Há três anos eu vim ao Submundo do Modern escrever sobre um deck que usava e abusava de criaturas com efeitos desencadeados ao entrar ou sair do campo de batalha. A lista tinha seu ponto alto em cartas como Eerie Interlude e Ghostway, podendo replicar o efeito de várias dessas criaturas de uma só vez.
O tempo passou, uma enxurrada de coleções foram adicionadas ao Modern e, recentemente, acabei redescobrindo essa estratégia com várias novidades, tendo uma abordagem levemente diferente graças a esses últimas lançamentos. Hoje é dia então de explorarmos o Bant Ephemerate!
A lista acima é do usuário AlabasterWolfie e conseguiu a primeira colocação numa liga no Magic Online, um ótimo resultado para um deck não tão conhecido. Como dito na introdução do texto, nosso foco são as criaturas com efeitos desencadeados ao entrar ou sair do campo de batalha, então tentamos replicar esses efeitos de uma maneira constante e consistente.
Uma das novidades que temos para essa estratégia é a simples mágica que dá nome ao deck: Ephemerate. Por apenas uma mana ela exila e já retorna para o campo de batalha uma de nossas criaturas, nos dando a oportunidade de replicar sua habilidade de imediato. Ao contrário de Eerie Interlude e Ghostway, que trabalhamos naquele deck em 2016. Além disso, custar apenas uma mana, mesmo que tendo apenas uma criatura como alvo, acaba abrindo um leque bem maior de jogadas, onde não temos que ficar com tanta mana aberta para conseguirmos das andamento ao nosso jogo, que conta muito com o fator surpresa para funcionar.
Além disso, essa mágica será conjurada novamente, de graça, no nosso próximo turno, replicando mais uma vez o efeito de qualquer criatura nossa sem esforço algum. Basta termos um alvo disponível e pronto, vantagem de graça e de mão beijada.
Outra novidade bem interessante é Soulherder, inclusive da mesma edição focada no formato que Ephemerate. Aqui temos uma fonte constante de “blink”, onde todo turno, também sem esforço algum, conseguimos exilar e já retornar uma de nossas criaturas para o campo de batalha. Tudo bem que vindo de uma criatura em si, não temos tanta confiança de que ela irá durar tempo o suficiente no campo de batalha, mas se ficar...
Nossa recompensa pelo alto risco aqui é o fato de que nosso Soulherder ficará mais forte a cada turno exilando uma criatura. Como o deck todo é focado nisso, esse espírito pode se tornar uma grande ameaça para o oponente rapidamente. No mesmo turno em que ele entra em jogo já consegue ganhar um marcador, além de que cada cópia de Ephemerate que temos na lista consegue garantir 2 marcadores para ele. Caso tenhamos dois ou mais Soulherder e cada um consiga exilar uma criatura, eles ficarão enormes e a quantidade de efeitos que teremos para gerar vantagem contra o oponente dificilmente nos deixará ficar em uma posição ruim no jogo.
Esse é o núcleo de nossa lista, então falta vermos o que realmente será exilado e como ganharemos tanta vantagem assim a ponto de fazer o oponente entrar em desespero.
O “básico” aqui se encontra nas criaturas que nos oferecem vantagem de cartas. Coiling Oracle, Ice-Fang Coatl e Watcher for Tomorroww são todas criaturas de duas manas que vão, com certeza, nos garantir cartas extras. As duas cobras nos oferecem isso assim que entram no campo de batalha, com a primeira nos dando a oportunidade de sermos sortudo e acabar ganhando um terreno direto no campo de batalha.
Watcher for Tomorrow funciona quando sai do campo de batalha, então precisaremos de um blink para ele. Isso é de certa maneira uma desvantagem, mas temos de levar em consideração que ele nos permite uma seleção de cartas muito maior e certeira do que simplesmente comprar uma carta, então o custo-benefício acaba compensando aqui mesmo que não seja um efeito tão imediato quanto os outros dois.
Knight of Autumn é nossa maior caixinha de ferramentas, sendo útil como remoção de artefatos e encantamentos ou contra decks agressivos, nos botando de volta no jogo ao garantir 4 pontos de vida extras. Infelizmente os marcadores só podem ser colocados sobre ele mesmo, porém é quase impossível encontrar um deck sem artefatos ou encantamentos hoje em dia, então a possibilidade de acabar com um a cada turno é muito forte no formato que temos hoje em dia.
