Banner LigaMagic
Hora do Pauper - Destaques de Voto Carmesim para o Pauper
Os vampiros de Innistrad trazem algumas gotas de surpresa ao formato.
25/11/2021 10:05 - 4.745 visualizações - 6 comentários
 Banner LigaMagic
E aí, galera, tudo bem? 
 
Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição Voto Carmesim para o formato Pauper. 
 
Após uma edição que pouco mexeu no metagame, Voto Carmesim traz opções que podem sacudir (ou afundar?) o formato. Destaco duas mecânicas que podem ser relevantes: Aproveitar e a ficha de sangue
 
A primeira retorna ao Standard após surgir em Dragões da Tarkir e visa tirar proveito do sacrifício de criaturas quando a criatura com Aproveitar entra em campo; a segunda é uma ficha de artefato que tem sinergia com a tribo de vampiros e possui o seguinte texto: “pague 1, vire, descarte uma carta e sacrifique este artefato para comprar uma carta”. Aproveitar consegue utilizar muito bem as fichas de zumbi como vantagem, principalmente no limitado, da mesma forma que as fichas de sangue podem te ajudar com aquele excesso de terrenos na parte final do jogo.
 
 
Recentemente fiz dois artigos comentando sobre cartas que poderiam jogar no formato, então quero tornar isso frequente, adicionando incomuns com efeito similar as cartas que eu destacar das novas edições, caso existam. Bora começar?
 
 
Escudeira Ofensiva de Estwald
 
 
 
Calma, gente, que eu sei que essa carta não é fantástica. Mas ela é bem interessante, pois é apenas a décima terceira criatura no formato com indestrutível no texto. Além disso, é apenas a terceira que faz isso ofensivamente e sem depender de outra carta, apenas pagando o custo da habilidade. Esse é o tipo de criatura que o formato gostaria de ter, aquela que propõe o jogo e força o oponente a gastar recursos — mas claro que precisamos delas em custos mais amigáveis.
 
Sugestão de downgrade: sabe qual criatura com uma habilidade similar seria bem-vinda? Vanguarda de Adanto! Esse vampiro de Ixalan que tanto jogou no Standard da época e agora só aparece em listas de cubo.
 
 
Garça da Esperança
 
 
 
 
No último artigo eu citei o Veterano Lunarca e o Unicornio Celestial como cartas que apareceram muito bem no deck com a temática de ganho de vida. Nessa mesma linha, essa garça pode ajudar bastante pelo ganho de vida, além de ter evasão e conseguir ganhar vida sem depender de outras cartas.
 
 
Sugestão de downgrade: duas criaturas possuem o mesmo efeito, mas tiram vantagem direta do aumento de vida: Anjo da Vitalidade e Trol de Honra. Além deles, a Classe Clérigo seria uma bela forma de criar um bom exército de criaturas, movidas pelo ganho de vida.
 
 
Sopra-fogo de Kessig
 
 
 
 
O vermelho tem ganhado alguns brinquedos interessantes para explorar, além das mágicas de dano. Essa criatura consegue atuar muito bem em conjunto com o que o vermelho faz de melhor. Ela possui um corpo ligeiramente melhor que a Arqueira Agitadora, pensando em se proteger— as duas até que acabam formando um belo par em jogo. Afinal, quem não quer um Raio que cause quatro de dano?! 
 
Sugestão de downgrade: na própria edição temos uma criatura com Diurno / Noturno que seria muito boa de se ver em decks desse estilo, a Contadora de Historias de Lambholt. Seu lado diurno tem o mesmo efeito, porém no noturno ela causa dois de dano em cada oponente, o que seria bem significativo considerando que no formato temos quase todos as melhores mágicas de dano do MTG.
 
 
 
Impulso Temerário
 
 
 
 
 
 
Agora sim chegamos numa das melhores cartas da edição para o formato, talvez a melhor adição de novas coleções dos últimos anos ao vermelho. Considerando o que o vermelho dispõe de opções atualmente, Impulso Temerario acaba sendo uma mágica de compra de carta, principalmente por você ter até seu próximo turno para utilizá-la. Eu a vejo como uma carta versátil, que possibilita te oferecer mais opções, esteja você jogando de burn ou em um deck apenas de mágicas. 
 
Sugestão de downgrade: Iluminar o Palco é um ótimo representante desse tipo de “compra” de cartas que o vermelho vem tendo, ainda mais em decks que visam propor o jogo, pressionando sempre o oponente.
 
