Banner LigaMagic
Modern DeckTech: Hammertime
Confiram esse Primer completo sobre um dos decks mais fortes do Modern atualmente
Por
04/11/2021 10:05 - 9.896 visualizações - 10 comentários
 Banner LigaMagic

Olá pessoal, eu sou o Antonio Zanutto, juiz de Magic nível 2, participei do Pro Tour 3 vezes e tenho vários outros bons resultados como jogador de Magic. Já escrevi algumas vezes aqui na LigaMagic sobre diversos temas, a maioria relacionados a regras de Magic. Estou voltando a escrever e, dessa vez, será sobre minhas experiências como jogador.

 

Desde Junho de 2021, eu tenho jogado bastante Magic online, em particular joguei muito limitado de MH2, Pioneer e Modern. Hoje eu vou escrever sobre um deck no Modern que eu acho uma excelente opção para a volta do paper Magic em algumas semanas, quando todos estiverem vacinados (se vacinem!) e seguros. O deck; Hammertime!

 

4 Memnite
4 Ornithopter
4 Esper Sentinel
4 Mistico Litoforjador
4 Paladino de Aco Puro
3 Dark Confidant

 

4 Tambor das Folhas Vernais
4 Martelo do Colosso
4 Auxilio de Sigarda
3 Thoughtseize
1 Lanca Sombria

 

4 Inkmoth Nexus
4 Saga de Urza
4 Plains
4 Concealed Courtyard
4 Silent Clearing
1 Caves of Koilos

 

O nome do deck é bastante intuitivo, Hammertime se refere a carta Martelo do Colosso, a chave do deck. É bem realista dizer que o deck foi construído em torno dessa carta e de forma a tirar o maior proveito possível dela.


  
 

O custo de 8 manas para equipar é praticamente impagável no Modern (eu já fiz uma vez!). Para contornar isso existem duas formas: Auxilio de Sigarda e Paladino de Aco Puro. Tanto Paladino de Aço Puro, quanto Auxílio de Sigarda, se beneficiam do equipamento entrando no campo de batalha. Por esse motivo, na esmagadora maioria dos jogos, você vai esperar para conjurar seu equipamento até ter uma das duas cartas em campo.

 

Existem várias formas de se construir o deck, no entanto. Nesse artigo eu vou falar do núcleo comum do deck, ou seja, as cartas que aparecem em todas as listas de Hammertime, vou falar também sobre algumas interações legais que dá pra fazer com as cartas do deck, explicar a escolha das cartas e falar das outras opções de escolha, ou seja, como você pode adaptar o deck para seu meta ou seu gosto pessoal e por fim vou falar um pouco do sideboard do deck.

 

● Núcleo comum:

 

4 Memnite
4 Ornithopter
4 Esper Sentinel
4 Mistico Litoforjador
4 Paladino de Aco Puro

4 Tambor das Folhas Vernais
4 Martelo do Colosso
4 Auxilio de Sigarda
1 Lanca Sombria

 

4 Inkmoth Nexus
4 Saga de Urza
4 Plains

 

  

 

Contando as Saga de Urza, Mistico Litoforjador e o próprio Martelo do Colosso, são 12 Hammers virtuais que o deck tem, portanto, a chance de você ver pelo menos uma cópia da carta até o turno 4 (7 da mão + 3 compras) é de 91% (calculado usando distribuição hipergeométrica). Ou seja, na grande maioria dos jogos, você vai achar seu martelão.

 

Memnito e Ornitoptero são criaturas anêmicas, no entanto, elas têm algumas funções diferentes no deck; conseguir dar letal no 2 (bicho, 2 lands, Auxilio de Sigarda, double Hammer), crescer as fichas de constructo da Saga de Urza, gerar mana com Tambor das Folhas Vernais, permitir Metalcraft de Paladino de Aco Puro.

