Caminhos Pioneiros: Portões Violados
Ravnica nos mostra mais de suas opções.
05/12/2019 10:05 - 6.279 visualizações - 6 comentários

Saudações pioneiros, a resposta de vocês a essa série foi bem positiva! Fico feliz e animado em continuar com essa exploração das coleções válidas no Pioneer; e vamos agora com Portões Violados/Gatecrash.


Vemos agora as guildas que ficaram na reserva em Retorno a Ravnica, mas que vieram com tudo!


E pelo feedback de vocês, abordaremos o máximo de opções possíveis, mesmo que só em citações, tanto para os ingressantes no formato conhecerem mais a pool, quanto para os veteranos verem mais opções para algumas estratégias.

 

Lembrete: Ravnica é focada em multicoloridas, artefatos e monocolors terão menor enfoque.

 

Enfim, sem mais demoras, comecemos.

 

COLORLESS



O Braceletes do Ilusionista e o Holofote Evidenciador são carta interessantíssimas, efeitos relevantes, e versáteis para entrar em qualquer lista; são, porém, ignoradas principalmente pelo custo de mana.


O bracelete precisa de uma lista específica, fato, mas é uma daquelas carta que, embora complicadinhas de fazer funcionar, possui uma recompensa bem alta; vale a experimentação.


O holofote tem uma função muito específica, é verdade, mas também tem uma válvula alternativa; protege seu time com resistência a magia, dependendo das cores que estiver usando, essa é uma proteção inesperada pelo oponente, pense com carinho nela. E lembre-se do deck Bogles do formato! Essa carta dói demais nele.


Prisma Profetico - Artefato que se repõem e eventualmente corrige cor de mana. Se sua lista se importa com artefatos no campo, quem sabe?

 

BLACK



O Parasita Thrull e o Sibilador da Basilica são exemplos de extorquir, mecânica orzhov bem interessante, mas pouco vista fora do commander, provavelmente se encaixam em alguma estratégia de aristocratas, talvez para conseguir aquele alcance final. Ou uma lista de extorsão, seus gananciosos.


Senhorio Ogro  – Uma sinergia para aristocratas. E RATOS! Quem não gosta de ratos?



Demônio, enorme, voa, efeito devastador... já entendeu né?


Rufiao da Rua de Ardosia; Solo contaminado – Outras cartas interessantes, dê uma olhada.


Aproximacao da Morte,   Monstro da jurisdição seis – Algumas opções para aquela partida contra aggro de bichinhos


Tropas enfermas – Side contra fichas. E... é isso.

 

GREEN



Um drop um, Experimento Um  (caramba, quanto um!) é uma das criaturas mais perigosas da lista de Scales; além de ficar pouco tempo como 1/1, sim ele ficará enorme acredite, ele ainda tem proteção inclusa, tudo que o deck mais quer.



Criaturas gigantes porque verde.



Uma criatura relevante que também é um ótimo truque de combate.


Refugio Verdejante; Renascimento Arborescente – Um bom ramp com correção de cor incondicional, e uma compra de carta verde, mais ou menos.


Estouro de Forca; Escaravelho da Ferrugem; Adaptacao Forcada; Sabio da Espiral - Outras cartas interessantes, dê uma olhada.


Naturalizar – Sideboard clásico verde em uma de minhas artes favoritas; por Daniel Ljunggren. Destruir artefatos e encantamentos nunca foi tão elegante.

 

RED



Aos amantes de goblins e decks aggro, dois carinhas clássicos que veem jogo em vários formatos.



Monored burn, burn contra ganho de vida; Quebra-cranio, monored burn.


 

Criaturas grandes que batem pesado, e uma opção de vitória alternativa, algo sempre inesperado de se ver.


Incendio de Nivel Cinco; Golpeador Punho de Fogo; Esquadrao de Bombardeiros – Cartas que me chamaram a atenção.

 

BLUE



A versão mais usada de Comando criptico; não tão forte, claro, e focado em não criatura, mas é uma opção que o formato oferece. E é uma comum né pessoal? Vamos com calma.


