Baldim
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Postado em: 21/03/14 01:43 |
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Prazer pessoal,
Pra quem não me conhece sou o Baldim, jogo Magic há mais de 10 anos e venho aqui por meio deste tópico compartilhar um pouco sobre minha visão de jogo/conhecimento sobre este baralho.
Bom, indo direto ao assunto.
O que seria exatamente um Combo Elves?
- O nome acima vem da estratégia utilizada pelo baralho de combinar certas criaturas para criar uma aceleração de mana ideal e explorar cartas como Glimpse of Nature, Green Sun's Zenith e Natural Order para finalizar seu oponente.
- Devido a grande quantidade de criaturas "drop 1" do baralho, podemos lançar um Glimpse of Nature, e em seguida, abusar de cartas como Heritage Druid/Birchlore Rangers e Nettle Sentinel para iniciar uma "cascata" de mágicas até finalizar nosso oponente.
- As escolhas mais comuns a ser "tutoradas" por Green Sun's Zenith e Natural Order incluem o Craterhoof Behemoth para ganhar em um único ataque ou até mesmo Progenitus nos casos em que estiver enfrentando baralhos com muito controle.
- Vale lembrar que podemos buscar qualquer criatura no baralho à depender de cada situação; exemplo seria zenith para 3 tutorando um Reclamation Sage pra destruir Jitte.
Qual seria a história de evolução do baralho? Como o mesmo chegou a ser Tier 1.0?
- Acredite, os primeiros baralhos de elfos nada parecem com o que temos hoje. O mesmo evoluiu lentamente e desde então vem sendo aprimorado cada vez mais. Então, vamos a evolução:
- Primeiramente força dos Elfos vieram na versão Elfball, uma espécie de tribal/aggro que utilizava da aceleração de mana da Priest of Titania para concluir seu oponente com Fireball.
- Posteriormente com a chegada de bloco Lorwyn, saíram cartas como Heritage Druid, Nettle Sentinel, Wirewood Symbiote que quando combinados à Glimpse of Nature davam novo gás ao baralho.
- Posteriormente, com a chegada do bloco Return to Ravnica e o lançamento de cartas como Deathrite Shaman, Craterhoof Behemoth, Progenitus, Ruric Thar possibilitaram o retorno da própria Natural Order, tornando o baralho tier 1.
- Recentemente, no dia 13 de julho de 2013, com a nova regra sobre lendas, o baralho ganhou ainda mais forças. A regra permite abusar de Gaias Craddle, ou seja, você triga a habilidade de um para gerar mana, coloca o outro em mesa e sacrifica o que está virado ficando com um Craddle de "pé".
Qual sua maneira de levar o seu opoente a zero de vida?
- Combando, via heritage/nettle sentinel/wirewood para Glimpse ou Natural Order de segundo, terceiro ou quarto turno.
- Ou através de um longo jogo, diria mais "equilibrado", acumulando criaturas e agredindo seu oponente turno a turno até zero.
Composição / Construção básica do baralho principal (maindeck).
- Com raras exceções, a composição clássica do baralho será exemplificada à seguir.
1) Criaturas
- 0 à 2 Birchlore Rangers
- 0 à 2 Llanowar Elves
- 4 Deathrite Shaman
- 3 à 4 Heritage Druid
- 3 à 4 Nettle Sentinel
- 4 Quirion Ranger
- 4 Elvish Visionary
- 2 Craterhoof Behemoth
- 4 Wirewood Symbiote
2) Mágicas:
- 4 Glimpse of Nature
- 4 Green Sun's Zenith
- 3 à 4 Natural Order
3) Terrenos:
- 4 Gaea's Cradle
- 1 à 2 Dryad Arbor
- 9 à 10 Green fetchlands
- 2 Bayou
- 0-1 Splash Dual Land
* Savannah / Taiga
- 1-2 Forest
Quais as combinações, dicas e truques do baralho em questão?
- Elfos não é um baralho simples de se jogar. Ele pune muito quem o pilota de forma inadequada pois a sinergia do baralho é imensa, e cabe à você o dever de saber aproveitá-lo da forma mais adequada.
- Segue abaixo algumas dicas, desculpem se não lembrar de todas.
1) Dryad Arbor:
- Atua muito bem como resposta ao efeito "edito" de certas cartas, combinando muito com suas fetchs de "pé".
- Acelera seu game com Green's Sun Zenith pra zero.
- Comba com Quirion Ranger virando um block insuportável parando até mesmo Goyf no peito.