 

Nexo de Mosco-tintas permite matar em uma paulada, para os saudosistas do Infect (RIP), talvez seja sua melhor chance de jogar com algo parecido. Se Auxilio de Sigarda estiver em campo, conjure Martelo do Colosso depois que bloqueadores forem declarados e antes do dano, dessa forma, ela terá voar e só poderá ser bloqueada por criaturas com voar, e, quando ela não for bloqueada, mas antes do dano, ela perde o voar por causa do Hammer, mas isso não importa, porque o oponente não tem mais a oportunidade de bloquear. Agora, se Paladino de Aco Puro estiver em campo, você anima sua Nexo de Mosco-tintas, equipa e anima ela novamente. Por que? Para ela ganhar voar. Os efeitos de ganhar voar e perder voar acontecem na mesma camada (abilities), como são efeitos independentes, o efeito que tem a timestamp mais recente prevalece.

 

Mistico Litoforjador é auto-explicativo, ela vai pegar Martelo do Colosso. Não se esqueça que a habilidade secreta da Stoneforge pode ser útil em algumas matches. É a promoção, pague uma mana a mais e evite counter spells no seu equipamento, coloque ele na mesa mesmo com Calice do Vacuo e faça isso em instant speed.

 

Auxilio de Sigarda é outra carta auto-explicativa. A única tech que eu gostaria de mencionar é a vantagem de ter duas em campo para jogar em torno de remoção. Se você tem duas em campo e duas criaturas e faz um Hammer, você pode escolher alvos diferentes para cada um dos triggers. Quando o trigger resolver, você escolhe se você quer equipar ou não na criatura alvo. Suponha que seu oponente tenha um burn, ele vai matar uma criatura que você deu alvo antes de você equipar, mas você ainda pode equipar na outra.

 

Saga de Urza é uma excelente ferramenta do deck. Não porque ela pode trazer Martelo do Colosso, mas porque geralmente ela duas fichas grandes, e ainda te dá um Lanca Sombria para você equipar em uma das fichas e partir para uma race.

 

● Os Flex Slots:

 

Esse deck funciona bem com algo entre 20 a 22 terrenos. Ou seja, se você fizer uma conta, irá descobrir que o deck ainda tem espaço para mais 5 a 7 cartas, além de mais 8 a 10 terrenos (dependendo de qual cor você quer como seu splash).

 

- Steelshaper's Gift
Essa carta é usada para aumentar ainda mais as chances de você achar seu Martelo do Colosso. Eu particularmente não gosto dela porque eu já acho que suas chances de achar o Hammer durante o jogo já são bem altas, e múltiplas cópias podem acabar te prejudicando se você não tiver como equipar o Hammer.

 

- Ingenious Smith
Carta de valor, você tem aproximadamente 85% de chance de “comprar” uma carta com a habilidade dele. Além do mais, é uma carta que cresce bastante ao longo do jogo. Preste atenção nas formas de crescer a carta, você pode, por exemplo, fazer um artefato no seu turno e ativar Saga de Urza no turno do oponente para ganhar 2 marcadores.

 

- Thoughtseize
Melhor do que tirar uma carta do oponente talvez seja ter a certeza que o caminho está livre para a vitória. Gitaxian Probe era excelente no Infect, Thoughtseize não é muito diferente disso.

 

- Dark Confidant
O CMC médio do deck é de 0.68, ou seja, Bob vai te comprar muitas cartas sem afetar sua vida. Além do mais, o deck tem uma partida excelente contra Burn (que é o único deck Tier 1 do formato que se importa com sua vida), o que faz que o custo de jogar Bob seja basicamente o custo do splash pelo preto.

 

- Doadora de Runas
Por muito tempo, Doadora foi uma das principais cartas do deck. O problema é que ela não consegue se proteger e ela demora um turno para ser eficiente. Além do mais, Living End é um deck popular no meta atual e ela não faz nada contra Living End.

 

- Bijuteria de Mishra
Não serve para muita coisa além de ciclar, ela é melhor em builds com Ingenious Smith.

 

- Chapeamento Craniano
Plano alternativo a ganhar com Hammer. Chapeamento Craniano costuma dar +5, o que é força suficiente para colocar um bom clock no oponente e conseguir ter jogo em uma match de atrito aonde o oponente consegue diminuir a eficiência do Hammer.

 

- Agulha Medular
Carta versátil que sai de brinde com Saga de Urza.