Anulação com draw sempre cai bem, principalmente se for tudo na mesma carta.



Em um deck focado em criaturas, esse Raptor de Aerobatanas pode se tornar uma ameaça maior que um certo delver que roda em outros formatos; tão bom quanto? Precisamos ver para avaliar.


Eletrificarr perde para Fenda Ciclonica, mas é mais acessível, pelo preço, e custo de mana; antes uma versão fraca do que versão nenhuma.


Adentrar o Infinito – Uma peça de combo; não que eu jogue de combo, ou saiba o que fazer com ela, mas os combeiros de plantão entendem o que estou falando.


Hibridacao Veloz - Remoção da cor que não tem remoção de criatura.


Forjador de Realidade; Manipulator Simic – Achei interessantes, e vocês?

 

WHITE



Extorquir no branco; voltada para uma estratégia um pouco mais midrange ou control, entretanto continua bacana. Guardas da Basilica; Sindico dos Dizimos acrescentam ao conjunto, sendo que sindico pode ser mais agressivo (o famoso bear with upside).


Elite Boros; Medico da Linha de Frente; Thrull Obediente – Criaturas de curva baixa para os WhiteWinnies da vida; thrull talvez para um deck de aristocratas?


Escaramucadora Angelical; Gideon, Campeao da Justica; Investigacao de Assassinato – White goodstuff

 

LANDS


 

Shocklands, o final do ciclo, e o palco, são os terrenos de destaque da coleção; e embora não haja nada obvio que use o palco no momento, essa é uma carta única, não ficarei surpreso quando alguém encontrar um uso para ele.

 

MULTICOLOR


Amuletos e Magos



Cada guilda de Ravnica possui um mago de guilda e um amuleto, tal qual na coleção anterior, cabe a você ver se essas peças se encaixam na sua estratégia; os amuletos são notoriamente mais fortes que os magos de guilda, mas há opções para várias estratégias.

 

Boros



NÃO, ele não está aqui só porque é meu Minotauro favorito (S2), é também uma criatura que força uma situação dois por um, e também tem uma iniciativa embutida, ou quase.


Alabardeiros Wojek; Campeao da Fundicao; Vingador Cabeleira de Fogo – EQUIPE BOROS ATIVAR!!


Reunir a Legiao; Furia de Aurelia - Aquele tipo de card que eu tenho a sensação de que tem um potencial oculto não explorado...


Matemáticas do Magic


Infante da Centelha = Esfera de Raios + Vínculo com a vida

 

Dimir



Um Senhor espectro, bom custo, voa e card advantage. Até eu quero.



Muitas coisas em comum; primeiro, artes fantasticas, sério, olhe e aprecie; segundo interessantes; e terceiro, possuem nomes ÓTIMOS.


Negociante do Beco da Ruina; Resgate de Alma – Cards bem peculiares.

 

Simic



Pode ser apenas um 3 manas 2/3 que não faz nada na maior parte do tempo, mas esses cards com vitórias alternativas são muito legais.



Uma anulação muito cara, é verdade, mas quando acerta... é de virar o jogo; compararia a um Commando criptico Simic, que tira o finisher do oponente e te dá um.



Hidroformar é opção para um deck de elementais, transformar um terreno em criatura por um turno pode não ser muita coisa, mas estou apostando em um tribal temur que estou montando, talvez uma ou duas cópias. Mutação não é Gigante craterópode, mas é uma instantânea que pode te dar a vitória no ataque certo.



Exemplos interessantes de Evoluir; sinceramente, se eu tiver um tempinho depois que terminar meus próprios decks, eu darei uma olhada séria nessa mecânica.


Resultados Inesperados - É exatamente o título, inesperado, e também caótico; e eu sei que alguns de vocês gostam de caos...


Biomante Mestre; Evolucao Urbana - Interresante dar uma checada

 

Orzhov



Mais estroção... vocês não cansam não?


Alto Sacerdote de Penitencia; Aristocrata do Cartel; Instigar Aparicao  - Ferramentas para aristocratas, diversos usos e funções.



