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Izzet Drakes em ação!
Saiba tudo sobre o baralho.
22/11/2018 10:05 - 11.117 visualizações - 17 comentários
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Bom dia!
 
Como está o ânimo de vocês com esse Standard de Guilds of Ravnica? Imagino que a imensa maioria de vocês tenha acompanhado o Pro Tour, que trouxe uma chuva de Weenies para o formato, coisa que já vinha acontecendo em menor proporção no Magic Online. Resumindo, nenhum deck novo no principal torneio do formato, nada lá muito inovador nas listas, então nos resta jogar com o que temos.
 
Também são de conhecimento geral os decks que mais vêm se destacando no formato até o momento, mas não custa reafirmar. São eles: BG Midrange, Boros Weenie, Jeskai Control, MonoRed Aggro, MonoBlue Aggro, Tokens e UR Drake. Claro que alguns despontam mais como Tier 1 que outros, mas quando você vai se preparar para jogar um torneio Standard hoje, são esses os baralhos que chegam à mente.
 
Conversando com o Ruda, disse que minha preparação para o Mundial anda bem forte, tenho jogado com praticamente todos os baralhos que eu citei acima e que ele poderia escolher um desses para eu fazer um deck guide. O escolhido da vez foi o UR Drake, e é sobre esse deck que eu vou falar no meu artigo.
 
Para familiarizar os leitores, vou postar a lista que fez mais sucesso no Pro Tour, nas mãos de um dos melhores jogadores de todos os tempos, Yuuya Watanabe, que inclusive lhe rendeu um Top8:
 
UR Drakes - Yuuya Watanabe
 
21/11/2018
R$ 257,41
R$ 1.261,04
R$ 14.298,64
 
21/11/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
4   Eletromante Goblin   0,07
4   Dragonete dos Enigmas    0,18
3   Dragonete Fagulhante     0,12
4   Fênix Arco-lume   10,95
Mágicas (24)
4   Choque  0,03
1   Maximizar a Velocidade  0,04
4   Optar  0,09
3   Hélice de Lava   0,09
4   Ideia Radical   0,04
4   Traçar uma Rota   0,15
4   Descoberta // Desarticulação   //   0,20
Terrenos (21)
4   Bueiros de Vapor 45,00
4   Cascata de Enxofre 4,24
7   Ilha 0,00
5   Montanha 0,00
1   Portão da Guilda Izzet 0,08
60 cards total

Sideboard (15)
1   Perfurar Mágica  0,39
2   Golpe Desdenhoso   0,05
3   Melodia Arrebatadora    0,16
3   Pesquisa do Mente de Fogo   0,30
1   Raio do Farol    0,08
1   Místico dos Murmúrios   2,91
2   Ral, Vice-rei Izzet    3,50
2   Niv-Mizzet, Parun       0,50
 
Podemos ver que o deck é um UR tempo, que busca da forma mais rápida possível jogar as Arclight Phoenix para o cemitério através de cantrips como Tormenting Voice, Chart a Course , Radical Idea via jump-start, ou até mesmo pelo surveil do Discovery // Dispersal. Feito isso, elas farão companhia para seus Crackling Drake e em algumas listas de Enigma Drake, que pela enorme quantidade de mágicas no baralho ficam com um alto poder muito rápido, selando a partida em poucos turnos.
 
Além de fazer parte da estratégia do deck, a gigantesca quantidade de cantrips te ajuda a achar as cartas que você precisa, normalmente antes do seu oponente achar respostas, o que é um fator relevante para o deck figurar entre os Tier 1 do formato e ser a escolha de muitos jogadores excelentes, como Jon Finkel, que usou o baralho no Pro Tour.
 
Mesmo achando a lista do Watanabe muito boa, acredito que ela foi moldada para um ambiente pré Pro Tour, podendo ser atualizada depois dos resultados apresentados no torneio. Contribuindo para isso, nesse fim de semana, um dos meus jogadores preferidos da atualidade, Owen Turtenwald, fez top8 no GP Milwaukee com uma versão um pouco diferente, mais próxima da usada por Pascal Vieren no Pro Tour:
 
UR Drakes - Owen Turtenwald
 
21/11/2018
R$ 260,69
R$ 1.298,90
R$ 14.333,67
 
21/11/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (12)
4   Eletromante Goblin   0,07
4   Dragonete Fagulhante     0,12
4   Fênix Arco-lume   10,95
Mágicas (26)
4   Choque  0,03
4   Optar  0,09
3   Hélice de Lava   0,09
4   Ideia Radical   0,04
1   Melodia Arrebatadora    0,16
1   Piscar de Olhos   0,09
4   Traçar uma Rota   0,15
2   Voz Atormentadora   0,05
1   Raio do Farol    0,08
2   Descoberta // Desarticulação   //   0,20
Encantamentos (1)
1   A Conjectura do Mirari   0,23
Terrenos (21)
4   Bueiros de Vapor 45,00
4   Cascata de Enxofre 4,24
7   Ilha 0,00
6   Montanha 0,00
60 cards total

