Banner LigaMagic
Melhorando os Commanders de Nova Capenna
Que tal dar uma olhada nas listas dos Commanders de Nova Capenna e fazer alguns upgrades?
04/05/2022 10:05 - 12.301 visualizações - 19 comentários
 Banner LigaMagic

Salve galera, beleza? 

 

No fim deste mês de Abril tivemos o lançamento do recém chegado plano de Nova Capenna, onde famílias acumulam poderes no maior estilo mafioso em combinações tricolores. E como prometido pela nossa Nave-Mãe nós tivemos os decks pré-construídos de Commander referentes as cinco famílias presentes na coleção, sendo elas os Maestros (UBR), os Obscura (WUB), os Riveteers (BRG), os Cabaretti (RGW) e os Brokers (GWU). 


Todos esses decks trouxeram novas mecânicas e uma temática condizente com seu plano, então ouvindo a sugestão do nosso manda-chuva hoje iremos fazer alguns upgrades nas listas seguindo alguns parâmetros: 

 

- As idéias são baseadas no comandante principal e sua estratégia, e não no comandante secundário presente no deck. 
- O valor das cartas sugeridas podem variar, mas serão em sua maioria cartas budget e fáceis de adquirir.
- O upgrade tem como intuito melhorar interações mas manter a casualidade da lista! 

 

 

Então dito isso vamos ao que interessa! 

 


- Massacre dos Maestros (UBR)

 

Começando pelos Maestros, um clã das conhecidas cores "Grixis" que tem na sua zona de comando o vampiro Anhelo, o Pintor que possui uma habilidade focada em duplicar sua primeira mágica instantânea ou feitiço de cada turno utilizando a habilidade "Baixa 2". 

Massacre dos Maestros (UBR)
Por D3AD
 
28/04/2022
R$ 190,68
R$ 944,74
R$ 15.799,51
 
28/04/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (1)
1   Anhelo, o Pintor    1,25
Criaturas (14)
1   Campeão Banhado em Sangue  0,20
1   Concierge Sinistra   2,48
1   Detetive Obstinado   1,14
1   Eletromante Goblin   0,07
1   Sombra do Enclave Celeste   0,44
1   Soprano Encantadora   0,75
1   Andarilho das Aflições   3,75
1   Squee, o Imortal    0,59
1   Cormela, Ladra de Glamour     0,07
1   Fênix Reavivante    1,45
1   Kess, Maga Dissidente     4,08
1   Syrix, Portadora da Chama    0,58
1   Facção Titeriteira    0,87
1   Parnesse, Pincel Sutil     0,90
Mágicas (31)
1   Ponderar  6,26
1   Preordenar  10,00
1   Alimentar o Enxame   1,11
1   Conversinha   0,07
1   Invocações Pavorosas    1,50
1   Pacto Condenável    0,17
1   Amuleto dos Maestros    0,09
1   Atormentar    0,69
1   Busca Frenética   0,56
1   Contagem de Corpos   5,67
1   Gerenciamento de Dejetos   0,45
1   Análise Profunda   0,15
1   Decepar a Estirpe   0,15
1   Extraído dos Sonhos    0,25
1   Fato ou Ficção   0,20
1   Fazer de Exemplo   3,99
1   Invocação de Talrand    0,08
1   Permuta Audaciosa   0,90
1   Reação em Cadeia    1,99
1   Confluência Mística    2,34
1   Falsificação Impecável    1,39
1   Julgamento de Zndrsplt   0,15
1   Bruxaria    0,23
1   Confluência dos Maestros     0,96
1   Pacto de Xander    0,99
1   Reinado das Profundezas    0,33
1   Repreensão do Rio    4,00
1   Chamar o Rompe-Céu    0,07
1   Exército dos Malditos     1,99
1   Revirar o Tempo    0,50
1   Legião de Clones    2,25
Artefatos (12)
1   Anel Solar  3,60
1   Bijuteria do Viajante  0,75
1   A Pedra Fellwar  3,89
1   Grevas Faiscantes  20,00
1   Sinete Arcano  4,00
1   Sinete Dimir  2,75
1   Sinete Izzet  2,40
1   Sinete Rakdos  2,50
1   Barril de Mímica  0,50
1   Cajado Gemelar  11,75
1   Esfera do Comandante  0,30
1   Bugre do Contrabandista  1,89
Encantamentos (5)
1   Iteração Determinada   12,76
1   Perseguição Críptica    0,90
1   Rito da Tempestade Enfurecida    1,92
1   Visão Dupla    4,25
1   Replicação Extravagante    19,90
Terrenos (37)
1   Caminho da Ascendência 0,48
1   Catacumbas de Darkwater 0,97
1   Charco Vicejante 0,25
1   Desolação Fumegante 0,85
1   Estuário Estrangulado 1,50
7   Ilha 0,00
1   Ilha Vicejante 0,28
5   Montanha 0,00
1   Necrópole Despedaçada 0,66
6   Pântano 0,00
1   Pântano Ardente 2,41
1   Paisagem Infinita 0,69
1   Panorama de Grixis 1,28
1   Penhasco Vicejante 0,24
1   Pomar Exótico 0,97
1   Ribanceiras da Cascata 10,00
1   Ruínas Agourentas 1,70
1   Serra de Sanguesombra 1,25
1   Teatro dos Maestros 2,00
1   Templo da Epifania 0,54
1   Torre de Comando 0,95
1   Vale Afundado 1,50
100 cards total


Com a lista em mãos já podemos definir algumas coisas se baseando nos seus limites, como por exemplo o fato de que o comandante pode utilizar sua habilidade apenas em sua PRIMEIRA mágica de cada turno. 


