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Laboratório de Commander – Ep CV
A Mecânica de Grupo tem potencial para se tornar uma pedra no sapato, mesmo no Commander. Mesmo com poucas cartas ainda que se preocupam com ela, ainda é possível fazer um deck para se divertir com os amigos.
21/10/2020 10:05 - 5.410 visualizações - 3 comentários
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Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander. O fresquíssimo ban de Omnath, Locus da Criacao afetou não apenas o Standard e o Histórico mas também o Brawl, formato que uma parte dos comandeiros joga. Por sorte o Commander saiu ileso de mais esse anúncio de banidas e restritas, e seguimos firmes e fortes com o Dollynho válido nos mesões mundo afora.


Nosso comandante de hoje é Tazri, Farol da Unidade. Ainda uma general durante os acontecimentos de Batalha por Zendikar e Juramento das Sentinelas, General Tazri se viu ofuscada pela liderança de Gideon, Aliado de Zendikar. Durante esse período, Tazri sofreu com uma espécie de lapso/transe causado por um dos Eldrazi e, quando ela acordou, repensou boa parte de suas atitudes e teve um papel importante durante a Guerra. Depois do fim dos horrores no plano, Tazri se tornou de extrema importância para a Restauracao de Portao Marinho, principalmente por ter o apoio da Anjo Linvala, Escudo de Portao Marinho.


  
 

Antes de partirmos para a lista de hoje, gostaria de lembrá-los que o Laboratório de Commander está no Instagram, recheado de conteúdos extras para você continuar aprendendo sobre Commander mesmo depois do fim da leitura dessa coluna. Por lá você consegue conversar comigo com muito mais facilidade, além de poder interagir nos posts e sugerir coisas que quer ver. Você pode acessar esse Instagram através deste link ou procurando por @lab.commander no site.


Para os desavisados, quero ressaltar que o intuito do Laboratório de Commander é trazer listas para o Mesão do Amor que sejam carteira-friendly, ou seja, que não pesem demais no bolso do comandeiro padrão. As listas do Lab seguem um limite de R$300,00 levando em conta o preço das cartas no mínimo da Liga. O deck de hoje, enquanto vos escrevo, está cotado em R$ 298,19.


[BUDGET] Tazri, Beacon of Unity
3705 visualizações
12/10/2020
R$ 315,50
R$ 667,42
R$ 3.239,83
3705 visualizações
12/10/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Comandante (1)
1  Tazri, Farol da Unidade  6,98
Criaturas (30)
1  Madre das Runas 7,19
1  Chevill, Ruína dos Monstros  8,55
1  Desarmadilheiro Ágil  0,36
1  Magistrado de Drannith  8,49
1  Mago do Bando Qasali  1,34
1  Marinheiro Instável  5,74
1  Mentor Austero  0,50
1  Mergulhadora Celeste Ladra  12,43
1  Mindblade Render  2,49
1  Paragona Tajuru  1,79
1  Sacerdote de Sangue de Malakir  0,14
1  Sacerdotisa do Confinamento  3,70
1  Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos  4,94
1  Sygg, Degolador do Rio  12,00
1  Zirda, o Brilho da Aurora   5,18
1  Anciã de Toca das Fadas   2,55
1  Azra Oddsmaker   0,37
1  Edric, Espião-mestre de Trest   11,80
1  Entidade do Espelho  3,50
1  Esmagador Taurino  1,43
1  Linvala, Escudo de Portão Marinho   3,16
1  Ludevic, Necroalquimista   14,95
1  Mnemocensor Aviano  3,15
1  Radha, Coração de Keld   4,28
1  Comandante de Esquadrão  0,67
1  Coorte Irregular   0,05
1  Ladrão de Noção   5,64
1  Mina e Denn, Nascidos Selvagens   3,67
1  Aventureiro Veterano  0,14
1  Zagras, Ladrão de Pulsações   1,69
Mágicas (21)
1  Espadas em Arados 3,00
1  Simetria Subterfugiosa 34,24
1  Aventura à Espera  0,12
1  Busca Longínqua  0,55
1  Chamado de Eladamri  16,88
1  Descentelhar  0,68
1  Neoformar  0,53
1  Alcance do Kodama  3,09
1  Cultivar  0,80
1  Fera Interior  4,38
1  Fim Absoluto   1,99
1  Resultados Inesperados   0,90
1  Trilha de Migração  0,38
1  Tutor Diabólico   0,20
1  Aliança Mortífera  0,08
1  Limpeza Temporal    0,90
1  Prêmio Cobiçado  1,32
1  Trazer à Luz   2,49
1  Virar o Túmulo  0,16
1  Espólios da Aventura   0,20
1  Ultimato Soturno       4,18
Artefatos (6)
1  Anel Solar 8,78
1  Sinete Orzhov 0,95
1  Sinete Selesnya 0,80
1  Sinete Simic 0,89
1  Esfera do Comandante 1,10
1  Frasco Relíquia 0,24
Encantamentos (7)
1  Ascensão do Senhor das Feras  8,99
1  Levante de Garruk  0,50
1  Ritmo dos Selvagens   2,00
1  Projeto Guardião  13,28
1  Reconquista da Natureza  3,98
1  Chamado à Unidade   0,25
1  Jornada Rumo ao Oblívio  0,20
Terrenos (35)
1  Acampamento Base0,25
1  Cavernas de Koilos1,63
1  Clareira das Cinzas3,71
1  Costa de Yavimaya5,89
5  Floresta0,00
1  Forjaria do Campo de Batalha7,00
4  Ilha0,00
2  Montanha0,00
1  Orla Krosana0,30
4  Pântano0,00
1  Pântano Ardente4,78
5  Planície0,00
1  Pomar Exótico1,95
1  Recifes de Shiv9,82
1  Regiões Agrestes de Llanowar4,59
1  Riacho da Pradaria4,50
1  Terras em Desenvolvimento0,03
1  Torre de Comando1,34
1  Vale Afundado5,43
1  Vista do Dossel6,38
100 cards total


