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Realçando suas qualidades, diminuindo seus defeitos.
Entendendo como entender as vantagens e desvantagens de cada carta.
15/12/2020 10:05 - 4.811 visualizações - 10 comentários
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Iae galerinha, como ceis tão? Espero que melhor que meus draws no mirror.


Minha mãe sempre me ensinou que saber reconhecer suas qualidades é tão importante quanto reconhecer seus defeitos. Uma pessoa que não reconhece suas qualidades não sabe seus pontos fortes e a que não reconhece seus defeitos afunda na própria soberba.


Podemos designar “Qualidades” e “Defeitos” de diferentes maneiras no Magic. A maneira como um jogador se porta durante uma partida(como falei aqui) pode ser algo bom ou ruim, dando informações demais para o oponente ou exibindo somente o necessário de emoções e movimentos, não indicando mais do que você deveria. No entanto, hoje vamos falar das qualidades e defeitos do seu deck durante uma partida, durante o keep, no jogo e na hora de sidear.

 

Há 6 ou 7 anos atrás eu começava a jogar de Miracles no Legacy, e nessa mesma época também, conversava com Joe Losset e com o Philipp Schonegger, dois mestres do deck. Uma das primeiras coisas que aprendi com eles foi que o Miracles era um mono blue em algumas partidas e mono white em outras. No começo isso era bem estranho, mas depois de dezenas de partidas eu entendi o que eles quiseram dizer com isso. Grande parte das cartas azuis do deck eram counters, péssimas cartas contra partidas de grind(principalmente a Forca de Vontade) enquanto as cartas brancas eram todas removals, que são ótimos contra decks agressivos mas eram péssimos contra combo e outros controles, portanto, durante o jogo eu buscava as cartas da cor que mais me agradavam e na hora de sidear eu priorizava tirar as que tinham menos impacto, não só facilitando o processo de sidear mais rápido, por se tornar algo “automático” com o tempo, mas também melhorava mais ainda minha partida no G2 pois eu tinha certeza de que não teria Espadas em Arados contra um deck sem criaturas.


Grande parte das nossas cartas serão úteis de alguma forma ao longo de uma partida, são raros os casos onde seu Empurrao Fatal não terá absolutamente nenhum alvo útil,e justamente é essa versatilidade que pode te confundir na hora de colocar na balança se a carta é boa ou ruim na partida.

 

 

O Shaheen Soorani é conhecido por jogar sempre de Esper não importa o formato, e isso dava uma certa vantagem para ele caso o formato mudasse, pois ele já estaria acostumado com o próprio deck. No entanto, ele acabava dando pesos errados para suas cartas. Contra o Storm Legacy era importante ter algum tipo de removal para Enxame de Xantideos e Tapete de Flores, portanto o Council's Judgment não era morto post board. O erro de Shaheen era deixar os Council’s, algumas Plowshares e ainda subir Disenchant, sobrecarregando nesses removals pensando apenas no best case scenario que é quando tudo dá certo e você faz a troca de maneira vantajosa, enquanto o worst case scenario seria ter um Council’s sem poder tapar 3 manas ou floodar desses removals e ser combado por um oponente que não te deu a chance de fazer esses diversos removals que você tem na mão.


Ao olhar para uma carta, tanto durante a partida quanto na hora de sidear, é importante pensar: o que ela faz para você? 


As cartas têm um Floor, Chão em português, o mínimo que ela faz por você é isso. Ex: O mínimo que uma Fuga de Mana vai fazer é forçar o oponente a virar 3 terrenos.


Ao mesmo tempo, as cartas têm o Ceiling, teto em português, que é o máximo que ela faz na partida. Ex: O máximo que um Raio te faz é bem abrangente, finaliza criaturas, mata Planeswalkers, finaliza jogadores com pouca vida, seu teto é bem alto.


Toda carta tem seu Floor e Ceiling, quanto mais baixo o chão, menos versátil ela será, e quanto mais alto o teto, mais versátil ela pode ser durante uma partida.
Se seu chão é muito baixo(Bolt contra decks sem criaturas e seu deck não é muito agressivo) ou se o teto é baixo demais(infinito removals contra 1~2 cartas do oponente, como citado no caso do Sheheen) essa carta talvez não tenha qualidades o suficiente para ser mantida em seu deck ou sua mão, caso você tenha a opção de selecioná-la através de um mulligan ou cantrip.


Nossas cartas podem sim ter utilidade durante o jogo, mas quanto mais condições precisamos aplicar para que ela brilhe, maior a probabilidade de que a qualidade que você está vendo ser na verdade um defeito. Para isso é preciso compreender como a partida vai ser sequenciada. Você sabe se há algum alvo melhor para seu Fatal Push, ou matar o bixinho agora é a melhor opção? Quando fizer algum tipo de manipulação de deck tenha isso em mente, algumas cartas podem não ser úteis exatamente agora, mas no late game você iria preferir ter um Bolt pra finalizar, Bolt esse que você escolheu deixar na mão quando o oponente estava com 15 de vida, mas sua projeção de jogo foi correta e 5 turnos atrás você já fez a jogada correta.

