Load or Cast
Magic precisa ser para Todos
Porque (e talvez como) Magic pode ser melhor e pra todo mundo
19/07/2019 10:05 - 10.059 visualizações - 37 comentários
Load or Cast

Antes de falar sobre qualquer coisa, eu só queria agradecer o feedback maravilhoso que tenho recebido de todos os artigos que escrevi até agora. Muito obrigado de coração a todos que dedicam alguns minutos das suas vidas para ler um pouco das bobagens que escrevo.


Por algum motivo o (louco) Lindo do editor deste site me deixou escrever mais um pouco esse mês, e eu tinha muita coisa da qual eu gostaria de falar. 

Assunto sério agora. 

Esses dias uma coisa muito pessoal relacionada ao Magic voltou a me tocar, contudo - mesmo que eu tenha uma experiência muito próxima relacionada ao tema - acredito que ninguém vai discordar que isso afeta e diz respeito à todo mundo ligado à esse jogo, produtores de conteúdo, jogadores, lojistas e (inclusive) à própria Wizards. Magic às vezes não é pra todo mundo.

 

1 - É DIFÍCIL LEVAR MAGIC PRA FORA DE GRANDES CENTROS


Se você lê minha bio ao final dos meus artigos sabe que eu sou de Goiânia-GO. Uma cidade que fica cerca de 300 km de Brasília e a quase 1000 km de São Paulo, onde fica o escritório da Wizards of The Coast Brasil. E o que isso tem a ver?!

A comunidade de Goiânia é cheia de problemas - provavelmente todas têm os seus - mas Goiânia tem alguns particularmente bizarros e que afetam até mesmo comunidades menores ao redor, como a de Anápolis. Mas aqui não é o lugar certo de contar as coisas (talvez um dia eu crie um vídeo sobre o assunto). O ponto aqui é: Pense como é difícil ter Magic (de forma oficial) fora de grandes centros urbanos.

Goiânia ainda é MUITO GRANDE comparado à uma cidade de um fã - que mandou mensagem no instagram pedindo ajuda para criar uma comunidade do jogo - NO INTERIOR DE PERNAMBUCO.

O primeiro passo é não jogar a culpa toda na Wizards. É muito fácil, cômodo e faz com que ninguém mais queira agir para resolver o problema. Tão pouco vamos isentá-la de qualquer responsabilidade sobre o problema, mas falo disso mais tarde. 

 

2 - O MAGIC PRECISA ESTAR DA SDCC AO MENOR EVENTO POSSÍVEL


É aqui que começamos a tirar um pouco da culpa da empresa.
É muito legal quando vemos a Wizards levando nosso jogo a eventos gigantes e ensinando várias pessoas a jogar, oferecendo brindes e tal, mas é isso que ela pode fazer. Mas... Por que as lojas de São Paulo não levam o Magic em eventos como o Anime Friends?

Existem DIVERSOS eventos de cultura pop espalhados por muitas cidades no Brasil, e muitas vezes as lojas simplesmente se recusam a ir atrás de novos jogadores. Sei que algumas lojas se complicariam financeiramente fazendo isso, mas existem  lojas com com plenas condições! Seria bem interessante realizar campeonatos em que os inscritos entram de graça no evento, por exemplo. Isso no mínimo despertaria a vontade dos passantes de jogar e consequentemente comprar seus produtos.

 

3 -  JOGADOR, MAGIC NÃO É SÓ DO SEU JEITO


É. Eu sei. É uma verdade meio dura de aceitar, mas Magic pode ser jogos diferentes para pessoas diferentes.
Você pode ser uma pessoa extremamente competitiva que adora ganhar, enquanto outra pessoa gosta mesmo de colecionar Bestas, como outra gosta de montar a lista mais improvável do mundo só para tentar se divertir enquanto joga. Isso pode ser uma grande revelação pra você mas, pra grande parte das pessoas o que realmente importa não são as cartas e sim as próprias pessoas. 


