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TOP#5 Guerra dos Irmãos
As 5 melhores comuns, bombas e interações!
19/01/2023 10:05 - 5.442 visualizações - 1 comentário
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Salve gurizada! Se você ainda esta tendo problemas em draftar Guerra dos Irmãos, ou simplesmente quer melhorar ainda mais, seus problemas acabaram! Ah, mas se ainda não leu o artigo Fundamentos do Draft e o Guia de Draft: Guerra dos Irmãos passa lá primeiro pra construir a base de conhecimento necessária pra draftar melhor essa edição!
 
E pra quem ainda não me conhece meu nome é Alexis, mais conhecido no mundo do magic como SushFox, produtor de conteúdo focado em Limitado, principalmente Draft, na Twitch e no Youtube.
 
 
● TOP#5 Comuns
 
#1 Coorte de Sucata

 
Coorte de Sucata é a melhor comum do formato. Além de proporcionar um bom valor criando 2 criaturas, todos os tipos dessa carta são relevantes! Quer soldados? Coorte de Sucata. Quer artefatos? Coorte de Sucata. Quer comprar tempo? Coorte de Sucata. Quer uma mesa mais larga (muitas criaturas)? Coorte de Sucata.
 
A carta basicamente faz tudo, e se encaixa bem na maioria dos arquétipos do formato. É sólida mesmo em decks que tem poucas fontes (ou até 0) de mana branca!
 
#2 Explosao de Escavacao

 
Colada em segundo lugar a Explosao de Escavacao é a remoção premium do formato. Causa uma quantidade de dano relevante dentro da curva de mana, pode mirar diretamente na cara do oponente, além de acelerar criaturas com protótipo e criar um artefato que pode ser utilizado sinergicamente em múltiplos decks. 
 
Sempre fiquem de olho em remoções baratas que geram recursos extra, elas costumam estar no topo da porcentagem de vitória em qualquer formato.  
 
#3 Vira-latas de Sucata
 
 
É o doguinho mais amado do formato, e com razão, pois pode ser usado em qualquer deck (sim, mesmo sem mana vermelha).
 
O que torna uma criatura de custo 2 forte no Limitado? O nível de relevância da mesma no início e fim do jogo. O Vira-latas de Sucata atinge ambas as métricas facilmente: No início do jogo troca pela maioria das criaturas enquanto descarta cartas de custo muito alto buscando mana e fazendo nosso deck curvar consistentemente, já no final do jogo nos ajuda a descartar terrenos e encontrar mais mágicas relevantes prevenindo o mana flood (excesso de terrenos).
 
#4 Dadiva de Gaia
 
 
Inicialmente se apresenta como uma proteção verde genérica que costumamos ignorar na maioria dos formatos, mas Dadiva de Gaia é muito mais que isso.
 
A cartinha é extremamente flexível! Pode ser usada como proteção (resistência a magia), defensivamente no combate para lidar com voadoras (alcance e indestrutível) e agressivamente no combate finalizando oponentes desavisados com o atropelar. E não se esqueçam que a carta ainda deixa um marcador +1/+1 na criatura. Não tenho a menor dúvida, Dadiva de Gaia é o melhor truque de combate do formato.
 
#5 Empate Técnico?
 
    
 
Quem diria que criaturas brancas com evasão seriam fortes em um formato limitado? Sim, todo mundo. Em Guerra dos Irmãos branco está fortemente ligado a temas agressivos e nada melhor do que um pouco de evasão para causar aqueles últimos pontos de dano e fechar a partida. Ainda melhor quando o valor/flexibilidade dessas cartas está acima da média do formato, tudo isso em, discutivelmente, a melhor cor do formato.
 
 
● TOP#5 BOMBAS!
 
#1 Comando de Titania 
 
 
Nossa, uma carta super flexível com 4 modos!? Não. A carta faz apenas uma coisa, utilizando os dois últimos modos cria sozinha 16 pontos de stats por 6 manas (onde a base para 6 manas é 12 pontos), e esse é o PIOR caso! Com qualquer espécie de preparação (algumas criaturas na mesa) é basicamente uma vitória instantânea. 
 
Quem já jogou contra essa carta sentiu o gosto do desespero em primeira mão. É a melhor carta do formato com folga, e abrir uma no segundo booster me faz trocar uma cor para verde sem piscar! Até abrir no terceiro booster me faz considerar splash sempre que possível ou chorar de desgosto. 
 
#2 Veterana de Cercos
 
 
A melhor drop 3 do formato não brinca em serviço, essa Aspirante a Luminarca com esteróides toma as rédeas do jogo em incrementos constantes, a cada turno sugando a vontade de jogar dos nossos oponentes enquanto tentam comprar uma remoção.
 
Quer mais? Tem mais, pois temos soldados em todas as cores sendo branco a cor com o maior número de soldados do formato seguida de: azul, verde, vermelho e preto. Fazendo com que a segunda habilidade também ative sem muita dificuldade.
 
#3 Comando de Gix
 
 
Nossa, uma carta super flexível com 4 modos!? Dessa vez sim! Com uma gama de escolhas poderosas a maior dificuldade desta carta é escolher de que maneira queremos ganhar a partida. 
 
