Load or Cast
Real Rogues – Mono Green!
Real Rogues vai passear nas florestas, viver com os elfos e jogar verde no formato histórico. Venha ver listas mais verdinhas para se divertir fora do metagame.
05/05/2021 10:05 - 5.534 visualizações - 2 comentários
Compre certo com Magic Store Brasil
Olá galera! Saudações! Quem aí gosta de florestas? Dentro e fora do jogo a natureza sempre carrega sua beleza e vitalidade. Notei que Strixhaven bem como Kaldheim contríbuiram em muito para o desenvolvimento do arquétipo combo no formato Histórico. Há coisas violentas como Pacto Maculado e Oraculo de Tassa. Há também combos de storm com Birgi, Deusa das Historias, que normalmente ganham o jogo utilizando Metralha. Decks de turnos extras com Distorcao Temporal, Epifania de Alrund e outras coisas mais. Tenho a percepção de que principalmente as cartas contidas no “Arquivo Místico” transformaram as possibilidades do metagame. A direção dessa transformação parece ser rumo a uma maior complexidade de jogo. 
 
De fato, vi tanta complexidade que me bateu aquela vontade de jogar simples, jogar aggro e mono green stompy! A fórmula para a diversão de hoje é atropelar o oponente enquanto ele prepara sua estratégia altamente elaborada para dominar o mundo. Jogar verde stompy é engraçado, pois as criaturas não são as mais complicadas nem as de maior valor da mana...masss, os jogadores começam com 20 pontos de vida não é mesmo?! As criaturinhas violentas zeram o life e conquistam a vitória, mesmo que nosso oponente pudesse causar infinitos pontos de dano ou ganhar o jogo no próximo turno.
 
Vamos brincar no histórico nessa pegada de jogos rápidos. São 3 listas verdes para desenvolvermos nossa consciência ambiental e curvar criaturas atacantes no campo de batalha florestal.
 
- Mono green elfolândia
 
mono green elfolandia
3757 visualizações
03/05/2021
R$ 2.599,73
R$ 3.961,17
R$ 8.631,37
3757 visualizações
03/05/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (35)
2  Allosaurus Shepherd 399,94
4  Elfos de Llanowar 0,15
3  Sentinela da Jaspera 0,05
4  Convocadora do Clã Élfica  10,00
4  Elite de Dwynen  0,58
4  Mestre de Guerra Elfo  18,00
2  Andarilho dos Reinos  18,90
4  Arqueodruida Elfo   4,93
2  Marwyn, a Nutriz  4,25
4  Perfeita Imperiosa  0,71
2  Behemoth Craterópode    173,13
Mágicas (7)
4  Companhia Agrupada  55,34
3  Simbiose de Virapau    42,75
Terrenos (18)
4  Castelo de Pontegaren12,99
14  Floresta0,00
60 cards total

Sideboard (15)
3  Pântano de Bojuka7,41
2  Allosaurus Shepherd 399,94
2  Santuário dos Moldadores 3,90
2  Lodo Necrófago  4,00
1  Ícone de Ancestralidade 11,00
1  Andarilho dos Reinos  18,90
4  Sábio da Reivindicação  0,07

  
 
A tribo de elfos é talvez uma das mais clássicas do MTG (juntamente com os goblins safadinhos). Na edição Alpha já existia Elfos de Llanowar. Eles são os incríveis drop 1 que aceleram a curva de mana para que mais e mais elfos entrem na mesa criando uma bola de neve, ou por assim dizer, uma bola de elfos! O grande destaque dessa lista são os senhores élficos. No metagame histórico atual é possível utilizar 12 cópias  de criaturas para fortalecerem nossos elfos: Perfeita Imperiosa, Convocadora do Cla Elfica e Arqueodruida Elfo. As coisas saem do controle rapidamente quando você vai somando estes bonus de +1/+1 com cards que criam vantagem numérica na mesa como Mestre de Guerra Elfo, Elite de Dwynen e Companhia Agrupada
 
