A poucos meses tivemos a rotação e começou aquela dança das cadeiras de qual o melhor deck e quais cartas podem realmente jogar, Eu gosto muito desse momento do Standard não pelas cartas novas, mas pelas cartas que já eram válidas e que precisam ser reavaliadas. Trol Vetusto é um ótimo exemplo, ele era uma boa carta, mas que ganhou uma prioridade absurda após a rotação, muito porque o Mono Green se firmou como deck tier 1, fazendo com que uma série de cartas alçasse o status de staple do formato. Então é sempre bom analisar várias e várias vezes a mesma carta, simplesmente porque o ambiente mudou.
Voto Carmesim já está lançada e claro que os testes com a nova edição estão com força total. Óbvio que estou muito animado com os vampiros, e os zumbis, ou mesmo em usar Thalia, Guardia de Thraben, mas eu gosto bastante do Mono Green e claro que quero discutir algumas opções para melhorar esse deck cheio de belas florestas.
O Mono Green atualmente está em uma posição que considero confortável no metagame, o deck tem um core de criaturas relativamente fixo, e varia nas suas mágicas, especialmente na quantidade de Veu de Pele de Serpente, que aumenta quando o número de URs e demais decks com remoção aumentam e que diminui quando você tem mais mirror matchs e Mono Whites, a força do deck é justamente como ele se adapta à essas situações, beneficiando quem souber ler o metagame da melhor maneira. Nesta linha, ganhar mais opções é muito bom, você não precisa usar as cartas novas sempre, e quando elas não jogam não quer dizer que sejam ruins, mas só de serem uma opção já significa mais poder para a estratégia. Um ótimo exemplo é Zeladora de Avabruck.
Eu nunca escondi o quanto acho Resistência a Magia uma habilidade completamente insana, seja pela força, seja pelo conceito onde você corta apenas a interação do oponente, basicamente sem nenhum custo adicional. Zeladora de Avabruck é um altar à essa habilidade e com certeza uma ótima opção de side no Mono Green quando pensamos em matchs grind, sendo que mesmo a mirror pode ser uma partida nesse estilo. No entanto, não temos quase midranges no Standard atual, mas sim um deck que controla e depois comba (UR Turns), que exige que tenhamos acima de tudo um clock forte, precisamos acabar com a partida antes do combo ou toda resiliência e/ou card advantage que geramos de nada vai adiantar. Até por isso, Toski, Portador dos Segredos sempre me desagradou no sideboard, porque seu clock é ínfimo e o card advantage pode ser ignorado pelo principal deck que justificaria ele estar no side. Atualmente prefiro Mestre da Caca de Tovolar à Zeladora, mas fica a opção caso o metagame mude, ou mesmo se sobrar slots no side para a mirror.
Sapomoth cresceu muito nas listas de Mono Green não pelo ímpeto ou pelo poder, mas porque ele é uma resposta contra Lier, Discipulo dos Afogados. Exilar o cemitério é super relevante para que essa carta não vença sozinha a partida, e ela o faz se ficar livre. Meu problema é que Sapomoth é uma carta absolutamente ruim contra decks que tenham muitas remoção, ele é lento e entra muito tarde e eu prefiro com certeza usar Espreitador do Sepulcrario. Ele é mais leve e já entra fazendo algum efeito sendo que sim, a sua última habilidade pode sim ser relevante mesmo não exilando uma criatura. Por hora ele pega o slot de side do sapão, mesmo estando em uma curva bem congestionada.
Provavelmente a carta que gerou mais barulho entre os jogadores de Mono Green, simplesmente porque ele está em uma curva que o deck não costuma ter ação. É só lembrar que Venenolamina Tajuru não está no deck apenas porque tem Toque Mortífero, mas porque entra cedo e mesmo na draw tem impacto, ele começa ação em um custo que o deck não fazia nada. Eu gosto bastante do Lider de Alcateia em Ascensao porque minha play fica muito mais agressiva e a jogada de lutar com algo e empurrar dano, feita turno 3, fica bem mais forte, já que estou abrindo caminho para mais dano. Outro ponto que me anima no nosso amigo de quatro patas é que ele dá um “pézinho” à Sentinela da Jaspera, que piorava muito em um deck que eu aproveitava sua mana apenas turno 3, mas que fica mais interessante quando faço ela na 1 e já tenhos sequência na 2. Ou seja, reavaliando a carta com novas informações.
A “nova” Fera das Demandas é uma das cartas que mais gostei de VOW, ela deixa o topo de curva do deck mais agressivo e em uma abordagem onde aumentou os drop1 do deck, deixando ele mais rápido, eu gosto bastante de também cortar os drop5, que eu já vinha usando em menor quantidade e assim ficando mais rápido. Outra vantagem é ter um mana sink no deck. A única coisa que realmente não gosto da Bizarrice de Ulvenwald é que com 4 de resistência ela é bem pior na mirror, já que troca com um drop3 e eu não gosto de investir mais mana que o meu oponente para ter o mesmo efeito. Lembrando que o aumento de drop4 beneficia o Lider de Alcateia em Ascensao.
Eu comentei sobre não estar feliz com os drop5 do deck, o ponto é que a maioria deles é muito bom na play e ruim na draw. Crescimento Antinatural é uma carta sensacional quando você tem uma mesa boa e péssima se está muito para trás, a mesma coisa com Wrenn e Sete, sendo que ambos ainda pioram contra Thalia, Guardia de Thraben. Usar cartas como Bizarrice de Ulvenwald me agrada bem mais. Nascer do Sol Glorioso tenta ser um drop que ainda pode ser útil em situação de desvantagem, mas é o caso clássico de “pato”, ele faz várias coisas, mas nenhuma realmente bem. O Bônus de ataque é bom na mirror, mas Crescimento Antinatural é melhor; eu pouco aproveito essa explosão de mana; tem mais de um planeswalker que gera um card advantage melhor e o ganho de vida é baixo.
Para fechar, queria comentar sobre algumas cartas que vi comentários sobre. Escorpiao Toxico seria a amplificação da ideia do Venenolamina Tajuru, é uma carta bem chata na mirror, porque ele vai trocar com algo, seja uma criatura grande, seja uma remoção. O ponto é se o bônus de Toque Mortífero vale esse custo 2 e por enquanto eu penso que não, a maioria dos ataques já é uma troca naturalmente e como eu disse, aproveitar a curva 1 é bem interessante. Sobre a Taxidermista Reclusa, ela é uma fonte de mana e teria a vantagem de crescer no late game, meu problema é que no early game ela é pior que as outras opções, ter 1 de poder versus o 2 das outras faz ela pior com Disputa na Nevasca, uma das ações mais importantes do começo de jogo, eu não posso ter uma criatura que não mata algo de resistência 3 junto com a Disputa, então eu pioro meu early pra ganhar no late game, late game esse que eu já tenha uma queda de poder, então eu preciso focar em ganhar o começo.
Essa é a lista que vou começar a testar assim que VOW for lançada:
Conforme o deck for se desenvolvendo vou postando mais nas minhas redes sociais.
Até mais!
Ruda