- Carga linda para Natural Order pra Craterhoof / Progenitus / Ruric.
2) Wirewood Symbiote:
- Atua muito bem com Elvish Visionary, dando draw's extra por turno.
- Atua lindamente com Reclamation Sage, destruindo mais de um artefato/encantamento por jogo.
- Atua muito bem protegendo seus Elfos de qualquer ameaça in game.
- Também faz de seus Elfos um block insuportável; anula cartas como Jitte e Batterskull.
- Comba muito quando utilizado em uma cadeia de Glimpse of Nature.
- Note que você pode desvirar criaturas de seus oponentes. Mata Phantasmal Image por exemplo.
3) Quirion Rangers:
- Salva seus Lands de Wasteland / Rishadan o/.
- Você pode utilizar o mesmo terreno duas vezes por turno devolvendo-o para sua mão e baixando novamente. Acredite, as vezes isso é preciso.
- Comba quando bem combinado com Heritage Druid e Nettle Sentinel para gerar grandes acelerações de Mana.
- Como dito anteriormente, comba com Dryad Arbor sendo um block insuportável.
4) Heritage Druid // Birchlore Rangers:
- Sua principal aceleração de mana.
- Comba com Nettle Sentinel, sendo uma fonte quase que infinita de mana.
- Se encaixado à um Glimpse of Nature faz estrago.
5) Deathwrithe Shaman:
- Aceleração de Mana.
- Pune baralhos que abusam de Grave.
- Dá dano direto no life do oponente.
- Lhe dá folego com pontos de vida extras.
O que utilizar e abusar no nosso SIDE?
- Aqui, devemos levar em consideração cartas que "equilibram" partidas que eu diria ser um "bad-match" e que constituem vários dos baralhos "injustos" em Legacy.
1) Thoughtseize, Cabal Therapy, Duress:
- Ajudam a contornar aquele anula, remoções em massa e/ou individual que está nos impedindo de combar.
2) Mindbreak Trap, Ruric Thar:
- Ajuda a contornar vários combos do formato.
3) Pithing Needle:
- Dá clock em Jace, Liliana, Sneak Attack, Rishadan dentre outras coisas.
4) Abrupt Decay, Reclamation of Sage, Maesltrom Pulse, Krosan e Qasaly Pridemage:
- Evitam problemas com Trinisphere, Jitte, Engineered Plague e talvez o pior deles; Chalice of the Void.
5) Natural Order e Progenitus:
- Geralmente entram juntas no g2/g3 a quarta Natural Order e Progenitus em games com característica de maior controle.
6) Scavenging Ooze:
- Lindo contra Dredge e Reanimator.
- De quebra, ajuda manter um Goyf "desnutrido/caquético".
- Sem falar na vida extra que nos concede em certas ocasiões podendo ser até mesmo um finisher.
7) Gaddock Teeg:
- Ajuda a manter Supreme Verdict, Tendrils of Agony, Jace, Fow, Terminus dentre outros em total controle.
- Desvantagem que praticamente inutiliza Zenith e Natural Order; logo devemos tutorá-lo apenas quando o benefício for maior ao nosso favor.
8) Worldspine Wurm:
- Segunda maior criatura do formato facilmente tutorada por Natural Order.
- Poder e resistência de um Enrakul e quando morre ainda deixa 3 token 5/5.
- Respondida na maioria dos casos apenas por Swords to Plowshares e Path to Exile.
9) Sylvan Library:
- Brilha em jogos de maior controle.
- Permite você controlar perfeitamente o topo.
- Comprar 3, tomar 8, e combar na volta é um PLUS.
Quais são nossos match-up e bad-match e como contornar? (Por ArKHaN)!!
1) Death and Taxes:
- Elves tem um match ótimo contra D&T, mesmo que Jitte de Umezawa esteja do outro lado da mesa não proporciona muito risco, tendo em vista que Reclamation of Sage tira os equipamentos além de Aether Vial e Phyrexian Revoker.
- Outro truque é defender com algum elfo seu, e antes do dano ser computado, você volta pra mão com Wirewood Symbiot.
- É importante ficar atento ao Aven Mindiscensor quando o oponente fica com 3 manas abertas ou com Aether Vial pra 3 marcadores.
- Tendo Progenitus MD, o match fica ainda mais fácil.
- 1-2 Krosan Grip / Abrupt Decay de side in.
2) Team América:
- Contra Team América, é um jogo 60/40 pra nós. Fato ocorre por que o Team América no g1 só vai conseguir matar-nos de Shaman ou Delver, tendo em vista que Goyf é facilmente blocado.