Essa é uma ótima recuperação para winnies e aristocratas; não se intimide pelo custo X, com X=2, provavelmente você já voltou para o jogo com tudo. Deveria ver muito mais jogo.



Premium boardwipe; ESSE resolve o seu problema, qualquer que seja.


Anjo do Pacto de Morte, Purgar o Profano; Mil Chicotadas – Descartes, anjos corruptos e torturas, tudo que os orzhov adoram.

 

Gruul



Básicamente um tutor de 2 manas para criaturas, e em instant speed. Quer mais o quê?

 

 Brutamontes de Escombros; Furor do Cla Ghor – Criatura relevantes que também são versáteis truques de combate; gosto.


 

Decks de criaturas precisam ser rápidos para escapar de boardwipes, ou terem uma opção mais paruda para colocar o oponente em cheque, e esses dois humanos são bons para cada opção; emissario já aparece em várias lista por ser rápido e te adiantar um turno basicamente, sem falar quando não vem mais de um juntos...


Domri Rade; Fera Irada Gruul – Planeswalker e fera IRADOS...

 

Conselho das guildas



Claro que todos eles são jogáveis em algum nível, mas eles são o tipo de carta que exige um deck em torno dela. Se alguma falou com você, vá em frente! Aproveite as oportunidades. Basicamente a mesma coisa de Retorno á Ravnica.

Natã Afonso Longo Salvador de ( Magissorvedor)
Apaixonado por Magic desde o Bloco de Amonkhet, seguidor fervoroso da deusa Hazoret, e deckbuilder aficcionado.
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 10/12/2019 21:30
Já na minha cidade muita gente aderir e não tivemos problemas, por não montar deck modinha
(Quote)
- 06/12/2019 11:08
Com tantos banimentos o formato, para jogadores normais, esta morto. Ninguém vai investir em decks que mudam toda a semana. Na loja que eu jogo mesmo houve torneio na primeira semana, na segunda semana já foi fraco e hoje ninguém nem fala mais nesse formato.
(Quote)
- 06/12/2019 09:28
Holofote evidenciador, eu já usava de side no meu modern burn, não é mto convencional, mas eu gostava do card , no pioneiro então é uma otima opção, bom artigo ! to querendo entra no formato de vez porém aguardando se definir o meta.
(Quote)
- 06/12/2019 08:43
Palco dramático + campo de lótus, dá pra ter 6 manas no 4 turno, isso se tudo der certo, "quase" um tron (bota quase nisso).
(Quote)
- 05/12/2019 12:17
Boaa! Ótimo artigo hahaha curtindo mto ver essas cartas, testei Medico da Linha de Frente mas apesar de ela sozinha me garantir um jogo, por enquanto tô testando sem ela pra ver se acho combinações mais fortes hahaha continue e no final esqueceu a guilda selesnya hahahah
Últimos artigos de Natã Afonso Longo Salvador de
Caminhos Pioneiros: Labirinto do Dragão
Damos um até breve para Ravnica, e aproveitamos para pegar umas lembrancinhas na saída.
6.001 views
Caminhos Pioneiros: Labirinto do Dragão
Damos um até breve para Ravnica, e aproveitamos para pegar umas lembrancinhas na saída.
6.001 views
23/12/2019 18:05 — Por Natã Afonso Longo Salvador de
Caminhos Pioneiros: Retorno à Ravnica
Nosso caminho começa pelo retorno.
8.970 views
Caminhos Pioneiros: Retorno à Ravnica
Nosso caminho começa pelo retorno.
8.970 views
21/11/2019 18:05 — Por Natã Afonso Longo Salvador de
Choques, raios e relâmpagos!!
Magos vermelhos, preparem-se! Neste formato seu burn tem/terá seu próprio DNA. Sua escolha de dano revelará quem você é...
9.102 views
Choques, raios e relâmpagos!!
Magos vermelhos, preparem-se! Neste formato seu burn tem/terá seu próprio DNA. Sua escolha de dano revelará quem você é...
9.102 views
07/11/2019 10:05 — Por Natã Afonso Longo Salvador de