Load or Cast
Marretando o Modern
Um Guia sobre o deck que está martelando o Modern
03/08/2021 10:10 - 10.975 visualizações - 12 comentários
Load or Cast

Geralmente meus artigos são teóricos, mas desta vez vamos fazer diferente: falar sobre prática, mas na teoria...


Uma das muitas coisas que a pandemia me tirou foi a frequência de torneios competitivos, e como eu sempre fui muito mais uma pessoa do IRL do que do Online, acabei não me dedicando ao competitivo no Arena ou Mol.


No entanto, isso não quer dizer que eu esteja aposentado de preparação de torneios, pois estive sempre ajudando alunos e amigos(um salve pro Sanduba e pro Rudá) a se prepararem para os torneios importantes. Recentemente a centelha do competitivo me reacendeu e tive vontade de me preparar, ou pelo menos ajudar mais efetivamente, na preparação de amigos. O Guto Ferreirinha de São Paulo me convenceu a dar mais uma chance pro Hammertime, que eu não jogava desde antes de sair MH2, foi aí que me apaixonei pelo deck.


Hammertime é um aggro-combo baseado na carta Martelo do Colosso onde você "trapaceia" o custo de equipá-lo com Paladino de Aco Puro e Auxilio de Sigarda tornando qualquer criatura sua num cramunhão de, pelo menos, 10 de poder, e, se o plano de equipar der errado, temos Saga de Urza criando constructos gigantes para compensar a falta do martelão.

 

Vamos para a escolha de cartas da minha lista:

 

Hammer Time
12345 visualizações
28/07/2021
R$ 3.718,41
R$ 5.342,51
R$ 9.669,69
12345 visualizações
28/07/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Companheiro (1)
1  Lurrus da Toca Onírica   49,50

Criaturas (22)
3  Memnito 13,50
4  Ornitóptero 0,15
3  Doadora de Runas 58,28
4  Sentinela de Esper 109,99
4  Místico Litoforjador  209,00
4  Paladino de Aço Puro  25,62
Mágicas (2)
2  Presente do Molda-aço 69,00
Artefatos (11)
1  Jarro de Solda 0,70
1  Lança Sombria 49,94
4  Martelo do Colosso 2,00
4  Tambor das Folhas Vernais 2,99
1  Chapeamento Craniano 0,49
Encantamentos (8)
4  Saga de Urza192,19
4  Auxílio de Sigarda 44,90
Terrenos (17)
2  Clareira Silenciosa69,49
1  Copas do Horizonte98,10
1  Desfiladeiro Calcinado pelo Sol119,99
4  Nexo de Mosco-tintas73,95
9  Planície da Neve0,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Cripta de Tormod 0,99
1  Agulha Medular 6,12
2  Caminho para o Exílio 12,00
2  Fim Prismático  21,24
1  Fragmentalizar 0,09
2  Magistrado de Drannith  33,99
2  Perímetro Defensivo 46,41
2  Santificadora en-Vec  14,84
1  Selo da Purificação  0,05
1  Lurrus da Toca Onírica   49,50


Terrenos:
9 Snow-Covered Plains
1 Eiganjo Castle
1 Horizon Canopy
1 Sunbaked Canyon
2 Silent Clearing
4 Urza's Saga
3 Inkmoth Nexus


As básicas são nevadas apenas para enganar oponentes desavisados, algumas listas usam Numa Fria de side e usar nevadas no seu main faz crer que seu removal de side é um encantamento e não os de velocidade instantânea que usamos.


O Eiganjo Castle é super narrow, mas a chance de salvar um Lurrus da Toca Onirica de burns vale a pena. Os decks de Blood Moonsão good matchups então usar o castelo é bem gratuito.


O split das canopy lands têm duas justificativas: a primeira, e mais clara, é poder gerar 3+ cores para Fim Prismatico sem ficar dependendo muito do Tambor das Folhas Vernais, e também ser uma maneira simples de contornar Agulha Medular vinda desavisada de uma Saga adversária.


As Sagas são suporte para o plano A buscando os equipamentos grandes ou fazem o plano B gerando constructos gigantes.


As Inkmoth Nexus servem para matar com o martelão, mas a redução da quarta Inkmoth foi em detrimento ao Eiganjo. Em muitas partidas você vai acabar ganhando com o plano B e não vai precisar da Manland, assim aumentamos as fontes brancas para garantir o cast do Puresteel Paladin assim que precisarmos. Fora que apenas 1 a cada 503 jogos serão ganhos batendo com Inkmoth desequipadas, então cortar a quarta não me pareceu ruim.