Eternal Witness é figurinha carimbada em qualquer deck que consegue replicar seu efeito de um jeito ou de outro, pois ela acaba sendo também uma ferramenta de replicar efeitos de uma maneira indireta. Ao retornar as criaturas do cemitério para nossa mão, principalmente nossos valiosos Soulherders, ou ao retornar um Ephemerate também, podendo então ser responsável por mais dois efeitos consecutivos.
Deputy of Detention é uma criatura um pouco diferente, pois não é uma que iremos exilar sempre que tivermos a oportunidade. Ela entrará no campo de batalha, removerá algo do oponente e ficará lá de boa até que algo pior apareça. Nesse momento teremos a oportunidade de blinkar ele e acabar com a nova ameaça do outro lado do campo de batalha. A vantagem de ser “livre” para replicar seu efeito se mostrará muito útil quando estivermos combatendo fichas, já que elas não retornam no exílio e todas com o mesmo nome vão embora com esse efeito. Ao lidarmos com marcadores também, podendo resetar planeswalkers prestes a estourar ou outras permanentes que usam e abusam deles.
Por último, mas longe de ser a menos importante, temos a glorificada e desbanida Stoneforge Mystic. Assim como nosso Deputy of Detention, ela não é uma carta que ficará sendo blinkada como se não houvesse amanhã. Temos apenas 2 equipamentos em nossa lista, porém eles são os únicos que precisamos para dar um grande gás no nosso jogo.
Batterskull sempre foi o melhor aliado dessa Kor e, podendo entrar no campo de batalha no 3º turno, muitas vezes sem ser anulado, garante uma vantagem surreal. Sword of Feast and Famine nos garante algumas proteções interessantes, ainda mais contra remoções (preto), o que torna nossas criaturas mais temidas ainda, principalmente o já tão considerado Soulherder, que como disse, precisava de alguma ajuda no campo de batalha.
Novamente, nosso intuito aqui é mergulhas em card avantage com esse monte de blink. Enquanto isso, vamos construindo nosso jogo com Soulherders gigantes ou então com equipamentos que nos garante uma posição ofensiva de uma maneira rápida e prática. Porém há dois pequenos truques no deck que podem nos render turnos infinitos, com a linda e única cópia de TimeWarp que temos.
Ambas as alternativas envolvem Eternal Witness e essa carta de turno extra, onde podemos concluir o combo tanto com Ephemerate quanto com Soulherder. Se usarmos Ephemerate, nós conjuramos um Time Warp, blinkamos nossa Witness e retornamos o Time Warp para a nossa mão. No turno seguindo, nosso Ephemerate será conjurado novamente pelo seu rebound e, nessa ocasião, precisamos retornar esse mesmo Ephemerate para nossa mão com a Witness, começando assim nosso loop de turnos.
Se o Soulherder for mais acessível a coisa toda fica muito melhor, bastando conjurarmos nosso Time Warp e, no final do turno, voltarmos ele para nossa mão blinkando a Witness com esse nosso espírito.
Uma das coisas mais legais dessa lista é que a quantidade de criaturas com efeitos de entrar e sair do campo de batalha é imensa, então ela pode ser totalmente personalizada ao seu gosto ou ao seu ambiente de jogo. Se pegarmos para olhar as listas que estão surgindo com essa estratégia, encontramos algumas usando Mulldrifter, Wall of Omens, Thragtusk, Venser, Sabio Modelador, Wall of Blossoms, Reflector Mage... E em toda coleção sempre sai outra penca de criaturas com esse tipo de efeito, logo, você pode até montar sua versão budget do deck para brincar um pouco.
Espero que tenham curtido a lista e a estratégia! Não se esqueçam de deixar o comentário aí embaixo e, se tiverem decks para indicar, fiquem à vontade! Um grande abraço e até o próximo Submundo do Modern!
Infelizmente com o deputy isso não funciona, teria q ser algum bixo com os triggers separados, tipo Fiend Hunter