O Mundo é Cinza
10/07/2018 18:00 / 7,382 visualizações / 16 comentários

 

Fiquei o ano passado quase inteiro trabalhando diferentes listas de Czech Pile, algumas mais focadas no preto, outras no vermelho, mas todas muito coloridas. Fiquei tão enfurnado trabalhando com decks multicoloridos que quase me esqueci da beleza do incolor.

Sempre achei maravilhoso o fato de algumas cartas poderem entrar em qualquer deck independente da cor, artefatos sempre foram meu tipo de carta preferido depois de terreno, e passei uma boa parte da minha vida jogando com decks baseados em artefatos.
 
E essa semana vamos falar sobre a beleza do incolor em alguns decks, sendo a principal Kill Condition ou um suporte pro gameplan.
 
MUD - Legacy
2018-06-28

Jogador

Bruno_Orelha

Visitas

8050

Código Fórum

[deck=930744]
 
MUD é o deck de artefato mais antigo do Legacy. As maneiras de finalizar ficaram mais elegantes ao longo das novas edições, e hoje o deck pode ser tanto um Metalworker Prison ou um Artifact Midrange.As novas adições para o deck foram Walking Ballista, que serve muito bem como mana Sink, e o Sorcerous Spyglass´, que é um tutor target para Kuldotha Forgemaster, e que serve muito bem quando comprado naturalmente, travando Jace, the Mind Sculptor, Umezawa's Jitte, que mataria seu Metalworker, e até um Thespian's Stage, que estava prestes a fazer um 20/20, além de ser facilmente conjurada mesmo com Chalice of the Void pra 1 na mesa(diferente de Pithing Needle).
 
O side complementa o plano Prison com Thorn of Amethyst contra combo e control e a Walking Ballista adicional, que pode servir tanto como cólera quanto como uma maneira de finalizar a partida com Ensnaring Bridge em campo.
 
Steel Stompy - Legacy
2018-06-28

Jogador

Bruno_Orelha

Visitas

7398

Código Fórum

[deck=930745]
 
Recém chegado ao formato temos o Steel Stompy, que é praticamente uma versão Legacy da mistura entre o Hardened Scales e o Affinity Modern. Fast mana combinam bem com Chalice of the Void, Hangarback Walker e Walking Ballista.

O deck opera como um aggro combo cheio de interações interessantes com o Arcbound Ravager: Com um Ravager e uma Ballista é possível pumpá-la para limpar a mesa do adversário ou executar um ataque final. 2 Ravagers e Hangarback Walker transformarm sua mesa em Thópteros 1/1, perfeito para quebrar board stalls. Ravager e Etched Championn faz seu próprio True-Name Nemesis gigantesco para finalizar rapidamente a partida.
 
Karn, Scion of Urza te provém com uma grande ficha para protegê-lo ou ser agressivo e te dá o poder de comprar cartas sem ter que usar cores no baralho.
 
As 8 Manlands aumentam o threat count do deck, dando mais dor de cabeça para os controles e midranges além de interagirem bem com Arcbound Ravager.
 
Eldrazi Stompy - Legacy
2018-06-28

Jogador

Bruno_Orelha

Visitas

7403

Código Fórum

[deck=930765]
 
No passado, incolor era sinônimo apenas de artefatos, e foi com Rise of Eldrazi e Oath of the Gatewatch apresentaram ao Magic os grandiosos Eldrazi, criaturas incolores que se alimentam de jogadores desprevenidos.

O Eldrazi pré-ban do Modern operava com 8 Sol Lands, e isso já dava uma incrível consistência para o baralho, o Eldrazi Legacy usa 14, dá pra imaginar a quantidade de aberturas explosivas que o deck pode produzir com essa mana. O deck perdeu porcentagem no field pois Countertop Miracles era sua melhor Matchup, e com Tampo banido o deck enfrenta mais matchups 50-50 durante um torneio.

Um rápido clock com Chalice of the Void e Thorn of Amethyst de backup é a receita para o sucesso dos grandes monstros incolores, além de criaturas disrupt como Thought-Knot Seer e Rality Smasher que é bem difícil de ser respondido. Só que isso não diminui a capacidade do Eldrazi Stompy, além de ser uma boa opção pra quem quer entrar no formato, já que quem tem a base de Eldrazi Modern precisaria apenas de Ancient Tomb e City of Traitors de caro para a base.
 