 

- Reliquia de Progenitus
Decks que usam do cemitério são populares no Modern. Seja para encolher um Goyf, atormentar um Living End ou impedir um Dredge, Relíquia de Progenitus vai encontrar alguma utilidade, e caso não encontre, você pode simplesmente reciclar a carta. Essa é outra escolha que faz muito sentido em um deck com Saga de Urza, uma carta de alto impacto em partidas particulares que pode ser tutorada.

 

- Kaldra Compleat, Nettlecyst, Sword of Fire and Ice
Esse é o tradicional pacotão Místico Litoforjador. Para usar esses brinquedos, você terá que abrir mãos de Lurrus. Se você espera um meta com muitos decks de atrito ou controle, talvez o pacote Stoneforge seja uma boa escolha para trazer para o deck. Contra controle e/ou decks de atrito (que trocam muito recurso), Lurrus dificilmente vai ficar mais que um turno na mesa. Nessas matches, essas três cartas em particular brilham muito.

 

- Ragavan, Afanador Agil
Nunca joguei com a carta, só vi listas que fizeram 5-0 no MOL com ela. Afinal, a carta vale mais que 500 reais, não pode ser errado enfiar ela em qualquer deck que você vê pela frente #banmonkey.

 

- Paradise Mantle
É uma opção, só não acho que seja uma opção boa. Serve para comprar cartas com Paladino de Aço Puro e aumentar a conta de artefatos de custo baixo.

 

- Magnetic Theft
Joguei com duas cópias no main deck por um bom tempo e gostei muito do que a carta é capaz de fazer. Primeiro que ninguém espera ela, segundo que tem bônus na mirror e terceiro que ela consegue quebrar legal um oponente que faz Kaldra’s Compleat ou Batterskull.

 

● Matchups

 

- Burn


Essa matchup costuma ser excelente. Lanca Sombria e Saga de Urza vão brilhar muito aqui, Burn é muito bom em dar 20 pontos de dano, mas é muito ruim em dar 30 pontos de dano. Também é difícil para o Burn conseguir interromper seu plano de jogo, então, ou seu oponente fica o tempo todo com mana aberta para matar uma criatura em resposta a você equipar ou abaixa a guarda e toma. Eidolon da Grande Festanca é, com certeza, a melhor carta pré-side que o Burn tem contra você, por causa disso, tente descarregar sua mão o mais cedo possível. Pós side fique de olho em Palma Defletora.

 

- Grixis Shadow


Para a surpresa de ninguém, Saga de Urza vai ser uma carta excelente aqui, exceto que, algumas listas de Shadow usam Desaprovar que te quebram no meio (a ficha de constructo que a Saga de Urza faz é um 0/0 com habilidade de crescer, com o Desaprovar, a ficha só é um 0/0 mesmo e é colocada no cemitério quando ações baseadas em estado são checadas). Além do mais, tome bastante cuidado com todo ataque que não for letal, se você quiser dividir sua refeição em duas parcelas (atacar por 10 e depois tentar atacar por mais 10), você corre sérios riscos de se dar mal. O primeiro problema é, obviamente, Sombra da Morte, com o primeiro ataque, vc vai permitir seu oponente fazer uma Sombra da Morte gigante. O segundo problema é remoçao. O deck Shadow interage muito, então ele pode matar a criatura e você perder o equip. Paladino de Aco Puro vai brilhar nessa match, e Auxilio de Sigarda perde um pouco de valor comparado ao bicho. 

 

- UR Ragavan


Eu tenho achado essa match bem delicinha. Seu Memnito ri da cara do Ragavan, Afanador Agil, você tem um plano de jogo rápido e seu bicho 10/10 é melhor que um Regente Marturvo 8/8 na race. As remoções do UR são na forma de Burn (que você pode contornar com seus equips), Sentinela de Esper vai te comprar muitas cartas ou atrapalhar o desenvolvimento do oponente e Saga de Urza (olha só, quem diria que uma carta de Magic quebrada seria mencionada como boa em praticamente todas as matches) gera um 3 pra 1 legal ao mesmo tempo que coloca pressão na board.