 

O inverso vale para os defeitos, uma vez que uma carta pode ser, basicamente, ruim, média ou boa, quanto mais ela pender para o lado médio e ruim da balança, maior a chance de existir jogadas melhores que elas no g1 ou opções melhores enquanto se sideia.


É fácil saber o nível de utilidade de uma carta quando ela pende muito para bom ou ruim(Removal contra deck sem bixo, descarte contra decks hyper agressivos) é o meio termo que confunde muita gente.

 

 
06/12/2020
R$ 1.657,61
R$ 5.723,31
R$ 79.314,35
 
06/12/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (12)
4   Guia Goblin  3,75
4   Lança Veloz do Monastério  1,04
4   Eidolon da Grande Festança   24,89
Mágicas (28)
4   Espículo de Lava  6,50
4   Raio  4,95
4   Amuleto Boros   14,40
4   Comando de Atarka   1,75
4   Labareda Cauterizante   8,50
4   Quebra-crânio   0,49
4   Raio da Fenda   0,14
Terrenos (20)
3   Desfiladeiro Calcinado pelo Sol 51,00
4   Fundição Sagrada 57,00
4   Lamaçal Ensangüentado 80,75
4   Meseta Árida 84,15
3   Montanha 0,00
2   Solo Pisoteado 29,98
60 cards total

Sideboard (15)
4   Caminho para o Exílio  3,00
4   Relíquia de Progenitus  34,99
3   Garra Krosana   0,99
2   Ponte Traicoeira  67,99
2   Reforços Providenciais   0,25

 

Usando esse burn como exemplo vemos 4 Caminho para o Exílio de side. A carta é importantíssima em algumas matchups, ela lida com Sombra da Morte e Tarmogoyf por apenas uma mana. O que muita gente erra é subir Paths demais contra decks como Elfos, onde poucas criaturas têm um real impacto na partida(Arqueodruida Elfo, e Ezuri, Líder Renegado) e um monte de bixinhos fracos que você não precisa se preocupar pois muitos Burns seus podem ser direcionados à criatura. Se aqui você subir removals demais contra o Elfos, você estará valorizando a qualidade do Path por ser um removal sem restrição, e ignorando seu defeito, que, no caso desse deck, é não dar 3 de dano, e num jogo longo esses 3 de dano podem fazer diferença se você gastou removal demais nas criaturas adversárias, mas sem causar pressão, dando tempo de uma Companhia Agrupada desequilibre o jogo e você perca mesmo dando 5~6 removals na mesma partida.


Num deck onde muitas cartas têm o mesmo papel, como é o caso do Burn, remover uma destas cartas redundantes pode ter um alto custo de sinergia, e quando a sinergia é quebrada, as únicas coisas que a compensam são Raw Power(quando a carta é individualmente poderosa como é o caso de Planeswalkers) ou situações super específicas onde A,B C e D ocorrem, os planetas de alinham e sua carta “ruim” passa a ser boa.

 

 
06/12/2020
R$ 1.944,85
R$ 8.008,72
R$ 86.405,67
 
06/12/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Companheiro (1)
1   Lurrus da Toca Onírica    4,50

Criaturas (17)
4   Lança Veloz do Monastério  1,04
4   Mensageiro de Bomat  0,25
4   Sombra da Morte  7,75
1   Croxa, Titã da Fome da Morte   20,10
4   Flagelo dos Enclaves Celestes   3,99
Mágicas (20)
1   Agarrar-se ao Pó  0,18
4   Capturar Pensamento  64,90
2   Empurrão Fatal  5,60
2   Inquisição de Kozilek  0,99
4   Raio  4,95
1   Bênção do Apóstolo   1,50
2   Fúria de Batalha Temur   0,22
1   Comando de Kolaghan    5,00
2   Desmembrar    4,52
1   Despertar de Agadeem     89,99
Artefatos (4)
4   Bijuteria de Mishra  4,99
Encantamentos (1)
1   Selo do Fogo  0,79
Terrenos (18)
4   Cripta de Sangue 51,95
3   Delta Poluído 103,95
2   Desfiladeiro Calcinado pelo Sol 51,00
3   Lago Alpino Fervente 130,00
4   Lamaçal Ensangüentado 80,75
1   Montanha 0,00
1   Pântano 0,00
60 cards total

Sideboard (15)
1   Explosivos Fabricados  54,57
1   Agarrar-se ao Pó  0,18
2   Empurrão Fatal  5,60
1   Lanterna Guia-almas  0,16
1   Magibomba Niilista  4,00
2   Cólera de Angrath   0,30
2   Chuva de Sangue   8,91
1   Croxa, Titã da Fome da Morte   20,10
3   Incêndio Purificador   1,79
1   Lurrus da Toca Onírica    4,50

 

Já o BR Shadow tem o problema de ter “removals demais” entre main e side. Raio, Empurrão Fatal, Desmembrar, Comando de Kolaghan, Cólera de Angrath podem ser todos úteis na mesma partida, todavia, alguns desses removals serão piores que outros no geral, e cabe a você entender qual o chão e qual o teto de cada removal.


