O Submundo do Modern - Wilderness Reclamation
Wilderness Reclamation no Modern?
13/03/2019 18:05 - 7.000 visualizações - 19 comentários

Fala, galera!
Pra vocês que me acompanham, devem perceber que é bem difícil eu falar sobre um deck de controle por aqui. A maioria deles no Modern segue o mesmo padrão, ou então quando surge algo novo, se transforma rapidamente em modinha e nem da tempo de eu mandar aqui, porem dessa vez eu acho que fui um pouco mais rápido.

Pilotado pelo jogador Benjamin Guillerm, na França, a lista a seguir foi a campeã em um torneio com 60 jogadores, algo bem grande para um deck que acabou de surgir, então tenho o prazer imenso de trazer o Flash Reclamation para o Submundo!
 

Flash Reclamation
6919 visualizações
11/03/2019
R$ 2.728,74
R$ 3.858,95
R$ 12.967,01
6919 visualizações
11/03/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (3)
3  Mago da Conjuração-relâmpago  190,00
Mágicas (28)
2  Empurrão Fatal 11,00
4  Optar 0,05
3  Aprisionar  8,84
1  Demover  0,85
1  Denegeração Abrupta  27,80
4  Espiral de Crescimento  0,15
1  Troféu do Assassino  74,00
1  Pulsação de Murasa  0,10
1  Zênite do Sol Azul    4,00
4  Comando Críptico    75,00
3  Ensinamentos Místicos  0,45
1  Iluminação Hieroglífica  0,10
1  Consumir os Humildes   0,80
1  Nexo do Destino   48,99
Encantamentos (4)
4  Reconquista da Natureza  2,98
Terrenos (25)
1  Bosque Alagado18,69
1  Campo da Ruína12,02
2  Catacumba Submersa10,45
1  Catacumbas Verdejantes159,90
2  Charco da Procriação48,99
4  Delta Poluído82,71
1  Floresta0,00
3  Floresta Tropical Nebulosa205,00
3  Ilha0,00
1  Pântano0,00
2  Poço de Piche Rastejante14,75
2  Porto do Interior13,50
2  Túmulo Aquático45,50
60 cards total

Sideboard (15)
2  A Vida Continua 0,07
1  Delir 0,24
2  Empurrão Fatal 11,00
1  Extração Cirúrgica 98,75
1  Denegeração Abrupta  27,80
1  Devorar Carne  0,17
1  Sombra de Dúvida  8,30
1  Incursão de Cripta  0,49
3  Armadilha Voraz   10,00
1  Rajada Fragmentadora    10,79
1  Mecanotitã Torrencial   38,00

 

Admito que eu não imaginava que um encantamento incomum como Wilderness Reclamation poderia ser a chave de um deck desse tipo, mas está sendo. A possibilidade de fazer o que quiser no seu turno e ficar com todas as manas abertas para responder as jogadas do oponente é algo que se provou muito forte, ainda mais aqui no Modern, com o imenso leque de cartas e recursos que temos para escolher como queremos aproveitar toda essa mana.
 

Claro que para nos aproveitar bem disso, grande parte de nossas cartas acabam sendo mágicas instantâneas, sendo assim, outro grande aliado desse deck acaba sendo Mystical Teachings, sendo uma dessas cartas também e podendo buscar por qualquer outra parente dela em nosso baralho. A partir disso, basta criarmos a famosa “caixa de ferramentas” que venho apresentando como opções de baralhos nos últimos textos, mas dessa vez só com mágicas.
 

Nosso maior trunfo aqui é Nexus of Fate, a única mágica de turno extra que temos no formato em forma de mágica instantânea e ainda se embaralha em nosso grimório depois do uso. Com isso conseguimos criar um loop de turnos com apenas uma cópia dela, graças a presença de várias cópias de Mystical Teachings e até mesmo Blue Sun's Zenith, que por sinal tem as mesmas características de Nexus of Fate.
 

