bans?

Welldomil (02/07/2018 11:39:26)

Acabou de ser banido.