 

- Elementals


Nessa match você vai precisar de um bonequinho para explicar para seu terapeuta aonde seu oponente te machucou. Eu tenho uma vitória contra elementals que aconteceu porque meu oponente mulligou a 5 e cometeu 4 erros grotescos. Se ele tivesse cometido apenas 3 erros grotescos, ele teria ganho o jogo. Recife Soerguido gera uma quantidade absurda de valor (se você tiver formas de lidar com o bicho no pós side, faça isso), Teferi vai impedir você de jogar seu Hammer a instant speed, Solidao vai deixar seus ataques letais muito menos letais e Furia simplesmente destrói sua board bonita e bem cultivada.

 


Assim como o main deck, o sideboard é bastante flexível. Abaixo estão algumas opções para você considerar.

 

Knight of Malice
Manriki-Gusari
Tocatli Honor Guard
Defense Grid
On Thin Ice
Silence
Unearth
Emrakul, o Fragmento dos Eons
Burrenton Forge-Tender
Rest in Peace 
Wear // Tear
Hushbringer
Seal of Cleansing
Path to Exile
Prismatic Ending
Sanctifier en-Vec

 

Para todo mundo que estava esperando um SideGuide nesse artigo, aqui está ele. Lembre que esse sideguide é específico para essa versão do deck, pequenos ajustes no guia devem ser feitos caso você decida jogar com outras cartas no main ou side.

 

● Sideboard Guide

 

1 Path to Exile 
1 Drannith Magistrate
2 Hushbringer
1 Seal of Cleansing
3 Sanctifier en-Vec
2 Prismatic Ending
1 Nihil Spellbomb
2 Void Mirror
1 Thoughtseize
1 Lurrus of the Dream-Den

 

- BG Yawgmoth:


* Essa partida não é fácil. A principal carta do seu oponente é Yawgmoth, Thran Physician e ela simplesmente destrói decks de criaturas /1 ou /2.


In: 1 Path to Exile, 2 Hushbringer
Out: 1 Esper Sentinel, 1 Colossus Hammer, 1 Mishra's Bauble

 

- Glimpse of Tomorrow Cascade Combo:


* Ele não vai interagir com você e nem você com ele. Tente ser mais rápido no primeiro jogo. Não é uma má ideia trazer Hushbringer para lutar contra os ETB triggers das criaturas do oponente, dito isso, eu prefiro interagir menos e ganhar mais.


In: 2 Void Mirror, 1 Drannith Magistrate
Out: 3 Dark Confidant

 

- 4c Indomitable Creativity:


* Já vou mandar a real, a match não é boa não. Você não tem como interagir com ele no g2 e g3 (para quem estiver jogando com Grafdigger's Cage no side e pensar em trazer após G1, não vai funcionar. Indomitable Creativity exila a criatura e depois a coloca em jogo. Na real, Grafdigger 's Cage está horrível no meta atual, esquece a carta).


In: 1 Thoughtseize
Out: 1 Mishra's Bauble

 

- Living End:


* Não gosto de Seize nessa match. Dificilmente você vai conseguir tirar um cascader, e, mesmo se você o fizer, ele ainda pode comprar um do topo ou achar um com vários cycle e acabar com a sua graça.


In: 1 Drannith Magistrate, 2 Void Mirror, 1 Nihil Spellbomb
Out: 3 Thoughtseize, 1 Mishra's Bauble

 

- Gruul Moon:


* Esse é um deck que gosta de trocar recursos, remova seus piores recursos e adicione uma carta que tem proteção ao deck.


In: 3 Sanctifier en-Vec
Out: 1 Colossus Hammer, 1 Ornitoptero, 1 Thoughtseize

 

- Amulet Titan:


* Essa é mais uma partida que você vai tentar ganhar do seu oponente antes dele ganhar de você. Amulet of Vigor é uma carta extremamente chata de lidar e Prismatic ending responde ele bem. No entanto, como Prismatic ending responde apenas uma carta específica do oponente, é razoável considerar não trazer ela do side.


In: 1 Path to Exile, 2 Prismatic Ending
Out: 1 Esper Sentinel, 1 Ornitoptero, 1 Mishra's Bauble

 

- Esper Reanimator:


* Tente ao máximo ganhar esse jogo antes do seu oponente trazer Archon of Cruelty para a mesa, ele é uma criatura bem difícil de ganhar na race.