No começo da partida nossa prioridade é a mesma que o de qualquer deck de controle: negar ou conceder permissão para as mágicas do oponente enquanto organizamos as nossas peças para deixar ele sem saída. Sem nenhuma exceção, todas as nossas mágicas são realmente instantâneas, então nosso jogo se resolverá sempre de acordo com o que o oponente fizer no turno dele. Caso a mágica seja prejudicial, contamos com Remand e Cryptic Command para que ela seja atrasada ou anulada, caso contrário, contamos com Growth Spiral e Opt para acelerar nosso lado e aprimorar nossos recursos.
 

Vale frisar, é claro, que as anulações devem ser priorizadas para mágicas que não sejam de criaturas, já que contamos com várias remoções para cuidar das que caírem no campo de batalha, podendo inclusive acabar com a mesa inteira do oponente ao buscarmos por um Consume the Meek. Abrupt DecayTrofeu do Assassino podem cuidar também da maioria das permanentes que não são criaturas, mas como temos apenas uma cópia de cada uma, ainda assim é interessante maneirar e ponderar sobre se compensa ou não já gastar elas em alguma coisa.
 

Growth Spiral é provavelmente uma das cartas mais fortes do baralho, já que ao mesmo tempo em que nos oferece uma compra, no turno do oponente, ainda permite que um terreno seja baixado para acelerar nossa geração de mana. Caso um Wilderness Reclamation caia já no terceiro turno, significa então que nossas mágicas de suporte poderão ser jogadas com frequência e ainda assim ficaremos abertos para responder o oponente durante todo o jogo.
 

Pode até não parecer, mas um Wilderness Reclamation permite uma espécie de “mana em dobro” para esse deck. Por todas as mágicas serem instantâneas, podemos no final do nosso turno, em resposta a habilidade do encantamento de desvirar nossos terrenos, nós viramos nossos terrenos para gerar mana e deixamos ela flutuando. A habilidade então desencadeia, nossos terrenos são desvirados, e então podemos virar eles novamente para somar à mana que acabamos de adicionar. Sendo assim, é possível, por exemplo, conjurar um Nexus of Fate  se tivermos pelo menos 4 terrenos e esse encantamento no campo de batalha.
 

Essa interação de habilidades e respostas acaba sendo muito importante no late game, onde a possibilidade de gerar mana sobre mana se mostra muito útil ao, por exemplo, precisar recapitular um Mystical Teachings (6 manas) e ainda conjurar um Nexus of Fate no mesmo turno (7 manas). Normalmente precisaríamos de 13 terrenos para isso, mas “apenas” 7 já é o suficiente e, acreditem, gera uma diferença absurda sobre o oponente.
 

Uma das opções do baralho, inclusive, é gerar mana o suficiente para fazer com o que o deck do oponente acaba através de um Blue Sun's Zenith. Conseguindo uma boa quantidade de terrenos e duas ou três cópias de Wilderness Reclamation, a quantidade de mana que geramos acaba sendo tranquilamente suficiente para que o Zenith faça o oponente comprar tudo o que tiver restando, perdendo então a partida quando for o turno dele.
 

Outra opção é uma mais “normal” pra um deck de controle, onde conseguimos um loop de Snapcaster Mage, Nexus of Fate e Cryptic Command, trancando completamente o oponente e atacando tanto com nosso mago quanto com as cópias de Creeping Tar Pit que temos, afinal, elas serão desviradas no final do turno de qualquer jeito.
 

Até mesmo estourar uma fetchland em nosso turno, buscando por uma dual que entra virada, acaba se tornando uma vantagem quando temos esse encantamento, já que ela estará desvirada o turno do oponente para conjurarmos nossas mágicas e nem tivemos de pagar 2 pontos de vida para isso.
 

Pesquisando por fóruns eu vi algumas variações da lista, principalmente no quesito de anulações, onde algumas usam bem mais, incluindo coisas como Spell Snare e até mesmo Logic Knot. As outras variações ficam por conta das remoções, com variações usando até mesmo Devour Flesh na lista principal. Tudo isso é claro depende muito, como sempre, do que você espera enfrentar mais num determinado torneio ou local que vai jogar, então essas refinadas ficará por sua conta e experiências.
 