Sideboard (15)
1   Fogo Devastador   1,70
2   Fogo de Shiv  0,05
1   Hélice de Lava   0,09
2   Melodia Arrebatadora    0,16
2   Negar   0,07
1   Raio do Farol    0,08
2   Místico dos Murmúrios   2,91
1   Ral, Vice-rei Izzet    3,50
2   Niv-Mizzet, Parun       0,50
1   Estrela da Extinção    3,85
 
Podemos verificar que ele retirou os Enigma Drake do deck, deixando-o mais sólido, com uma quantidade maior de remoções para interagir com decks mais agressivos, além do “combo” de Blink of an Eye e The Mirari Conjecture. A lista me parece muito boa e, se eu fosse jogar um torneio hoje de UR Drake, certamente copiaria as mesmas 75 cartas, sendo essa lista que usarei para explicar mais sobre o baralho.
 

 
Provavelmente a carta que torna o deck tão forte no formato. Sua facilidade de entrar na mesa a partir do turno três possuindo evasão, aliada ao retorno constante ao campo, faz dela uma das principais ameaças do Standard atual.
 

 
A kill condition “adicional”. Aproveita muito bem o pacote criado para a Arclight Phoenix, ficando gigante facilmente e, se não respondido, é capaz de finalizar a partida em apenas um turno. Não fosse o bastante, ainda te dá uma carta ao entrar em jogo, o que é importante para não perder recursos na mão ou perder o drop land que, principalmente nos jogos pós side, é muito importante.
 

 
Eu diria que essa criatura é o motor do baralho. Quem joga Modern sabe o poder que ela possui no Storm, obviamente não querendo comparar. Contudo, a possibilidade de acelerar suas mágicas através da redução de custo facilita, e muito, fazer três mágicas no mesmo turno, voltando a Arclight Phoenix com ainda mais tranquilidade ou cavando alguma resposta necessária através de uma grande sequência de cantrips por apenas um mana.
 

 
Toda mágica de custo um é bem vinda ao baralho e não seria diferente com esse burn velho conhecido. Dois de dano são capazes de matar praticamente todas as criaturas usadas nos decks agressivos, independente da cor, além de criaturas como Llanowar Elves, Goblin Electromancer, Jadelight Ranger, Emmara, Soul of the Accord, etc. Além disso, pode ajudar a completar o dano no oponente, uma vez que a Arclight Phoenix bate de três em três, podendo deixar seu adversário com dois de vida após seis ataques, sendo bem funcional à estratégia.
 

 
Quem joga Standard sabe o quanto recursivo ele anda no quesito cemitério. Ter acesso a mágicas que exilam tem sido muito relevante, retirando valor de cartas como Memorial to Folly , Arclight Phoenix, Rekindling Phoenix, Find // Finality, Ajani, Adversario dos Tiranos, etc. Não bastasse isso, quatro pontos de dano é suficiente para matar quase que 100% das criaturas usadas no formato, o que a torna uma remoção excelente e uma opção muito sólida para todos os baralhos vermelhos.
 

 
Aproveita o slot no sentido versatilidade, sendo capaz de matar criaturas maiores ou até mesmo servindo como duas remoções de uma só vez, jogando fora terrenos extras ou até mesmo uma Arclight Phoenix.
 

 
Aqui falamos de uma carta utilizada mais pela grande quantidade de baralhos agressivos que encontramos no formato. É a típica carta dois para um, pois sempre vai te gerar valor, podendo nos melhores casos significar roubar a única criatura do campo do adversário, contribuindo diretamente para acabar com seus pontos de vida.
 

 
É certamente a carta mais versátil do baralho. Com ela, você pode atrasar o jogo do seu oponente, voltando uma permanente que ele controla que não seja terreno; pode salvar suas próprias criaturas de remoções e combar com o The Mirari Conjecture, voltando-o para sua mão.
 

 
Essa é uma carta de que eu sempre gostei muito, algumas listas de Bant Fog no Standard passado usavam e novamente a vemos jogando. Claro que é um pouco arriscado usar a carta com vários decks agressivos no formato, mas o deck possui uma curva bem baixa, então não vejo problema em usar uma carta de custo cinco no meio de tanta carta de custo um ou dois.
 