 

Alvos de tutor da Saga:
3 Memnite
4 Ornithopter
1 Welding Jar
4 Colossus Hammer
4 Springleaf Drum
1 Shadowspear
 

Todas estas cartas podem ser buscadas pelo terceiro capítulo da Saga, no entanto, raramente você vai buscar um Memnite, às vezes até um Ornithopter porque ele passa por cima dos terrestres.


A Welding Jar é ótima para proteger o martelo e os constructos da saga de removals, principalmente os que vêm do side. Geralmente a Jar garante que uma das 2 tokens da Saga ficarão vivas, daí é só dar atropelar pra ela e ir par ao abraço!


Os Hammer e Shadowspear são autoexplicativos, se tiver como equipá-los gratuitamente ou se já tem algo grande, é só pegá-los.


O Springleaf Drum te ajuda a corrigir as cores, gera os splashes para Prismatic Ending, transforma suas criaturas enjoadas em "Birds" e consegue transformar o fato de gastar 3 manas(virar a saga +2 manas) e fazer a token em resposta ao último capítulo da Saga em “apenas” 2 manas. Acredite, isso ajuda bastante.

 

Suporte:
4 Esper Sentinel
4 Stoneforge Mystic
2 Steelshaper's Gift
1 Cranial Plating
3 Giver of Runes 

 

Os Esper Sentinel são maravilhosos, são uma jogada de começo de jogo que força o oponente a jogar mais lento ou te dar draws. Ele é uma criatura artefato, o que ajuda o metalcraft do Puresteel Paladin, mas também fica mais frágil depois que os oponentes sobem hate, cuidado!


As Stoneforges e Steelshaper’s dão a redundância de 14 Hammers(4 Gagas, 4 Sagas, 4 Hammer e 2 Gifts), eles te ajudam a encontrar o Trample da Shadowspear ou o Cranial Plating, que aqui funciona como plano B/C, sendo tutorável, ajudando a finalizar com os Ornitoptero sem encontrar os enablers de Hammer e ainda funciona bem como 2 shot com a Inkmoth.


As Givers servem tanto como proteção como imbloqueável, dado que uma criatura com proteção não pode ser bloqueada por aquela cor, ajuda muito a conectar já que o martelo tira voar do Ornitoptero e Inkmoth Nexus. Só se lembre que os equipamentos são incolores, se você der proteção contra incolor pra uma criatura equipada passar por cima de Eldrazis e criaturas artefato incolores o equipamento vai cair e não poderá ser reequipado este turno!

 

Enablers:
4 Puresteel Paladin
4 Sigarda's Aid

 

Estas são as cartas que fazem o deck realmente funcionar, reduzindo o custo de equip para 0, fazendo a marreta ser 1 mana: +10/+10, facilitando demais a finalização da partida. De bônus você ganha flash nos equips com a Sigarda's Aid, podendo jogá-los no final do turno adversário para puxar counters ou algumas tricks que falaremos depois. O Puresteel Paladin ainda faz os equips darem draw mesmo se você não tiver metalcraft, isso ajuda muito nas partidas mais grindy.

 

Sideboard:
1 Lurrus of the Dream-Den 
1 Fragmentize
1 Seal of Cleansing
2 Drannith Magistrate
2 Sanctifier en-Vec
1 Tormod's Crypt
2 Path to Exile
2 Prismatic Ending
2 Defense Grid
1 Pithing Needle

 

As cartas do side foram escolhidas para serem o mais versáteis possível sem perder aquela força de um hate convencional. O Lurrus da Toca Onirica é nosso companion, que nos ajuda nas partidas mais longas contra removals e descartes. Ele pode ser colocado na mão já no segundo turno graças ao Tambor das Folhas Vernais, nunca se esqueça do gatinho!


Fragmentize e o Seal of Cleansing são hates similares para problemas diferentes. Ambos destroem equipamentos que não sejam a Kaldra Compleat, são bons contra Affinity e Enchantress, no entanto, o Fragmentize é melhor contra Saga de Urza e Driade do Bosque Ilisiano por ser mais barato. Já o Selo funciona melhor contra Calice do Vacuo e volta com o Lurrus da Toca Onirica, o que o torna maravilhoso no mirror.


