Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Heartstone para jogadores de MAGIC
 Heartstone para jogadores de MAGIC
aravb

Mago
19 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2033
Registro: 21/03/11

Postado em: 06/10/15 10:45
Olá galera, sou o Rafael Barboni e acompanho a liga desde 2011 quando voltei a jogar Magic. Jogo a mais de 10 anos e minha cor favorita é azul. Resolvi escrever esse modesto e simples artigo para falar sobre um joguinho de cards que tem me gerado muita empolgação e que também tem gerado muito mimimi na comunidade magiqueira.





O Heartstone é um jogo de cards online (colect card game) da Blizzard ambientado no universo de Warcraft, sem sistema de trocas onde cada jogador deve montar estratégias em baralhos de 30 cards para derrotar seus oponentes. O visual do jogo é muito agradável e a jogabilidade é fluida e viciante! Mas para quem já joga Magic, o jogo acaba muitas vezes parecendo ser fácil demais ou simplista demais, o que gera comentários do tipo "jogo pra mongoloide".

A primeira coisa que tenho para falar sobre o jogo é, em todo jogo online onde existe progresso, os jogadores são pareados de acordo com sua experiência no jogo. Isso evita situações absurdas como um jogador do top 100 enfrentar uma pessoa que acabou de criar sua conta no BatlleNet. Trocando em miúdos, não interessa o quanto você é bom em Magic, aqui meu amigo, você é NOOB! E Noob joga com noob. Além disso, conforme progride no jogo você acessa cards mais complexos e forma estratégias com interações quase, eu disse quase, injustas. Portanto, antes de julgar o game como ruin, vamos tentar conhece-lo um pouco. Uma dica para quem quer ver o quanto o jogo fica difícil com o progresso é tentar pegar rank 15 no "Modo de jogo – Ranqueado". Essa tarefa é simplesmente impossível para alguém quem não tenha aberto alguns boosters, pois nesse nível todos os jogadores já possuem decks com estratégias sólidas, ainda que alguns não saibam bem como usa-los.

Dito isso, vamos entender o jogo e compara-lo um pouco com conceitos de Magic, mas não para debater quem é melhor, e sim para facilitar o entendimento.

Mãos iniciais:

No HS, as mão iniciais consistem de 03 cards para quem começa o jogo e 04 cards para o jogador não ativo. Além disso o NAP (jogador não ativo) recebe uma moeda ao aceitar a mão inicial. A moeda é um card especial sem custo de execução que te permite adicionar uma "mana" a sua reserva até o final do seu turno ao conjura-la. Na etapa de compra de cada jogador, ele compra normalmente independente de ser o primeiro turno, ou seja, quem começa o jogo compra um card antes de poder jogar, possuindo portanto 04 cards na mão quando for realizar sua primeira jogada.

Muligans:

No HS o muligan lembra um pouco o muligan do commander. Cada jogador seleciona os cards da mão que deseja muligar, embaralha no deck e compra a mesma quantidade. Isso so pode ser feito uma vez!!! Existe o risco de comprar exatamente o card muligado, mas no HS atualmente isso não tem se demonstrado um problema. Apenas após o muligan inicia a etapa de compra do jogador ativo.

Mana:
No HS não existe o conceito de terreno ou energia. Cada jogador, no inicio do seu turno recebe um cristal de mana e recarrega todos os cristais que possui. Isso ocorre ate que o jogador possua um máximo de 10 cristais de mana. Por não existir "cores" no HS, e pelo fato da mana ser recebida de forma automática, os decks de HS são imunes à zica ou flood, o que contribui muito para a jogabilidade do game. Nesse ponto gostaria de deixar claro que muitos jogadores questionam o sistema de mana do MTG e já li sobre propostas como cada jogador ter um deck de magicas e um deck de terrenos e na etapa de compra ele poder escolher de qual pilha comprar. Portanto, esse é um ponto muito positivo em HS e não deve ser visto como demérito do jogo por "criar uma facilidade". A verdade é que todos os jogadores de MTG adorariam poder ter a certeza de que nunca floodariam ou zicariam!!!





Tipos de card:

São 03 tipos de card em HS: Magicas, que realizam uma ação e são descartadas; Lacaios, que são as criaturas do jogo; e Armas, que permitem ao seu Herói atacar. Cada arma possui 02 atributos, O dano que o ataque causa e a resistência da arma, que é o limite de vezes que você pode atacar com a mesma. So é permitido realizar um ataque por turno com o héroi ou com os lacaios, a menos que uma habilidade contrarie isso. Entre as mágicas, existem os segredos que são magicas especiais que ao serem jogadas, ficam escondidas na imagem do seu herói como pontos de interrogação e "desencadeiam" habilidades ao se realizar uma ação específica, como o segredo "counterspell" que anula a primeira mágica que seu oponente realizar no turno dele. E você pensando que não existia resposta em HS ein!!!

