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Ta pegando fogo, bixo!
Sideguide do Mono Red
16/05/2019 10:05 - 12.493 visualizações - 24 comentários
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O artigo de hoje é para combinar com o baralho, é direto ao ponto. Se você acha que o Mono Red morreu, os últimos torneios vieram apenas reforçar que não, mais do que isso, com a temporada de MCQs, Mono Red é uma ótima escolha e a ideia aqui é ajudar você que pensa que as rodadas podiam ter 30 minutos e que raios caem várias vezes no mesmo lugar.


 
06/05/2019
R$ 41,27
R$ 193,95
R$ 2.542,22
 
06/05/2019
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Criaturas (20)
4   Corredor de Lava Ghitu  0,10
4   Instigador Fanático  0,07
4   Piromante Viashino   0,10
4   Vapóreo em Fuga   1,17
4   Goblin Lança-correntes    1,83
Planeswalkers (4)
4   Chandra, Artesã do Fogo    1,39
Mágicas (16)
4   Choque  0,03
4   Golpe Relampejante   0,05
2   Alfinetada nos Críticos   0,50
4   Iluminar o Palco   0,43
2   Relâmpago do Mago   0,20
Terrenos (20)
20   Montanha 0,00
60 cards total

Sideboard (15)
2   Destemida da Frota Macabra   1,04
4   Hélice de Lava   0,09
2   Chefe-de-guerra da Legião   3,50
3   Fator de Risco   1,99
2   Tibalt, Instigador Dissoluto   0,32
2   Fênix Reavivante    1,57


Para começo de papo essa é a lista que considero a melhor, foi usada para vencer o SCG Open Richmond e tem diversas coisas que gosto. O main é bem linear e tem as peças que quero, não caia no papo de que Goblin Chainwhirler não é necessário, potencial dele para ser um Nekrataal sempre existe, não abra mão disso. Enquanto o metagame tiver poucos Desprezo de Vraska, Chandra, Artesa do Fogo será insana, enquanto todos quiserem tirar ela batendo, ela será maravilhosa, se o metagame mudar, ficar mais lento e com mais remoções de planeswalkers, Experimental Frenzy se torna melhor, se ele ficar mais control, Risk Factor pode ser protagonista, mas para o atual, que até os midranges mais fazem mesa do que tem grandes remoções, Chandra é a boa.


O side sem Frenzy é justamente porque Chandra ainda é boa na maioria das vezes, se o seu adversário jogará com remoções que acompanha ela, não é o Frenzy que vai te ajudar, e sim o Risk Factor, eles tem remoções, nós temos burns. Ainda no side, Tibalt é necessário, cards que só cortam o ganho de vida são ruins, mas os que fazem isso e mais alguma graça, são utilizados no nosso side. De resto, cartas já conhecidas, lembrando que usar Lava Coil ou Fight with Fire depende do ambiente e não de “mas com esse eu posso fazer algo com 10 manas”, você é um RDW, um deck com criaturas e suporte de burns, abrir caminho matando a coisa certa, com menos mana possível, é melhor que ter cartas versáteis, isso é papo de midrange e control.


Com essa lista, ser agressivo é nossa postura mais comum, apenas na mirror e contra Azorius Aggro é que podemos ir para algo mais controle e tentar um jogo que foca mais em valor, Chainwhirler sendo a grande estrela aqui. Mas no geral, o plano é sempre ser agressivo.


Mirror


Abrindo com a match que mais gosto, a mirror não é sobre rushar, é sobre card advantage e Power Houses. Os primeiros turnos podem ser definidos por quantas criaturas x/1 você coloca na mesa, lotar e tomar um Goblin é quase gg, mas ir com calma e jogar em volta garante que você causará algum dano e pode até forçar que seu oponente perca gás te controlando. Corredor é especialmente bom porque ele tem tempo play (ímpeto) e é dois de resistência, chamando o burn. Forninho é sensacional e você não precisa fazer ele tão cedo.


Quando o jogo entra no mid/late, Chandra e Frenzy são cards que selam a vitória. Normalmente a única resposta a ele é tentar rushar a vida do oponente, apesar da planeswalker vermelha ainda dar a opção de ceder um 2 pra 1 e pontos de vida.


Pós side o jogo é parecido, mas ganhamos mais cards que fazem 2 pra 1 e cortamos as marmitas de goblin.


Side in: 4 Lava Coil, 2 Fenix Reavivante, 2 Destemida da Frota Macabra


Side out: 4 Fanatical Firebrand, 4 Viashino Pyromancer


Azorius Aggro


A match que fez a fama do Goblin Chainwhirler e que nos faz se sentir control, já que nosso burns são bem alinhados com as ameaças deles. Normalmente o medo do Goblin faz com que els venham mais devagar, principalmente na draw, então podemos mudar rapidamente para uma postura mais agressiva, punindo o jogo seguro deles. Pós side a partida piora e eles tem melhores remoções, mas nós também ganhamos melhores opções.