- A dica é fugir dos Daze, tentar fazer o "combo" de Wirewood Symbiot + Elvish Visionary pra ter vantagem nos cards pois é questão de tempo até poder encaixar um NO, Zenith gigante ou Behemoth e se você tiver Progenitus MD, o match fica ainda mais fácil.
- Pós side, Golgari Charm incomoda bastante. Algumas listas usam Wilt-Liefe Liege que é ÓTIMO contra Hymn to Tourach e Golgari Charm. Outras colocam pra dentro Meekstone ou Abrupt Decay para ganhar tempo.
- O aconselhavel nesse match, é colocar alguns descartes (pra tirar Fow e Golgari Charm), tirando o pack de Glimpse (Glimpse, Heritage Druid e coisas do gênero), já que encher a mesa e levar um Golgari Charm pode significar derrota.
- Uma tech do "ArKHaN", ele utilizar Leyline of Vitality, que é ÓTIMO contra Golgari Charm, deixando suas criaturas imune a mágica, e de quebra ganhando tempo (vida), principalmente contra decks como RUG e Burn.
3) Patriot:
- Patriot é muito semelhante ao BUG, o objetivo é fugir dos Grim Lavamancer e matar rápido.
- Uma Jitte do outro lado é mais difícil de segurar quando comparado à um D&T tendo em vista que o oponente tem anulações, e é impossível usar o "combo do Wirewood + Anything" contra um True-Name Nemesis.
- Se tiver Progenitus MD, fica mais fácil a partida.
- Pós side, podemos contar com cards como Pithing Needle e Abrupt para Grim Lavamancer e Jitte.
- Geralmente contra os jogos que Progenitus resolve o jogo, é vantagem colocar descartes e tirar o "Pack de Glimpse", tendo em vista que ele resolve o jogo sozinho.
4) Miracles:
- Antes do Reclamation Sage esse era um match com desvantagem para o Elves, pois Counterbalance na mesa + Sensei's Divining Top = GG. Hoje em dia o match ficou mais equilibrado.
- Nessa partida, você ñ vai querer povoar a mesa, da pra ir matando aos poucos. É extremamente aconselhável abusar do Wirewood Symbiot + Elvish Visionary, pra sempre ter como voltar pro jogo depois de Términus.
- Pós side, o jogo melhora um pouco pro nosso lado, tendo em vista que podemos usar Pithing Needle para Sensei's Divining Top, Abrupt Decay para counterbalance e até mesmo Krosan Grip para ambos.
- Pós side, Glimpse é um tanto quanto arriscado, pois a qualquer momento pode vir términus do outro lado.
- É interessante também abusar de Progenitus. Assim sendo se o mesmo for side coloque pro deck tendo em vista que é um "bixo" que PRECISA levar Terminus, pois em 2 turnos o oponente perde. Sendo assim, você não precisa encher a mesa.
5) Deathblade:
- Jogo extremamente parecido como o Patriot, mas como ele não joga de Daze, você pode jogar acelerado.
6) Combos em geral:
- A fraqueza do barlaho está contra combos mais rápidos. Como o MD não oferece nenhuma proteção contra combos (counters ou discards), ele é presa fácil.
- Pós side o jogo melhora um pouco, tendo em vista que podemos contar com nossos descartes.
- Pós side, à depender do baralho do oponente, Pithing Needle brilha(Sneak Attack).
- O side out é geralmente Sage, Progenitus e 1 off de qualquer coisa que seja lento.
Exemplo de Decklist.
- Antes da chegada do Reclamation Sage utilizava-se muito uma terceira cor - o branco - para ter maior respostas a artefatos e encantamentos com Qasaly Pridemage e abusar de Gaddock Teeg de side.
- Eu teoricamente, rodo com a lista abaixo. Abuso sempre do preto devido ao maior controle que a cor me fornece.
