Conforme observado nas atualizações anteriores, queremos que o Pioneer forneça uma experiência tão diversa quanto possível, construída a partir de uma coleção cada vez maior de "Standards" anteriores.
Com o tempo, ficou claro que o Naya Winota está suprimindo a diversidade, pois seu poder e consistência reduziram drasticamente os incentivos para jogar com outras estratégias lineares baseadas em criaturas. Não é apenas um deck de médio alcance resiliente que pode alavancar muitas das poderosas criaturas de mana disponíveis no formato, mas seus draws explosivos podem criar estados de jogo absurdos tão rapidamente quanto o terceiro turno.
Devido à sua grande participação no metagame, alta taxa de vitórias e capacidade de criar uma jogabilidade frustrante de "removal-check", Winota, Agregadora de Forcas é banido no Pioneer.
Iteracao Expressiva tem sido uma estrela multiformato desde seu lançamento em Strixhaven: School of Mages. Ele alimentou uma variedade de estratégias Izzet altamente bem-sucedidas no Pioneer, fornecendo seleção de cartas e vantagem de cartas em uma taxa muito maior do que a disponível para outros baralhos, tornando extremamente difícil para outras estratégias se envolver em guerras de atrito.
Embora reconheçamos que existem outras cartas poderosas de compra de cartas no formato, notadamente como Cruzeiro do Tesouro e Dig Through Time, atualmente acreditamos que as mágicas com "delve" contribuem para que os baralhos azuis no Pioneer tenham uma identidade única entre os formatos Eternos. Como o pool de cartas do Pioneer tem menos cantrips fortes e nenhuma fetchland, esperamos que muitas cartas com "delve" possam continuar a fazer parte do formato em um nível de poder mais moderado em comparação com a forma como jogariam em outros formatos não rotativos.
Para diminuir a taxa de vitórias da grande variedade de decks Izzet e alinhá-los ainda mais com outras estratégias no formato, mantendo o que os torna especiais no Pioneer, a Iteracao Expressiva é banida.
Vale a pena notar que continuaremos a alinhar os anúncios de banimento do Pioneer com a ação no Explorer. Isso significa que a Iteracao Expressiva também será banida no Explorer. Winota, Agregadora de Forcas foi banido anteriormente no Explorer. Quando fizemos essa mudança, notamos que revisitaríamos essa proibição com o lançamento de Dominária United. No entanto, agora que Winota foi banido no Pioneer, planejamos deixá-lo banido no Explorer daqui para frente.
Acredito que dentre os players de Winota, a maior surpresa e a sensação do ban ter vindo "do nada" foi o artigo anterior da Wizards justificando o ban no Explorer. Neste mesmo artigo a empresa diz que o ban da carta seria revisto assim que toda a pool do Pioneer estivesse disponível, pois no Pioneer existia um metagame capaz de lidar com o card, mesmo sendo OP como é. E de fato, nos últimos challangers o deck não dominava como antes. Rakdos mid, Lotus e UW Control estavam em pé de igualdade nos últimos torneios. Acredito que todos esses fatores fizeram com que vários players se sentissem seguros pra investir no deck físico, pra jogar pelo menos os PTQs de Julho e Agosto, e se houvesse um ban, seria após os resultados desses campeonatos, e não antes deles, como foi. Obviamente, como muitos já repetiram aqui, a carta estava sendo cotada pra ban há tempos, e foi um risco investir, porém a Wiz deu a entender uma postura em sua página oficial, e logo na semana seguinte, colocou em prática outra. Do meu ponto de vista, a opção menos prejudicial para a comunidade seria aguardar pelo menos o PTQ passar.
Concordo com tudo que disse, mas o pessoal já devia ter aprendido que não da pra confiar na palavra da wizards sobre bans futuros desde a época do "ban de emergencia" do felidar guardian
Bons tempos os dos anos 2000, quando banir carta a esmo era considerado uma abominação. Agora aguenta o FIRE e seus vinte bans por ano.
Entre 2000 e 2010 foram 41 coleções contando com as core.De 2011 pra cá são 47 fora os lançamentos fora de set.Não é só o número de lançamentos. Mas os sets parecem cada vez menos testados antes do lançamento.
