Olá magiquistas amadores e profissionais. Hoje falaremos de commander mesão, multiplayer, aquele que vira uma festa, cheia de cartas na mesa ou na telinha à distância. Nessa lista exclusiva aqui do Real Rogues, o propósito é unir diversão e competitividade. Nossa comandante será Syr Gwyn, Heroina de Valcinza:
Quando eu falo de commander (o formato) gosto de falar também da commander (a carta lendária). Afinal, há muitas razões para se escolher um comandante. Você pode escolher porque curte o desenho, ou a história, ou os combos, ou o alto percentual de vitória, ou as cores, ou a bagunça que faz na mesa, ou apenas para confundir os adversários, etc. Syr Gwyn não está entre as escolhas mais comuns no topo dos rankings de CMD. No entanto, essa cavaleira lendária é bastante singular e poderosa. A combinação de cores mardu é forte em remoções. Um comandante nessas 3 cores possibilita acesso a dano, remoções globais, tutores e criaturas fortíssimas. Via de regra, quanto mais cores melhor, exceto pelo fato de que a base de mana se torna mais complexa. No caso de nossa cavaleira do apocalipse, o CMC 6 é seu ponto fraco, muitas vezes esse custo é visto como o custo máximo de um comandante viável no deckbuilding CMD.
A privação de verde reduz a velocidade do ramp. Já a privação do azul costuma impactar na card advantage, mas essa comandante é capaz de comprar cartas sempre que uma criatura sua equipada atacar, contornando um pouco a falta de card draw. Syr gwyn é usualmente utilizada como uma comandante tribal de cavaleiros. Afinal, sua habilidade nos diz que pode equipar cavaleiros pagando ZERO. É uma habilidade excelente, porém, decks tribais no mesão costumam sofrer com remoções globais. Pense, você coloca muitos recursos da sua mão na mesa e passa a prioridade para que vários jogadores joguem seus respectivos turnos. A maior chance é de que você será aniquilado por uma remoção global reduzindo suas chances de vitória drasticamente. Assim, após muito pensar sobre como contornar essa fraqueza eu tive a seguinte ideia:
Voltron! O arquétipo que utiliza um comandante fortalecido. Para que uma mesa cheia de cavaleiros e equipamentos se com apenas 2 equipamentos e Syr Gwyn podemos causar 22 pontos de combate para letal!? Syr Gwyn é uma cavaleira com ameaçar e vigilância. O seu poder 5 é frequentemente ignorado, mas é a o poder exato de que ela precisa para totalizar dano letal. Tenho essa lista com cartas físicas e apelidei ela carinhosamente de cavaleira do apocalipse. Com os equipamentos corretos pode matar um player por ataque. Normalmente o mais perigoso deles primeiro. Ela é difícil de bloquear e sempre está desvirada para nos proteger. Assim, reduzimos nossa exposição na mesa e adicionamos a possibilidade de matar o oponente de surpresa em um único ataque. Isso é muito útil. Geralmente quando jogamos voltron matando aos poucos, consequentemente, seremos muito focados. Quando você mata de uma só vez não tem problema, pois players mortos não revidam! (não naquele dia...#playersvingativos). Bem, vamos ver as listas, a primeira Budget e a segunda para quem não tem restrições de cartas:
A estratégia é matar um oponente a cada ataque. Para isso precisamos dos equipamentos e encantamentos corretos. Pode parecer difícil à primeira vista, mas é consideravelmente fácil na realidade. Digo isso pois existem várias combinações de dano letal na lista. Não precisamos de duas cartas limitadas e específicas, precisamos de duas ou mais cartas de um total de 12 cartas + tutores. Isto é, uma combinação de poucas cartas que geram um resultado bastante eficiente. Outrao ponto interessante é que artefatos e encantamentos são um pouco mais difíceis de se remover do que criaturas. Assim, ganhamos uma certa resistência às interações inimigas. Depois de pensar como poderia mostrar algumas das possibilidades de dano ao leitor, achei que o melhor jeito seria uma representação em tabela:
Bem, analisando simploriamente, são 36 combinações de duas cartas diferentes que causam ao menos 22 pontos de dano no oponente! Você pode adicionar à sua lista mais equipamentos ou utilizar tutores para aumentar as chances e combinações ainda mais.
Viu só? Até que é fácil fazer uma cavaleira ceifadora sinistra. A ideia é que você vai baixar os equipamentos na mesa antes de conjurá-la. Quando o oponente se der conta já será tarde demais. Cartas que dão ímpeto como Botas Pe-ligeiro e Sandalias de Pena-veloz garantem uma surpresa ainda maior para os oponentes.