Salt Mine - Legacy
2018-06-28

Jogador

Bruno_Orelha

Visitas

7403

Código Fórum

[deck=930766]
 
Nada melhor que um Rogue para alegrar nossos corações.

Esta é uma versão Legacy do Salt Mine Prison do Modern. O plano A do deck é encaixar uma Ensnaring Bridge da mão ou com Whir of Invention, nunca mais ser atacado e finalizar o jogo com recursão de Ipnu Rivulet e Jace, Memory Adept. Se você achar que millar de 4 em 4 é rápido demais você pode ativar Razortip Whip uma vez por turno durante 20 turnos e vencer a partida.

O deck é prison bem incomum, pois ele usa muitas spells reativas, Daze e Counterspell te impedem de perder o jogo para combos e os bounces (Repeal e Boomerang) são o que tem mantèm vivo o suficiente para encaixar o plano de Bridge+ Mill.
 
Graças ao Whir of Invention o deck pode usar vários Silver Bullets situacionais, Null Rod é bem forte contra Storm e ótimo contra Steel Stompy e decks de equipamentos, Pithing Needle e Sorcerous Spyglass para permanentes problemáticas com habilidades ativadas, Crucible of Worlds para recorrer Ipnu Rivulet e Wasteland, Ratchet Bomb contra Aggros, Silent Gravestone para impedir Reanimators de voltar criatura com Reanimate e caso você encontre um oponente com Eldrazis que embaralham o cemitério é só ativar a gravestone com a habilidade de embaralhar o grave na pilha.
 
POX - Legacy
2018-06-28

Jogador

Bruno_Orelha

Visitas

7405

Código Fórum

[deck=930783]
 
Muitos novos jogadores podem não conhecer o bom e velho POX. O Pox é um deck que sempre foi da série C do formato, mas isso não quer dizer que ele seja ruim. Na era que RUG Delver dominava o formato, o Pox era uma boa opção por ter tudo que é forte contra Delver decks (Wasteland, Innocent Blood, Smallpox, Liliana of the Veil).

O que nunca me agradou foi que a maioria dos Smallpox.deck eram repletos de 4 of, enquanto isso aumentava a probabilidade de comprar a carta desejada, diminuía muito a versatilidade do baralho, já essa lista é bem mais abrangente, vários 1 ofs e até um Beseech the Queen para ter mais acesso às cartas de alto impacto na partida.
 
Antigamente os artefatos do Pox eram Powder Keg, Cursed Scroll e Crucible of Worlds, que, diga-se de passagem são bem fortes até hoje em dia, mas hoje temos o glorioso Karn, Scion of Urza, que fornece card advantage para um deck preto e sem perder vida e sem se importar com Chains of Mephistopheles, além de criar constructos que finalizam o jogo ou protegem seus poderosos Planeswalkers.

A Ensnaring Bridge do side funciona tanto para proteger seus walkers como ser um lock + finalização com o Cursed Scroll.
 
Mono Red Prison - Legacy
2018-06-28

Jogador

Bruno_Orelha

Visitas

7404

Código Fórum

[deck=930784]
 
Mono Red Prison, uma vez já conhecido como Dragon Stompy, é um mono red cheio de lockpieces para atrapalhar a vida do oponente.
As peças incolores já conhecidas, Chalice of the Void, Trinisphere, Chrome Mox e Ensnaring Bridge ganharam um novo aliado, o Karn. A diferente maneira de disrupt do Mono Red prison em relação ao Pox faz ele querer ainda mais a ficha gerada pelo Karn, não só é mais agressivo que o Pox, mas o Red Prison é um pouco inconsistente e muito dependente de mulligans para abrir com boas mãos, então um ou dois turnos ganhos por bloquear com a ficha podem ser o suficiente para encaixar aquela Pia and Kiran Nalaar ou Ensnaring Bridge que acabe com todas as chances de vitória do adversário.

O deck vem se mostrando bem presente no meta Legacy, tão forte que até ganhou um GP, prepare-se para a ameaça vermelha.
 