Entao, se comparar 2011-2021 (mesma janela do primeiro corte) a gente tem 3 colecoes a mais. Interessante
Isso aí. Tem muitos outros produtos sendo lançados mas a maioria estéticos/colecionáveis. Os sets que afetam os maiores formaro em si não tiveram tanta diferença.
O design dos produtos é que vem caindo.
[quote=mikedgraphic=quote][quote=Menaci=quote][quote=KRGG=quote][quote=provolonep=quote][quote=Corvo666=quote]Acredito que dentre os players de Winota, a maior surpresa e a sensação do ban ter vindo "do nada" foi o artigo anterior da Wizards justificando o ban no Explorer. Neste mesmo artigo a empresa diz que o ban da carta seria revisto assim que toda a pool do Pioneer estivesse disponível, pois no Pioneer existia um metagame capaz de lidar com o card, mesmo sendo OP como é. E de fato, nos últimos challangers o deck não dominava como antes. Rakdos mid, Lotus e UW Control estavam em pé de igualdade nos últimos torneios. Acredito que todos esses fatores fizeram com que vários players se sentissem seguros pra investir no deck físico, pra jogar pelo menos os PTQs de Julho e Agosto, e se houvesse um ban, seria após os resultados desses campeonatos, e não antes deles, como foi. Obviamente, como muitos já repetiram aqui, a carta estava sendo cotada pra ban há tempos, e foi um risco investir, porém a Wiz deu a entender uma postura em sua página oficial, e logo na semana seguinte, colocou em prática outra. Do meu ponto de vista, a opção menos prejudicial para a comunidade seria aguardar pelo menos o PTQ passar.[/quote]Concordo com tudo que disse, mas o pessoal já devia ter aprendido que não da pra confiar na palavra da wizards sobre bans futuros desde a época do "ban de emergencia" do felidar guardian[/quote]Bons tempos os dos anos 2000, quando banir carta a esmo era considerado uma abominação. Agora aguenta o FIRE e seus vinte bans por ano.[/quote]Entre 2000 e 2010 foram 41 coleções contando com as core.De 2011 pra cá são 47 fora os lançamentos fora de set.Não é só o número de lançamentos. Mas os sets parecem cada vez menos testados antes do lançamento.[/quote]Entao, se comparar 2011-2021 (mesma janela do primeiro corte) a gente tem 3 colecoes a mais. Interessante[/quote]Isso aí. Tem muitos outros produtos sendo lançados mas a maioria estéticos/colecionáveis. Os sets que afetam os maiores formaro em si não tiveram tanta diferença.O design dos produtos é que vem caindo.
Sempre aparece alguém pra dizer sobre o commander, esquecendo que: a) é o formato que mais faz/fez encarecer cartas, b) também tem cartas banidas, algumas bem recentes, c) é praticamente um vintage com 100 cartas que tem que ficar basicamente tutorando e d) se for para estipular valor máximo em deck é possível fazer isso com simplesmente todos os formatos, qualquer um consegue montar deck t2 com 100 reais, se quiser. E o Pauper tá aí pra isso também.
Chora mais que tá pouco
Eu não tenho esta carta e jogo casualmente. Acho que vc que está chorando e parece não conhecer o próprio formato que joga.
Pronto, chorou mais...
Até agora seu único argumento é que eu choro? Kkkk argumentum ad hominem. Legal. Próximo.
Ao passo que vc só usa falácia do espantalho. De que maneira eu posso argumentar com vc desse jeito? Eu digo que comprei o card quando era barato e vc responde como se eu tivesse dito que o formato é baratíssimo, eu digo que o card continua legal no formato e vc responde como se eu tivesse dito que não existe banimento no formato... se eu sequer tentar argumentar com vc, estarei jogando xadrez com o pombo. Ai não tem jeito, é só no deboche mesmo.Quer argumento? Então para de falar bobagem e usar falácias, só assim alguém pode contra-argumentar.Passar bem com a tua choradeira, falta de honestidade intelectual e escassez de capacidade cognitiva.