Bem, essa parte do plano já ficou clara. Agora você provavelmente vai me dizer: “Até parece que meu oponente vai deixar a Syr Gwyn viva na mesa”. Provavelmente vão tentar exilar sua comandante, ou utilizar remoções globais, ou ganhar controle, ou destruir, etc. Por isso utilizamos na lista várias cartas capazes de proteger a comandante como:
Cartas como Jornada de Alem-Tumulo são muito interessantes pois protegem sua criatura de verdade. As vezes estas cartas nos custam um turno a mais para poder atacar, no entanto, elas te salvam de remoções stapples das mais fortes do formato como Fenda Ciclonica e Toxic Deluge. Proteger nossa comandante é a prioridade, pois provavelmente só teremos mana o suficiente para conjurá-la um máximo de 3 ou 4 vezes durante uma partida. Além disso, temos um truque bastante apelão na manga que já já vou te contar. Veja, precisamos apenas de 2 equipamentos e ou encantamentos na mesa para colocar pressão no jogo. Observe também nossas criaturas, você notará que são poucas, elas estão aqui apenas por suas habilidades e por serem “corpos para equipar”, como por exemplo, Musa Nascida do Tumulo que é nossa espécie de Arena Phyrexiana com fase de combate. Não temos muitos equipamentos, nem muitas criaturas na lista, com o que estamos ocupando nossas 99 cartas?! Remoções amiguinhos, remoções e mais remoções!
O truque de que falava é Jornada de Alem-Tumulo que pode ser utilizada em conjunto com nossas próprias remoções como Terminus e Derrotar. Nossa comandante voltron fica segura enquanto o restante do campo de batalha sofre a limpeza. Esse deck tem MUITAS remoções. Utilizamos até o estupendo Ultimato Ruinoso. Faz parte do plano principal. Encantamento, artefato, planeswalker, criaturas, nada fica fora de nosso alcance de remoção. Destruições, exílios, sacrifícios e embaralhamentos no grimório são nossas possibilidades. Veja que é uma espécie de reviravolta sobre o que as pessoas esperam usualmente da cavaleira lendária. Nós nos tornamos a ameaça de remoção contra os outros decks ao invés de ser a vítima delas. Um voltron combinado com remoções ao invés de um tribal aggro. É bastante útil essa postura de respostas variadas pois o commander tem muitas cartas fortíssimas. Tentaremos levar os oponentes à exaustão removendo permanentes do campo de batalha, conjurando Syr Gwyn no momento correto do golpe de misericórdia.
Essas são as linhas gerais da lista. Existem vários pequenos detalhes que o leitor pode perceber quando analisá-la com atenção ou jogar. Por exemplo, opções de vínculo com a vida como Cranio-Marreta e Conviccao Verdadeira podem fazer a diferença. Criaturas auxiliares são bastante importantes, por isso utilizamos man lands como Exaustor Tropego e Picos das Agulhas. Pedras de mana e os ramps possíveis são essenciais do começo ao fim do jogo. Evasões, atropelar e iniciativa fazem a diferença. Comprar cards adicionais também ajuda. Enfim, são vários pequenos ajustes para que o deck funcione. Esta para mim é uma das coisas mais legais no commander, o esforço de deckbuilding que deve ser feito para balancear números em um deck de 99 cartas sem repetições. Para aqueles que gostam de alterar, tomem cuidado com os lands, pois sem reserva de mana, só dredge funciona!
Quero mostrar um ponto extra. Enquanto eu desenvolvia o deck, encontrei também 2 combos engraçados e infinitos. Vou revelá-los para quem quiser arriscar:
Primeiramente o combo de Constructo Repressor. Esse combo é muito fácil! Você consegue poder infinito no constructo, basta equipar por 0, qualquer equip, em um cavaleiro (incluindo sua comandante) quantas vezes você desejar. O segundo combo é um infinito com Paladino Faminto. Esta criatura é um cavaleiro, isto é, terá custo 0 para equipá-lo enquanto Syr Gwyn estiver na mesa. Caso você consiga dar vínculo com a vida ao paladino você poderá equipar o Tridente Certeiro repetidas vezes, infinitamente, causando dano direto aos jogadores, desvirando e fechando a partida. Estes combos são muito legais e quando consegui pensá-los na lista bateu até uma euforia. Depois veio a realidade do gameplay e percebi que embora sejam muito divertidos e infinitos, é bem difícil de fazê-los acontecer. Por isso, mudei o plano para um simples e consistente ataque letal. Eu diria que depende do intuito do game, caso seja for fun, certamente insira os combos infinitos, caso seja competitivo, melhor deixá-los de lado.
