Cartas mais vendidas da semana
Uma análise financeira semanal sobre as cartas mais vendidas por formato
08/02/2020 10:05 - 25.332 visualizações - 51 comentários

Hoje começaremos uma coluna de análise financeira aqui na LigaMagic ondre trarei para vocês as cartas mais vendidas formato por formato e farei comentários. Inicialmente a idéia é tentar trazer essa coluna semanalmente mas pode ser que passe a ser uma coluna mensal, dependendo do andamento da mesma.


Uma observação importante a se fazer antes de começar é que não é porque a carta está no ranking das cartas Standard mais vendidas que ela está lá por jogar Standard. Pode ter sido causada por algo específico no formato Pioneer, Modern, Legacy ou outro formato. Passarei para vocês a minha visão/opinião, pois qualquer comentário sobre isso é totalmente especulativo. Caso você tenha uma opinião contrária sinta-se a vontade para posta-la e discutirmos sobre.

 

STANDARD

 

 
Cartas Comuns:
Augurio do Mar
Olhos de Sentinela
Bencao de Carametra
Libacao de Farica
Santuario Mistico
 
Augurio do Mar no topo das cartas comuns Standard mais vendidas não é surpresa para mim, UW control é provavelmente o melhor deck do Standard no momento, além da carta ter começado a aparecer em outros formatos como no deck de Inverter of Truth do Pioneer.
 
As cartas Olhos de Sentinela e Bencao de Carametra também apareceram muito bem no Pioneer no deck vice-campeão do torneio BW auras, que é de fato um deck bem budget e divertido de jogar.
 
As cartas Libacao de Farica (A "remoção" de encantamento preta) e Santuario Mistico (o terreno que vem jogando multi formatos), completam a lista das comuns mais vendidas entre as edições Standard.
 
Cartas Incomuns
Alseide da Dadiva da Vida
Anax, Temperado na Forja
Luz Banidora
O Nascimento de Meletis
Remorso Agonizante
 
Alseide é uma das minhas cartas preferidas de Theros e tem se mostrado uma carta excelente não apenas para o Standard. É uma carta que tem tido presença mais ainda no Pioneer em decks como MonoW Devotion e o já citado BW auras.
 
Anax, Temperado na Forja parece ter sido o toque que faltava no Mono Red para ele voltar a ser um deck vencedor no Standard e os jogadores da cor mais querida do brasil correram para garantir suas quatro cópias.
 
Luz Banidora e O Nascimento de Meletis aparecem confirmando mais uma vez a ascensão do UW Control no Standard. Uma "surpresa" é Remorso Agonizante, um bom e útil descarte, completando a lista das cartas incomuns mais vendidas entre as edições Standard.
 
Cartas Raras:
Oraculo de Tassa
Elspeth Derrota a Morte
Intervencao de Heliode
Labirinto de Escofo
Intervencao de Tassa
 
Confesso que muitas cartas me surpreenderam entre as raras mas não Oraculo de Tassa. Esta carta já se tornou uma staple absoluta do formato Pioneer e do Commander mas que também aparece no Standard. Essa carta já mudou alguns dos principais formatos do Magic. 
 
Elspeth Derrota a Morte, Intervencao de Tassa e Intervencao de Heliode, são três cartas que também jogam no UW mas não em grandes números. Acho que a os jogadores compraram estas cartas apenas pelo potencial, o que não é um problema.
 
Labirinto de Escofo completa a lista, e pra mim, é a grande interrogação aqui. Não que a carta seja ruim, mas eu não esperava por ela entre as cinco raras mais vendidas.
 
Cartas Míticas:
Uro, Tita da Ira da Natureza
Heliode, Coroa de Sol
Croxa, Tita da Fome da Morte
Boi de Agonas
Niv-Mizzet Renascido 
 
O quanto o time de criação de cartas errou com Oko, Ladrao de Coroas eles acertaram com Uro, Tita da Ira da Natureza. Uma carta muito boa e balanceada, que consegue jogar vários formatos e não ser opressora.
 