No caso desse deck, saem do controle literalmente, pois Allosaurus Shepherd não permite que anulem nossas mágicas e a Companhia Agrupada que tem velocidade instantânea sempre foi reconhecida como uma boa carta para reconstruir a mesa após remoções. No caso dos elfos, a união faz a força. No turno 4 é comum estar com vários elfinhos de poder entre 3/3 e 5/5 ameaçando o oponente com dano letal. Eles podem parecer inocentes à primeira vista, mas se transformam em dinossauros élficos 5/5 com bônus adicionais ou atropelam violentamente com auxílio de Behemoth Crateropode. Trata-se de uma estratégia linear, é verdade, mas não vejo problemas em causar linearmente 100 pontos de dano com atropelar. Essa lista é ideal para quem gosta de jogar tribal e ver as criaturas ficando mais fortes a cada turno. Prontos para a segunda lista do dia?
 
- G
 
G
3714 visualizações
03/05/2021
R$ 1.113,46
R$ 1.828,20
R$ 4.620,44
3714 visualizações
03/05/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (27)
4  Colecionador de Peles 5,80
4  Elfos de Llanowar 0,15
3  Lodo Necrófago  4,00
4  Trol Cascacouro  0,25
2  Anunciador de Garruk   2,95
4  Campeão da Lâmina de Aço   7,99
2  Rhonas, o Indômito  48,99
4  Trol Vetusto   3,74
Mágicas (10)
2  Força Primal  1,05
4  Negação Decisiva  0,38
4  Companhia Agrupada  55,34
Terrenos (23)
4  Charco da Procriação55,00
8  Floresta0,00
2  Oasis de Hashep0,23
1  Porto do Interior17,91
4  Santuário Botânico22,49
4  Senda do Canal da Cortiça25,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Falha na Conjuração 2,66
2  Lanterna Guia-almas 3,99
1  Lodo Necrófago  4,00
2  Negar  0,05
3  Sábio da Reivindicação  0,07
2  Cerátopo-camaleão   1,90
2  Vivien, Patrulheira do Arco Bestial    18,90
2  O Grande Círculo   108,00
 

  
 
Na segunda lista de hoje temos um estratégico splash na cor azul. Note que são pouquíssimas cartas azuis na lista, mas elas são importantes anulações como Negacao Decisiva e Negar. Esse splash de azul no verde, exclusivo para anulação, foi comum no passado também. Ele se baseia na ideia de que, provavelmente, caso o oponente vá conseguir alguma vantagem no jogo será com cards que não são de criaturas. Dizemos isso pois nessa build as criaturas são muito eficientes e fortes. Veja como o Trol Vetusto não somente é uma 4/4 como também gera vantagem ao morrer. Campeao da Lamina de Aco ameaça comer 25% da vida inicial do oponente a cada ataque. Essas criaturas são praticamente inigualáveis quando comparadas dentro de sua faixa de valor de mana. Usualmente um oponente não aggro pode conjurar ameaças mais fortes apenas a partir do turno 5 ou 4 caso possua ramp. Nesse tempo pode ser que já esteja muito próximo de perder a partida. Essa lista de mono green se diferencia da lista de elfos pois confia no poder individual das cards ao invés das somas sinérgicas de habilidades.
 
O piloto deve rampar um Campeao da Lamina de Aco no turno 2, fazendo esta única carta causar 10 pontos de dano até o turno 4. Rhonas, o Indomito é uma criatura violentíssima e todas essas criaturas com poder 4+ beneficiam tanto o deus quanto Colecionador de Peles.
 