Mas claro, todo mundo conhece aquele cara que foi jogar na loja e ouviu o oponente falar “que carta merda”, “esse deck seu aí é uma bosta” “joga isso fora”. Claro que existem cartas boas e ruins, mas que tal explicar isso para o coleguinha com “Você poderia usar tal carta ao invés disso”, “ Essa carta é melhor que essa porque ela faz mais coisa por menos mana” e coisas do tipo? Além disso evitar pedir que o coleguinha gaste fortunas com decks Tier logo de cara ajuda também, a gente não sabe como é a vontade e a realidade de cada um para exigir que ele jogue só com staples do formato.

Aqui vão algumas dicas, sugestões e pedidos para que você possa me ajudar a tornar o Magic para TODOS mesmo. 

Wizards: O programa WPN é importante sim! Mas, longe de grandes centros é muito difícil abrir uma loja… Porque não flexibilizar os critérios? Lógico que em grandes metrópoles como no eixo São Paulo-Rio não há problema eles serem mantidos (inclusive apoio que sejam reforçados devido a facilidade de fiscalização), mas eu já recebi mensagens do interior de Pernambuco me pedindo pra ajudar a começar. Como ele vai conseguir abrir uma loja? Pior que isso, se ele conseguir um WPN, ele JAMAIS conseguirá mantê-lo! Ao mesmo tempo a loja mais próxima dele é a mais de 100 km de distância. Mais gente jogando seu jogo do jeito certo é mais dinheiro no seu bolso. Além disso seria bem interessante procurar e apoiar projetos VOLUNTÁRIOS que levam o Magic para lugares mais distantes, assim como premiar essas pessoas de alguma forma.

 

Lojista: Lembra que lá atrás, aquele jogador tóxico que tratou mal três novatos aprendendo a jogar. É uma das suas obrigações como lojista não deixar isso acontecer. Desqualifique esse jogador do evento se ele estiver participando e caso ocorra com frequência recuse-o na sua loja. Tenha sempre funcionários treinados para ensinar e receber novatos e por favor, lembre-se sempre de recomendar os produtos certos para eles.
Seria interessante também que você ajudasse a divulgar o jogo promovendo com regularidade eventos em cidades próximas, principalmente através de representantes e/ou pessoas de confiança para organizarem competições ou venderem seus produtos.

 

Jogador: A loja não é seu quintal! Se você tem problemas em casa, no trabalho, com família ou qualquer que seja, procure terapia e não um FNM. O Magic inclusive possui regras de comportamento chamadas MTR. Vá ler!
Não julgue ninguém pelo que ele joga! Lembre sempre, se possível, de montar carregar decks a feitos de bulk para poder ensinar gente nova que aparece na loja.
Denuncie comportamentos nocivos ao JUIZ e a WIZARDS! E lembre-se de que, não falar nada para o coleguinha ou não denunciá-lo para o lojista ou juiz é ser conivente e de certa forma, incentivar a continuar com esse tipo de prática abusiva.

 

Sempre que tiver dúvidas sobre qualquer coisa sobre o jogo procure, sempre que possível, um lojista WPN ou Juiz sancionado. Pois eles são as pessoas capacitadas para lhe orientar. Quer começar no jogo? Entre no Wizards Store Locator e saiba onde realmente Magic é jogado.
Acima de tudo esse artigo é um apelo.
Vamos tornar o Magic melhor. Pra mim, pra você e pra Todos.

Miguel Augusto Camarano ( MCamarano)
Miguel Augusto Camarano de Oliveira, ou somente Camarano, nasceu e mora em Goiânia-GO, é estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Goiás começou a jogar Magic em 2017. Jogador de praticamente todos os formatos, é um apaixonado pela groselha, gosta do aspecto competitivo do jogo. Podcaster e Youtuber busca mostrar como o Magic pode ser impactante na vida das pessoas
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 11/04/2020 20:18

O pessoal que vai jogar outros cards game (experiencia própria), se quiser sentar e jogar competitivo, o custo acaba ficando o mesmo.

A discussao aqui pode ser infinita, mas uma coisa é certa: nao existe hobby barato. Seja cards game, esportes, boardgames...todos tem seus custos, ai depende da pessoa mesmo.

