Load or Cast
Banidas e Restritas
Atualização das Banidas e Restritas do dia 19 de maio de 2021.
19/05/2021 19:36 - 9.730 visualizações - 24 comentários
Load or Cast

Data do Anúncio: 19 de maio de 2021

 

HISTÓRICO:

 

A carta Oraculo de Tassa foi banida. 

 

Data de efetivação no MTG Arena: 20 de maio de 2021.

 

Explicação da Wizards:

 

"Embora a Oraculo de Tassa seja uma carta poderosa que criou decks de combo em vários formatos, até recentemente não era uma 'força' a ser considerada no Histórico. No entanto, com a recente impressão de Tainted Pact e o ajuste do arquétipo, vimos a ascensão do combo de duas cartas no Histórico, a ponto de metade do field no último League Weekend utilizar o combo.
Devido ao poder da combinação dessas duas cartas e porque esperamos que Oraculo de Tassa  venha causar problemas no futuro - à medida que o Histórico continua adicionando novas cartas - a mesma está banida do formato Histórico."

 

Fonte

Anjoserra ( AnjoSerra)
Apaixonada por Magic desde 1998, com experiência em WPN, Streams e organização de grandes eventos.
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 24/05/2021 09:39

TLDR: Ter resposta não muda tanta coisa. Contra o Twin, no Modern, tinham mais respostas do que contra o Jace no Historic, e mesmo assim ele dominava. O combo de duas cartas, turno 4, e que exige answers específicas em Instant Speed ainda tem muito potencial para ser nocivo.

(Quote)
- 22/05/2021 04:06
Coisa mais gostosa no commander é o cara fazer o combo e vc mandar uma Angel's Grace... É simplesmente sensacional...
(Quote)
- 21/05/2021 15:33
O problema é "simples", os jogadores preferem aderir em massa a uma estratégia "vencedora" e competitiva do que pensar em outra saída para ter chances de ganhar os torneios. Pelo menos foi o que me pareceu a partir da explicação da própria Wizard. Esse tipo de discussão no mundo do MTG nunca tem fim kkkkkkk, desde 98 jogando e não muda. Até o próprio formato commander, o qual li e ouvi, que surgiu para fugir desse esfera competitiva e "combeira" do x1 já sofre com o mesmo dilema com sua própria lista de banidas. Fora a falta de imaginação de quem joga e pode investir $$$ em repetir listas e combos, até mesmo com comandantes diferentes. Você senta numa mesa e disputa uma partida com uma sisay capitã dos bons ventos na board e vem combo do balista, aí você muda os decks e jogadores aparece um korvold (bacana). O jogo vai desenvolvendo e o korvold rodando e a mecânica é bem legal, você até se anima em montar um deck com ele e de repente combo de balista de novo. É uma saga tentar achar esse ponto de equilíbrio, a liberdade dos jogadores deve ser irrestrita dentro das regras, mas convenhamos acaba que fica chato e a intervenção se materializa quer seja por parte da wizards ou do próprio grupo cativo de jogadores.
(Quote)
- 21/05/2021 11:40

Queria responder, mas mano muito longo seus textos, resume aí vai rsrs

(Quote)
- 21/05/2021 09:36

Acho que você está sendo simplista. A questão é bem mais complexa que isso. Não é só "ter respostas". Pro Twin, no Modern, também existiam removals em todas as cores. Tinha Path to Exile no branco, Doom Blade e similares no preto (à época, Fatal Push ainda não existia), burns vermelhos pro Exarch e counters azuis tanto para o Exarch, quanto para o próprio Twin. Até o verde que não tinha muitas opções de removal pra bicho à época, tinha removal de encantamento pra matar o Twin. Então porquê o Twin ainda dominava?