Isso faz com que o foco da lista seja duplicar mágicas que te trarão grande vantagem para um melhor proveito. 


Também vale lembrar que a habilidade de "baixa 2" exige que você sacrifique uma criatura de poder 2 ou maior como custo, implicando na necessidade da presença constante de criaturas no campo de batalha. 

 

Considerando tudo isso, uma maneira muito eficaz de gerar valor pode ser através de outras mágicas de cópia. Sim, utilizando o comandante para copiar uma mágica de cópia para que sua segunda mágica do turno seja copiada mais e mais vezes. 


Alguns exemplos muito interessantes são:


  
 

Além delas também temos outras como Dual Strike, Fury Storm, e até mesmo Bonus Round caso haja um budget mais elevado. 


Além dessas também é importante que tenhamos formas de recursão como Mystic Retrieval, Call to Mind e Flood of Recollection, dando destaque as que não são exiladas e que podem se tornar um ciclo quando duplicadas, já que podem voltar outra mágica de recursão do cemitério além de outra. 


Todas elas são cartas baratas e efetivas num deck de Commander que pretende ter mágicas de grande impacto, além de serem genéricas e não atrapalharem o estilo de jogo que você preferir ter. 

 

Uma outra dica é ter um bom swarm de criaturas para que você consiga utilizar a habilidade de "Baixa 2", e a melhor alternativa são cartas que podem fazê-lo de forma contínua como o conhecido Talrand, Sky Summoner

 

 

Você também pode optar por utilizar outras criaturas com a habilidade de criar tokens continuamente, porém a maioria trabalha com tokens 1/1, então recomendo bastante que nesse caso você adicione alguns buffs muito presentes no vermelho que concedem poder para todas as criaturas e crie cenários mais baseados no aggro


  

 

Não se esqueçam também da existência de "pingers" de dano como Guttersnipe e Firebrand Archer

 

SUGESTÃO DE COMBO

 

Para os combeiros de plantão eu sugiro que a comandante secundária, Cormela, Ladra de Glamour seja mais utilizada por possuir formas muito mais simples de tirar valor do seu early game, além de combar com uma certa facilidade.

 

Ashnod's Altar ou Phyrexian Altar + Undying Malice + Comandante.

 

Com a presença de um payoff que pode ser um Zulaport Cutthroat ou Blood Artist você será capaz de vencer o jogo. 

 
Isso também pode ser feito com Goblin Bombardment ou Blasting Station que além de serem os sac outlet ainda causam o dano letal durante o processo!

 

Todas essas foram sugestões baratas para dar um boost no deck sem precisar mudar drasticamente seu funcionamento e se mantendo num nível casual. 


Também recomendo caso você pretenda investir mais na lista abusar de cartas de Looting como Thrill of Possibility, cantrips como Brainstorm, e do seu gosto pessoal para mágicas enormes que possam ser duplicadas! 

 


- Mediadores Engalanados (GWU)

Dessa vez com o retorno dos "Bant" como a família dos "Brokers" temos na zona de comando Perrie, o Pulverizador, um rinoceronte soldado que interage com marcadores, buffando criaturas de acordo com o número de marcadores diferentes dentre as permanentes que você controla. 


Um detalhe interessante é que o comandante pode conceder o buff a si mesmo, sendo um potencial voltron, assim como também um criador de enormes ameaças;