 
Fonte de Sangue
 
 
 
 
Antes da polêmica, vamos falar da carta. Um artefato de custo baixo que coloca outro artefato e que ainda pode trazer de volta duas criaturas do cemitério, será que ele pode ser útil?! O Grixis Affinity aplaudiu de pé essa carta! O deck tem se firmado com um dos melhores baralhos do formato, conquistando vários resultados, principalmente pela consistência de sua gameplay. Ele gera muitos recursos e todos eles forçam o oponente a lidar com suas peças, então colocar dois artefatos no primeiro turno é algo extremamente relevante para a proposta do deck. 
 
Bom, sobre a polêmica, eu acredito que esta carta pode fazer algo do deck de Affinity ser banido. No último anúncio de banidas, a WOTC já havia citado uma avaliação em cima do Atogue e Discipulo da Camara, portanto eu acredito que as próximas semanas serão crucias para avaliar qual será o desempenho do deck. Nessa temática, não tem nada parecida, até porque o melhor da carta é seu tipo e não necessariamente seu efeito.
 
 
O formato está bem focado nos decks Ux, versões de Affinity e vários decks com Incendio Purificador. Já temos aquele equilíbrio esperado pós banimentos, mas o que tem me surpreendido é que tenho visto listas mais trabalhadas, mesmo as que possuem sinergias conhecidas. Tenho visto vários produtores de conteúdo fomentando esse tipo de desenvolvimento e realmente esse é o pensamento que precisamos no formato, já que depender de qualquer desenvolvimento por parte da WOTC não passa de uma utopia.
 
 
E você, o que achou das cartas de Voto Carmesim que eu destaquei? Acha que outras cartas mereciam estar aqui? E as opções incomuns que eu indiquei? Acredita que alguma seria interessante ver jogando Pauper? Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/11/2021 22:46:42
Minha aposta: do Affinity, quem roda é Atog. Discípulo é forte e sinérgico, mas sozinho não faz o deck matar opressivamente rápido. Flingar um Atog sim. '-'
(Quote)
- 25/11/2021 16:29:30
Gostei das cartas escolhidas. e também das sugestões de downgrade. Fico pensando o Adanto no Heroic, ou até surgir um Boros ou White Weenie diferente.

(Quote)
- 25/11/2021 15:16:30
Não sei se tem muitas coisas interessantes pros decks que eu gosto do formato. Não vi nada pra UB Faeries nem Slivers. Blood Fountain e outras que façam as blood tokens talvez fiquem legais no RB madness
(Quote)
- 25/11/2021 14:58:46

É uma carta muito forte sem duvidas, mas a wizards (e a comunidade em geral) não gosta de banir cartas que vão prejudicar outros decks e estratégias pra atingir um deck em específico

(Quote)
- 25/11/2021 14:57:34
Formato tá horroroso demais, esse novo affinity é desleal
ou tu joga com ele, ou tu joga com deck que diretamente countera ele (e nem assim é garantia dum desempenho satisfatório)
Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Destaques de OTJ para o Pauper
Vilões, crimes e planos chegam juntos na primeira edição temática de faroeste.
5.203 views
Hora do Pauper - Destaques de OTJ para o Pauper
Vilões, crimes e planos chegam juntos na primeira edição temática de faroeste.
5.203 views
Há 6 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Jogando de Boros Synth
Um clássico do formato volta ao metagame com uma adição de Karlov
4.721 views
Hora do Pauper - Jogando de Boros Synth
Um clássico do formato volta ao metagame com uma adição de Karlov
4.721 views
Há 15 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Um problema reluzente
Em meio a tantos artefatos, é um encantamento que está se destacando.
7.862 views
Hora do Pauper - Um problema reluzente
Em meio a tantos artefatos, é um encantamento que está se destacando.
7.862 views
Há 29 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Analisando o impacto de Karlov no metagame
Perseguindo pistas e desvendando segredos do metagame Pauper.
3.662 views
Hora do Pauper - Analisando o impacto de Karlov no metagame
Perseguindo pistas e desvendando segredos do metagame Pauper.
3.662 views
28/02/2024 10:05 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Destaques de MKM
Entre mistérios e assassinatos, Karlov nos faz investigar e encontrar boas pistas para o Pauper.
5.662 views
Hora do Pauper - Destaques de MKM
Entre mistérios e assassinatos, Karlov nos faz investigar e encontrar boas pistas para o Pauper.
5.662 views
08/02/2024 10:05 — Por Heli Mateus