Só pra começar você não foi o único que comprou a carta quando estava barata. Além disso, eu não citei você para falar de formato barato, disse isso sobre qualquer pessoa que insinua essa situação, o que não é raro nem incomum. Além disso, quem disse que as pessoas estão realmente chorando porque baniram a carta? A maioria provavelmente está agradecendo. E quem disse que essas pessoas jogam só Pioneer? A carta joga em muitos outros formatos. Do jeito que você fala parece que a carta só é útil no seu deck e sorte sua que pagou 20 reais. Quer que as pessoas te dêem parabéns por isso? Então parabéns. Você comprou uma carta barata. E eu queria saber onde está a falácia nos meus argumentos. Pode me dizer? Eu disse eles e reitero: commander fez e faz o preço de tudo subir, o formato é eterno e é praticamente um vintage com 100 cartas e cheio de tutores, também tem cartas banidas e qualquer formato as pessoas podem jogar casualmente e estipular valor máximo. Logo, todos formatos podem ser divertidos. Cadê o erro?
[quote=danielbd-rpg=quote][quote=DanielCTSM=quote][quote=danielbd-rpg=quote][quote=DanielCTSM=quote][quote=danielbd-rpg=quote][quote=DanielCTSM=quote]Sempre aparece alguém pra dizer sobre o commander, esquecendo que: a) é o formato que mais faz/fez encarecer cartas, b) também tem cartas banidas, algumas bem recentes, c) é praticamente um vintage com 100 cartas que tem que ficar basicamente tutorando e d) se for para estipular valor máximo em deck é possível fazer isso com simplesmente todos os formatos, qualquer um consegue montar deck t2 com 100 reais, se quiser. E o Pauper tá aí pra isso também. [/quote]Chora mais que tá pouco[/quote]Eu não tenho esta carta e jogo casualmente. Acho que vc que está chorando e parece não conhecer o próprio formato que joga.[/quote]Pronto, chorou mais...[/quote]Até agora seu único argumento é que eu choro? Kkkk argumentum ad hominem. Legal. Próximo. [/quote]Ao passo que vc só usa falácia do espantalho. De que maneira eu posso argumentar com vc desse jeito? Eu digo que comprei o card quando era barato e vc responde como se eu tivesse dito que o formato é baratíssimo, eu digo que o card continua legal no formato e vc responde como se eu tivesse dito que não existe banimento no formato... se eu sequer tentar argumentar com vc, estarei jogando xadrez com o pombo. Ai não tem jeito, é só no deboche mesmo.Quer argumento? Então para de falar bobagem e usar falácias, só assim alguém pode contra-argumentar.Passar bem com a tua choradeira, falta de honestidade intelectual e escassez de capacidade cognitiva.[/quote]Só pra começar você não foi o único que comprou a carta quando estava barata. Além disso, eu não citei você para falar de formato barato, disse isso sobre qualquer pessoa que insinua essa situação, o que não é raro nem incomum. Além disso, quem disse que as pessoas estão realmente chorando porque baniram a carta? A maioria provavelmente está agradecendo. E quem disse que essas pessoas jogam só Pioneer? A carta joga em muitos outros formatos. Do jeito que você fala parece que a carta só é útil no seu deck e sorte sua que pagou 20 reais. Quer que as pessoas te dêem parabéns por isso? Então parabéns. Você comprou uma carta barata. E eu queria saber onde está a falácia nos meus argumentos. Pode me dizer? Eu disse eles e reitero: commander fez e faz o preço de tudo subir, o formato é eterno e é praticamente um vintage com 100 cartas e cheio de tutores, também tem cartas banidas e qualquer formato as pessoas podem jogar casualmente e estipular valor máximo. Logo, todos formatos podem ser divertidos. Cadê o erro?
Commander é formato tosco primeiro que dá uma puta trabalho bota 100 carta diferente no deck depois que as cartas custam bem cara
Não sei fazer deck pro formato, logo o formato é ruim...
[quote=maykeljogador2=quote]Commander é formato tosco primeiro que dá uma puta trabalho bota 100 carta diferente no deck depois que as cartas custam bem cara[/quote]Não sei fazer deck pro formato, logo o formato é ruim...
Sempre aparece alguém pra dizer sobre o commander, esquecendo que: a) é o formato que mais faz/fez encarecer cartas, b) também tem cartas banidas, algumas bem recentes, c) é praticamente um vintage com 100 cartas que tem que ficar basicamente tutorando e d) se for para estipular valor máximo em deck é possível fazer isso com simplesmente todos os formatos, qualquer um consegue montar deck t2 com 100 reais, se quiser. E o Pauper tá aí pra isso também.
