Load or Cast
Atualização: Banidas e Restritas - 13/09/2021
COMMANDER
13/09/2021 13:54 - 17.273 visualizações - 184 comentários
Load or Cast

Quem achou que o lançamento dos novos Decks de Commander hoje seriam a única novidade do formato ACHOU ERRADO! Sheldon "the bigboss" Menery  do Commander anunciou não apenas uma simples atualização, mas uma mudança de regra, um banimento e um desbanimento, olha só quem diria hein!!!

 

Worldfire está DESBANIDO!
Golos, Tireless Pilgrim está BANIDO!

 

● REGRAS

 

- Regra número 10 foi REMOVIDA. Regra número 11 foi renumerada para regra número 10. 

 

EXPLICAÇÃO

 

A regra 10, que afirmava que os comandantes estavam sujeitos à regra da lenda, foi criada nos dias em que a regra da lenda era menos estável;. Não é uma regra específica do Commander, mas simplesmente existia como um esclarecimento. Por ser redundante, optamos por eliminá-la. Esta alteração é apenas administrativa e não terá impacto sobre a forma como os jogos são jogados. A regra 11 vai de encontro à regra 10.

 

Worldfire já foi banido devido à interação problemática com a mana flutuante. Queremos promover um ambiente no Comannder onde os feitiços de 8 e 9 mana sejam viáveis ​​e com probabilidade de aparecerem em um jogo, então avaliamos sempre os mais caros nesse contexto. Ao contrário da Coalition Victory e do Biorritmo, que continuamos a acreditar que são problemáticos, o nível de esforço necessário para tornar o Worldfire eficaz é suficiente para que suspeitemos que não será um grande problema. Já existem maneiras mais baratas de fazer coisas semelhantes no formato. Acreditamos que o "contrato social" e as discussões robustas antes do jogo manterão o Worldfire fora dos jogos aos quais ele não pertence.

 

Golos, Tireless Pilgrim tem sido uma carta muito discutida que é ao mesmo tempo popular e impopular entre a comunidade. Existem muitos problemas com a carta, mas o maior é que nas camadas intermediárias onde focamos a banlist, Golos é simplesmente a melhor escolha de líder para todos, exceto os decks mais centrados no comandante. Sua presença esmaga o tipo de diversidade na escolha do comandante que queremos promover. Você pode colocar Golos e alguns terrenos de 5 cores em um deck aleatório e obter todas as vantagens de ramp e cartas que você gostaria em um comandante, sem se preocupar com sua base de mana. A habilidade de Golos reduz efetivamente a taxa do comandante para um e uma vez que você acerta sete manas (com Golos garantindo que você tem WUBRG e ajudando você a chegar lá rapidamente), você não precisa fazer nada pelo resto do jogo, exceto lançar mágicvas de graça - algo com o qual sempre tentamos ter cuidado. Falamos com o pessoal do "Studio X " e eles entenderam os problemas criados por comandantes de cinco cores genericamente poderosos que não têm WUBRG em seu custo de mana. Não esperamos que cartas semelhantes saiam deles no futuro, então um ataque cirúrgico agora faz sentido.

 

Entendemos que muitos jogadores amam Golos, então não tomamos essa atitude levianamente. No final das contas, a saúde do formato é nossa principal preocupação e consideramos o Golos, Peregrino Incansavel insalubre. Embora Kenrith, o Rei Regresso, seja um comandante igualmente flexível e popular para decks de cinco cores de boa qualidade, vemos isso como um claro downgrade em relação a Golos.

 

fonte

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 02/10/2021 02:19

Nenhum dos que você falo toma uma grande porcentagem do meta uma vez que decks cEDH não são um grande maioria e cEDH nem é formato próprio. acho que se for fazer uma escala para cada 1 jogador de cEDH em uma loja deve ter uns 5 ou 6 que são jogadores de commander casual

(Quote)
- 02/10/2021 02:08

Seria o cenário ideal, mas eu tenho 1 suspeita do motivo do cEDH ter surgido como formato a parte ainda .
minha HIPOTESE! (ja deixo claro que é opinião e não verdade absoluta) é que seja por conveniência e publico, novamente vou dar de exemplo o commander francês/Duel Commander, ele é um formato que mesmo que tivesse 40 pontos de vida e 4 jogadores ( e sol ring fosse valido) ainda teria diversos problemas e um publico pequeno.
ele é um formato que a própria wizards abraço e ainda da suporte na medida do possível mas da zero retorno.
fazer o cEDH como formato independente dividiria o grupo, daria MUITO mais trabalho, não receberia a visibilidade e o suporte/engajamento desejado.
Manter o cEDH como ''dlc'' do commander provavelmente é melhor para o modo de jogo do ponto de vista dos jogadores que querem competir.

(Quote)
- 02/10/2021 01:56

Duel Commander é (ou era pra ser) o commander competitivo, o formato surgiu da ideia de que commander é interessante mas não muito competitivo ( dado a banlist, ser 4 jogadores, os 40 pontos de vida e um conjunto de cartas muito vasto) então antes da galera se juntar para jogar cEDH ( que a mais ou menos 6-7 anos atrás nem existia ou não era falado sobre) as pessoas faziam grupos para jogar commander frances.
E mesmo assim o formato sendo ''Balanceado'' e voltado 100% para o competitivo, ele não foi pra frente hoje em dia poucos lembram dele.

