Load or Cast
Tron no Modern Pós-Horizons 2
Muito se fala do fim do Tron com as cartas de ódio (hates) lançadas em Modern Horizons 2 - e em seu artigo de hoje aqui na LigaMagic, Sandoiche comenta como eles impactam o baralho, além das potenciais adições!
08/06/2021 13:10 - 5.311 visualizações - 14 comentários
Load or Cast

Olá! Agora que temos o acesso a todas as cartas de Modern Horizons 2, o consenso de boa parte da comunidade é a de que a coleção sacramentou o fim do Mono Green e Eldrazi Tron do Modern, com a entrada de muitas cartas de ódio (hates) e nenhuma carta revolucionária ou absurda como adição aos arquétipos, com no máximo algumas ferramentas de suporte como opções interessantes - e no artigo de hoje abordaremos quais cartas provavelmente serão capazes de se encaixar no arquétipo assim como cada um dos "hates" devem ser capazes de afetá-lo!

 

- Adições Interessantes

 

Yavimaya, Cradle of Growth 

 

 

Ao menos a primeira cópia de Yavimaya, Cradle of Growth entra no Tron ao invés de uma das florestas básicas para conseguir otimizar as manas verdes em momentos críticos, possibilitando dobrar jogadas como Agitacoes do Passado, Auspicio Silvestre e Reivindicacao da Natureza. Outro papel importante é o de gerar manas verdes para contornar Void Mirror - vale lembrar que mesmo com o Tron fechado e Yavimaya na mesa, os terrenos gerarão 2/3 incolores OU uma verde!


Safra Abundante

 

 

Uma forma simples e direta de garantir ação ou terrenos na mão, Safra Abundante vem sendo bastante cogitada no Tron desde sua chegada nos arquivos místicos de Strixhaven como "carta do futuro" no Modern. Entretanto, não parece ser uma opção mais útil que os "cavadores" já utilizados, e até mesmo os mais ocasionais como Juramento de Nissa


Afinal, no começo do jogo é desejável fechar o Tron, mas encontrar uma peça repetida ou uma Floresta pouco ajuda nesse objetivo, enquanto que gastar manas verdes nos turnos iniciais não é um custo trivial. E conforme o jogo avança, ir atrás de jogadas maiores para finalizar é uma possibilidade, mas encontrar Mapa da Expedicao, Auspicio Silvestre e outras cartas inúteis que gastam mana e limitam as possibilidades das bombas de fato seria desastroso.


Orbe Zurana

 

 

Um artefato que custa zero manas para ser buscado com Karn, o Grande Criador que oferece uma forma rápida de escapar do alcance dos baralhos mais agressivos parece uma ótima adição para a reserva. Afinal, além daquelas sete manas básicas do Tron fechado para a Maquina a Vorme Espiralado, as jogadas maiores contra os baralhos agressivos acabam sendo mais esporádicas, e podendo ativar sem ter de pagar manas torna mais imprevisível para o oponente jogar em volta efetivamente. Sua presença talvez diminua a necessidade de usar Thragueopresa ou Resistir a Tempestade  na reserva.


● Disco de Nevinyrral

 

 

Guardada com carinho no coração de vários jogadores nostálgicos, Disco de Nevinyrral parece bastante inadequado para o rápido metagame dos dias de hoje, mas pode encontrar seu espaço no Tron nas circunstâncias corretas. Tudo e Poeira ganha na velocidade, Pedra do Oblivio na abrangência (e de certa forma na velocidade, podendo ativar de imediato se houverem oito manas), mas só o disco consegue ser capaz de limpar a mesa de artefatos e criaturas incolores enquanto mantém os próprios Karns e Ugins sem a necessidade de preparar o terreno previamente. É bastante específico, mas é uma opção que deve ser mantida em mente, especialmente quando falamos de artefatos potencialmente "buscáveis".

 

Totem Amaldicoado

 

 

Uma opção interessante para ser buscada com Karn, o Grande Criador dependendo do metagame esperado. Heliode, Coroa de Sol, Bisbilhoteiro Chamativo e Yawgmoth, Medico de Thran seriam os principais alvos nesse momento, mas com a quantidade de cartas com Modular e artefatos chegando é possível que Devastador Arconexo e Urza, Grao-lorde Artifice esbocem um retorno. Fora isso, trava uma ou outra criatura aqui e ali (Elfo do Arvoredo, Mistico Litoforjador, qualquer criatura geradora de mana), o que provavelmente não deve justificar um espaço fixo na reserva. 

 

Cartas Ódio/Hate

 

Um dos primeiros pontos antes de clamar pelo fim dos tempos é considerar que mesmo que exista uma enorme variedade de cartas punitivas ao Tron, os baralhos não vão poder usar todas elas ao mesmo tempo, e muitas das que já existem são até mais efetivas que as novas opções. Esfera Amortecedora, Lua Sangrenta, Lua Alpina, Mago Fulminador, Ashiok, Dissolvedor de Sonhos, Campo da Ruina, Confim Tectonico e Quarteirao Fantasma estão por aí fazem anos, e o Tron continuou existindo.