-
Estes foram alguns decks com cartas chave incolores que eu gostei muito, por mais que eu adore gerar manas de diversas cores, o incolor sempre terá espaço no meu coração.
 
Qual assunto gostaria que fosse abordado aqui nos artigos? Deixe nos comentários abaixo e até semana que vem!
 
 
 
TAGS: 

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Aficionado por Legacy, sempre que pode joga com decks que matam com terrenos e não dispensa uma ativação de Vial no passe.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Destaques do CLM Legacy

Novidades para o formato.


Na Imensidão da Planície

Dicas para jogar de Death & Taxes no Legacy.


Dominária no Legacy

O impacto da nova edição.


Tudo sobre o RW Taxes

Porque na vida, só temos duas certezas.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

AdriGoblin (11/07/2018 17:56:41)

Boa, não conhecia essa carta! Vlw

Bruno_Orelha (11/07/2018 17:19:18)

Mono Red não é só burn! hahah Esse prison é um deck bem forte e gostoso de jogar.

Bruno_Orelha (11/07/2018 17:16:05)

Dá pra começar usando Crystal Vein, ele te dá os mesmos começos explosivos que a City of Traitors.

Bruno_Orelha (11/07/2018 17:15:06)

Meu primeiro deck Legacy foi um Merfolk, mas ele era basicamente um White Weenie disfarçado hahaa, depois disso eu fiquei uns bons 2 anos até começar a jogar de Azul. Azul já foi bem mais chato no Legacy do que é hoje em dia, dê uma chance para as cantripzinhas e se surpreenda em como pode ser divertido(não precisa ser Delver.deck, dá pra jogar de Doomsday, Tin Fins, High Tide, Stoneblades, Blue Maverick, bastante coisa divertida fora do mana ponder Daze Delver).

Bruno_Orelha (11/07/2018 17:13:30)

O que mais gosto do MUD é a possibilidade de mudar as configurações, MUD POST, metalworker prison, focado em Kuldotha Forgemaster, focado em prison elements. Adoro esse tipo de deck.

Bruno_Orelha (11/07/2018 17:10:37)

Valeu mano!
MUD foi meu primeiro deck focado em artefatos, tenho um carinho especial por Ancient Tomb e Metalworker.

Bruno_Orelha (11/07/2018 17:04:55)

Fala mano!!
Você pode começar usando Crystal Vein no mono red prison, claro que o deck fica um pouco inferior, mas você continua com os começos agressivos que o deck produzir, e na long run o CrystaL Vein pode ser melhor que a city por continuar em campo.

Denfaceupp (11/07/2018 13:12:17)

Esse monored é bem interessante!

guaxininja (11/07/2018 11:06:01)

As listas são interessantes até olhar o menor da liga haha há
Brincadeiras a parte, parabéns pelo artigo!!

AdriGoblin (11/07/2018 11:03:56)

Se a cidade dos traidores não estiveram tão caras..

Miguelitooo (10/07/2018 23:50:06)

tenho 2x trinesfera, 2x emperiom Platinum, 1x balista

sapotenis (10/07/2018 22:51:36)

Mono Brown Stax

SaitoSan (10/07/2018 22:27:53)

Como um cara da resistência (Azul NUNCA kkkkkk) esse artigo me encheu os olhos hehehehe.
Legacy é muito massa, olha esses decks!
Parabéns Brunão.

Piacenza (10/07/2018 21:24:07)

muito massa, conheci o MUD e sua fuincionalidade por assim dizer vendo video de game play do Elba no youtube ao qual recomendo,deck muitooo massa, dificil nao gostar desse deck depois de presenciar o que ele pode fazer

de_Melo (10/07/2018 20:37:58)

Gostei do artigo. tenho um deck MUD 60% e curto muito decks de artefato.

tattoowalker (10/07/2018 18:57:32)

Muito bom o artigo. Já joguei muito de pox, o famoso "sem amigos". No momento tô bem satisfeito de uw helm msm porém esse red prison tá enchendo meus olhos mas ta muito difícil de conseguir as cidadeé traidores. O cinza é a sexta cor do Magic.