Simples... porque grande parte do poder do Twin, era a ameaça do combo. Quando o Twin era válido, todos os jogos que você jogasse contra qualquer deck que tivesse manabase URXx, você era basicamente forçado a jogar com o freio de mão puxado o tempo todo a partir do turno 3, mantendo sempre um ou dois removals à mão e mana aberta para jogá-los, pelo risco de tomar um Exarch no passe e um Twin no turno do oponente. Basicamente, você jogava sempre atrás do seu oponente. Enquanto você racionalizava seus removals e suas manas pra evitar ser combado, seu oponente estava lá te amassando com Tarmogoyfs, Snapcasters, Tasigurs, Restoration Angels, etc., e jogando o jogo como um deck Tempo/Control tradicional. Você queimava seu removal no Tarmogoyf do cara que tava te amassando a uma cota, e gastava o resto da mana numa threat pra tentar vencer, e era combado no passe.

Não. Eu não acho esse combo tão nocivo quanto o Twin. Primeiro, porque ele tem restrições muito maiores em termos de deck building. O cara é obrigado a usar uma de cada carta, e no máximo 2 cópias de cada combo piece. O combo também é bem mais arriscado. Contra o Twin, se o cara tentasse combar e você conseguisse pará-lo, o jogo seguia. Você ainda tinha que vencer o deck URXx Control do cara. Ele poderia inclusive tentar combar de novo mais adiante no mesmo jogo. Contra o Tainted Pact, se o combo falhar, o cara perdeu, porque ele exilou o deck inteiro. Simples assim. Então, eu acho esse combo pior de modo geral.

Mas eu vejo grandes semelhanças. Ele também é um combo de turno 4, com duas cartas, que obriga o oponente a ter uma resposta à mão e mana disponível para conjurar essa resposta o tempo todo a partir do turno 3, em Instant Speed. E ele tem um agravante. É mais difícil interagir em Instant Speed com o Jace no Historic, do que era com o Exarch no Modern. Na prática, no Historic, se um cara que tiver esse combo na mão e ver qualquer coisa diferente de pelo menos dois terrenos desvirados, sendo que ao menos um deles precisa gerar azul, ou alguma combinação de dois ou três terrenos, sendo ao menos um deles preto, na mesa do oponente, o cara pode muito tranquilamente jogar o Pact no passe, porque o cara não vai responder o Jace.

Eu concordo que agora, ao menos, é possível interagir. O fato do Jace custar mais mana, sendo três manas azuis também tende a dificultar as coisas pra quem quiser jogar com esse deck, indiscutivelmente. Thalia e PV, por exemplo, já passam a fazer mais diferença. Mas... não sei não... eu suspeito que esse ban só na Oracle pode não ter resolvido o problema.

Últimos artigos de Anjoserra
Decklists - Dungeons & Dragons Commander
Adventures in the Forgotten Realms Commander Decklists
170.037 views
Decklists - Dungeons & Dragons Commander
Adventures in the Forgotten Realms Commander Decklists
170.037 views
Há 25 dias — Por Anjoserra
Secret Lair Super drop de Verão!
Wizards anuncia o Super drop de Verão (hemisfério norte) com Secret Lairs Bombásticos!
13.063 views
Secret Lair Super drop de Verão!
Wizards anuncia o Super drop de Verão (hemisfério norte) com Secret Lairs Bombásticos!
13.063 views
17/06/2021 15:00 — Por Anjoserra
Anúncios da Próxima temporada!
A Wizards trouxe para a comunidade diversas novidades para a próxima temporada.
14.541 views
Anúncios da Próxima temporada!
A Wizards trouxe para a comunidade diversas novidades para a próxima temporada.
14.541 views
06/05/2021 22:15 — Por Anjoserra
Commander 2021 Strixhaven Decklists
Apresentando as decklists dos novos commanders 2021!
250.053 views
Commander 2021 Strixhaven Decklists
Apresentando as decklists dos novos commanders 2021!
250.053 views
05/04/2021 16:56 — Por Anjoserra
Universe Beyond
O Universo expandido de Magic: The Gathering
8.186 views
Universe Beyond
O Universo expandido de Magic: The Gathering
8.186 views
25/02/2021 17:28 — Por Anjoserra