Tem gente que acha um absurdo gastar em um pedaço de papel colorido, ai vai la e larga 300 reais todo mes em aplicativos do google play ou apple store... e assim caminha a humanidade.

(Quote)
- 11/04/2020 00:32
Beleza, mas só faltou falar do preço né?
Tenho amigos que gostam de Magic mas não colecionam/jogam pelos preço alto.
Outros simplesmente jogam os card games alternativos, como Pokemon e Yugioh.
(Quote)
- 10/04/2020 22:38
Excelente artigo mano.

Eu particularmente nao tive problemas no meu inicio no Magic (comecei a jogar com mais 3 amigos, na mesa da cozinha), porém recentemente acabei caindo no meio de um grupo que procurava começar a jogar e acabei direcionando eles a algumas lojas locais. Vou o pior erro da minha vida. Hoje esse pessoal tem aversao ao jogo, simplesmente por terem tido uma má recepçao. Erro meu, dos lojistas, de jogadores toxicos.

O Magic, apesar de tudo, tem que ser divertido. Entender o que cada grupo busca e tentar mostrar o melhor caminho para eles realmente se divertirem é a melhor forma de aumentar nossa comunidade.

Afinal, nao tem nada melhor do que vc deixar um pouco de lado aquele treino frenetico com seu deck tier do formato X, puxar aquele seu deck 4fun e dar umas boas risadas na mesa...
(Quote)
- 10/04/2020 21:41
Daora o up. Passou-se um tempo e community manager continua ganhando dinheiro pra ficar sentado.
(Quote)
- 10/04/2020 20:56

Só li seu comentário hoje Ly kkkk Obrigado 3

Últimos artigos de Miguel Augusto Camarano
O Preço do Magic
Ou como pouco a pouco a Wizards of the Coast transforma o Magic físico em um hobby cada vez mais caro
11.164 views
O Preço do Magic
Ou como pouco a pouco a Wizards of the Coast transforma o Magic físico em um hobby cada vez mais caro
11.164 views
06/08/2020 10:05 — Por Miguel Augusto Camarano
FARMAR NÃO É LEGAL
Com uma economia que força o jogador a passar seu tempo abrindo pacotinhos e não jogando, o Arena tem perdido cada vez mais espaço no meio dos Card Games Digitais. Como uma..
15.560 views
FARMAR NÃO É LEGAL
Com uma economia que força o jogador a passar seu tempo abrindo pacotinhos e não jogando, o Arena tem perdido cada vez mais espaço no meio dos Card Games Digitais. Como uma..
15.560 views
10/07/2020 10:05 — Por Miguel Augusto Camarano
Mais que números, vidas
Decisões envolvendo a política da Wizards em relação a cartas consideradas racistas e/ou ofensivas.
5.110 views
Mais que números, vidas
Decisões envolvendo a política da Wizards em relação a cartas consideradas racistas e/ou ofensivas.
5.110 views
18/06/2020 10:05 — Por Miguel Augusto Camarano
Masterpiece? De comer ou passar no cabelo?!
A Masterpiece Series foi um produto considerado ao mínimo revolucionário quando anunciado, foram muito amadas durante o seu curto tempo de existência, mas para toda uma ger..
6.946 views
Masterpiece? De comer ou passar no cabelo?!
A Masterpiece Series foi um produto considerado ao mínimo revolucionário quando anunciado, foram muito amadas durante o seu curto tempo de existência, mas para toda uma ger..
6.946 views
28/05/2020 10:05 — Por Miguel Augusto Camarano
A Rankeada do Arena - ou Esforço x Recompensa
O grande problema do sistema rankeado do MTG Arena e porque muitas vezes simplesmente não vale a pena todo o esforço e o tempo necessários para se atingir o Mítico. Explic..
4.324 views
A Rankeada do Arena - ou Esforço x Recompensa
O grande problema do sistema rankeado do MTG Arena e porque muitas vezes simplesmente não vale a pena todo o esforço e o tempo necessários para se atingir o Mítico. Explic..
4.324 views
16/04/2020 10:01 — Por Miguel Augusto Camarano