Load or Cast
Cartas com potencial que não vingaram
Uma análise entre as coleção que vão permanecer pós-rotação de algumas cartas que tiveram muito hype mas acabaram não jogando.
04/09/2020 10:05 - 10.533 visualizações - 28 comentários
Load or Cast

A rotação do Standard está virando a esquina e muita coisa vai deixar saudade. Outras, nem tanto. Mas o foco hoje é falar sobre o que ficou. Mas não exatamente a parte boa do que ficou.

Vamos falar sobre as cartas que "prometeram mas não vingaram".


Nessa temporada de Spoilers (atualmente Zendikar) é muito comum nós criarmos altas expectativas em torno de algumas cartas na medida que elas vão aparecendo. Você lembra quando lançou M21, Eldraine, Theros e Ikoria? Quando leu um Teferi, Mestre do Tempo pela primeira vez? Ou um Fiend Artisan? Ou um Polukranos, Unchained ou The Royal Scions? Enfim vamos ver quem ficou devendo até aqui.

 

● Core Set 2021

O Core Set 2021 não foi uma coleção que agitou o formato Standard. M21 foi uma coleção muito focada em reprints e cartas que agregam a formatos eternos como Pioneer, Modern etc.. Mas ainda assim tivemos algumas adições muito boas. A principal delas eu diria Elder Gargaroth. Mas teve algumas cartas, eu diria que uma especificamente ficou devendo muito. Já sabe qual é?!

 

 

Acertou quem pensou em Teferi, Mestre do Tempo. O temido Teferi veio com a novidade de ser o primeiro planeswalker que podia ter sua habilidade utilizada duas vezes. Prometia abalar completamente o formato onde chegasse. Essa era a expectativa. E a realidade?! A carta simplesmente não jogou, apareceu timidamente em alguns baralhos mas nunca nem de perto como protagonista. E olha que os mais emocionados falaram que essa carta poderia até ser banida hein! De fato ela é uma carta boa que com certeza ainda vai ter a chance de dar a volta por cima no novo Standard. Mas você apostaria nele mais uma vez?

Outras cartas do Core Set 2021 que ficaram devendo na minha opinião:



  

 

Principalmente o Terror of the Peaks que eu particularmente acho muito bom. Ficou devendo e muito. Os motivos de uma carta com potencial não jogar são dos mais variados possíveis. No caso do meu amigo dragão, simplesmente não apareceu um deck vermelho que "precisasse" dessa carta para ganhar o jogo. As estratégias que jogaram com o vermelho ou eram muito agressivas e rápidas ou tinham outras cartas mais "confiáveis" para fechar a partida. Será que Terror of the Peaks ainda pode dar a volta por cima?! Basri Ket e Garruk, Liberto são dois bons e equilibrados planeswalkers que ainda não vingaram mas que dependendo do meta ainda podem mostrar todo seu potencial.

 

● Ikoria: Lair of Behemoths

 

A maior novidade de Ikoria certamente foram os companheiros, porém.. Após a mudança das regras eles ficaram muito piores e passaram a jogar muito menos. Mas na minha opinião, isso não é o suficiente para considerar estas cartas como que prometeram mas não cumpriram pois o que eles prometeram eles cumpriram muito bem. Mas existe uma carta que me desapontou bastante, que começou como a mais badalada em uma coleção cheia de novidades. Será que você sabe qual é?!

 

 

Fiend Artisan passa longe de ser uma carta ruim. Inclusive está jogando muito em formatos eternos como o Histórico por exemplo. Mas e no Standard?! Ah,  ficou devendo e ficou devendo muito. Todas as tentativas de jogar com essa carta não deram certo para ninguém e ela foi vendo aos poucos os holofotes em volta dela se apagando. Mas será que uma carta tão poderosa como essa não pode dar a volta por cima?!

Ikoria teve outras cartas que ficaram devendo na minha opinião:


 


Principalmente o Sea-Dasher Octopus que eu mesmo cravei como uma das melhores cartas da coleção. Ele apareceu em alguns decks, é verdade, mas nem de longe atingiu as minhas expectativas. Nenhum deck Tempo foi muito pra frente depois de Ikoria e essa carta quase caiu no esquecimento se não fosse alguns decks Mutated-Based que ainda apareceram. Mas é bom sempre ficar de olho se Zendikar trouxer o suporte que um deck Tempo precisa. 

Mas eu ainda acho que Sea-Dasher Octopus pode dar a volta por cima.

 

● Theros Beyond Death

 

A coleção que trouxe Uro, Tita da Ira da Natureza, Heliode, Coroa de Sol e Oraculo de Tassa abalou não só o Standard como Modern, Pioneer e até mesmo o Legacy, mas tivemos algumas "bolas fora" em Theros também. Uma das cartas que eu mais me desapontei em Theros foi uma carta que até jogou, tiveram decks em torno dela pois se trata de uma carta muito forte mas nem de longe esses decks chegaram ao topo do Tier e por isso eu considero pra mim a grande baixa em relação as minhas expectativas:




Sim, eu sei que tiveram decks com Thassa, Deep-Dwelling, e eram decks interessantes, mas eu realmente achei que essa carta poderia ditar o ritmo do formato e não foi isso que aconteceu. Acabou ficando na categoria "rogue" do formato. Mas como sempre temos que ficar atentos pois basta sair algumas criaturas com ETB interessantes que a Thassa ainda pode reinar. Tiveram muitas cartas de Theros que entrariam nessa categoria do prometeu mas não cumpriu.