In: 1 Nihil Spellbomb, 1 Path to Exile
Out: 1 Colossus Hammer, 1 Ornitoptero

 

- Burn:


* A partida já é boa para você, só lembre de ter cuidado com Deflecting Palm e tudo ficará bem. Pós side o Burn costuma ficar mais reativo, por isso a vantagem dos descartes aumenta.


In: 3 Sanctifier en-Vec
Out: 2 Dark Confidant, 1 Thoughtseize
 

- 4c Elementals:


* Muito dificilmente você vai conseguir matar o oponente com o Hammer nessa match. Solitude e Fury complicam demais a sua vida. Hushbringer vai parar completamente o que o deck do oponente está tentando fazer, dependendo do seu meta, considere até colocar mais cópias no side ou mulligar até achar ela.


In: 2 Hushbringer, 1 Path to Exile, 2 Void Mirror
Out: 1 Colossus Hammer, 2 Memnite, 1 Sigarda's Aid, 1 Ornitoptero

 

- Temur Rhinos:


* Esse deck vai tentar interagir com você, é um deck de troca de recursos, novamente, em match ups de troca de recursos, tire suas cartas que são piores em um vácuo. Esper Sentinel é seu melhor brinquedo nessa match, lembre-se disso. Tome cuidado com Fire // Ice. Drannith Magistrate vai impedir Rhinos de entrarem na mesa, Void Mirror vai parar Force of Vigor (que vem do side) e Force of Negation, além de parar Rhino.


In: 1 Drannith Magistrate, 2 Void Mirror
Out: 1 Memnite, 1 Colossus Hammer, 1 Mishra's Bauble

 

- Mirror:


* As mãos se esvaziam rapidamente e o jogo se torna uma guerra de top decks. Há quem justifique Seize para o turno que o oponente quiser comprar Lurrus, mas eu não gosto. 


In: 1 Path to Exile, 1 Seal of Cleansing, 2 Prismatic Ending
Out: 3 Thoughtseize, 1 Ornitoptero

 

- Grixis Shadow:


* Partida de atrito, Sanctifier en-Vec é excelente contra e Prismatic Ending vai remover todas as ameaças e eventuais permanentes como Alpine Moon ou Engineered Explosives.


In: 3 Sanctifier en-Vec, 2 Prismatic Ending
Out: 1 Memnite, 1 Ornitoptero, 1 Colossus Hammer, 1 Sigarda's Aid, 1 Thoughtseize

 

- UB Mill:


* Não tem como você parar o plano de jogo do oponente. Remover Caranguejos não vale a pena, meta porrada.


In: 1 Thoughtseize
Out: 1 Mishra's Bauble

 

- UR Good Stuff:


* A partida costuma ser boa e a forma como UR interage com você não é eficiente. Eles vão trazer Alpine Moon e Engineered Explosives. O side é bem parecido com o side de Shadow.


In: 3 Sanctifier en-Vec, 2 Prismatic Ending, 1 Path to Exile
Out: 1 Memnite, 1 Ornitoptero, 1 Colossus Hammer, 1 Sigarda's Aid, 2 Mishra's Bauble

 

Hammertime
 
02/11/2021
R$ 3.135,52
R$ 6.287,24
R$ 27.027,37
 
02/11/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (23)
4   Memnito  8,00
4   Ornitóptero  0,27
4   Sentinela de Esper  150,00
3   Confidente Sombrio   39,51
4   Místico Litoforjador   89,75
4   Paladino de Aço Puro   10,90
Mágicas (3)
3   Capturar Pensamento  64,90
Artefatos (9)
1   Lança Sombria  49,99
4   Martelo do Colosso  5,90
4   Tambor das Folhas Vernais  1,80
Encantamentos (8)
4   Saga de Urza 249,99
4   Auxílio de Sigarda  34,00
Terrenos (17)
1   Cavernas de Koilos 1,68
4   Clareira Silenciosa 30,50
4   Nexo de Mosco-tintas 50,00
4   Pátio Oculto 2,95
4   Planície 0,00
60 cards total