Visualização: Padrão Cor Custo Raridade Visual Grid CMC Comprar Deck Gerar Imagem Criaturas (32) | 2 | Arvoredo Dríade | | | 8,9161,75499,90 | 4 | Druida da Herança | | | 9,7522,3878,01 | 1 | Místico Élfico | | | 1,6514,22245,95 | 4 | Patrulheiro Quirion | | | 3,9948,691.299,75 | 2 | Patrulheiros Betulíneos | | | 2,005,0214,69 | 4 | Sentinela da Urtica | | | 0,6011,0954,90 | 4 | Simbiota de Wirewood | | | 6,2515,1522,98 | 4 | Xamã do Ritual Mortfífero | | | 14,3955,40230,20 | 4 | Visionário Élfico | | | 0,055,0649,99 | 1 | Sábio da Reivindicação | | | 0,232,0617,99 | 2 | Behemoth Craterópode | | | 132,07176,10223,82 | Mágicas (11) | 4 | Relance da Natureza | | | 36,4080,11101,85 | 4 | Zênite do Sol Verde | | | 32,2568,25189,99 | 3 | Ordem Natural | | | 74,01190,40449,00 | Terrenos (17) | 2 | Bayou | | | 1.609,992.535,3014.999,99 | 4 | Berço de Géia | | | 2.418,0011.224,1218.999,99 | 4 | Catacumbas Verdejantes | | | 88,75226,20849,99 | 3 | Contraforte Arborizado | | | 88,99311,79779,99 | 2 | Floresta | | | 0,000,000,00 | 2 | Urzal Ventoso | | | 58,90224,58919,91 | 60 cards total | |
Sideboard (15) | 2 | Agulha Medular | | | 3,5038,17899,78 | 3 | Capturar Pensamento | | | 64,90292,661.998,50 | 2 | Terapia da Cabala | | | 1,9421,96425,00 | 3 | Denegeração Abrupta | | | 6,8018,4186,35 | 1 | Lodo Necrófago | | | 0,454,9788,99 | 1 | Pulsar do Maelstrom | | | 3,1528,13150,00 | 1 | Ordem Natural | | | 74,01190,40449,00 | 1 | Ruric Thar, o Imbatível | | | 1,388,3250,00 | 1 | Progenitus | | | 14,7535,81139,99 | |
Main Deck (60)Verde (37) | 4 | Druida da Herança | | | 9,7522,3878,01 | 1 | Místico Élfico | | | 1,6514,22245,95 | 4 | Patrulheiro Quirion | | | 3,9948,691.299,75 | 2 | Patrulheiros Betulíneos | | | 2,005,0214,69 | 4 | Relance da Natureza | | | 36,4080,11101,85 | 4 | Sentinela da Urtica | | | 0,6011,0954,90 | 4 | Simbiota de Wirewood | | | 6,2515,1522,98 | 4 | Zênite do Sol Verde | | | 32,2568,25189,99 | 4 | Visionário Élfico | | | 0,055,0649,99 | 1 | Sábio da Reivindicação | | | 0,232,0617,99 | 3 | Ordem Natural | | | 74,01190,40449,00 | 2 | Behemoth Craterópode | | | 132,07176,10223,82 | Multi Colorida (4) | 4 | Xamã do Ritual Mortfífero | | | 14,3955,40230,20 | Terrenos (19) | 2 | Arvoredo Dríade | | | 8,9161,75499,90 | 2 | Bayou | | | 1.609,992.535,3014.999,99 | 4 | Berço de Géia | | | 2.418,0011.224,1218.999,99 | 4 | Catacumbas Verdejantes | | | 88,75226,20849,99 | 3 | Contraforte Arborizado | | | 88,99311,79779,99 | 2 | Floresta | | | 0,000,000,00 | 2 | Urzal Ventoso | | | 58,90224,58919,91 | |
Sideboard (15)Preto (5) | 3 | Capturar Pensamento | | | 64,90292,661.998,50 | 2 | Terapia da Cabala | | | 1,9421,96425,00 | Verde (2) | 1 | Lodo Necrófago | | | 0,454,9788,99 | 1 | Ordem Natural | | | 74,01190,40449,00 | Multi Colorida (6) | 3 | Denegeração Abrupta | | | 6,8018,4186,35 | 1 | Pulsar do Maelstrom | | | 3,1528,13150,00 | 1 | Ruric Thar, o Imbatível | | | 1,388,3250,00 | 1 | Progenitus | | | 14,7535,81139,99 | Artefato (2) | 2 | Agulha Medular | | | 3,5038,17899,78 | |