Bedecked Brokers (GWU)
Por D3AD
 
28/04/2022
R$ 244,44
R$ 819,96
R$ 12.020,35
 
28/04/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (1)
1   Perrie, o Pulverizador     1,25
Criaturas (30)
1   Aparição Grata   0,15
1   Aspirante a Luminarca   0,54
1   Barreira de Raízes   0,25
1   Colibri Tamborilante   0,12
1   Druida Devotado   0,97
1   Druida da Incubação   3,83
1   Hidra Ruína do Aço    5,99
1   Lodo Necrófago   0,45
1   Mensageira Aviana   1,38
1   Saqueador de Aeronaus   0,08
1   Dissidente de Parque Alto   4,43
1   Gigante Cristalino  0,85
1   Investigadora Angelical   3,07
1   Jenara, Asura da Guerra    1,43
1   Mentor de Envergadura   0,05
1   Mimeomante Aviano    0,39
1   Rishkar, Renegado de Peema   0,21
1   Sábio da Evolução   1,45
1   Vorel da Cepa Casco    0,84
1   Ancião Esquecido   0,94
1   Ancião Galhos-de-Vime   0,08
1   Denry Klin, Editor-chefe    1,65
1   Kros, Fornecedor de Defesa     0,88
1   Mago da Compreensão    0,23
1   Vinculadora de Bogles Escorregadia   3,07
1   Evangelista da Dádiva Celeste   2,00
1   Mediador do Escudo    0,95
1   Roalesk, Híbrido do Ápice     0,92
1   Vinculadora de Caça Vingativa    0,44
1   Beneficiário de Subornos   0,75
Planeswalkers (1)
1   Ajani, o Inabalável    1,22
Mágicas (13)
1   Declaração em Pedra   0,75
1   Amuleto dos Mediadores    0,10
1   Animais de Estimação Exóticos    0,06
1   Medalhão de Bant    0,20
1   Presente Generoso   2,72
1   Proteção Contratada   2,60
1   Estratagema de Tezzeret   0,25
1   Tempestade de Formulários   0,25
1   Confluência dos Mediadores     4,62
1   Evolução Urbana    0,10
1   Irrupção Planar    0,22
1   Veredito Condenatório    89,89
1   Especialidade de Rishkar    4,68
Artefatos (12)
1   Cálice do Fluxo Perene  1,49
1   Anel Solar  3,60
1   A Pedra Fellwar  3,89
1   Botas Pé-ligeiro  3,99
1   Conduto de Energia  1,75
1   Malhete dos Justos  2,50
1   Sinete Arcano  4,00
1   Esfera do Comandante  0,30
1   Kit de Ferramentas do Agente    1,53
1   Pedra do Oblívio  1,75
1   Relógio da Meia-noite   1,84
1   Câmara do Oráculo  0,23
Encantamentos (5)
1   Juntos para Sempre   0,30
1   Pegadas do Cervo   0,24
1   Defesa Engenhosa   23,63
1   Empatia Primal    0,09
1   Proteção da Família   3,53
Terrenos (38)
1   Aldeia Fortificada 1,00
1   Bastião de Karn 6,95
1   Bosque Alagado 12,85
1   Bosque Vívido 0,25
1   Caminho da Ascendência 0,48
1   Cidade Portuária 1,60
1   Cidadela à Beira-Mar 0,75
1   Condado de Gavony 3,00
1   Desolação Fumegante 0,85
1   Esconderijo dos Mediadores 0,99
5   Floresta 0,00
5   Ilha 0,00
1   Lago Espelhado de Littjara 0,09
1   Paisagem Infinita 0,69
1   Panorama de Bant 0,99
5   Planície 0,00
1   Pomar Exótico 0,97
1   Prado Vívido 0,18
1   Renascimento de Llanowar 0,18
1   Riacho Vívido 0,32
1   Riacho da Pradaria 1,45
1   Templo do Mistério 0,50
1   Torre de Comando 0,95
1   Vastidão de Skycloud 0,85
1   Vista do Dossel 1,50
1   Zona de Nidificação 5,09
100 cards total

Depois da lista em mãos e muita discussão sobre como trabalhar com esse deck, junto ao meu amigo Daniel (DaniSmo) chegamos à conclusão de que a estratégia de blink que sempre perseguiu o Bant continua sendo a mais viável se somada ao tema de marcadores oferecido previamente pelo deck. 

 

O primeiro motivo para isso é que nosso comandante pode dar a uma criatura alvo um marcador de escudo que a protege quando ele entra em jogo, e com formas de blink você pode proteger múltiplas vezes múltiplas criaturas com essa habilidade ao som de Whitney houston na trilha de "O guarda-costas" (1992).


Além disso, muitas criaturas muito fortes tem efeito de etb que podem ser um suporte enorme para potencializar a temática principal de marcadores com cartas já presentes no pré construído, como por exemplo o Mediador do Escudo

 

Algumas sugestões de blink interessantes podem ser:


    

 

Para essa estratégia algumas adições interessantes podem ser criaturas de recursão como Barreira Mnemonica, Arqueomante, Testemunha Atemporal, entre outras. 


Elas irão permitir que você reutilize suas mágicas e eventualmente tenha esse efeito reaproveitado caso sejam "blinkadas". 


Outras criaturas podem ser muito úteis dependendo do seu playgroup como Dignitario Corno-de-Pedra e Prime Speaker Zegana

 

No caso da idéia de manter o deck apenas com a estratégia dos marcadores e partir para uma pegada voltada ao aggro, vou recomendar fortemente algumas outras criaturas que podem conceder habilidade as outras, como por exemplo: 

 

Ainok Bond-Kin, Abzan Battle Priest, Abzan Falconer e Tuskguard Captain

 


Além disso, o deck já possui algumas maneiras de proliferar, o que te permite abusar de mecânicas que geralmente são demoradas, como Ominous Seas, Titan Forge e Bounty of the Luxa

 


SUGESTÃO DE COMBO


Para os combeiros mais casuais esse deck é repleto de espaço, podendo começar pela já presente no deck Devoted Druid, que pode adicionar mana verde infinita junto de Swift Reconfiguration

 

Outro combo mais exigente conta com 3 peças que separadamente podem ser muito boas no deck, permitindo que você combe "ao acaso" com Fathom Mage + Horizon Chimera + Archangel of Thune.

 

E por fim o meu favorito, que utilizando Biomante Mestre e Sage of Hours  + Conjurer's Closet pode te proporcionar turnos infinitos. 


Não é difícil fazer com que o biomante ganhe 3 marcadores durante sua estadia no campo, mas também não é um setup simples. Isso deixa esse combo justo e divertido! 


O mais importante é que você encontre a forma que mais te agrada jogar, já que as cores podem te proporcionar inúmeros caminhos para seguir. 