Muito se falou sobre Heliode, Coroa de Sol e que seu infame combo com Balista Ambulante iria quebrar o Pioneer. Especularam até um possível banimento na carta. Mas na prática, Heliode se tornou apenas uma ótima carta e até o momento nada opressora. Possibilitou alguns decks e estratégias diferentes em volta da carta de forma saudável mas ainda nada perto para justificar um banimento.
 
Croxa, Tita da Fome da Morte foi uma surpresa na minha opinião. Acho que os jogadores foram muito na onda especulativa em torno desta carta.
 
Boi de Agonas mudou o meta do Modern e colocou o bom e velho Dredge mais uma vez no radar dos amantes do formato. Niv-Mizzet Renascido é carta chave em um dos principais decks do Pioneer e completa a lista das cartas míticas mais vendidas entre as coleções Standard.
 
É evidente a influência do recente lançamento da coleção Theros Além da Morte no mercado atualmente. Irei acompanhar de perto e passar para vocês como esse mercado evoluirá nas próximas semanas.

PIONEER   


Cartas Comuns:
Salvamento Macabro
Satiro Trilheiro
Colonia de Ratos
Eletrotruque
Choque

Salvamento Macabro e Satiro Trilheiro estavam presentes no deck campeão do Players Tour Bruxelas do último final de semana e parece que caiu no gosto do povo brasileiro já que aparecem liderando as vendas das cartas comuns entre as edições Pioneer.
 
Colonia de Ratos aparece em terceiro lugar, o que me deixou muito surpreso. Parece que tem MUITA gente está montando deck de ratos.
 
Eletrotruque é uma staple do Pauper que sempre aparecerá entre as cartas mais vendidas. Talvez esta posição alta do ranking seja por conta de estar sendo utilizada no Main Deck de alguns Boros no formato.
 
Choque não é o Raio que o Pioneer tanto quer mas sim o Raio que o formato merece.
 
Cartas Incomuns:
Censurar
Arauto do Nebelgast
Ferida Autoinfligida
Animador Habilidoso
Verme Cerebral
 
Nessas cinco cartas podemos notar uma clara influência dos Players Tour nas vendas. O melhor deck do final de semana com certeza foi o deck de Inverter of Truth e por conta disso, Censurar desponta no primeiro lugar.
 
O Bant Spirits foi outro deck que foi muito bem no final de semana e por isso Arauto do Nebelgast configura entre as cartas mais vendidas. Assim como Ferida Autoinfligida que é sideboard certo em todos os Mono Blacks do torneios. 
 
UR Ensoul pode não ter aparecido muito bem nos Main Events do final de semana no entanto no Grand Prix Nagoya colocou nada menos que quatro cópias no Top 8, e Animador Habilidoso apareceu entre as cartas mais vendidas.
 
Parece que eu não fui o único que comprei o meu set de Verme Cerebral depois de Ken Yukuhiro chocar a todos chegando a segunda colocação no Players Tour com seu inovador BW Auras.
 
Cartas Raras:
Caracal Regio
Mensageiro de Bomat
Abade da Fortaleza Keral
Kari Zev, Incursora das Aeronaus
Goblin Lanca-correntes

Se não fosse pelo intruso em primeiro lugar, teriamos um Top 5 completamente dominado pelo Mono Red. No entanto Caracal Regio me deixou intrigado, não sabia que o pessoal curtia tanto o deck de gatos.
 
E é claro que se olharmos apenas competitivamente, o Mensageiro de Bomat joga muito mais no UR Ensoul do que no Mono Red, ainda assim entre as raras o Mono Red teve uma grande presença.
 
Cartas Míticas:
Inversor da Verdade
Nahiri, a Anunciadora
Gideon das Provas
Historia de Benalia
Ishkanah, Viuva-do-cemiterio
 
Mais uma vez a influência do Players Tour se mostra evidente nas vendas. Inverter foi a grande estrela do final de semana e nem a sua disparada de preço fez os jogadores deixarem de investir nesse belo Eldrazi.
 
Nahiri, a Anunciadora é figurinha carimbada nos decks de Niv To Light e aparece na segunda colocação, mostrando uma certa preferência dos jogadores pois é uma carta que não joga mais que duas cópias no deck. 
 