A base para jogar com um deck como esse é treino e paciência. O primeiro é necessário para sabermos o que e com o que devemos responder as mágicas do oponente, o segundo é para sabermos conduzir a partida a ponto de concluir que é o momento certo para ficarmos sem mana em algumas ocasiões, principalmente quando conjurarmos nosso primeiro Wilderness Reclamation. Jogue, jogue e jogue até se sentir seguro antes de ir para um torneio, nem que seja apenas contra a parede para conseguir ver as possibilidades que esse monte de mágica instantânea te oferece.
 

Para quem gosta de controle a lista é um prato cheio no sentido de inovação. Como sempre, é muito provável que ela evolua muito ainda ou pelo menos tenha variações o suficiente para se adaptar aos diversos ambientes e mutações que o formato oferece.
 

Espero que tenham gostado, um grande abraço e até o próximo Submundo do Modern!

Paulo Alessandro Sante ( Teddy_Bear_X)
..
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 01/10/2019 10:22
Montei esse baralho com 3x Vendilion Clique. Para proteger o encantamento que desce no turno 4. Bora pra liga domigo.
(Quote)
- 15/03/2019 15:45

Sobre a base de mana, super acho q funciona. Se a intencao nao é ser competitivo, dá p improvisar bastante. Painlands sao ótimas! kkk É aquilo, alguns jogos vc vai perder por não encontrar os lands certos, mas são faz parte! E se vc tiver fetch q tenha pelo menos uma das cores, da p improvisar tb!

(Quote)
- 15/03/2019 15:42

Se vc nao for gastar um real c o deck, compensa o teste. Se for gastar, acho q não.Pq os snapcasters são importantes p matar o oponente com dano, junto com as manlands. Vc limpa o board do oponente com remoções, e começa um looping de nexus, usando as teachings que estão no grave (com o flashback). Sem os snapcasters, creio que você ficará mto dependente de finalizar com zenite.

(Quote)
- 15/03/2019 13:04
Pensei em usar a Mission Briefing no lugar dos snapcaster pois não tenho eles, e não utilizar as fetch land pois não tenho as com azul, só utilizar as shock + check e alguns básicos, vou testar pra ver se compensa esse deck "budget"

(Quote)
- 15/03/2019 09:57

Anotado! Vou tentar trazer algo mais em conta ainda esse mês =)

Últimos artigos de Paulo Alessandro Sante
O Submundo do Modern - Kethis Combo
Do Standard para o Modern! Um novo combo lendário surge no formato!
9.799 views
O Submundo do Modern - Kethis Combo
Do Standard para o Modern! Um novo combo lendário surge no formato!
9.799 views
16/10/2019 10:05 — Por Paulo Alessandro Sante
O Submundo do Modern - Bant Ephemerate
Hora de revisitar uma estratégia antiga do Submundo do Modern, atualizada com grandes ferramentas presentes em Modern Horizons!
8.308 views
O Submundo do Modern - Bant Ephemerate
Hora de revisitar uma estratégia antiga do Submundo do Modern, atualizada com grandes ferramentas presentes em Modern Horizons!
8.308 views
20/09/2019 10:05 — Por Paulo Alessandro Sante
O Submundo do Modern - Hunted Grixis
“É muito mais difícil matar um fantasma do que uma realidade.”
13.532 views
O Submundo do Modern - Hunted Grixis
“É muito mais difícil matar um fantasma do que uma realidade.”
13.532 views
28/08/2019 18:05 — Por Paulo Alessandro Sante
O Submundo do Modern: Elementais
Atenção! Os elementais também invadiram o Modern!
11.533 views
O Submundo do Modern: Elementais
Atenção! Os elementais também invadiram o Modern!
11.533 views
14/08/2019 18:05 — Por Paulo Alessandro Sante
8.969 views
O Submundo do Modern - Hogaak Zombies
Do topo para o Submundo
8.969 views
18/07/2019 10:05 — Por Paulo Alessandro Sante