 

- Operação do Obscura (WUB) 

O terceiro deck é o conhecido "Esper" que tem na zona de comando Kamiz, Oculus dos Obscura, um ladino cefálida que tem uma habilidade desencadeada quando você ataca tornando uma de suas criaturas imbloqueável, e depois ela acoberta. 


Essa nova mecânica te permite comprar uma carta e depois descartar uma carta, e caso o descarte seja de um card de não terreno você coloca na criatura um marcador +1/+1.


Sem dúvida "acobertar" é de todas as novas mecânicas da coleção a que mais me agradou, servindo como card advantage de maneira justa e vestindo bem a maioria dos power leveis

Operação dos Obscura (WUB)
Por D3AD
 
28/04/2022
R$ 223,28
R$ 973,16
R$ 21.925,84
 
28/04/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (1)
1   Kamiz, Oculus dos Obscura     0,99
Criaturas (28)
1   Bruxa Braçatinta   0,08
1   Gatuno Fantasmagórico   1,85
1   Sabotadora Ousada   0,09
1   Saqueador il-Kor   0,07
1   Campeã do Raciocínio   0,16
1   Daxos de Meletis    0,20
1   Drana, Libertadora de Malakir    3,18
1   Espreitador do Abismo   2,20
1   Kraken do Nadir    0,80
1   Ladra da Sanidade    1,29
1   Mago das Sombras Infiltrador    0,12
1   Rouba-rostos Cefálida   5,44
1   Saqueador da Lâmina Funesta   0,10
1   Alela, Provocadora Ardilosa     2,74
1   Ladrão das Rotas Aéreas   0,90
1   Ladrão de Identidades    0,25
1   Ladra dos Turbilinos    0,08
1   Malvidente   0,63
1   Extorsor Aéreo    5,89
1   Lich Custodi    2,70
1   Ojutai, Soberano Dragão    0,89
1   Oskar, Recuperador de Lixo    1,08
1   Shinobi Caído    9,28
1   Arconte da Coroação    2,13
1   Titã de Sol    1,99
1   Tivit, Vendedor de Segredos     11,33
1   Wrexial, a Profundeza Emersa     4,19
1   Oni da Lâmina Silenciosa      4,90
Mágicas (16)
1   Espadas em Arados  4,00
1   Oferta Irrecusável  11,00
1   Comando Profano    0,49
1   Fuga da Prisão (Jailbreak)   0,90
1   Mudança de Planos    2,99
1   Amuleto dos Obscura    0,10
1   Confluência dos Obscura     0,63
1   Esquema Letal    4,19
1   Fim Absoluto    0,44
1   Édito de Retorno    2,21
1   Dissolução Pesadelar    0,55
1   Comando Austero    4,99
1   Identidade Roubada    0,54
1   Cruzeiro do Tesouro   0,10
1   Anoitecer // Alvorecer    //   1,40
1   Gravar // Memória   //   1,90
Artefatos (14)
1   Anel Solar  3,60
1   Bijuteria do Viajante  0,75
1   Conversor de Moedas  20,00
1   A Pedra Fellwar  3,89
1   Botas Pé-ligeiro  3,99
1   Máscara de Enigmas   0,36
1   Ressonador Estriônico  11,90
1   Sinete Arcano  4,00
1   Sinete Azorius  2,90
1   Sinete Dimir  2,75
1   Sinete Orzhov  1,90
1   Esfera do Comandante  0,30
1   Espículo Quietus  1,40
1   Máscara do Conspirador   1,69
Encantamentos (3)
1   Demasiado a Fundo   2,83
1   Quota do Contrabandista   17,74
1   Seguro de Vida    8,40
Terrenos (38)
1   Caminho da Ascendência 0,48
1   Catacumbas de Darkwater 0,97
1   Charco Vicejante 0,25
1   Charneca Vicejante 0,28
1   Cidade Portuária 1,60
1   Desolação Fumegante 0,85
1   Estuário Estrangulado 1,50
6   Ilha 0,00
1   Ilha Vicejante 0,28
1   Matagal Fétido 10,99
6   Pântano 0,00
1   Paisagem Infinita 0,69
1   Panorama de Esper 0,99
1   Passagem do Ladino 0,95
5   Planície 0,00
1   Poço de Piche Rastejante 1,21
1   Pomar Exótico 0,97
1   Riacho da Pradaria 1,45
1   Santuário Arcano 1,49
1   Templo do Silêncio 0,75
1   Torre de Comando 0,95
1   Vale Afundado 1,50
1   Vastidão de Skycloud 0,85
1   Vitrine dos Obscura 3,90
100 cards total

Confesso que olhei essa lista inúmeras vezes, fiz e refiz alguns projetos, mas de fato ela foi feita pra ser o mais puro control


Nas cores Esper e com um número grande de cards que geram card advantage além do comandante, esse é um deck para jogadores pacientes. 


Ele traz consigo um pacote de criaturas com efeitos de valor que priorizam o jogo à longo prazo, mas nas mágicas instantâneas e feitiços podemos notar um grande vácuo que poderia ser melhor aproveitado. 

 

Digo isso pois imagino que a postura de um jogador de Kamiz, Obscura Oculus deva ser muito retroativa, aproveitando dos draws para manter a mão cheia, controlar as ameaças de forma moderada enquanto causa pressão com os turnos crescendo exponencialmente. 