Parece assustador ao pensar que agora os oponentes vão poder usar todas as cartas antigas e também as novas para "hatear" o Tron. Afinal, como poderia ser possível juntar Torre, Mina e Usina novamente com tantas formas de impedir no restante do formato? Bom, o fato é que com tantas opções disponíveis, se um jogador realmente quiser ganhar de Tron, ele provavelmente vai ser capaz de fazê-lo. 


Mas o fato da reserva no Modern ser como um cobertor curto pesa bastante - não existe só Tron no formato, e cada carta a mais para enfrentar Karn e amigos são menos cartas para enfrentar os outros baralhos, muitos desses os quais estão ganhando reforços ou até mesmo surgindo com Modern Horizons 2 na jogada. Mesmo com a situação feia, o Tron não deixará de ser jogável, e quando estiver um pouco mais esquecido, terá a chance de fazer seus retornos triunfais, como sempre costuma fazer quando menos esperam.

 

Void Mirror

 

 

Certo, essa é uma forma de não tomar o famigerado Karn Liberto no turno três sendo o segundo a jogar. Ou talvez não, se o Tron for fechado naturalmente e tiver uma Estrela Cromatica ou Esfera Cromatica no campo de batalha. No pior cenário, é possível esperar mais um turno para ter uma fonte verde adicional na mesa, e daí começar a jogar as bombas. Yavimaya, Cradle of Growth também ajuda nesse ponto.


Então, embora até possa ser utilizado contra o Tron, Void Mirror provavelmente vai ser um "hate" muito mais preocupante para os que estiverem interessados em fazer mágicas roubadas com suspender via Eletrodominancia ou Como Predito. Mesmo no Eldrazi Tron, soluções como mais cópias de Caverna das Almas, Talismãs (Talisma da Dominacao) ou Pain Lands (Floresta Karplusana) podem ser adotadas - e vale lembrar que quando o oponente passa seus primeiros turnos fazendo duas manas em um artefato que pode não impactar o jogo ou só causar um ligeiro incômodo, as chances são de que ele fique bem atrás na partida.

 

Quebrar o Gelo

 

 

O potencial Sinkhole com capacidade de tornar-se um Armageddon de um só lado é uma das destruições de terrenos diretas mais eficientes para combater o Tron, entrando antes de fechar o trio mesmo quando o Tron começa o jogo e sendo capaz de fechar a conta de vez nos estágios tardios, quando o plano seis manas Maquina a Vorme Espiralado entra em ação contra o "hate".


Apesar de tudo, ele ainda tem um pouco do problema de cartas como Pilhagem e Mago Fulminador - são capazes de atrasar, mas somente atrasar não ganha a partida, ainda é necessário combinar atacar a base de mana com uma pressão rápida e constante para de fato punir o Tron.

 

Obsidian Charmaw

 

 

O que nos leva diretamente à Obsidian Charmaw. Um dragão 4/4 voar que destrói um terreno quando entra e consegue entrar no turno três começando (antes de fechar o Tron) ou corre atrás do prejuízo permitindo dobrar jogada ao custar somente duas manas quando o Tron começa tem tudo para ser o melhor "hate" direcionado diretamente para a estratégia nos baralhos que o comportam.


Mesmo sendo especificamente direcionado para punir terrenos incolores, seu custo não é tão fora de mão quando pensamos que provavelmente vai se encaixar em baralhos com aceleração, especialmente com o novo Ignoble Hierarch facilitando-o nas cores, e que ao destruir qualquer terreno não-básico nunca vai ser totalmente morto contra nenhum baralho - ou seja, chances até de ver jogo nas 60 iniciais em baralhos como Gruul Ponza, Jund Midrange ou Jeskai Soulherder/Felidar.


Entretanto, se o oponente não sair com aceleração, o Tron no turno 3 começando ainda dropa a primeira bomba antes do dragão, e tanto Karn Liberto como Maquina a Vorme Espiralado são plenamente capazes de dominar completamente a partida dali.

 

Talvez voltar para algumas cartas "esquecidas" possa fazer bem ao Tron: Crisol dos Mundos como alvo buscável ou para entrar após a reserva, assim como Vida da Marga e Escavadora de Ramunap cumprem o papel para remontar o trio de terrenos caso o oponente só esteja focado em atacar a base de mana, sem tanta pressão.