Drannith, Sanctifier e Tormod’s são todos hates de cemitério, mas cada um de sua maneira. O Drannith Magistrate para o efeito de cascade(Cascading Rhinos, Living End, Glimpse of Tomorrow). A Sanctifier en-Vec é ótima contra reanimator e decks de delirium(só cuidado com Emissaria de Serra post board) e ainda é difícil de ser removida contra os BRs, pode ganhar a partida batendo desequipada tranquilamente. A Tormod's Crypt é um grave hate rápido que pode ser tutorado com a Saga e recorrido com o Companion.


Path to Exile e Prismatic Ending são nossos removals, perfeitos no mirror e versáteis contra todos os outros decks de criatura. O Prismatic Ending ajuda a lidar com Chalice of the Void também, além de exilar e tornar Lurrus adversários mais fracos por isso. Path é o removal mais importante no mirror, guarde-o para não ser combado.


Os Defense Grid são para te ajudar contra as partidas de muitos removals e counters, fica difícil pro oponente dar um removal de 2+ manas em seu turno se ele custa 3 a mais. O legal é que se o Grid resolver o oponente vai ter que lidar com ele na main phase, o que geralmente te dá um turno extra de respiro para resolver seu jogo. A Pithing Needle é um "pega tudo" tutorável, pode nomear Stoneforge Mystic, Asmoranomardicadaistinaculdacar e Teferi, Time Raveler, que atrapalha muito o jogo. Não tenha medo de nomear algo no mirror se você acha que pode ser stompado, mas lembre-se que suas cópias também estarão travadas.


- Agora que entendemos o que carta faz, vamos entender o porque jogar com ele:


Hammertime é um deck de combo bem rápido, com o potencial de matar no segundo turno(Drop 0, Sigarda's Aid e 2 Martelo do Colosso na mão), mas também consegue grindar bem com seu plano de Lurrus da Toca Onirica + Esper Sentinel + draws do Puresteel Paladin, o que o torna um deck complexo de outgrindar se seu deck tem poucos removals ou um clock muito baixo. 


O fato de, há algumas semanas, o UR Ragavan ser o melhor deck do formato também contribuiu para a dominância atual do Hammmertime, visto que o deck é bom em contornar Counterspells, Raios e é um dos melhores decks do formato para de contornar Regente Marturvo, que é um dos maiores problemas para o resto do field. 


O deck tem ótimas partidas contra decks sem interação, já que seu goldfish é rápido e consistente, e os decks de bastante interação, mas que não apresentam ameaças, podem se ver em maus lençóis contra o Puresteel Paladin.


Já suas matchups são bem acentuadas, decks que apresentem descartes, ou muitos removals ou um clock rápido, ou até mesmo a junção disso tudo, como é o caso dos Grixis Ragavan


O fato de não termos descartes ou anulas nos deixa frágeis contra Living End e às vezes contra Burn/Prowess por apresentarem muitas cartas que podem servir como removal ou burn na sua cara caso precise finalizar mais rapidamente.

 

Se pretende jogar com o deck num futuro próximo, um Guia de Side não é nada mal, não é mesmo? Então vamos falar sobre algumas das partidas mais presentes do field:

 

UR Ragavan


In: +2 Path to Exile +2 Sanctifier en-Vec +2 Prismatic Ending
Out: -1 Ornitoptero -2 Steelshaper's Gift -1 Springleaf Drum -2 Stoneforge Mystic

 


Cascading Rhinos


In: +2 Prismatic Ending +2 Drannith Magistrate +2 Defense Grid
Out: -2 Memnite - 1 Springleaf Drum -2 Stoneforge Mystic -1 Steelshaper's Gift

 


Eldratron


In: +2 Path to Exile +1 Pithing Needle(Karn GC) +2 Prismatic Ending(Chalice) +1 Seal of Cleansing
Out: -3 Giver of Runes -1 Memnite -1 Springleaf Drum -1 Steelshaper's Gift

 

Jeskai Control


In: +1 Pithing Needle(Walkers) +2 Santificadora en-Vec +2 Defense Grid
Out: -1 Plains -2 Springleaf Drum -2 Steelshaper's Gift

 

Mirror


In: +1 Fragmentize +2 Path to Exile +1 Pithing Needle(o que estiver mais fácil de te matar) +2 Prismatic Ending +1 Seal of Cleansing
Out: -2 Memnite -3 Stoneforge Mystic -1 Plains  -1 Welding Jar

 

Amulet Titan


In: +1 Fragmentize +2 Path to Exile +2 Prismatic Ending​ +1 Seal of Cleansing
Out: -2 Memnite  -1 Welding Jar -2 Stoneforge Mystic -1 Springleaf Drum 

 

- Agora você já sabe o que o deck é, o que ele faz e como sidear, vamos as dicas!