Side in: 4 Lava Coil, 2 Fenix Reavivante, 2 Legion Warboss


Side out: 4 Instigador Fanatico, 4 Viashino Pyromancer
 

Esper Control


Preferi colocar o Esper por ser o control que mais aparece, mais do que Dimir ou Grixis, além de que o Esper ganha mais vida, por conta do Absorb e outras techs brancas, então a match é mais chata. O G1 é sobre velocidade e punir o Esper por usar tantos 1 -offs, eles não conseguem alinhar sempre as respostas à nossas ameaças, e podemos punir isso com velocidade. Pós side o plano deles varia, alguns trazem mais criatura e nesses casos precisamos de Lava Coil no lugar dos Choque, mas tem também os que apostam só em remoções e nesses casos o plano que vou colocar funciona bem. Mas acima de tudo, mulligan atrás de mãos agressivas é importante, puna seu oponente por jogar uma mágica por turno, ele tem que pagar vir lento.


Side in: 3 Risk Factor, 2 Tibalt, Instigador Dissoluto


Side out: 4 Goblin Chainwhirler, 1 Chandra, Artesa do Fogo


Simic Nexus


Outra partida determinada por velocidade, se você explodir com suas criaturas e finalizar com burns a partida será fácil, mas o contrário te coloca no caminho dos fogs dele. Ao dar keep, pense na sequência que mata ele mais rápido e aplique, menos tempo é menos tempo para o simic manobrar. Pós side, Legion Warboss é a carta que vence sozinha. Também pós side, as versões Simic trazem algumas criaturas, especialmente Arboreal Grazer e Biogenic Ooze , ter Lava Coil se torna necessário. Contra a versão branca, suba Tibalt, Rakish instigator.


Side in: 2 Legion Warboss, 3 Risk Factor, 3 Lava Coil


Side out: 4 Chandra, Artesa do Fogo, 4 Goblin Chainwhirler


Esper Mid


Essa match varia muito das listas, ultimamente eles tem colocados mais cards para ganhar vida e a match tem piorado, mas sair rápido, como sempre, é um ótimo plano. Pós side precisamos jogar maior e não sofrer tanto para o card advantage, Fenix Reavivante, Lava Coil e Destemida da Frota Macabra servem para essa linha de jogo. Tibalt também ajudaria, mas não é sempre que conseguimos ficar com ele na mesa, já que isso depende de controlarmos a board.


Side in: 2 Fenix Reavivante, 4 Lava Coil, 2 Destemida da Frota Macabra


Side out: 4 Instigador Fanatico, 2 Choque, 2 Piromante Viashino

-


Mono Red foi o melhor deck da primeira semana do formato e continua forte, apesar de os decks do metagame já terem começado a se adaptar a ele. Ainda sim, acredito que o deck pune muito bem quem pensa apenas em jogar para card advantage e esquece do perigo que é um formato cheio de bolts.


Até mais!
Ruda

Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Rudá joga Magic desde 2003, sendo que em 2012 começou a produzir conteúdo sobre o jogo, fazendo artigos, streaming e narração. Como jogador tem diversos resultados, destacando top8 no Magic Fest São Paulo em 2019 e participações no Regional Player Tour Europe e Kaladesh Championship.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
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(Quote)
- 21/06/2019 12:00:51
Esse deck ainda está fazendo resultados? Montei uma lista no Arena com 3-Chandra e 3-Frenzy e queria montar IRL, será que vale a pena? E com as mudanças agora da rotação o deck morre?
(Quote)
- 19/05/2019 19:38:26
Prefiro 2 frenzy 2 chandra, usei 3 no arena, e numa march veio as 3. Por ser lendaria e foda
(Quote)
- 19/05/2019 15:22:04
Pessoal,

Só pra confirmar, o Esper Control seria o Esper que praticamente não tem criatura [ou mesmo não tem e vai buscar uma Lyra no side] ou aquele que "tinha" [porque nunca mais vi, depois que entrou War] o encantamento Acuidade de Dovin e o Esper Midrange seria o que é cheio de bichos?

Parabens Ruda pelo artigo, muito bom! :D
(Quote)
- 19/05/2019 11:08:17

Não é sligh, pra ser sincero é a primeira vez que vejo esse nome.

Não é turn two wins, mas o nome é bem auto-explicativo assim... é que eu não consigo lembrar de jeito nenhum.

Esse deck não tinha os nomes do T2 de um tempo atrás. Na verdade, já em Amonkhet chamavam o deck de Red Deck Wins. Era um nome auto-explicativo tipo Burn, Infect, Stompy Aggro...

Mas enfim, obrigado a vocês brcsalva, AllanCs e julianoLigaMagic pela ajuda.

(Quote)
- 19/05/2019 10:12:05
Pessoal,

Só pra confirmar, o Esper Control seria o Esper que praticamente não tem criatura [ou mesmo não tem e vai buscar uma Lyra no side] ou aquele que "tinha" [porque nunca mais vi, depois que entrou War] o encantamento Acuidade de Dovin e o Esper Midrange seria o que é cheio de bichos?

Parabens Ruda pelo artigo, muito bom! :D
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