(Quote)
- 01/10/2021 18:15
Na minha opinião, a forma mais sensata de finalizar tais problemas com a banlist é separar o EDH Casual do Competitivo.
Combos e MLD são totalmente válidos. Contudo há pessoas que gostam de dinâmicas menos apelativas. Tem espaço para todos, mas é inadequado insistir em compartilharmos os espaços de banlists com outros modos de jogos com objetivos claramente diferentes. No fim, todos se beneficiariam dessa separação.
(Quote)
- 01/10/2021 16:34

Discordo veementemente. Muita gente pratica diversos tipos de jogos, só por diversão. Eu por exemplo, jogava bola todo sábado há tempos atrás. Mais da metade da turma não jogava bem. Boa parte deles eram barrigudos com fôlego e velocidade reduzidos... outros tinham claras dificuldades até pra dominar a bola, e tal... tinha até uns caras que iam jogar de All Star. Acho que esses aí nem chuteira tinham. Mas nada disso importava muito. A gente jogava e se divertia. Simples assim. Passamos anos e anos jogando dessa forma. Salvo engano, começamos com isso em 2010. Eu parei de jogar em 2015, por conta de uma hérnia de disco. Mas eu sei que a turma continuou jogando até a pandemia. E durante todo o tempo, o nível de competitividade foi relativamente mantido. Alguns caras melhoravam pontualmente em algum aspecto ou outro... outros ocasionalmente emagreciam e ficavam melhor fisicamente... mas o nível de modo geral foi sempre o mesmo.

O Commander é um análogo aproximado disso, para MTG. Foi com esse objetivo que o formato foi criado. Pra galera se reunir, jogar mesão com diversos jogadores, usar cartas que gosta, ainda que sejam ruins ou ineficientes. Combos estranhos. Interações malucas e inusitadas. Usar cartas sub-ótimas, eventualmente só pelo flavor... e muita gente gosta e quer jogar assim. Não sei se você já ouviu falar dos 3 tipos de jogadores de Magic... pois é.

https://mtg.fandom.com/wiki/Player_type

Dois deles, são jogadores "casuais" (Timmy/Tammy e Johnny/Jenny) e apenas um é realmente competitivo (Spike). Todos os outros formatos de Magic, são basicamente feitos para os Spikes. Commander é o único formato que foi criado especificamente para os Timmys e Johnnys. E é por isso que essa sua filosofia é absurda. Nem sempre todo mundo quer competir ao extremo.

Imagino que se você fizesse parte da minha turma que jogava futebol de sábado, então, você ia entrar em alguma escola de futebol ou pagar um coach pra te treinar pessoalmente. Ia entrar na academia e fazer um treino específico para melhorar sua condição física para jogar futebol... compraria a chuteira mais cara e top possível... seria o único da turma a jogar de caneleira. Nos jogos, enquanto a turma estaria rindo DE, E COM, um cara que tentou fazer uma pedalada, tropeçou na própria perna e caiu, você estaria dando carrinhos violentos, xingando seus colegas de time e exigindo anulação de um gol adversário porque o cara cobrou lateral sem estar com os dois pés no chão, no ínicio da jogada.

Exigir que Commander seja competitivo é basicamente isso. Você entrar numa turma de futebol como a minha era, e se comportar como se você estivesse jogando uma final de Libertadores da América. Quer jogar Commander competitivo? Ok. Não tem problema. Arruma sua turma aí que gosta. Ou procura campeonatos de Duel Commander. Sei lá. E sejam felizes tentando combar no turno 2. Mas não reclame de quem não quer. Commander não foi criado pra ser competitivo. Os "intrusos" são vocês.

Últimos artigos de Juliano Gennari
Preview exclusivo de Innistrad: Voto Carmesim
Uma carta que pode ser o motor que faltava para reviver estratégias baseadas em ganho de vida
6.198 views
Preview exclusivo de Innistrad: Voto Carmesim
Uma carta que pode ser o motor que faltava para reviver estratégias baseadas em ganho de vida
6.198 views
29/10/2021 12:05 — Por Juliano Gennari
Mecânicas de Innistrad: Voto Carmesim
Confiram as mecânicas da nova coleção
3.922 views
Mecânicas de Innistrad: Voto Carmesim
Confiram as mecânicas da nova coleção
3.922 views
28/10/2021 17:09 — Por Juliano Gennari
Um vínculo com a vida
Confiram o Teaser do nosso Preview de Innistrad: Voto Carmesim que será revelado amanhã meio-dia.
3.681 views
Um vínculo com a vida
Confiram o Teaser do nosso Preview de Innistrad: Voto Carmesim que será revelado amanhã meio-dia.
3.681 views
28/10/2021 14:05 — Por Juliano Gennari
Secret Lair: Extra Life
Detalhes sobre a parceria da Wizards que já doou mais de 3 milhões de dólares para caridade
6.087 views
Secret Lair: Extra Life
Detalhes sobre a parceria da Wizards que já doou mais de 3 milhões de dólares para caridade
6.087 views
20/10/2021 18:05 — Por Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 13/10/2021
Banimentos, suspensões e rebalanceamento no Histórico.
10.220 views
Atualização: Banidas e Restritas - 13/10/2021
Banimentos, suspensões e rebalanceamento no Histórico.
10.220 views
13/10/2021 15:00 — Por Juliano Gennari