A ideia aqui, obviamente, é gerar valor com suas mágicas. Normalmente você voltará remoções para segurar a mesa do adversário, mas claro que, não sendo necessário, as cantrips sempre estarão lá para te dar uma carta adicional. A terceira habilidade te gera uma vantagem na mesa absurda, então se você puder, segure suas cartas para usá-las nesse momento, criando ainda mais card advantage com o seu baralho.
 
Sempre bom se lembrar da interação com a carta Blink of an Eye, pois você pode responder ao trigger da saga retornando-a para sua mão, baixando novamente, voltando o Blink of an Eye na primeira habilidade, repetindo o processo sempre que possível.
 
Discovery // Dispersal; Opt; Chart a Course; Tormenting Voice; Radical Idea — falando das cantrips de forma geral, são elas que farão seu Crackling Drake ficar enorme, retornarão suas Arclight Phoenix e contribuirão para achar as respostas necessárias, principalmente após a entrada do sideboard.
Discovery // Dispersal é a melhor carta a ser usada quando você precisa achar uma carta específica com urgência, pois tentará achar uma resposta em três cartas, a única capaz de fazer isso no baralho.
 
Chart a Course é versátil, e é a única que te gerará card advantage se usada após algum ataque durante o combate. Caso você tenha uma Arclight Phoenix na mão, não tenha medo de usar antes do combate, mas lembre-se de que, caso a fênix não esteja em sua mão, normalmente o correto será atacar e depois usar para ganhar mais cartas na partida.
 
Referente às outras cantrips, aqui não existe muito segredo, no máximo lembrar que na maioria dos jogos você não precisa de uma infinidade de terrenos em jogo, sempre podendo segurar um ou outro para descartar, otimizando seus recursos na partida. Só lembre-se de que seu baralho joga para extrair o máximo valor da Arclight Phoenix, então muitas vezes é mais importante não fazer a cantrip no passe, fazendo no próprio turno, para que ela volte ao campo.
 
Sobre o sideboard, montei um plano de side que eu sei que a maioria de vocês gosta muito, para contribuir com os jogadores que pretendem jogar com o baralho ou simplesmente para entender como o deck se porta nos jogos pós side.
 
A observação importante aqui é a grande tendência do deck se tornar um UR Control após o sideamento, abusando de criaturas maiores no topo da curva, counters, remoções adicionais, e até mesmo remoções globais. Tenha isso em mente na hora de sidear com seu baralho.
 
BG Midrange
 
Side in: +1 Star of Extinction, 1 Lava Coil, 1 Beacon Bolt, 1 Ral, Izzet Viceroy
Side out: -2 Shock, 1 Blink of an Eye, 1 The Mirari Conjecture
 
*Aqui o principal objetivo é abusar de recursos, principalmente de retornos constantes da Arclight Phoenix. Parece contraditório, mas com uma grande quantidade de criaturas que desencadeiam habilidade, presença de Duress e uso de várias cópias de Vivien Reid, o “combo” com o Mirari acaba se tornando pouco eficiente.
 
Boros Aggro 
 
Side in: +2 Murmuring Mystic, 2 Shivan Fire, 1 Lava Coil, 2 Entrancing Melody
Side out: -2 Crackling Drake, 1Beacon Bolt, 4 Radical Idea
 
*Cada ponto de vida aqui é extremamente importante, saiba preservá-los nos primeiros turnos com a grande quantidade de remoções que o deck fica pós side, deixando seu plano com as Arclight Phoenix mais para o mid game.
 
Jeskai Control
 
Side in: +2 Murmuring Mystic, 2 Niv-Mizzet, Parun, 1 Banefire, 2 Negate, 1 Ral, Izzet Viceroy
Side out: -4 Shock, 3 Lava Coil, 1 Entrancing Melody
 
*Se você tem conhecimento que seu oponente usa várias criaturas no sideboard, principalmente Lyra Dawnbringer, você pode jogar com um Beacon Bolt adicional e cortar 1 Tormenting Voice.
 
Mono Red Aggro 
 
Side in: +2 Murmuring Mystic, 2 Shivan Fire, 1 Lava Coil, 2 Entrancing Melody, 1 Banefire
Side out: -4 Goblin Electromancer, 4 Radical Idea
 
*A ideia é muito parecida com a jogando contra o Boros Aggro. Preserve sua vida, jogue como se fosse um UR Control, minando o early game do adversário para entrar no mid/late game com uma quantidade razoável de vida.
 