É isso aí! Fico feliz de trazer uma lista Rogue que também é uma de minhas listas secretas de estimação. Guardem nosso segredo galera! Shhh*** Gosto da arte dessa carta, a espada em chamas, a cavaleira em fúria, combina com um ataque heróico e mortal. Já jogou de Syr Gwyn? Curtiu? Eldraine foi uma aventura muito legal do multiverso. Mesmo com as influências de cultura clássica de contos de fada, da para sentir um flavour especial de MTG.
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
Com a Gwyn, eu gosto de jogar com um deck intermediario entre um tribal "classico" e um voltron. Tenho alguns cavaleiros uteis mas geralmente nunca tenho mais de 3 criaturas no campo e fecho o jogo com commander damage. Ao inves de usar criaturas que te incentivam a uma estrategia "go wide" como veterano inspirador e cavaleira digna, é melhor usar criaturas que tem algum tipo de proteção e keywords relevantes como cruzado mirraniano e paladino demonicida. Tambem existem varios cavaleiros que dao suporte de maneira excelente para o deck: Cavaleiro da orquidea branca para ramp, paladino de aço puro para card draw, kinsbaile cavalier para dar double strike, exemplar cavaleiro pelo indestrutível e etc... Se caso a Gwyn morrer varias vezes, você pose usar Balan, cavaleira errante ou cruzado phyrexiano como condições alternativas de vitoria. Um erro muito grande que vejo é que muita gente tenta colocar os cavaleiros de Elderaine no deck, mas tirando os que tem um efeito de aventura (que sao 2 por 1) e o campeão fervoroso (que consegue pegar os equips por 0) o resto nao tem sinergia alguma com o que a Gwyn quer fazer e nao são tao bons assim no commander
Ta ai. Nao tenho as cartas mais caras como stoneforge mystic e as espadas. Se tivesse entrariam sem sombra de duvidas.
[quote=fael_270=quote][quote=Heraklinos=quote]Com a Gwyn, eu gosto de jogar com um deck intermediario entre um tribal "classico" e um voltron. Tenho alguns cavaleiros uteis mas geralmente nunca tenho mais de 3 criaturas no campo e fecho o jogo com commander damage. Ao inves de usar criaturas que te incentivam a uma estrategia "go wide" como veterano inspirador e cavaleira digna, é melhor usar criaturas que tem algum tipo de proteção e keywords relevantes como cruzado mirraniano e paladino demonicida. Tambem existem varios cavaleiros que dao suporte de maneira excelente para o deck: Cavaleiro da orquidea branca para ramp, paladino de aço puro para card draw, kinsbaile cavalier para dar double strike, exemplar cavaleiro pelo indestrutível e etc... Se caso a Gwyn morrer varias vezes, você pose usar Balan, cavaleira errante ou cruzado phyrexiano como condições alternativas de vitoria. Um erro muito grande que vejo é que muita gente tenta colocar os cavaleiros de Elderaine no deck, mas tirando os que tem um efeito de aventura (que sao 2 por 1) e o campeão fervoroso (que consegue pegar os equips por 0) o resto nao tem sinergia alguma com o que a Gwyn quer fazer e nao são tao bons assim no commander[/quote]Tem a lista? Obrigado![/quote]https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2220534Ta ai. Nao tenho as cartas mais caras como stoneforge mystic e as espadas. Se tivesse entrariam sem sombra de duvidas.
Com a Gwyn, eu gosto de jogar com um deck intermediario entre um tribal "classico" e um voltron. Tenho alguns cavaleiros uteis mas geralmente nunca tenho mais de 3 criaturas no campo e fecho o jogo com commander damage. Ao inves de usar criaturas que te incentivam a uma estrategia "go wide" como veterano inspirador e cavaleira digna, é melhor usar criaturas que tem algum tipo de proteção e keywords relevantes como cruzado mirraniano e paladino demonicida. Tambem existem varios cavaleiros que dao suporte de maneira excelente para o deck: Cavaleiro da orquidea branca para ramp, paladino de aço puro para card draw, kinsbaile cavalier para dar double strike, exemplar cavaleiro pelo indestrutível e etc... Se caso a Gwyn morrer varias vezes, você pose usar Balan, cavaleira errante ou cruzado phyrexiano como condições alternativas de vitoria. Um erro muito grande que vejo é que muita gente tenta colocar os cavaleiros de Elderaine no deck, mas tirando os que tem um efeito de aventura (que sao 2 por 1) e o campeão fervoroso (que consegue pegar os equips por 0) o resto nao tem sinergia alguma com o que a Gwyn quer fazer e nao são tao bons assim no commander
Tem a lista? Obrigado!