O oponente tem uma criatura muito forte? Tira. O oponente tem uma mesa cheia de criaturas pequenas? Não tem mais. Precisa de vida contra o aggro? Toma aqui e leva mais 2 marcadores na promoção. Tá no fim do jogo com o cemitério recheado? VALOOOOOR!
 
#4 Nivelador de Panorama Urbano
 
 
Seria maravilhoso em um formato onde qualquer deck possui maneiras de acelerar mana enquanto executa o próprio plano. Soou familiar? Sim, jogar um artefato de 8 manas em Guerra dos Irmãos é relativamente fácil, já que a maioria das cartas que geram fichas de Pedra de Energia são desejáveis em qualquer deck.
 
O bixão ainda entra nivelando a melhor permanente dos oponentes ao mesmo tempo que ameaça finalizar a partida rapidamente com atropelar, desenterrar e claro, removendo mais uma permanente a cada ataque.
 
#5 Maquina a Vorme Espiralado
 
 
E por último, não podia faltar o vormezinho querido, vindo diretamente dos artefatos retrô para reviver traumas e reabrir feridas de jogadores antigos como eu. Um saudável 3 pra 1 que esmaga as esperanças de vitória dos decks aggro desde 2010 (Cicatrizes de Mirrodin).
 
 
 
● TOP#5 Interações Divertidas
 
#1 Loran, Discipula da Historia + Metamorfo Corpulento
 
 
- Respira fundo, limpa a mente e segue os passos:
 
 
Setup: Loran na mesa e qualquer artefato no cemitério.
 
1. Jogue o Metamorfo copiando a Loran, escolha manter a Loran original viva.
 
2. O Metamorfo vai entrar em jogo como uma cópia da Loran, que é uma criatura Lendária, triggerando a habilidade de devolver um artefato do cemitério para a mão da Loran original e da cópia.
 
3. Como o Metamorfo no cemitério é um artefato, com um dos triggers podemos devolver ele do cemitério para a mão. Com o outro trigger devolvemos outro artefato qualquer do cemitério para a mão.
 
4. VALOOOOR!!!!!!!!!!!!! 
 
#2 Loran, Discipula da Historia + Libertador, Toptero de Batalha de Urza
 
 
Nada muito complexo, como o Libertador, Toptero de Batalha de Urza é lendário podemos jogar a Loran, Discipula da Historia, devolver o Libertador do cemitério para a mão, Jogar o Libertador e voltar um segundo artefato do cemitério para a mão, transformando um 2 pra 1 em 3 pra 1 sempre que possível.
 
#3 Frasco de Outro Lugar + Corromper
 
 
Todo poder do Corromper em decks de múltiplas cores, graças ao Frasco de Outro Lugar. Se o seu deck tem ao menos dois Frascos aproveite pra pegar aquele Corromper de fim de booster e assistir o choro dos oponentes morrendo pra essa belezinha do nada com seu Izzet sem pântanos! (não precisa ser izzet, roda em qualquer deck)
 
#4 Escavacao Meticulosa + As Pedras de Forca e de Fraqueza
 
 
Atinja 6 manas e divirta-se com o desespero dos oponentes matando uma criatura ou comprando duas cartas extras por turno. A mana da Pedra pode (e deve) ser utilizada para pagar a habilidade da Escavacao Meticulosa
 
Recomendo manter a Pedra na mão durante o turno do oponente já que remoções de artefatos são mais comuns do que remoções de encantamentos.
 
#5 Estatua Flutuante + Animacao da Pedra de Forca
 
 
É a interação menos obscura da lista, mas não perde em termos de poder. Simplesmente encante a Estatua Flutuante com a Animacao da Pedra de Forca e sorria enquanto seu oponente procura uma maneira de lidar com uma 5/5 (ou maior) voadora no turno 4. 
 
Tomou remoçao? Tudo bem, como a Animação já comprou uma carta, o que parece ser um 2 pra 1 em favor do oponente é na realidade um 2 pra 2!
 
 
Ainda tem dúvidas e quer assistir drafts do início ao fim explicados de maneira didática? Cola no YouTube que a maioria dos meus drafts vai pra lá! Agora, se quiser tirar alguma dúvida Ao Vivo me segue na Twitch e apareça nas lives, quase todos os dias às 20h!
 
 
Bons Drafts e até a próxima!
Alexis Colombo Szpakowski ( SushFox)
Alexis Szpakowski, mais conhecido como SushFox, é escritor, youtuber e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo com foco no limitado, especialmente draft, formato que o levou a competir no nível mais alto do magic, a Pro Tour.
Redes Sociais: Twitch, Youtube, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 24/01/2023 17:12:17
Novamente um artigo muito bom que chega tarde demais assim como os anteriores. BRO já está no final da sua temporada.
(Quote)
- 20/01/2023 01:00:26
Adorei o artigo, aprendi bastante.

Uso um Comando de Titania em um deck de marcadores +1/+1 e sempre me surpreendo com o poder dessa carta.
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