Eu separei as três que mais me marcaram:


  

 

Dessas três a que mais me surpreendeu não ter jogado muito até agora foi o Ashiok, Nightmare Muse e eu sinto que é muito mais pela falta de uma "casa" boa pra ele do que pelo o que a carta entrega. Será que com Zendikar o Ashiok encontrará a sua casa? Nadir Kraken e Polukranos, Unchained idem. É muito importante agente não desistir dessas cartas em um novo formato pois como eu já disse, não quer dizer que elas sejam ruins. Elas não são.

 

● Trono de Eldraine

 

Essa foi a coleção que eu tive a maior dificuldade de encontrar cartas para adicionar a esse artigo mas nem a melhor coleção do Standard está imune aqui!



 

The Royal Scions parece ter tudo que precisa: Um custo bom. Uma lealdade boa. Habilidades interessantes. Mas na hora do vamos ver.. NADA! Ou quase nada. Eu tinha muitas expectativas para essa carta e o "kit ur" do formato parece bem interessante só que em um meta dominado por decks quase perfeitos, nenhum UR foi pra frente. Será que agora com apenas cinco coleções em breve no Standard veremos esse Planeswalker mostrar todo seu potencial?

 

E qual foi para vocês a maior decepção dessas coleções até aqui? Conta pra mim e também me conte quais são as apostas de vocês para darem a volta por cima no mar das expectativas?!


E não deixem de conferir os Spoilers da nova coleção Zendikar Rising para criarmos novos hypes! 

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 09/09/2020 15:56
Adorei o artigo! Muito bem escrito e é até umas ideias de cartas que podem subir de preço.
(Quote)
- 07/09/2020 21:51
Na boa, as cartas não terem jogado a culpa é exclusivamente desse formato quebrado que temos. Uro e Nissa WStW são imbatíveis, não tem pq jogar com outras cartas.
(Quote)
- 06/09/2020 20:12
Tratando-se de STANDARD que é que a matéria propõe, concordo com todas, porém, no Pioneer por exemplo, a Mariposa no Orzhov Sacríficio faz chover.
(Quote)
- 06/09/2020 01:31

Opa, a Wiz não coloca valor algum nas cartas amigo, são apenas os lojistas que definem. A chandrinha foi uma carta que durou um bom tempo custando uns R$ 30,00 mas realmente não vinha vendo jogo, apenas de side e acho que não ia se manter. Mas o que realmente pegou no caso desta chandra foram os challenger decks que botaram 3 ou 4 cópias dela. Sei porque tenho 2 cópias e tinha pago 30 em cada. Meu maior prejuizo com magic até hoje foi essa ultima leva de challengers decks porque eu tinha bastante staples que acabaram reprintadas. Pra evitar preju em magic só com experiencia e acredito que já aprendi um pouco a lição, porque tem cartas meio óbvias que virão nos challenger (mono red quem fala? Sempre lançam)

(Quote)
- 05/09/2020 22:15
The Royal Scions pra mim é uma Powerhouse do krl;
Últimos artigos de Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 12/10/2020
Atualização da lista de Banidas e Restritas
15.988 views
Atualização: Banidas e Restritas - 12/10/2020
Atualização da lista de Banidas e Restritas
15.988 views
Há 7 dias — Por Juliano Gennari
Resumo: Season Grand Finals
Um resumo de tudo que aconteceu no torneio que agitou o final de semana
3.741 views
Resumo: Season Grand Finals
Um resumo de tudo que aconteceu no torneio que agitou o final de semana
3.741 views
Há 7 dias — Por Juliano Gennari
2020 Season Grand Finals - Metagame
Descubra quais decks Standard e Histórico irão aparecer no final de semana
4.190 views
2020 Season Grand Finals - Metagame
Descubra quais decks Standard e Histórico irão aparecer no final de semana
4.190 views
Há 10 dias — Por Juliano Gennari
2020 Season Grand Finals
Detalhes sobre o torneio que acontece no próximo final de semana nos formatos Histórico e Standard.
3.456 views
2020 Season Grand Finals
Detalhes sobre o torneio que acontece no próximo final de semana nos formatos Histórico e Standard.
3.456 views
Há 15 dias — Por Juliano Gennari
Guia de Draft: Renascer de Zendikar
Escrito por Juliano Gennari com colaboração de Danilo "Kaies" Modesto.
12.565 views
Guia de Draft: Renascer de Zendikar
Escrito por Juliano Gennari com colaboração de Danilo "Kaies" Modesto.
12.565 views
Há 17 dias — Por Juliano Gennari