 

DICAS

 

● O Martelo do Colosso tira voar da criatura equipada, mas graças à magia da regra das camadas, se você equipar uma Inkmoth Nexus com o martelo, ela perderá voar, mas se pagar mais 1 e ativar sua habilidade de virar bixo novamente ela ganhará voar de novo, perfeito para quando você só consegue equipar com o Puresteel Paladin.

 

● Prismatic Ending funciona como um Explosivos Fabricados contra efeitos como os da Thalia, Guardia de Thraben, você pode dar alvo numa criatura de custo 2, pagar 1 branca para o Prismatic e uma de outra cor para o efeito da Thalia. Como o efeito do prismatic se importa com a quantidade de cores pagas e não ao Mana Value pago, você a exilará por 2 manas invés de 3.

 

● O Lurrus da Toca Onirica te permite fazer permanentes do cemitério, e já que o Sigarda's Aidflash para seus equipamentos, com Lurrus em campo você pode conjurar um Hammer ou Shadowspear de seu grave depois do anúncio de bloqueadores para garantir dano máximo e sem perder voar.

 

● Chalice of the Void para 1 é bem complicado de contornar, mas lembre-se que a habilidade da Stoneforge Mystic coloca o equipamento diretamente em campo, não o conjura, assim você pode fazer Hammer mesmo que tenha Chalice na mesa.


● O oponente não pode responder depois que você resolve o capítulo 3 da Saga de Urza, então buscar uma Pithing Needle nomeando algo problemático da mesa dele impede respostas.

 

● Seus constructos diminuem depois do dano se algum artefato deixou a mesa, cuidado na hora de calcular dano de atacantes ou bloqueadores para não perder seu constructo 8/8 que acabou ficando 3/3 depois do dano.

 

● Karn, o Grande Criador  te impede de equipar como habilidade ativada, e seu +1 pode transformar seu equipamento em criatura, o que a desanexa da criatura previamente equipada. Uma das maneiras de contornar o Karn é buscando múltiplos Martelo do Colosso e os conjurando com Sigarda's Aid na mesa.

 

● A Stoneforge Mystic trabalha como um Frasco do Eter para os equips, com Sigarda's Aid na mesa você paga 2 e coloca o equipamento de forma "incounterável" e já equipando, o que é ótimo para contornar anulas e pegar oponentes desavisados depois de você definir bloqueadores.

-

 

O deck é bem mais complexo do que parece, e também muito mais eficiente. Se fosse falar todas as tricks possíveis do baralho, ficaríamos aqui até o Carnaval. 


Tenha em mente que o deck gera muitas free wins com seu goldfish rápido e eficiente, mas que também te coloca na parede para fazer as melhores jogadas o tempo todo, com o risco de nunca mais ganhar se você ir all in e falhar.


No fim das contas o Hammertime é muito divertido de se pilotar e extremamente gratificante quando as coisas se alinham e você consegue vencer uma partida complicada ou voltar de um mulligan pra 5, é meu deck preferido atualmente, desculpa Valakut.


E vamos ficando por aqui com esse guia, espero que tenham gostado, caso tenham, deixem aí em baixo qual deck vocês gostariam de ver o guia na próxima, e claro, vou fazer meu jabázinho dizendo que meus Subs na Twitch tem direito a 1 guia de side completão por mês e meus vídeos no Youtube são bem frequentes, colem lá pra ver as gameplays e falarmos groselha, até a próxima!

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Bruno Orelha é amante das estratégias de terrenos como Lands, Death and Taxes e Valakut. Capitão do Valakuteam e Youtuber nas horas vagas em www.youtube.com/brunoears.
Redes Sociais: Youtube, Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/08/2021 17:09
Orzhov stoneblade por favor!!!
(Quote)
- 12/08/2021 09:54
Sugestão é Stoneblade Orzhov
(Quote)
- 09/08/2021 19:01

Há uma possibilidade de ser Enchantress na próxima.

(Quote)
- 03/08/2021 22:24
Não seria eu se não pedisse uma análise do Enchantress na próxima :P
(Quote)
- 03/08/2021 17:56

Ele está fazendo uma referência a simpsons na verdade.

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