Load or Cast
Metagame New Capenna Championship
Descubra quais decks Standard e Historic os jogadores profissionais escolheram para a disputa do torneio
19/05/2022 16:13 - 3.794 visualizações - 2 comentários
Faraway - Jogos e Desafios

Este final de semana 227 dos melhores jogadores do mundo se encontram no New Capenna Champhionship disputando uma premiação total de U$450,000 além da definição das últimas vagas para o Campeonato Mundial e convites para torneios futuros. 

 

O evento será disputado em dois formatos, Histórico e Padrão e você pode encontrar todos os detalhes sobre a estrutura do torneio clicando AQUI

 

Nós teremos 8 representantes brasileiros na competição e você pode conhecer todos eles clicando AQUI

 

Lembrando que vocês podem acompanhar todos os três dias de torneio ao vivo no Canal da LigaMagic, à partir das 13:00 de sexta-feira(20/05).

 

 

Chegou o momento de falar sobre o Metagame da competição e sobre o impacto que Nova Capenna trouxe para ambos os formatos. 

 

 

- HISTÓRICO

 

 

O metagame do Neon Dynasty Championship tinha, Izzet Phoenix, Azorious Control, Golgari Food e Azorious Auras como os 4 decks mais jogados. Como já era de se esperar nós não tivemos muitas mudanças em relação aos pilares do Histórico, apenas a queda do Azoriul Control e a ascensão do Azorious Affinity (deck usado por Depraz no último torneio para um grande resultado). E a "selva" de sempre na categoria /Other/, sendo a terceira maior porcentagem nas estatísticas. 

 

Se os pilares não se alteraram tanto é correto afirmar que Nova Capenna não impactou o formato? 

 

Isso epende do seu ponto de vista, se você esperava que uma coleção Padrão pudesse trazer novos decks para o Histórico, sinto muito em dizer que isso raramente irá acontecer. Histórico é um formato muito fomentado e estável, raramente uma coleção nova vai alterar muito o seu metagame. Mas a nova coleção trouxe algumas cartas para os decks existentes muito interessantes, vamos aos números. 

 

  

 

Com a decepção(até agora), de Ob Nixilis, o Adversario, foram Ledger Shredder e Unlicensed Hearse que assumiram o protagonismo da nova edição até aqui, aparecendo em múltiplos formatos e em muitos decks diferentes eles também marcam seu espaço aqui com quase 300 cópias registradas no torneio para cada um deles. Para vocês terem uma noção a terceira carta mais jogada da coleção é Strangle com 63 cópias

 

O deck mais jogado do Histórico como todos já estão cansados de saber, é Izzet Phoenix. Automaticamente Ledger Shredder entrou no lugar de Sprite Dragon, esta foi uma adição tão poderosa que fez o deck ser ainda mais dominante do que ele já tinha sido alguns meses atrás no último Championship.

 

Unlicensed Hearse é uma carta que tem um design perfeito, é o Hate importante de cemitério que você pode usar no maindeck tranquilamente e ainda por cima é incolor para encaixar literalmente em qualquer deck, Hate de cemitério que se torna uma forma de ganhar o jogo? Obrigado Wizards!


Strangle combina a velocidade e a quantidade de dano que alguns decks precisam, principalmente para lidar com cartas como Ledger Shredder e Arcanista da Horda Medonha

 

Se você gosta de um formato com pilares bem definidos (muito parecido com o Modern antes das Horizons), Histórico é o seu formato, vamos acompanhar de perto principalmente as novidades da categoria "Other", lembrando que no último Championship dois decks invictos estavam lá! 

 

 

- STANDARD
 

 

Se o impacto de Nova Capenna no Histórico foi "sensível", já no formato Padrão a coleção mudou tudo. Começando por uma base de mana muito melhor que possibilitou o ESPER MIDRANGE existir e se colocar como o "melhor deck do formato" O Naya Runes é um dos remanescentes dentro de um mar agitado de novidades e além de agitado bem selvagem, a categoria /Other/ aparece em segundo lugar nas estatísticas mostrando que ainda tem muito a ser explorado dentro do formato. 
 