Se Inverter of Truth foi a mais vendida, Gideon das Provas é uma clara resposta a isso, pois é no emblema de Gideon que os decks brancos encontraram a melhor maneira de não ser combado de surpresa.
 
Confesso que eu amo a carta Historia de Benalia mas fiquei um pouco surpreso de vê-la entre as cartas mais vendidas.
 
Ishkanah, Viuva-do-cemiterio levou Joel Larsson e seu Sultai delirium ao primeiro lugar em Bruxelas e os jogadores parecem ter "comprado" a idéia, literalmente.
 
Pude notar que nas cartas Pioneer mais vendidas tivemos uma clara influência dos Players Tours, tanto da Bélgica quanto do Japão.
 
MODERN

 
Cartas Comuns:
Ilha da Neve
Vidente Fada
Pantano da Neve
Dardo de Lava
Macular
 
A influência do formato Pauper é bem clara nessas cinco cartas, todas são staples do formato mas confesso que o Pantano da Neve me deixou um pouco intrigado. Eu sei que muitos jogadores gostam de "pimpar" os seus UB's Pauper com os terrenos nevados mas não esperava que fossem tantos.
 
Cartas Incomuns:
Comedor de Podridao
Explosao de Metralha
Ratos da Cripta
Talisma da Conviccao
Talisma da Criatividade
 
Talvez o Modern seja o formato onde as cartas mais vendidas tenham a maior representatividade em outros formatos. Aqui nas incomuns temos cartas que estão aqui por conta do Pioneer e Commander, tudo menos Modern. Talvez o Carrion Feeder e o deck de aristocratas seja mais popular do que eu imaginava.
 
Cartas Raras:
Shinobi Caido
Praga Pestilenta
Cavernas de Koilos
Coatl Presa-de-gelo
Amuleto do Arquimago
 
O Modern continua me surpreendendo. Eu realmente não esperava ver Shinobi Caido no topo das raras mais vendidas, assim como Praga Pestilenta que simplesmente evaporou dos estoques das lojas nessa semana. Parece que a influência do ano do rato está sendo maior do que eu esperava no Magic.
 
Cavernas de Koilos?! Eu especulo que o motivo principal para esse terreno ter aumentando consideravelmente as vendas essa semana foi por conta do BW Auras de Ken Yukuhiro.
 
Coatl Presa-de-gelo é uma das boas e justas cartas de Modern Horizons que se tornou staple do Modern. Já Amuleto do Arquimago chegou a aparecer em uma lista ou outra mas não esperava ela entre as cinco mais vendidas.
 
Cartas Míticas:
Magissorvedora
Tita Primordial
Kess, Maga Dissidente
Mox Tantalite
Morophon, o Irrestrito 
 
Aqui temos um clara influência do Commander: Mox Tantalite, Kess, Maga Dissidente e Morophon, o Irrestrito são cartas que jogam no Commander.
 
Tita Primordial é o motor de dois dos principais decks do Modern no momento. O "amulet titan" e o famoso "valakut" Hexdrinker é mais uma carta que me surpreendeu bastante por estar no topo da lista. Já apareceu em um deck ou outro mas nunca com sucesso. Talvez eu seja surpreendido por essa cobra nas próximas semanas.
 
Claramente no Modern temos uma grande influência de outros formatos e quase que nenhuma influência do Modern competitivo nas cartas mais vendidas.
 
LEGACY

 
Cartas Comuns:
Arcane Denial
Contramagica
Torre de Comando
Ritual Sombrio
Brainstorm
 
O formato mais charmoso que existe não poderia deixar de trazer essa sensação de nostalgia para nós. Cartas clássicas como  Ritual Sombrio, Contramagica e Brainstorm serão eternos campeões de venda. 
 
E claro a presença dos jogadores de commander representada em Torre de Comando, talvez o Legacy seja o formato que irá mais sofrer a influência do Commander em suas vendas.
 
Confesso que o Arcane Denial apesar de ser também um clássico além de uma excelente carta, em primeiro lugar me deixou um pouco surpreso, e vocês?
 