Main Deck (60)CMC 0 (19) | 2 | Arvoredo Dríade | | | 8,9161,75499,90 | 2 | Bayou | | | 1.609,992.535,3014.999,99 | 4 | Berço de Géia | | | 2.418,0011.224,1218.999,99 | 4 | Catacumbas Verdejantes | | | 88,75226,20849,99 | 3 | Contraforte Arborizado | | | 88,99311,79779,99 | 2 | Floresta | | | 0,000,000,00 | 2 | Urzal Ventoso | | | 58,90224,58919,91 | CMC 1 (31) | 4 | Druida da Herança | | | 9,7522,3878,01 | 1 | Místico Élfico | | | 1,6514,22245,95 | 4 | Patrulheiro Quirion | | | 3,9948,691.299,75 | 2 | Patrulheiros Betulíneos | | | 2,005,0214,69 | 4 | Relance da Natureza | | | 36,4080,11101,85 | 4 | Sentinela da Urtica | | | 0,6011,0954,90 | 4 | Simbiota de Wirewood | | | 6,2515,1522,98 | 4 | Xamã do Ritual Mortfífero | | | 14,3955,40230,20 | 4 | Zênite do Sol Verde | | | 32,2568,25189,99 | CMC 2 (4) | 4 | Visionário Élfico | | | 0,055,0649,99 | CMC 3 (1) | 1 | Sábio da Reivindicação | | | 0,232,0617,99 | CMC 4 (3) | 3 | Ordem Natural | | | 74,01190,40449,00 | CMC 8 (2) | 2 | Behemoth Craterópode | | | 132,07176,10223,82 | |
Sideboard (15)CMC 1 (7) | 2 | Agulha Medular | | | 3,5038,17899,78 | 3 | Capturar Pensamento | | | 64,90292,661.998,50 | 2 | Terapia da Cabala | | | 1,9421,96425,00 | CMC 2 (4) | 3 | Denegeração Abrupta | | | 6,8018,4186,35 | 1 | Lodo Necrófago | | | 0,454,9788,99 | CMC 3 (1) | 1 | Pulsar do Maelstrom | | | 3,1528,13150,00 | CMC 4 (1) | 1 | Ordem Natural | | | 74,01190,40449,00 | CMC 6 (1) | 1 | Ruric Thar, o Imbatível | | | 1,388,3250,00 | CMC 10 (1) | 1 | Progenitus | | | 14,7535,81139,99 | |
Main Deck (60)Mítica (2) | 2 | Behemoth Craterópode | | | 132,07176,10223,82 | Rara (30) | 4 | Zênite do Sol Verde | | | 32,2568,25189,99 | 4 | Xamã do Ritual Mortfífero | | | 14,3955,40230,20 | 2 | Urzal Ventoso | | | 58,90224,58919,91 | 4 | Relance da Natureza | | | 36,4080,11101,85 | 3 | Ordem Natural | | | 74,01190,40449,00 | 3 | Contraforte Arborizado | | | 88,99311,79779,99 | 4 | Catacumbas Verdejantes | | | 88,75226,20849,99 | 4 | Berço de Géia | | | 2.418,0011.224,1218.999,99 | 2 | Bayou | | | 1.609,992.535,3014.999,99 | Incomum (11) | 4 | Simbiota de Wirewood | | | 6,2515,1522,98 | 1 | Sábio da Reivindicação | | | 0,232,0617,99 | 4 | Druida da Herança | | | 9,7522,3878,01 | 2 | Arvoredo Dríade | | | 8,9161,75499,90 | Comum (17) | 4 | Visionário Élfico | | | 0,055,0649,99 | 4 | Sentinela da Urtica | | | 0,6011,0954,90 | 2 | Patrulheiros Betulíneos | | | 2,005,0214,69 | 4 | Patrulheiro Quirion | | | 3,9948,691.299,75 | 1 | Místico Élfico | | | 1,6514,22245,95 | 2 | Floresta | | | 0,000,000,00 | |
Sideboard (15)Mítica (1) | 1 | Progenitus | | | 14,7535,81139,99 | Rara (12) | 1 | Ruric Thar, o Imbatível | | | 1,388,3250,00 | 1 | Pulsar do Maelstrom | | | 3,1528,13150,00 | 1 | Ordem Natural | | | 74,01190,40449,00 | 1 | Lodo Necrófago | | | 0,454,9788,99 | 3 | Denegeração Abrupta | | | 6,8018,4186,35 | 3 | Capturar Pensamento | | | 64,90292,661.998,50 | 2 | Agulha Medular | | | 3,5038,17899,78 | Incomum (2) | 2 | Terapia da Cabala | | | 1,9421,96425,00 | |
Main Deck - (43 cards - 14 diferentes)
Terrenos - (17 cards - 6 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 9 diferentes) Criaturas (32) Mágicas (11) Terrenos (17) Sideboard (15) Main Deck - (43 cards - 14 diferentes) Terrenos - (17 cards - 6 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 9 diferentes)
Editada em: 01-12-14 23:22:41 por Baldim.
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