Verde é bem legal, não acha? Na primeira lista exploramos o poder do grupo, com elfos que se fortalecem uns aos outros. Na segunda lista vimos o poder dos campeões, que são individualmente muito fortes em sua faixa. É a biodiversidade na floresta e nas estratégias. Temos ainda a terceira lista pela frente. Devo confessar que a terceira do dia é a minha favorita. Uma estratégia particular que fiz no arena para jogar emcima das jogadas do oponente e tentar vencer de surpresa no BO1.
 
Mono green stompy
 
mono green stompy
3837 visualizações
03/05/2021
R$ 65,83
R$ 151,24
R$ 449,77
3837 visualizações
03/05/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (24)
4  Colecionador de Peles 5,80
4  Gengibruto 0,10
4  Rastreador do Bosque Selvagem 0,05
4  Arpoador Kraul  0,14
4  Syr Faren, Martelo do Círculo  0,10
4  Trol Cascacouro  0,25
Mágicas (14)
4  Defesa Florescente 1,32
4  Disputa na Nevasca 0,10
3  Força Primal  1,05
1  Véu de Pele de Serpente 0,18
2  Epígrafe de Abundância  1,78
Terrenos (22)
22  Floresta da Neve1,25
60 cards total
 
 
Criaturas de turno 1 e 2, na exata medida de poder para matar o oponente no turno 4 ou 5! Uma bela vantagem dessa lista é ser extremamente budget. Seja no papel ou no arena, montar essa lista sai baratinho. Veja um belo dragão mítico, lendário e ancião de Strixhaven perdendo o jogo para criaturas 1/1 e 2/2 no screenshot.

  
 
Eu diria que como cards estrelinhas de nossa terceira lista temos Syr Faren, Martelo do Circulo e Disputa na Nevasca. Como dissemos anteriormente, nessa lista buscamos jogar antevendo jogadas previsíveis do oponente. Isto é, sabemos que nossos oponentes usualmente possuem remoções em seus decks. Por isso, com uma única floresta desvirada podemos utilizar Defesa Florescente ou Veu de Pele de Serpente para fortalecer nossa criatura, protegê-la e fazê-lo desperdiçar uma jogada. Também é previsível que nossos oponentes utilizem criaturas fortes e por isso utilizamos 9 cards de luta como Disputa na Nevasca, Forca Primal e Epigrafe de Abundancia. É interessante o andamento do jogo ao curvar os turnos. Nos turnos 1 e 2 baixa-se uma criatura em cada. No turno 3, é possível baixar uma criatura e segurar um terreno desvirado para protegê-la ou baixar uma criatura e lutar com um alvo do oponente. Principalmente quando estamos no play, o game fica muito favorável para nós, pois é comum que a primeira jogada relevante do oponente ou remoção seja feita em seu terceiro turno. Nessa altura do jogo já estaremos preparados para responder. No turno 4 é possível totalizar 20 pontos de dano ou estar próximo disso.
 
É comum encontrar no meio do caminho criaturas como o Companheiro de Bando de Ajani e Ladrao dos Ricos. Disputa na Nevasca remove pequenas cartas chave como estas e nos permite continuar no ataque sem perder tempo. Combinando os Buffs do deck, é provável que consigamos lidar com ameaças entre resistência 4 e 6. Acredito que Syr faren seja uma carta que merece mais atenção nas builds agressivas. O bônus indestrutível é extremamente sinérgico com esta carta, bem como a evasão de um Gengibruto grandão. Syr faren é praticamente uma carta que dobra a eficiência de buffs.
 
É curioso que nossas criaturas não são extremamente fortes, mas elas têm a vantagem de chegar antes na mesa e se recusarem a sair de lá. Resistências à magia e indestrutível são surpresas complicadas para o adversário. Ganhamos a partida por frustrar remoções e bloqueios, mantendo um ataque contínuo. Para isso é importante buscar mãos iniciais que possuam criaturas de turno 1 e 2.
 