Tazri, Farol da Unidade é uma criatura 4/6 que custa 4W. Logo de cara gostaria de dizer que sim, eu acho que falta uma habilidade para dar um pouco mais de relevância para ela enquanto líder; uma simples Iniciativa ou Vigilância já a tornaria bem mais interessante. De qualquer forma, Tazri pode entrar custando apenas W se você tiver seu Grupo completo em jogo, o que já a deixa bem mais jogável. Sua habilidade ativada custa entre quatro e oito manas, dependendo do que você tem à disposição, te deixa olhar os seis cards do topo para colocar dois bichos, entre uma combinação de Clérigo, Ladino, Guerreiro, Mago e/ou Aliado na mão e o resto no fundo em ordem aleatória.

 


Gostaria de fazer um breve comentário antes de passarmos para a análise da lista propriamente dita. Percebam que a Wizards vem adotando a estratégia de evitar cartas com habilidades que tutoram outras cartas, e tem preferido deixar o jogador olhar 10% do deck (lembrando que essas cartas são feitas pensando em decks padrão de 60 cartas) e colocar uma quantidade na mão. Isso faz parte da mesma iniciativa que "impede" que fetchlands voltem para o Standard, pois segundo a Nave-Mãe, embaralhar o deck em excesso toma tempo demais nos jogos e eles querem evitar esse problema. Já havíamos visto essa filosofia afetando outras cartas anteriormente, como Kaalia, Buscadora do Zenite, Winota, Agregadora de Forcas e também em Zendikar Nahiri, Herdeira dos Antigos. Fim do comentário breve, voltemos à análise do deck.


  
 

Pensar em um deck Commander tribal para um tipo de criatura já é uma tarefa árdua, dependendo do tipo que estamos falando; ao pensar em Grupo, que engloba quatro tipos, esse problema tende a aumentar. O lado bom da mecânica é que é possível pescar as melhores criaturas dentre cada um dos tipos para o deck, mas o lado ruim é que é preciso encontrar coesão entre elas e uma forma de que o deck todo não se torne apenas um amontoado de cartas. Por conta dessa capacidade de pinçar os destaques, a lista ficou com um custo de mana bem baixo, com apenas quatro cartas custando seis manas ou mais. Me baseei na habilidade da Tazri, que já vai te custar alguma mana colocar os bichos na mão, a fim de diminuir essa curva. Minha ideia foi que, com um campo razoavelmente bem construído, você possa conjurar essas cartas no mesmo turno, ou logo em seguida, que as põe nas mãos. Além disso, mesmo as cartas mais pesadas, como Zagras, Ladrao de Pulsacoes e Aventureiro Veterano podem custar bem menos a depender de quantas criaturas seu Grupo tem.