Por isso vou começar recomendando o uso de counters e mágicas responsivas como Bounces e removals de baixo custo. 


  

 

Ambas as cartas citadas acima possuem custo baixo e são ótimas formas de lidar com ameaças te dando algum tipo de valor em troca, por isso aconselho fortemente manter esse padrão onde você consiga não perder muitos recursos no processo. 


O mesmo vale para counters, que no Commander são muito mais complexas, já que são 3 contra 1. 


Inclusive tenho um artigo (Já meio datado) onde falo um pouco sobre saber ponderar o uso de mágicas desse tipo, e você pode ve-lo clicando Aqui


Sempre procure escolher bem os custos de mana, evitando counters que custem mais de 2 manas caso não tenham efeitos realmente relevantes. 


Para o casual você pode seguir o padrão de Rewind, que após o counter desvira seus terrenos para que você possa dar andamento ao seu jogo, por exemplo. 

 

Também busque utilizar o preto e o branco como forma de lidar com múltiplas ameaças abusando dos globais de custo mais baixo. 


Não necessariamente um In Garruk's Wake vai ser melhor do que uma Languish, e poupar custos é bem interessante nesse tipo de estratégia. 

 

Nas criaturas podemos adicionar algumas na mesma pegada, como Ninja of the Deep Hours, Tomebound Lich, Disciple of Deceit, Notion Thief e etc. 


Em todos os casos temos um enorme retorno pelos seus efeitos, o que faz total diferença. 

 

Você também pode ter um late game mais pesado com cartas como Ethersworn Adjudicator, Silumgar, Soberano Dragao e outros! 

 

SUGESTÃO DE COMBO

 

E a hora chega pra todo mundo, independente das cores sempre dá pra colocar um combo no deck! 


Nesse caso escolhi ir para um grande clássico que utiliza Duskmantle Guildmage + Mindcrank.

 

Essas duas cartas não são nocivas e podem te garantir um jogo muito longo, já que a idéia do deck é gerar muito card advantage. 


Com essas adições também recomendo considerar a inclusão de alguns tutores e cartas com "Transmutar", como Muddle the Mixture, Dimir Infiltrator, Dimir House Guard, Drift of Phantasms e etc. 

 

O importante é jogar com calma e não se desesperar pelo combo, que não é a idéia do deck! 

 


- Fúria dos Rebiteiros (BRG) 

E chegou a vez dos Riveteers, a nova pele dos "Jund" no plano de Nova Capenna, e que vem com Henzie "Arsenal" torre em sua zona de comando, um Diabo ladino


Sua habilidade faz com que todas as criaturas que você conjura tenham "blitz", além de reduzir esse custo em 1 mana genérico para cada vez que você conjurou seu comandante nesse jogo. 


Essa nova mecânica permite que você conjure suas criaturas por esse custo alternativo dando a elas ímpeto e "compre uma carta quando essa criatura morrer", e a sacrifique no final da próxima fase final. 

Fúria dos Rebiteiros (BRG)
Por D3AD
 
28/04/2022
R$ 214,25
R$ 981,40
R$ 13.956,76
 
28/04/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (1)
1   Henzie "Arsenal" Torre    1,72
Criaturas (30)
1   Ameia Encoberta   1,00
1   Calhambeque Duvidoso   0,60
1   Sentinelas Calejadas  14,09
1   Dente-de-sabre Temur    4,50
1   Devorador de Sujeira    1,25
1   Discípulo de Nicol Bolas   0,94
1   Guardiã de Caldaia   0,48
1   Jolene, a Rainha da Pilhagem    13,04
1   Molda-mundo   5,19
1   Onda de Ratos   2,40
1   Simulacro Solene  1,58
1   Socorrista   0,60
1   Valentões de Vigópolis     3,00
1   Assaltante do Mezzio   2,48
1   Esmagador Urrante  V1,17
1   Gosma Mitótica   0,50
1   Kresh Tranças-de-Sangue     1,75
1   Thragueopresa   0,45
1   Uivossauro Indrik   0,10
1   Etali, Tormenta Primordial    3,40
1   Guardião da Flora de Murasa    0,78
1   Mecanotitã Pernicioso    1,95
1   Titã do Inferno    0,99
1   Adéfago Gigante    3,49
1   Quimera Farfalhante    0,70
1   Regente da Morte Iminente    0,25
1   Vingador de Zendikar    12,90
1   Vingança Perseguidora    0,25
1   Primaz Desmatador     2,50
1   Artesão de Kozilek  1,49
Mágicas (15)
1   Busca Longínqua   2,99
1   Crescimento Exuberante   0,28
1   Explorar   0,44
1   Findar   1,25
1   Legado da Vida   8,99
1   Alcance do Kodama   2,20
1   Amuleto dos Rebiteiros    0,08
1   Distorção Caótica   0,89
1   Verdades Dolorosas   0,25
1   Vitimar   1,99
1   Trilha de Migração   0,35
1   Confluência dos Rebiteiros     1,41
1   Estalo do Éter    0,49
1   Julgamento de Windgrace    2,00
1   Ato Blasfemo   9,90
Artefatos (6)
1   Anel Solar  3,60
1   A Pedra Fellwar  3,89
1   Sinete Arcano  4,00
1   Bestiário do Vivideiro  1,49
1   Esfera do Comandante  0,30
1   Reservas Reluzentes   0,25
Encantamentos (9)
1   Salto Evolutivo   0,48
1   Esquema de Proteção   8,99
1   Levante de Garruk   2,30
1   Parente Próximo   1,69
1   Progresso Industrial   4,72
1   Ritual da Colheita Mortal    0,64
1   Chuva de Riquezas    21,66
1   Disputa Territorial (Territorial Dispute)    1,00
1   Surto da Tempestade Bélica   2,60
Terrenos (39)
1   Bosque Vicejante 0,25
1   Caminho da Ascendência 0,48
1   Charco Vicejante 0,25
1   Clareira das Cinzas 1,00
1   Colina da Rocha Espinhosa 0,75
1   Desolação Fumegante 0,85
6   Floresta 0,00
1   Floresta Flagelada 0,23
1   Lodaçal do Crepúsculo 17,27
1   Mirante dos Rebiteiros 0,60
5   Montanha 0,00
4   Pântano 0,00
1   Pântano Ardente 2,41
1   Paisagem Infinita 0,69
1   Panorama de Jund 0,88
1   Penhasco Vicejante 0,24
1   Pomar Exótico 0,97
1   Ponte Musgomosto 0,87
1   Ruínas Agourentas 1,70
1   Serra de Sanguesombra 1,25
1   Templo da Enfermidade 0,25
1   Templo do Falso Deus 0,48
1   Terras Selvagens 1,00
1   Toca do Lobo de Kessig 2,48
1   Torre de Comando 0,95
1   Trilha de Caça 0,99
1   Vale de Piromusgo 0,75
100 cards total