Dismember geralmente fica por ser um ótimo enabler para Shadow, mas se a partida for muito agressiva, ele deve ser cortado para não te matar de bobeira. Raios e Pushes são os removals mais baratos no custo de mana, mas você não precisa ter 8 desses removals em grande parte dos games. O Kommand é mais um efeito de destruição de artefatos e volta criatura para a mão do que um Choque de custo 3, e a Cólera de Angrath não vai entrar em jogos onde o oponente faz um monte de bixinhos pequenos e não tem Walker nem artefatos. Não adianta ler o que a carta faz, você deve se imaginar no meio da partida e comprando ela no começo, no meio e no fim do jogo para calcular sua utilidade e não subir uma carta que só funciona no dia 29 de Fevereiro às 6:66 da tarde.

 

A qualidade de uma carta só vale se não desvirtuar seu gameplan, decks com side transformacional não têm muito esse problema pois seu plano já era mudar a estratégia do baralho, mas a maioria dos baralhos não têm um side transformacional, então a carta que você está colocando só compensa se ela tiver valor igual ou maior que à que você está tirando. Over Sideboarding é o ato mais comum de valorização errônea de uma carta, a ponto de desconfigurar seu baralho para ter “respostas para tudo” invés de se manter no conceito Chão e Teto mínimo, com menos opções para situações bizarras porém com mais eficiência no geral.

 

Resumo da ópera:

 

● A carta não precisa ser sempre ruim ou sempre boa, mas quando for ficar com uma carta na mão inicial ou durante o sideboarding, pense na situação mais fácil de usá-la e na mais complexa, quanto mais abrangente ela for, maior a change de valer a pena deixá-la no deck.

 

● Uma carta do side só entra no G2 se ela performar de maneira igual ou superior às que você já tem no main. Não adianta subir cartas para situações específicas demais tentando se blindar de absolutamente tudo que o oponente pode fazer, pois invés de trocar 6 por meia dúzia você pode estar trocando 6 por 3.

 

● Seu plano de jogo ainda vale mais que uma carta particular. A menos que seu deck tenha um plano transformacional, dê preferência às cartas de sinergia às cartas de poder individual alto mas que não ajudam/atrapalham no seu plano de jogo.

 

Essas decisões de escolher essas cartas durante o side devem ser feitas numa velocidade até que rápida, você não pode demorar 15 minutos pra sidear, portanto, tenha sempre em mente o que seu deck faz, qual o plano do deck do oponente e o que você pode fazer para intervir, essa “regrinha” vai te ajudar a tomar a decisão mais próxima da correta o mais rápido possível.

 

E claro, antes de me despedir vou deixar meu jabazinho clássico: Me segue lá no Youtube, sempre posto vídeos de Gameplay Modern!


Não se esqueçam de se proteger do coronga, fiquem bem, e até a próxima!

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Bruno Orelha é amante das estratégias de terrenos como Lands, Death and Taxes e Valakut. Capitão do Valakuteam e Youtuber nas horas vagas em www.youtube.com/brunoears.
Redes Sociais: Youtube, Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/12/2020 13:54:19

Valeu mano!


Muito obrigado, mano.
Eu sou mais focado no Modern, mas tem bons escritores de Pauper aqui na liga que você pode conferir.


Valeu pela parceria!


Brigadão!


Lisonjeado demais! É tipo de coisa que ajuda demais durante as partidas principalmente num treino em time.


Valeu mesmo!


Agradeço muito a leitura de sempre!


poxa, muito lisonjeado com o elogio, brigadão mesmo!


Valeu mano! Tem uns conteúdos diferentes pra vir no canal lá!

(Quote)
- 17/12/2020 10:01:24
Até me inscrevi no canal. Otimo texto... como sempre!
(Quote)
- 17/12/2020 04:55:56
Cara, eu gosto demais dos teus artigos, são os que mais gosto aqui na liga.
(Quote)
- 16/12/2020 13:50:30
Dá gosto de ler os artigos do Brunão!
(Quote)
- 16/12/2020 09:21:58
Excelente artigo. E valido para qualquer formato, não só pro legacy.
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