Sideboard (15)
1   Caminho para o Exílio  3,00
1   Capturar Pensamento  64,90
2   Fim Prismático   3,66
1   Magibomba Niilista  4,00
2   Espelho do Vazio  2,97
1   Magistrado de Drannith   115,62
2   Portadora da Quietude   2,55
3   Santificadora en-Vec   7,97
1   Selo da Purificação   0,09
1   Lurrus da Toca Onírica    4,50

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 06/11/2021 22:23:02
Olhando as listas aqui dá uma tristeza de ver o Modern resumido a apenas uma coleção. Essa maldita MH2 e suas cartas de 400 reais estão deixando o formato inviável.
(Quote)
- 05/11/2021 18:47:37

Eu imaginei esses motivos...mas vc fez a sequencia errada...no exemplo que voce deu vc poderia fazer ornitoptero, mana, sigardas aid, e aih sim baixar o manto que vai equipar no toptero devido ao encantamento.

Vc tem 8 cartas no deck que deixam o custo do manto do paraiso zero (puresteel e sigardas aid)

Realmente poder virar o bixo sem haste como o tambor permite eh uma diferença gritante, e tm nao tinha reparado que voce nao usa stelshapers gift.

Mas eu recomendo vc talvez testar 1 ou 2 manto no lugar do equivalente de tambor, talvez voce se supreenda...Comprar cartas extras a mais com o puresteel tm eh algo muito consideravel pra ser descartado

(Quote)
- 05/11/2021 15:33:49

Boa pergunta!

O tambor pode virar uma criatura com enjoo de invocação, ou seja, você pode baixar um ornitoptero e tapar ele no mesmo turno para gerar uma mana. A sequencia: turno 1 land, tambor, ornitoptero, sigarda's aid não é possivel se for turno 1 land, ornitoptero, paradise mantle, equip ou turno 1 land ornitoptero, paradise mantle (sem equip, perde o ramp no turno seguinte), sigarda's aid.
Além do mais, o tambor não precisa do custo de equip, assim você não precisa passar o equip de uma criatura para outra. Pagar esse custo de equip é muito ruim se você for tomar remoção, por exemplo, ou ter que mover entre criaturas sem o puresteel.

Basicamente o paradise mantle só é melhor se vc tiver o puresteel paladin. Mas o paladin é uma carta tão boa que se você já tiver ele, você já está feliz

(Quote)
- 05/11/2021 15:01:34
Porque usar tambor e nao manto do paraiso pra ter sinergia melhor com o resto do deck?
(Quote)
- 05/11/2021 13:40:37
cARA, FAZ MAIS ARTIGOS ASSIM!
Últimos artigos de
Report NRG Series
NRG Series é uma série de torneios de Magic que está acontecendo no Meio-Oeste dos Estados Unidos.
2.910 views
Report NRG Series
NRG Series é uma série de torneios de Magic que está acontecendo no Meio-Oeste dos Estados Unidos.
2.910 views
18/08/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto
Tudo que rolou no SCG Con Syracuse
Um evento Modern com premiação de 30 mil dólares
7.297 views
Tudo que rolou no SCG Con Syracuse
Um evento Modern com premiação de 30 mil dólares
7.297 views
15/07/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto
A visão dos Grinders sobre o Magic Competitivo brasileiro
Entrevistei alguns dos principais nomes do cenário nacional para saber o que eles estão achando sobre o momento atual do Magic competitivo
5.850 views
A visão dos Grinders sobre o Magic Competitivo brasileiro
Entrevistei alguns dos principais nomes do cenário nacional para saber o que eles estão achando sobre o momento atual do Magic competitivo
5.850 views
29/06/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto
Desaprovando no Modern
A carta desaprovar é muito complexa e sempre desperta muitas dúvidas, chegou a hora de entender de uma vez por todas as interações com essa carta.
7.821 views
Desaprovando no Modern
A carta desaprovar é muito complexa e sempre desperta muitas dúvidas, chegou a hora de entender de uma vez por todas as interações com essa carta.
7.821 views
16/06/2022 10:47 — Por Antonio Zanutto
Matemágica
Matemática e Magic tem tudo a ver
4.681 views
Matemágica
Matemática e Magic tem tudo a ver
4.681 views
27/05/2022 10:05 — Por Antonio Zanutto