Introdução ao Modern on a Budget

       

Por: VIP STAFF Teddy_Bear_X em 07/07/15 08:40 | 19 comentários / 6,488 visitas

Fala, galera da Ligamagic! Faz um bom tempo que eu não dou as caras por aqui, mas isso não quer dizer que eu não frequento mais o site. Pelo contrário, durante toda essa temporada de spoilers eu entrava aqui diariamente para ver as cartas e o que o povo andava comentando.

O fato é que, aproveitando a minha atual situação de férias da faculdade (e relativamente do trampo), tentarei aproveitar esse tempo livro gerado para fazer uma das coisas que mais sinto falta em relação ao Magic: escrever.

Entrei em contato com o gerente da equipe de redatores daqui, perguntando se tinham interesse em algum assunto específico, e felizmente tive um "sim" de resposta, seguido de um "precisamos de textos sobre Modern budget". Melhor quase impossível.

Minha paixão por decks budgets foi o que me trouxe até esse mundo de artigos e a essa paixão pela escrita, quando eu ainda traduzia os textos do Jacob Van Lunen postados na Wizards. A maneira com que ele conseguia extrair o melhor e o mais divertido de cartas que nunca veríamos no competitivo era extraordinária. Sendo assim, acabei criando um carinho especial por esse tipo de conteúdo e abordagem, tanto que sempre quando eu escrevia sobre um deck, tentava escolher o mais bizarro (e dentro dos limites de "jogável", obviamente), para apresentar aos meus leitores.

Eis que agora então tenho uma missão: trazer para vocês, durante esse mês de julho, um deck budget por semana no formato Modern para que, na medida do possível, vocês consigam bons resultados nos mais variados torneios.

Provavelmente o primeiro irá ao ar nesse domingo, já estou trabalhando nele, mas antes gostaria de fazer uma introdução ao assunto para evitar polêmicas e conflitos a curto prazo. Para não ficar cansativo como uma introdução para um primeiro texto sobre o deck também, escolhi fazer um texto separado especialmente para isso.

Primeiramente gostaria de deixar claro alguns pontos. Um deles é que, mesmo eu fazendo o possível para citar os decks mais em conta que vocês podem encontrar para ter uma boa relação de custo/benefício com eles, ainda assim não vou conseguir apresentar decks de 100 reais que por incrível que pareça muita gente espera. Estamos falando de Modern, não de Standard e muito menos de Pauper, e ainda assim seria uma missão e tanto achar decks bons, nesses valores, nesses formatos.

Magic no geral é um jogo caro e nessa coluna eu quero trazer decks que realmente te dão a chance de ganhar alguns torneios. Assim como não colocarei nenhum Tarmogoyf na lista, também não conseguirei trazer nenhum Tier 1 para vocês em uma coluna budget.

Seria hipocrisia minha simplesmente aparecer com um Jund sem Goyf e falar "ta aí, uma versão budget". Não precisa ser um gênio para saber que o valor do deck cai drasticamente tirando as cartas mais caras dele, como também não precisa ser esse mesmo gênio para saber que o deck não terá nem de longe a mesma performance que ele teria sem essas cartas. A minha proposta aqui é trazer uma estratégia "única", que seja capaz de te dar resultados por ela mesma, sem ser uma versão cortada de um Tier 1, como no exemplo acima.

Outro ponto que gostaria de levantar é que por mais caro que o deck possa parecer em uma sequência de textos budget, você não necessariamente precisa ter todas as cartas para ele já. Tendo pelo menos a base, você pode procurar emprestar algumas com seus amigos. Decks budgets geralmente usam cartas que ninguém mais usa, então isso pode ser uma solução fácil a curto prazo até que você consiga realmente ter todas as 75 cartas para chamar de sua.

Por fim, estamos falando do formato Modern, que diferente do Standard não exige necessariamente que você renove sua pool de cartas de 3 em 3 meses. Os decks duram bem mais aqui e é o investimento que você faz nele agora tende a durar até mesmo por anos. Claro que ele sofre sim, e muito, com banimentos, mas isso é um caso à parte e que eu não gostaria mesmo que fosse discutido aqui. Mas convenhamos, dificilmente alguma carta de um deck budget é banida.