E embora tenhamos a chegada de todas essas novas opções de cartas "hate" poderosas e que devem ao menos serem consideradas pelos jogadores de Tron como possíveis jogadas dos oponentes, o mundo não vai acabar por conta disso - e possivelmente não sejam mais efetivas do que uma Lanca Veloz do Monasterio ou Elfo Brilhante no primeiro turno das já conhecidas partidas ruins do baralho!


E quanto a vocês, leitores, como enxergam o futuro do Tron no Modern? Os "hates" irão atrapalhar o bastante para varrer o baralho do formato? Ou novamente Karn e seus amigos serão capazes de resistir? Quais cartas de Modern Horizons 2 além das citadas podem se encaixar nas listas? Compartilhem suas opiniões nos comentários!


Abraços e até a próxima!

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, é jogador, escritor e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo desde 2012. Membro da equipe de e-Sports LigaMagic Bolts, está sempre na vida do grind dos torneios, com destaques para o Top 8 do Magic LATAM Challenge e o Vice-Campeonato da Twitch Rivals, além do bi-campeonato Circuito LigaMagic Modern e o Top 16 no Grand Prix São Paulo 2018 no Tabletop.
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 11/06/2021 11:02
Orbe Zurana + Crisol dos Mundos. Banimentos à vista.
(Quote)
- 10/06/2021 17:29
Quem joga de Tron nem é gente.
(Quote)
- 10/06/2021 11:01
Talvez um dia a Wizards olhe pro TRON e vá desbanir o olho de ugin, mas Tron no metagame é um baralho bem equilibrado e não tem um baralho só de hate contra Tron, apesar de terem deck bem incovenientes como utopia grull, Tron é um bom deck e vai continuar a ser...
(Quote)
- 09/06/2021 22:32
nao urza contra meu naya zoo, turn 3 kill
(Quote)
- 09/06/2021 21:43
Acho que o pessoal chora muito para um deck que tem tantos hates, o problema é que vencer de Tron não é uma simples vitória, é humilhante, o deck simplesmente precisa de uma ação para acabar com "n" planos, jogo com o deck fazem sete anos, não acredito que vá mudar muita coisa para nós "tronzeiros", para aqueles que acham que o deck estraga o formato, aprenda a lidar com a frustração de todas as suas jogadas serem fracassadas em um único movimento. Quem joga com o deck ama ele, eu diria que é uma maldição jogar com este baralho, você simplesmente se apaixona!
Últimos artigos de Matheus Akio Yanagiura
Os Pioneiros no Standard 2022
Preparar-se para a rotação, testar baralhos diferentes, jogar um formato fresco - são todos motivos que fazem os jogadores procurarem o Standard 2022 no Magic Arena, e em s..
7.549 views
Os Pioneiros no Standard 2022
Preparar-se para a rotação, testar baralhos diferentes, jogar um formato fresco - são todos motivos que fazem os jogadores procurarem o Standard 2022 no Magic Arena, e em s..
7.549 views
Há 5 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Novos Decks Standard com Forgotten Realms
Forgotten Realms vem com tudo no Standard, e em seu artigo de hoje Sandoiche preparou vinte decklists incorporando a nova coleção!
9.485 views
Novos Decks Standard com Forgotten Realms
Forgotten Realms vem com tudo no Standard, e em seu artigo de hoje Sandoiche preparou vinte decklists incorporando a nova coleção!
9.485 views
Há 12 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
O Histórico Sem Distorção
Em seu artigo de hoje na LigaMagic, Sandoiche comenta sobre o metagame do Histórico em um mundo pós-banimento de Distorção Temporal!
5.491 views
O Histórico Sem Distorção
Em seu artigo de hoje na LigaMagic, Sandoiche comenta sobre o metagame do Histórico em um mundo pós-banimento de Distorção Temporal!
5.491 views
Há 19 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Top 10 Planeswalkers do Magic
Em seu artigo de hoje na LigaMagic, Sandoiche elenca seu Top 10 Planeswalkers do Magic: the Gathering, com explicações dos motivos de cada um deles ser tão poderoso e impac..
9.589 views
Top 10 Planeswalkers do Magic
Em seu artigo de hoje na LigaMagic, Sandoiche elenca seu Top 10 Planeswalkers do Magic: the Gathering, com explicações dos motivos de cada um deles ser tão poderoso e impac..
9.589 views
Há 26 dias — Por Matheus Akio Yanagiura
Jogando com Tempestade Cerebral
Tempestade Cerebral é uma das cartas mais poderosas do Arquivo Místico de Strixhaven, e talvez seja a mais poderosa atualmente no Histórico - em seu artigo de hoje aqui na ..
2.973 views
Jogando com Tempestade Cerebral
Tempestade Cerebral é uma das cartas mais poderosas do Arquivo Místico de Strixhaven, e talvez seja a mais poderosa atualmente no Histórico - em seu artigo de hoje aqui na ..
2.973 views
21/06/2021 10:05 — Por Matheus Akio Yanagiura