Mono Blue Aggro 
 
Side in: +2 Niv-Mizzet, Parun, 1 Banefire, 2 Shivan Fire, 1 Lava Coil, 2 Entrancing Melody, 1 Beacon Bolt, 2 Negate
Side out: -1 The Mirari Conjecture, 4 Radical Idea, 4 Goblin Electromancer, 2 Tormenting Voice
 
*O objetivo aqui é não deixar o jogo desandar no early game com Curious obsession. Mate todas as criaturas do adversário, extraindo valor das mágicas instantâneas. Sempre busque fazer uma mágica no turno do adversário, para que ele seja forçado a gastar cartas como Dive Down ou counters, resolvendo a criatura em seu próprio turno após isso.
 
Lava Coil e Beacon Bolt são muito importantes para resolver o Tempest Djinn, mas se forem as únicas remoções em sua mão, não deixem de usar nas outras criaturas do oponente.
 
Tokens
 
Side in: +2 Niv-Mizzet, Parun, 1 Star of Extinction, 2 Negate, 2 Murmuring Mystic
Side out: -3 Lava Coil, 1 Entrancing Melody, 1 Beacon Bolt, 2 Shock
 
*O plano nesse match é não deixar a mesa fugir do controle, atacando no céu. Suas criaturas que entram no sideamento vão ajudar e muito esse plano. Só tome cuidado com March of the Multitudes com Flower // Flourish, que é uma forma do Tokens matar do nada.
 
UR Drake
 
Side in: +2 Niv-Mizzet, Parun, 1 Lava Coil, 1 Ral, Izzet Viceroy, 1 Beacon Bolt
Side out: -1 Entrancing Melody, 2 Shock, 1 Blink of an Eye, 1 The Mirari Conjecture
 
*No mirror, basicamente você se tornará um controle. Não deixar que o Crackling Drake do adversário conecte na sua vida é muito importante, mas a estrela no pós-side é o Niv-Mizzet, Parun. Tente manter um plano de resposta para ele e cave o máximo possível para fazer o seu o quanto antes. Um dele não respondido, normalmente selará o jogo.
 
Então é isso, pessoal, espero que tenham gostado desse guia do UR Drake, deck extremamente competitivo e uma escolha muito viável para os amantes de decks tempo no Standard.
 
Esse é meu último artigo antes de viajar para jogar o Mundial em Barcelona, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de dezembro, então aproveito para pedir a torcida de todos! Toda energia positiva é bem vinda, o time está treinando muito, e eu realmente acredito que temos chance de trazer o inédito caneco para o Brasil. Meu máximo vocês podem ter certeza que eu darei.
 
Dúvidas, sugestões e críticas construtivas são sempre bem-vindas.
 
Abraço a todos.
 
LuCaparroz
 
 
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João Lucas Caparroz ( LuCaparroz)
Jogador competitivo desde 2014, participou de alguns Pro Tours, sendo atualmente o Campeão Brasileiro, já tendo atingido o Pro Player Bronze. Colunista da LigaMagic desde 2015.
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Comentários
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(Quote)
- 29/11/2018 10:19:54
Vlw pela dica.

Por enquanto não. Ainda vou pensar se monto jeskai, pois costuma ser o único deck que me dá desgosto jogar contra até então.
(Quote)
- 29/11/2018 03:05:45

Se você quiser otimizar jogos apenas de um game (Arena), acho interessante cortar o Blink por um Lava Coil adicional, porque você fica um pouco melhor contra decks agressivos, que são mais comuns nesse tipo de partida.

Sobre o Mission, acredito que ele é lento e não tem grandes alvos para justificar o uso, as outras cartas acabam sendo mais sinérgicas e eficientes. Caso você queira realmente usar ele, indico alguma lista de Jeskai, mais voltada para mágicas e menos encantamentos.

(Quote)
- 27/11/2018 09:44:24
Eu só jogo no arena, pois sou jogador de commander e T2 sempre me pareceu um gasto sem retorno. Talvez nem devesse estar comentando aqui, mas queria saber se poderiam me tirar duas dúvidas:

Qual seria a melhor lista desse deck sem side?

Mission briefing não valeria a pena no deck, já que gera mais interação instant speed e aumenta o número das spells que possam ser necessárias conforme o match anda?

Agradeço desde já.
(Quote)
- 27/11/2018 09:25:06
Testei bastante o deck sem cannonade e rendeu. Só que ainda sinto falta do Niv e do banefire no main deck. A chance de win no late aumenta demais com eles. Sem falar na versatilidade do bane contra planewalker e até um elemental castando por 2.
(Quote)
- 23/11/2018 18:46:30
Bom artigo careca
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