Pra ser sincero, após ver a lista fiquei muito em dúvida em relação a forma ideal de conduzir esse deck, e até pensei em tentar alguma linha mais "combeira" com mortes infinitas do comandante, mas como a ideia é manter o deck friendly pra todos resolvi manter o conceito "Porradeiro" em evidência e focar num outro ponto específico. 


Antes de falar sobre minha conclusão, acho importante ressaltar que mesmo não sendo a lista mais cara, ou a melhor, essa é definitivamente uma das melhores estruturadas para o casual e para novos jogadores de Commander


Além de mecânicas interessantes e um plano limpo sem muitas divergências, esse deck traz um pacote enorme de staples de Commander, com muitas criaturas úteis em varios decks, mágicas interessantes e um comandante muito explorável, além também de seu comandante secundário, os Valentoes de Vigopolis, que são muito legais. 

 

Dito isso, vamos ao que importa, que é aproveitar a habilidade de blitz que faz sua criatura morrer em troca de um draw, favorecendo muito a idéia de um deck reanimate


Henzie, nosso comandante traz explicitamente a vontade de conjurar as criaturas pela habilidade, que desde sua primeira entrada em jogo vai reduzir os custos em 1 permanentemente. 


Com essa forma de trazer grandes ameaças de forma repentina que ajudam a manter sua mão cheia, podemos adicionar ao deck alguns reanimates para trazê-las de volta do cemitério por custos muito menores posteriormente. 

 

Vamos começar por algumas cartas já conhecidas:


  
 

Nesse exemplo temos duas formas de reanimar muito conhecidas e baratas, não ultrapassando os 10 reais, mas também podemos explorar muito mais o mundo do budget, como por exemplo:

Stitch Together // Life // Death, Dread Return, Apprentice Necromancer, Body Snatcher, entre outros! 

 

Mas também temos muitas mágicas que permitem que você volte para o campo de batalha criaturas que acabaram de morrer, como por exemplo Supernatural Stamina, Abnormal Endurance, Feign Death, Undying Malice e etc, que podem ser ótimas aliadas do deck. 

 

Também é interessante possuir mágicas como Village Rites, Altar's Reap, Costly Plunder, Thallid Soothsayer, entre outras, já que suas criaturas irão ser sacrificadas durante sua end step

 

De modo geral o deck possui uma pegada muito amigável que pode ser muito explorada, inclusive com seu comandante secundário. 

 

SUGESTÃO DE COMBO

 

Apesar de várias opções, um combo budget e que não é nocivo para esse tipo de ambiente pode ser o conhecido do pauper. 

 

First Day of Class + Lesser Masticore (ou qualquer outra criatura com "Persistir", mas a mastícora pode ter seu custo reduzido pelo comandante) + Sac Outlet


Como já falei alguns decks atrás, os sacs outlet podem ter payoffs embutidos como Goblin Bombardment e Blasting Station, indo da preferência do jogador.

 

Você pode também utilizar isso para uma interação forte ao invés de combar, adicionando ao deck criaturas como Puppeteer Clique que pode reanimar todas as criaturas do oponente, ou Aerie Ouphes que podem matar todas as criaturas com voar e não precisam de um sac outlet

 


- Cacofonia dos Cabaretti (RGW)

Por fim os representantes das cores "naya" que vem com a comandante Kitt Kanto, Diva do Pandemonio, que traz uma habilidade muito política que permite que você vire duas criaturas que controla para buffar e "acudir" uma criatura do oponente a cada uma das fases de combate. 