 
 
 
É isso aí galera! Às vezes fazer diferente é fazer simples. Por isso visitamos os decks monocoloridos verdes e agressivos. Os variados modos de jogar MTG tem seus distintos encantos. No caso de hoje, o poder das criaturas atacantes que colocam em cheque a complexidade do metagame. Uma curva de mana simples também é super legal, decks de 3 cores falham algumas vezes. Curtiu o passeio na floresta? Qual sua lista predileta? Conforme novas edições vão sendo adicionadas  ao arena o formato histórico vai ficando mais e mais variado. Mesmo dentro da cor verde há várias outras possibilidades. Imagino que com os lançamentos futuros de criaturas poderosas de turno 1 e 2 os green stompy ficarão ainda mais fortes. Faça suas alterações e curta o formato histórico. Vai tranquilo, vai suave, que a diversão é importante.
 
 
Chandler
Edu Godoy ( chandler)
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 06/05/2021 08:49

Eu tô gostando bastante, como jogo de control da pra ter resposta pra tudo... Mas realmente, tomar um trickery no T2 ou t3 pra um ulamog é brabo msm...

(Quote)
- 05/05/2021 22:49
Eles cagaram o histórico com esses arquivos místicos. Está um saco cheio de combo. É tibalt, neoformar, e agora tassa mais tainted pact. Fora as cartas legacy no formato, faithless lothing e brainstorm.
Últimos artigos de Edu Godoy
Real Rogues – CMD Land Destruction
Hoje tem Real Rogues da maldade! Seus amiguinhos gostam de baixar terrenos e rampar? Sem problemas! Quanto mais terrenos...maior a diversão de mandá-los para o cemitério. V..
6.475 views
Real Rogues – CMD Land Destruction
Hoje tem Real Rogues da maldade! Seus amiguinhos gostam de baixar terrenos e rampar? Sem problemas! Quanto mais terrenos...maior a diversão de mandá-los para o cemitério. V..
6.475 views
Há 19 dias — Por Edu Godoy
Real Rogues – Bora jogar com o PV?!
Real Rogues traz um deck agressivo preto e branco utilizando a carta inspirada no campeão Paulo Vitor Damo da Rosa! A aventura de deckbuilding rogue em Strixhaven começa ago..
5.504 views
Real Rogues – Bora jogar com o PV?!
Real Rogues traz um deck agressivo preto e branco utilizando a carta inspirada no campeão Paulo Vitor Damo da Rosa! A aventura de deckbuilding rogue em Strixhaven começa ago..
5.504 views
07/04/2021 10:05 — Por Edu Godoy
Reserved List: A lista lendária
Conhece a lista reservada? Aprenda com Chandler sobre essa lista de cartas tão especial. Lista que ajudou a construir a história do MTG e ganhou destaque recentemente.
12.971 views
Reserved List: A lista lendária
Conhece a lista reservada? Aprenda com Chandler sobre essa lista de cartas tão especial. Lista que ajudou a construir a história do MTG e ganhou destaque recentemente.
12.971 views
11/03/2021 10:05 — Por Edu Godoy
Real Rogues – Profetizando o Novo Standard
Kaldheim está repleta de criaturas heavy metal! Venha desafiá-las com o poder das remoções globais e profetizar um novo metagame.
6.077 views
Real Rogues – Profetizando o Novo Standard
Kaldheim está repleta de criaturas heavy metal! Venha desafiá-las com o poder das remoções globais e profetizar um novo metagame.
6.077 views
05/02/2021 10:05 — Por Edu Godoy
Real Rogues – Commander Syr Gwyn
Real Rogues inicia 2021 arrasando no Commander. Veja um jeito rogue de utilizar Syr Gwyn, a cavaleira do apocalipse do mesão!
7.400 views
Real Rogues – Commander Syr Gwyn
Real Rogues inicia 2021 arrasando no Commander. Veja um jeito rogue de utilizar Syr Gwyn, a cavaleira do apocalipse do mesão!
7.400 views
07/01/2021 10:05 — Por Edu Godoy