[quote=Heraklinos=quote]Com a Gwyn, eu gosto de jogar com um deck intermediario entre um tribal "classico" e um voltron. Tenho alguns cavaleiros uteis mas geralmente nunca tenho mais de 3 criaturas no campo e fecho o jogo com commander damage. Ao inves de usar criaturas que te incentivam a uma estrategia "go wide" como veterano inspirador e cavaleira digna, é melhor usar criaturas que tem algum tipo de proteção e keywords relevantes como cruzado mirraniano e paladino demonicida. Tambem existem varios cavaleiros que dao suporte de maneira excelente para o deck: Cavaleiro da orquidea branca para ramp, paladino de aço puro para card draw, kinsbaile cavalier para dar double strike, exemplar cavaleiro pelo indestrutível e etc... Se caso a Gwyn morrer varias vezes, você pose usar Balan, cavaleira errante ou cruzado phyrexiano como condições alternativas de vitoria. Um erro muito grande que vejo é que muita gente tenta colocar os cavaleiros de Elderaine no deck, mas tirando os que tem um efeito de aventura (que sao 2 por 1) e o campeão fervoroso (que consegue pegar os equips por 0) o resto nao tem sinergia alguma com o que a Gwyn quer fazer e nao são tao bons assim no commander[/quote]Tem a lista? Obrigado!
Mardu é sempre uma cor complicada, mas você me deu um luz
Chamar de Mardu é complicado, com esforço é um Mono White com splash :)))
[quote=mascaras=quote]Mardu é sempre uma cor complicada, mas você me deu um luz [/quote]Chamar de Mardu é complicado, com esforço é um Mono White com splash :)))
Com a Gwyn, eu gosto de jogar com um deck intermediario entre um tribal "classico" e um voltron. Tenho alguns cavaleiros uteis mas geralmente nunca tenho mais de 3 criaturas no campo e fecho o jogo com commander damage. Ao inves de usar criaturas que te incentivam a uma estrategia "go wide" como veterano inspirador e cavaleira digna, é melhor usar criaturas que tem algum tipo de proteção e keywords relevantes como cruzado mirraniano e paladino demonicida. Tambem existem varios cavaleiros que dao suporte de maneira excelente para o deck: Cavaleiro da orquidea branca para ramp, paladino de aço puro para card draw, kinsbaile cavalier para dar double strike, exemplar cavaleiro pelo indestrutível e etc... Se caso a Gwyn morrer varias vezes, você pose usar Balan, cavaleira errante ou cruzado phyrexiano como condições alternativas de vitoria. Um erro muito grande que vejo é que muita gente tenta colocar os cavaleiros de Elderaine no deck, mas tirando os que tem um efeito de aventura (que sao 2 por 1) e o campeão fervoroso (que consegue pegar os equips por 0) o resto nao tem sinergia alguma com o que a Gwyn quer fazer e nao são tao bons assim no commander
Com a Gwyn, eu gosto de jogar com um deck intermediario entre um tribal "classico" e um voltron. Tenho alguns cavaleiros uteis mas geralmente nunca tenho mais de 3 criaturas no campo e fecho o jogo com commander damage. Ao inves de usar criaturas que te incentivam a uma estrategia "go wide" como veterano inspirador e cavaleira digna, é melhor usar criaturas que tem algum tipo de proteção e keywords relevantes como cruzado mirraniano e paladino demonicida. Tambem existem varios cavaleiros que dao suporte de maneira excelente para o deck: Cavaleiro da orquidea branca para ramp, paladino de aço puro para card draw, kinsbaile cavalier para dar double strike, exemplar cavaleiro pelo indestrutível e etc... Se caso a Gwyn morrer varias vezes, você pose usar Balan, cavaleira errante ou cruzado phyrexiano como condições alternativas de vitoria. Um erro muito grande que vejo é que muita gente tenta colocar os cavaleiros de Elderaine no deck, mas tirando os que tem um efeito de aventura (que sao 2 por 1) e o campeão fervoroso (que consegue pegar os equips por 0) o resto nao tem sinergia alguma com o que a Gwyn quer fazer e nao são tao bons assim no commander