Cacofonia dos Cabaretti (RGW)
Por D3AD
 
28/04/2022
R$ 261,09
R$ 871,89
R$ 11.676,06
 
28/04/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (1)
1   Kitt Kanto, Diva do Pandemônio     1,20
Criaturas (22)
1   Ancião da Tribo Sakura   2,49
1   Druida Fóleo   0,08
1   Advoquista Orzhov   0,12
1   Bess, Nutriz das Almas    2,59
1   Campeã de Lambholt    1,90
1   Coletora de Rumores    0,21
1   Elfos da Floresta   0,88
1   Enxame de Cascudos   20,67
1   Formiga Agitadora   0,47
1   Magus da Roda   2,94
1   Selvala, Exploradora Regressa    0,44
1   Zurzoth, Ginete do Caos   2,25
1   Alma da Festa   4,44
1   Arasta da Teia Infinita    1,75
1   Mestre de Cerimônias   21,10
1   Solista Fumegante   0,05
1   Tesoureiro do Salão das Rosas   4,50
1   Chofer do Chefe   1,61
1   Gahiji, o Honrado     0,75
1   Kazuul, Tirano dos Penhascos    0,48
1   Baloth dos Pés de Trovão    3,29
1   Phabine, Confidente do Chefe     2,10
Mágicas (21)
1   Caminho para o Exílio  3,00
1   Oferenda Silvestre   1,49
1   Amuleto Boros   14,40
1   Golpe Marcial    0,98
1   Grande Crescendo    39,30
1   Mutação de Artefato   1,49
1   Mutação de Aura   2,00
1   Amuleto dos Cabaretti    0,10
1   Convocar os Gibões de Cobre   5,18
1   Cultivar   3,08
1   Fera Interior   3,03
1   Marcha das Multidões     1,84
1   Roubar a Cena   14,04
1   Harmonizar    0,48
1   Derrubar os Poderosos   0,95
1   Revelação Xamânica    1,80
1   Saciar // Exagerar   //  1,78
1   Acabar com a Festa   1,47
1   Camaradagem    0,38
1   Confluência dos Cabaretti     0,69
1   Estouro de Vivien    1,49
Artefatos (8)
1   Anel Solar  3,60
1   Ídolo do Oblívio  3,00
1   A Pedra Fellwar  3,89
1   Lâmina Sedenta de Sangue  0,36
1   Sinete Arcano  4,00
1   Cetro da Celebração   4,61
1   Esfera do Comandante  0,30
1   Chão Falso  0,75
Encantamentos (10)
1   Virtude Intangível   0,10
1   Ascensão do Senhor das Feras   15,49
1   Atendimento de Matar   1,94
1   Herança de Duelista   2,99
1   Parceria Próspera    5,79
1   Zona do Despertar   4,50
1   Cerco ao Posto Avançado   0,55
1   Refúgio dos Felidares   4,59
1   Reunir a Legião    0,25
1   Convergência dos Vormes-da-areia    0,95
Terrenos (38)
1   Aldeia Fortificada 1,00
1   Bosque Vicejante 0,25
1   Caminho da Ascendência 0,48
1   Castelo de Brasoreth 1,50
1   Castelo do Vale Arden 2,48
1   Charneca Vicejante 0,28
1   Clareira das Cinzas 1,00
1   Cumes dos Ventos Velozes 0,55
1   Desolação Fumegante 0,85
8   Floresta 0,00
4   Montanha 0,00
1   Pátio dos Cabaretti 0,49
1   Paisagem Infinita 0,69
1   Panorama de Naya 0,45
1   Penhasco Vicejante 0,24
4   Planície 0,00
1   Pomar Exótico 0,97
1   Pradaria de Capim Solar 0,75
1   Prado Pedregoso 10,98
1   Sacrário da Selva 0,75
1   Templo do Triunfo 0,25
1   Torre de Comando 0,95
1   Trilha de Caça 0,99
1   Vale de Piromusgo 0,75
1   Vista do Dossel 1,50
100 cards total
 


Confesso que essa é a lista mais simples, mas a que eu mais gostei quando vi todos os pré-construídos


De cara esse é um deck político que quer um jogo longo e interativo, sendo extremamente eficiente em mesas casuais. 


A ideia é sempre manter os oponentes instigados durante as fases de combate, pensando bem em como controlar os ataques, obrigando que as maiores criaturas não te ataquem e dando a eles recursos para isso. 


Outra coisa que me agrada é que a lista original já possui muitas peças interessantes para colocar em prática esse plano como a Formiga Agitadora, Gahiji, o Honrado e Kazuul, Tirano dos Penhascos

 

Diferente dos outros decks, nesse irei apenas oferecer cartas que acho que podem adicionar valor à proposta inicial, sem outras formas de várias entre uma estratégia Secundária. 

 

Começando por Rite of the Raging Storm e Varchild, Betrayer of Kjeldor, dois clássicos do caos que precisam ser adicionados. 


  
 

Ambos geram contingente para seus oponentes sem permitir que eles te ataquem, exatamente o que você quer que o deck faça a longo prazo. 


A Varchild também vem com o bônus de fazer com que quanto maior o tempo em campo, menos ela irá ser alvo de remoções. 