Cartas Incomuns:
Anel Solar
Espadas em Arados
Templo do Falso Deus
Paisagem Infinita
Chancelaria Azorius
 
Mais uma evidente influência do formato Commander nas vendas, o Legacy vem representado apenas pela boa e velha Espadas em Arados.
 
Cartas Raras:
Shielded by Faith
Lamina Negra Reforjada
Vortice Sulfurico
Disco de Nevinyrral
Desencaminhar
 
Mais uma vez o Commander dominando as paradas, o que na minha opinião é bem normal pois o preço médio das cartas que jogam Commander, é muito mais baixo do que o valor das cartas que jogam Legacy. E isso já me deu uma idéia para a próxima análise financeira, irei dividir o Legacy e o Commander em 2, o que vocês acham?
 
Cartas Míticas:
Tita de Sol
Campeao das Almas Perdidas
Personificador Astuto
Jarad, Senhor Lich dos Golgari
Suplica aos Anjos 
 
Finalmente o Legacy competitivo mostra sua força com Suplica aos Anjos entre as mais vendidas, o restante mais uma vez uma clara dominância do Commander.
-
 
Podemos concluir o quanto torneios competitivos,lançamentos de coleção, Pauper e Commander tem impacto nas vendas.
 
Espero que vocês tenham gostado, e agradeço se puderem deixar o Feedback de vocês sobre esse tipo de artigo. Até mesmo para saber se continuo escrevendo sobre ou não, muito obrigado!
Cards Store - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Epic Game - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Cards of Paradise - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/02/2020 15:06
gostei do artigo.
(Quote)
- 17/02/2020 09:50

Precisamente. As pessoas precisam ter cuidado ao pegar um dado e tirar conclusões dele. Muitas vezes, um dado é apenas um indicativo de alguma coisa. Terá seu valor, mas não necessariamente é conclusivo.

(Quote)
- 15/02/2020 03:32

O artigo não serve de base nenhuma para sua afirmação, seria a mesma coisa afirmar que a maior parte do comercio de cards do legacy é feito de jogadores para jogadores e por isso não é refletida nesse tipo de artigo e não duvido que a do modern também seja assim. Seriam apenas um argumento igual o seu, vago e sem nenhuma fato comprovado alem do achometro.

(Quote)
- 15/02/2020 02:24
Rubens , eu poderia fazer um tratado de 400 laudas pra vc .Mas vou te facilitar.Leia o arigo em questão.Poucas ou nenhuma das cartas tendenciosamente listadas como :"Modern" ou "Legacy" jogam no Modern ou Legacy mas no Commander.Gostaria de saber onde está a "insanidade"
(Quote)
- 13/02/2020 12:08

a senhora, ou o senhor está insano.
mostre algum fato que sustente essa sua afirmação, pois de outra forma, você está "viajando"!

Últimos artigos de Juliano Gennari
Cartas mais vendidas (13/03 - 20/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
14.465 views
Cartas mais vendidas (13/03 - 20/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
14.465 views
Há 9 dias — Por Juliano Gennari
Sobre Diretrizes e Acomodações de eventos
Nota oficial da Wizards of the Coast sobre o COVID-19.
5.320 views
Sobre Diretrizes e Acomodações de eventos
Nota oficial da Wizards of the Coast sobre o COVID-19.
5.320 views
Há 17 dias — Por Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 09/03/2020
Banidas e Restritas - 09/03/2020
15.245 views
Atualização: Banidas e Restritas - 09/03/2020
Banidas e Restritas - 09/03/2020
15.245 views
Há 20 dias — Por Juliano Gennari
Cartas mais vendidas (28/02 - 06/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
26.539 views
Cartas mais vendidas (28/02 - 06/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
26.539 views
Há 23 dias — Por Juliano Gennari
Challenger Decks 2020: Valem a pena?
Quer ingressar no standard? Confira a análise de um dos melhores lançamentos do ano!
8.073 views
Challenger Decks 2020: Valem a pena?
Quer ingressar no standard? Confira a análise de um dos melhores lançamentos do ano!
8.073 views
26/02/2020 10:05 — Por Juliano Gennari