Já tenho alguns decks listados para escrever sobre aqui comigo, mas realmente gostaria de sugestões de vocês. Não só com nomes de decks, mas listas também para que eu possa estudar a base, ver se encontro algo parecido, melhor e/ou mais barato para a coluna. Não sei o gosto da maioria, então quanto mais eu puder ajudar, melhor, mas isso depende também da ajuda de vocês.

Agradeço a todos desde já e até breve com meu primeiro texto!
MTG Cards





Leia também

Spoiler sux! 15 comentários / 3,667 visitas
E aí, qual é a cor do vestido? 47 comentários / 6,267 visitas
Os comentários mais clichês nos spoilers! 17 comentários / 3,743 visitas
Reclamando de reclamações 2 32 comentários / 6,390 visitas
"i won a $5,000 magic: the gathering tourna.. 31 comentários / 5,840 visitas

Favoritos

Além do Jogo: Coleções e Colecionadores

Por: Turco_MagicHou.. - 23 comentários / 4,858 visitas

MOL – Por quê jogar? – por José “_ZEH_”..

Por: PREMIUM letscollectbra.. - 13 comentários / 4,132 visitas

The Hateful Eighth (O Oitavo Odiado) - Campe�..

Por: Giggs - 10 comentários / 2,201 visitas

Spoiler Exclusivo: GP São Paulo 2016

Por: Other - 0 comentários / 3,745 visitas

PAUPER - REFLEXÕES DE UM FORMATO COMPETITIVO

Por: Turco_MagicHou.. - 28 comentários / 5,784 visitas

Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

mrkt71 (29/12/2015 23:59:01)

Listas budget são complicadas, pois assim que uma lista começa a fazer resultados pessoal vai atrás dos cards e rapidamente a lista ultrapassa os 1,5k. Apesar de que, pra mim, 1,5k já seja um absurdo...

Kyuuki (29/12/2015 19:57:02)

Pelo menos no MOL o living end é a melhor opção pra pudget atualmente... Se vc nao pegar muitos decks com hate de cemitério da pra fazer uns scores bons com ele. Sem falar q provavelmente vc vai ganhar todas as primeiras partidas.

DMN_Sonic (12/07/2015 13:49:23)

Não se esqueça de fazer algo relacionado ao Affinity/Robots cara, dá pra fazer um deck bem competitivo usando a base do Robots para fazer algo que deixe os oponentes surpresos e chateados.

Ghighix (09/07/2015 14:17:20)

Curto muito essas ideias!

Go, Teddy, Go!

Zanon (09/07/2015 12:13:12)

Acho que o Enchantress pode ficar competitivo (ou perto disso) no modern com a saída de Origins, seria legal falar dele e mostrar algumas possíveis listas desse deck.

zhafir (09/07/2015 09:52:26)

Bom dia,

Como eu curto muito um deck control seria legal se vc conseguisse trazer alguns decks control budget. Por exemplo um deck mono U ou mono B (que geralmente sao os decks control), pois é dificil ver algum q rode bem e q nao seja tao caro. Os decks mono U usam o snapcaster mage, que ja encarece bastante o deck, por tanto se vc pudesse trazer alguns decks control q rodem bem eu ficaria bastante agradecido. Abrçss

Att, Leonardo

Sarna (09/07/2015 06:52:12)

@Teddy_Bear_X

Tenta considerar o valor mínimo do deck na liga. Fui matar a curiosidade de um deck e o preço médio dos raios tava em 70 conto. O preço mínimo parece mais sensato.

VIP STAFF Teddy_Bear_X (08/07/2015 19:35:57)

Entendo que o conceito de Budget lá acaba sendo meio diferente daqui, por isso eu to tentando fazer uma aproximação diferente desse assunto.

Quero trazer decks nao apenas para se divertir em FNMs do formato, mas pra galera tentar vaga no Circuito, jogar um PPTQ, e coisas do tipo, tendo realmente chances de ganhar. Juntando esse intuito com o termo budget, realmente não tem como trazer um deck tão barato dentro do que essa palavra chama.