 

No último metagame do Standard entre os decks mais jogados existiam, Orzhov Midrange e Esper Control, com Nova Capenna esses decks fizeram um tipo de fusão e nasceu o Esper Midrange. Com jogadas muito mais "baratas" e tendo Raffine, Scheming Seer como sua grande estrela, este foi disparado o deck mais escolhido do evento. Lembrando que essa "fusão" só foi possível por conta do lançamento de Torre de Raffine,

 

 

Uma carta que pode ter passado despercebida mas que ajudou muito o Jeskai "Combo" a encontrar uma consistência interessante. Agora com 8 cópias de Unexpected Windfall o deck consegue de forma muito mais consistente encontrar o seu turno 5 kill com Goldspan Dragon e Show of Confidence. Porém muita atenção aos pilotos de Jeskai quando enfrentarem um jogador de Esper pois Obscura Interceptor pode acabar com seus planos. 

 

Grixis Vampires é um arquétipo completamente novo que eu estou muito ansioso para ver em ação. Naya Runes se colocou como a opção agressiva mais consistente do formato mais uma vez. 

 

E dentro da selva "others" tem muitos decks legais, como Azorious Connives um deck que usa uma das minhas cartas preferidas de Nova Capenna, Virtuoso Iluminador. Boros Reanimator com Thrilling Discovery e Fable of the Mirror-Breaker para "alimentar seu cemitério" com Velomachus Lorehold e Sanctuary Warden para reanimar com Invoke Justice. Ou até mesmo um MonoU Tempo com Delver of Secrets e respostas baratas. Muita atenção na selva, eu tenho um grande pressentimento que vai sair algum deck muito forte de lá. 

 

Lembrando que durante toda a nossa transmissão no Canal da LigaMagic teremos sorteios de cupons das lojas patrocinadoras e no final de cada dia teremos um sorteio especial para os inscritos do Canal, de Booster Box oferecidas pela Wizards of the Coast Brasil. Aguardo todos vocês à partir das 13:00 no dia 20/05 para um final de semana emocionante de muito Magic

 

fonte

Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 20/05/2022 06:55
Nossa difícil ler todo championship com tantos erros de português....meu deus....
Onde consigo ver as listas de Esper que jogaram tanto?
(Quote)
- 19/05/2022 19:28
Juliano falando do VIRTUOSO? Quem poderia imaginar? Vc nem gosta dele nas lives ne? Hahahahah

Mas esse T2 está muito variado... esse numero imenso de Esper engana. Pq tem muita coisa com potencial imenso que nem está sendo explorado ainda. Duvido termos um top16 dominado sumariamente por algo.

Últimos artigos de Juliano Gennari
Rebalanceamento de Cartas 05/07
Mudanças que irão impactar o Historic e o Alchemy.
2.049 views
Rebalanceamento de Cartas 05/07
Mudanças que irão impactar o Historic e o Alchemy.
2.049 views
Há 17 horas — Por Juliano Gennari
Pioneer Challenger Decks 2022
Anúncio dos novos Challenger decks e muito mais
11.879 views
Pioneer Challenger Decks 2022
Anúncio dos novos Challenger decks e muito mais
11.879 views
Há 4 dias — Por Juliano Gennari
Alchemy Horizons: Baldurs Gate
Conheça a nova coleção de Alchemy e suas novas mecânicas, Alchemy Horizons: Baldur's Gate.
5.368 views
Alchemy Horizons: Baldurs Gate
Conheça a nova coleção de Alchemy e suas novas mecânicas, Alchemy Horizons: Baldur's Gate.
5.368 views
Há 12 dias — Por Juliano Gennari
Os caminhos para o Pro Tour
Tabletop, Arena ou MTGO, saiba como participar dos grandes eventos competitivos de 2023
3.285 views
Os caminhos para o Pro Tour
Tabletop, Arena ou MTGO, saiba como participar dos grandes eventos competitivos de 2023
3.285 views
Há 14 dias — Por Juliano Gennari
Apresentando Double Masters 2022
Todos os detalhes sobre a nova Masters de Magic
11.515 views
Apresentando Double Masters 2022
Todos os detalhes sobre a nova Masters de Magic
11.515 views
Há 19 dias — Por Juliano Gennari