  
 

Aproveitando a deixa do Zagras, vou aproveitar para falar sobre habilidades. Em tribais clássicos, ficamos limitados, geralmente, ao que a color pie ou a tribo têm para compartilhar entre si. Em um deck como esse, mais abrangente, a facilidade de compartilhar habilidades é maior. Zagras, Ladrao de Pulsacoes, por exemplo, dá Toque Mortífero para os bichos; Desarmadilheiro Agil pode transformá-los em máquinas de comprar cartas; e Linvala, Escudo de Portao Marinho os protege. Na parte de Encantamentos, temos Levante de Garruk com Atropelar, Ritmo dos Selvagens impedindo-os de serem anulados e Tumultuando e Chamado a Unidade e Ascensao do Senhor das Feras para o pump.


  
 

Apesar de Grupo não compartilhar habilidades entre suas criaturas, como é o caso de Aliados ou Fractius, o que essa mecânica faz muito bem é diminuir custos de mágicas e aumentar o poder delas conforme a quantidade de criaturas presentes no seu Grupo. Alianca Mortifera, Virar o Tumulo e Espolios da Aventura são cartas que vão te entregar muito mais caso você consiga conjurá-las por menos mana. Além delas, Premio Cobicado ainda te dá uma recompensa e tanto caso você tenha um Grupo completo; e já que o deck tem uma curva baixa, você poderá conjurar quase qualquer carta dele de graça.


  
 

Mesmo eu dizendo que este não é um deck tribal como os que estamos acostumados, gostaria de ressaltar pelo menos uma criatura entre cada uma das quatro tribos que fazem um Grupo. Magistrado de Drannith  faz o papel de um Mago que ajuda a evitar que os comandantes dos amiguinhos sejam conjurados da Zona de Comando, enquanto Ludevic, Necroalquimista recompensa você e os seus oponentes cada vez que outro amiguinho, que não você perder vida. Para os Ladinos, a ladra Mergulhadora Celeste Ladra e os compradores de cartas Sygg, Degolador do Rio e Edric, Espiao-mestre de Trest. Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos é uma Clérigo que pode ser bem útil no Commander, trocando criaturas por outros recursos e nivelando a mesa. E na tribo dos Guerreiros, Radha, Coracao de Keld que além de te permitir jogar terrenos do topo, filtrando a habilidade da comandante, ainda pode ficar bem grande para bater ou bloquear.



 

Antes de encerrarmos, vamos dar uma olhada em cartas que podem cair bem no deck caso você decida investir um pouco mais nele. Ah, importante: por ser um deck cinco cores, quaisquer staples de qualquer cor (Estudo Ristico, Demonic Tutor, Sylvan Library, Dizimo Sufocante, Extorsionista das Docas) entram no deck, por isso eu vou me focar em coisas mais específicas. Tymna the Weaver é uma excelente Clérigo e uma ótima forma de manter a mão sempre cheia, assim como Confidente Sombrio também o é, mas na tribo dos Magos. Najeela, the Blade-Blossom, que costumamos ver como comandante, cai muito bem no deck, fazendo fichas, nos dando fase de combate adicional e deixando os bichos com boas habilidades. Eu gosto bastante de Ravos, Protetor das Almas pois é um pump simples, justo, mas sua habilidade desencadeada recicla nossos recursos. Como todo deck que tenta ganhar batendo, uma boa forma de fazê-lo é com Final de Devastacao, que tutora criatura e, com muita mana, ainda arrebenta com tudo que estiver na frente.


E assim nós chegamos ao fim de mais um Laboratório de Commander. Tazri é uma criatura divertida e com potencial, mas ainda precisamos de mais mágicas com Grupo para explorar essa mecânica, e esse deck, totalmente. Vamos aguardar o próximo ano, com a coleção baseada em D&D, pois eu imagino que Grupo possa voltar e trazer mais consistência ao deck. Não esqueçam de seguir o Laboratório de Commander no Instagram em @lab.commander.


Obrigado por ficarem comigo até aqui!


See ya!

Lucas dos Santos Loterio ( loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/10/2020 11:51
Aproveitando a vibe do commander de 5 cores, tenta fazer um lab do kenrith o rei regresso qualquer dia. Sou fã do seu trabalho aqui no liga e sucesso meu bom!!!!!!
(Quote)
- 24/10/2020 18:37
Faz um Lab do Squee Ancap XD
(Quote)
- 21/10/2020 22:32
Eu estou em duvida se eu desmonto a antiga tazri e monto essa ou monto as 2....
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