 

Marisi, Destruidor da Espiral também pode ser um ótimo auxiliar nesse plano de jogo, limitando as mágicas dos oponentes e acudindo suas criaturas. 


E indo por essa pegada, é muito importante que você tenha um certo controle sobre a mesa para que seus oponentes se mantenham conjurando criaturas, e não as destruindo. 


Alguns staxes como Rule of Law, Deafening Silence e Eidolon da Retorica são essenciais pra isso, pois você trará todo o jogo para uma velocidade onde você esteja confortável, e seus oponentes irão pensar duas vezes antes de gastar um removal como a única mágica do turno. 


Mas não se engane, pois é preciso saber a hora e forma de utilizar bem esse tipo de cartas para que você não se torne "o odiado" na mesa. 

 

Alguns Pillow fort como Ghostly Prison e Silent Arbiter podem te ajudar quando sua comandante não estiver no jogo, e além disso irá fazer com que seus oponentes sempre escolham suas melhores criaturas para seus combates. 

 

Também é interessante que tenhamos sempre uma boa quantidade ( o ideal são 6 ) de criaturas no jogo para controlar as fases de combate de seus oponentes, e isso pode ser feito com geradores de token dos mais diversos como por exemplo Beetleback Chief, Sylvan Offering, Myr Battlesphere e Brimaz, King of Oreskos


E para potencializar isso, tenha em mente formas de dar vigilância às suas criaturas para que você possa atacar sem se preocupar em deixá-las desviradas. 


Uma boa opção é Brave the Sands e Serra's Blessing

 

Por fim, se seu budget for maior recomendo cartas como Tendershoot Dryad, Woodland Bellower e Avenger of Zendikar

 

E pra alegria dos que odeiam combo, esse deck tem uma proposta muito específica, e combos mudariam completamente a ideia e o plano de jogo, por isso preferi não sugerir nenhum;

-


E por hoje é isso pessoal, fiz meu melhor como a primeira vez escrevendo um texto com foco no casual por alguém que passou todos os anos de commander inserido no cEDH e outros formatos mais competitivos. 

 

Você faria algo diferente? Acha que eu esqueci uma ou outra carta? 


Então deixa aí nos comentários pra gente conversar! 

 

Se você gosta desse tipo de conteúdo não se esqueça de me seguir na Twitch (twitch.tv/jeff3nd) e também acompanhar nosso trabalho pela cEDH Brasil em todas as redes sociais, Twitch e Youtube

 

Muito obrigado à todos, e um grande abraço. 

 


                                                                                       Por Jefferson (Jeff) Barbosa

Jefferson C Faria Barbosa ( D3AD)
Jefferson Barbosa, mais conhecido como Jeff, conheceu Magic em Lorwyn e desde então vem aprofundando seu amor por card games. Desde sempre se considerando um amante do competitivo, participou da criação do grupo cEDH Brasil e vem criando conteúdo sobre formatos multiplayer em projetos conjuntos e independentes!
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 08/08/2022 02:39:28
Mas só funciona 1 vez tbm pq ela passaria a ter marcador
(Quote)
- 08/08/2022 02:39:26
Mas só funciona 1 vez tbm pq ela passaria a ter marcador
(Quote)
- 08/08/2022 02:39:25
Mas só funciona 1 vez tbm pq ela passaria a ter marcador
(Quote)
- 08/08/2022 02:36:36

A carta correta do combo é @Undying Evil

(Quote)
- 08/08/2022 02:32:56

Então, eu montei o henzie e sendo sincero a melhor estratégia q achei é um midrange com reanimate a beça e cartas q controlam o jogo, descartando sacrificando ou dando valor aos bichos mortos. Sem precisar de gerar caminhões de mana a partir do 1 cast do cmd já gera valor dando sac outlet automático nos bichos e comprando carta

Últimos artigos de Jefferson C Faria Barbosa
Spree e a importância da maleabilidade das cartas no Commander!
Thunder Junction chegou chegando nesse mês de Abril, e com muita razão!
2.900 views
Spree e a importância da maleabilidade das cartas no Commander!
Thunder Junction chegou chegando nesse mês de Abril, e com muita razão!
2.900 views
Há 1 dia — Por Jefferson C Faria Barbosa
Do Précon ao Competitivo - Ellivere Stax
Com base no deck Virtue and Valor de Wilds of Eldraine
7.460 views
Do Précon ao Competitivo - Ellivere Stax
Com base no deck Virtue and Valor de Wilds of Eldraine
7.460 views
Há 8 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Melhores cartas de FALLOUT para Commander 500
Uma seleção das 5 melhores cartas do novo Universes Beyond
4.951 views
Melhores cartas de FALLOUT para Commander 500
Uma seleção das 5 melhores cartas do novo Universes Beyond
4.951 views
Há 19 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Análise dos decks de Fallout
Quatro novos decks muito interessantes
8.181 views
Análise dos decks de Fallout
Quatro novos decks muito interessantes
8.181 views
15/03/2024 10:05 — Por Jefferson C Faria Barbosa
Staples multicoloridas essenciais para o seu Commander!
.Um assunto para toda comunidade do Commander
5.747 views
Staples multicoloridas essenciais para o seu Commander!
.Um assunto para toda comunidade do Commander
5.747 views
23/02/2024 10:05 — Por Jefferson C Faria Barbosa