Eu juro que to procurando listas baratas e boa, o máximo possível nesses dois termos, mas infelizmente não posso prometer nada :P

mthheitor (08/07/2015 18:34:03)

2k não é considerado Budget.

Um exemplo é o Soul Sisters:

Soul Sisters - Modern
2015-06-14  
Jogador

mthheitor
Visitas

6352
Código Fórum

[deck=168702]


Esse deck está cotado a 1.314,00 aqui na Liga.
E no canal do Youtube Gathering Magic esse deck não é Budget.
Lá um deck budget é $200,00, valor que realmente é muito baixo para montar um deck aqui no BR.

Acho que você poderia colocar no máximo R$ 1.500,00 o preço do deck.

victor_canuto (08/07/2015 18:15:20)

queria ver um deck de HUMANS , nao deve ser caro montar um .

VIP STAFF Teddy_Bear_X (08/07/2015 15:33:08)

Que bom que gostaram da iniciativa :)

Eu já tenho um texto encaminhado, então nesse primeiro provavelmente não atenderei aos pedidos de vocês, mas pros próximos podem ter certeza que sim.

Quanto ao valor exato, eu dei uma pesquisada e vi que o decks giram em torno de 6k no mínimo, em médio (pelo sistema de cotação da Ligamagic). Farei o possível para apresentar decks que não ultrapassem 2k.

Sim, pode ser caro para muitos e é, de fato, se você quiser pegar o deck todo de uma vez, mas isso você só faria mesmo se fosse jogar um PTQ amanhã e, se for o caso, não tem outra opção mesmo, colegas.

O que acham desse piso?

Tbion (08/07/2015 13:22:53)

Da pra pensar em varios...

Existe uns decks que combam com Krark-Clan Ironworks que sao bem legaizinhas.

Doublin Seasons Combo (com Jace Archtect of Thought)

Aristocrats....

Entre outros.

laern (08/07/2015 13:22:30)

teddy, pensa em algum teto de preço p/ fixar o que seria o tal budget?

Leozoppado (08/07/2015 08:45:30)

Desafio será montar um control budget sem snapcaster e sem comando criptico! xD

Porém, creio que UW control ainda seria jogavel sem esses dois. Com wall of omens, augur, comando de ojutai, myth realized, remands, leaks, sleight of hands, think twice, azorious charm, logic knot, vereditos, paths, condemns, gideons e sphinx´s revelations. Tem a adicao de hallowed moonlight! Nao sei o quanto poderia ser competitivo, mas q seria divertido seria :D

Soze (08/07/2015 08:16:53)

Magic tá de novo voltando pros trilhos, wiz reprinta um gobbos que eu sempre quis usar, piledriver e o Teddy tá voltando xP

Welcome back bitch!

O deck modern que a maioria quer ver rodando é o Goblins na minha opinião, de caro na lista só guide, blood moon e talvez vial com o retorno do piledriver, então acho uma boa pedida pra primeira lista no blog.

Outro deck que eu acho legal é o Dredgvine, com a volta do golgari troll ficou bem jogável, não entendo muito de modern mais esses são decks que eu gostaria de ver mais.

Bjs me liga <3

MCFG (08/07/2015 01:27:32)

Goblins pode ser uma boa ideia http://www.mtgsalvation.com/forums/the-game/modern/developing-competitive-modern/220256-goblins

talesofkher (07/07/2015 18:20:12)

Mono U tron? Mono B Discard?

Guilder (07/07/2015 17:17:08)

Uma sugestão, embora não saiba se esse deck seja qualificado como um budget, é o Genesis Wave. Esse deck usa Utopia Sprawl, Garruk Wildspeaker, Eternal Witness, criaturas que desviram land, e finalizam com Craterhoof Behemoth.

Um amigo meu tem esse deck e consegue combar no turno 3! Mas em torneios competitivos ele não chega ser muito efetivo.

laranja_ (07/07/2015 16:18:12)

Minha única sugestão é VOLTA TEDDY AMAMOS VOCÊ!!!

No mais, espero que aquele seu Eidolon YOLO tenha lockado muita gente pra fora do game. (L)