Chora mais que tá pouco
Eu não tenho esta carta e jogo casualmente. Acho que vc que está chorando e parece não conhecer o próprio formato que joga.
Pronto, chorou mais...
Até agora seu único argumento é que eu choro? Kkkk argumentum ad hominem. Legal. Próximo.
Ao passo que vc só usa falácia do espantalho. De que maneira eu posso argumentar com vc desse jeito? Eu digo que comprei o card quando era barato e vc responde como se eu tivesse dito que o formato é baratíssimo, eu digo que o card continua legal no formato e vc responde como se eu tivesse dito que não existe banimento no formato... se eu sequer tentar argumentar com vc, estarei jogando xadrez com o pombo. Ai não tem jeito, é só no deboche mesmo. Quer argumento? Então para de falar bobagem e usar falácias, só assim alguém pode contra-argumentar. Passar bem com a tua choradeira, falta de honestidade intelectual e escassez de capacidade cognitiva.
[quote=DanielCTSM=quote][quote=danielbd-rpg=quote][quote=DanielCTSM=quote][quote=danielbd-rpg=quote][quote=DanielCTSM=quote]Sempre aparece alguém pra dizer sobre o commander, esquecendo que: a) é o formato que mais faz/fez encarecer cartas, b) também tem cartas banidas, algumas bem recentes, c) é praticamente um vintage com 100 cartas que tem que ficar basicamente tutorando e d) se for para estipular valor máximo em deck é possível fazer isso com simplesmente todos os formatos, qualquer um consegue montar deck t2 com 100 reais, se quiser. E o Pauper tá aí pra isso também. [/quote]Chora mais que tá pouco[/quote]Eu não tenho esta carta e jogo casualmente. Acho que vc que está chorando e parece não conhecer o próprio formato que joga.[/quote]Pronto, chorou mais...[/quote]Até agora seu único argumento é que eu choro? Kkkk argumentum ad hominem. Legal. Próximo. [/quote]Ao passo que vc só usa falácia do espantalho. De que maneira eu posso argumentar com vc desse jeito? Eu digo que comprei o card quando era barato e vc responde como se eu tivesse dito que o formato é baratíssimo, eu digo que o card continua legal no formato e vc responde como se eu tivesse dito que não existe banimento no formato... se eu sequer tentar argumentar com vc, estarei jogando xadrez com o pombo. Ai não tem jeito, é só no deboche mesmo.Quer argumento? Então para de falar bobagem e usar falácias, só assim alguém pode contra-argumentar.Passar bem com a tua choradeira, falta de honestidade intelectual e escassez de capacidade cognitiva.
Sempre aparece alguém pra dizer sobre o commander, esquecendo que: a) é o formato que mais faz/fez encarecer cartas, b) também tem cartas banidas, algumas bem recentes, c) é praticamente um vintage com 100 cartas que tem que ficar basicamente tutorando e d) se for para estipular valor máximo em deck é possível fazer isso com simplesmente todos os formatos, qualquer um consegue montar deck t2 com 100 reais, se quiser. E o Pauper tá aí pra isso também.
Chora mais que tá pouco
Eu não tenho esta carta e jogo casualmente. Acho que vc que está chorando e parece não conhecer o próprio formato que joga.
Pronto, chorou mais...
Até agora seu único argumento é que eu choro? Kkkk argumentum ad hominem. Legal. Próximo.
[quote=danielbd-rpg=quote][quote=DanielCTSM=quote][quote=danielbd-rpg=quote][quote=DanielCTSM=quote]Sempre aparece alguém pra dizer sobre o commander, esquecendo que: a) é o formato que mais faz/fez encarecer cartas, b) também tem cartas banidas, algumas bem recentes, c) é praticamente um vintage com 100 cartas que tem que ficar basicamente tutorando e d) se for para estipular valor máximo em deck é possível fazer isso com simplesmente todos os formatos, qualquer um consegue montar deck t2 com 100 reais, se quiser. E o Pauper tá aí pra isso também. [/quote]Chora mais que tá pouco[/quote]Eu não tenho esta carta e jogo casualmente. Acho que vc que está chorando e parece não conhecer o próprio formato que joga.[/quote]Pronto, chorou mais...[/quote]Até agora seu único argumento é que eu choro? Kkkk argumentum ad hominem. Legal. Próximo.