Construção do deck:

Para começar em HS o primeiro passo é escolher um herói. Existem 09 classes a disposição atualmente (mago, bruxo, caçador, paladino, sacerdote, druida, xamã, guerreiro e assassino). Cada classe possui um número razoável de cards de classe específica, ou seja, cards que so podem ser utilizados por aquela classe. Além desses, existem muitos cards neutros que podem ser utilizados por qualquer classe, mas no momento, todos os cards neutros são de lacaios. Cada deck deve conter exatamente 30 cards. O limite de cópias é de 02 cópias por card em geral e 01 cópia de cards lendários. Não vou me atentar nas raridades e outras coisinhas específicas pois o artigo ficaria muito longo. Vale lembrar que cada herói tem uma habilidade diferente que pode ser jogada 01 vez por turno.





Ufa, acho que deu para entender o básico! Agora vamos falar um pouco sobre a progressão no game. Primeiramente, você terá que desbloquear os heróis. Conforme você joga, o herói ganha xp e com isso ele vai te liberando cards "básicos" que te ajudam a melhorar sua estratégia. Ao atingir o nível 10 com cada heróis (feito possível em 01 dia a depender do seu grau de comprometimento) você libera todos os cards e os heróis começam a te dar as versões douradas (foils) dos cards já liberados. Dica, jogar contra oponentes reais dá mais xp!

A moeda do jogo é o gold. Gold pode ser usado para comprar boosters na loja ou jogar alguns modos de jogo especiais. Para juntar gold, a forma mais rápida é realizar as missões diárias que aparecem assim que você inicia o jogo. É uma missão por dia que te dá entre 40 e 100 de gold. Uma dica boa é que você pode trocar uma missão por dia! Clique em registro de missões e em seguida no "x" sobre a missão e você receberá uma nova!!! Mas não faça isso mais que uma vez ao dia pois senão você cancela a missão diária e terá que esperar até o dia seguinte para receber outra. Eu sempre troco as missões de 40 de gold para tentar pegar as de 60+. Além disso, a cada 03 vitórias no modo jogo ou taverna, você recebe 10 de gold.

O jogo te apresenta vários modos de jogo. O modo aventura é single player. A AI do game não é das melhores, mas os decks do computador geralmente são muito mais poderosos que o seu (eu disse geralmente). O bacana desse mode é que ele te libera cards exclusivos muito fortes, incluindo lendários. Para jogar nesse modo, você pode comprar as aventuras na loja por $$ ou gold, que é ganho facilmente no jogo. E já que toquei no assunto $$, aproveito para esclarecer logo a questão, o game é pay to win? Minha resposta é que não!!! Definitivamente não! Estou sempre entre os 1% melhores classificados da season e nunca gastei 1 centavo no game! Jogo a quase um ano, e nesse período percebi que com paciência é possível conseguir tudo do jogo! Por exemplo, uma aventura completa custa 3500 de gold. Essa quantia é juntável em 30 a 40 dias de jogo normal, só que ao criar uma conta nova, existem várias missões secretas que te dão uma boa quantia de gold e podem acelerar a compra dessas aventuras! Minha dica para quem quer jogar seriamente é primeiro desbloquear todas as aventuras e todos os heróis! Dito isso, se você pensa em gastar algo para começar a jogar, compre as aventuras! Tem muitos artigos pela net que comprovam que as aventuras tem o melhor custo benefício para investir grana.

O Modo Taverna é bem divertido! O apelo dele é totalmente 4fun com regras malucas que mudam toda semana. O mais legal aqui é que você consegue 01 booster grátis na sua primeira vitória na taverna a cada semana!!! Para jogar aqui, no entanto você precisa primeiro ter um herói no nível 20!!! Então corra para upar seu char favorito! Outra dica boa é que as vezes é complicado ter vários heróis com decks fortes, sendo mais interessante se focar em uma ou outra classe. Na arena, devido as regras estranhas, é possível, no entanto, jogar com qualquer classe!!! Portanto você pode usar a arena para completar aquela missão diária que está difícil pra caramba!!!!





O modo Arena é o selado do HS e é o modo mais divertido do jogo! Nesse modo você paga 150 de gold pra participar, escolhe uma classe entre 03 aleatórias e a cada pick são revelados 03 cards aleatórios de mesma raridade. Sua missão é formar o deck mais poderoso e sinérgico possível com os cards revelados. Ok, ate aqui tudo divertido, mas o melhor desse modo é que você continua jogando com o deck ate que seja derrotado 03 vezes ou que atinja 12 vitórias e a premiação ganha varia com o número de vitórias obtidas. Com 0 vitórias por exemplo vc ganha 1 booster, com 7 vitorias você ganha 150 de ouro, 01 booster e um premio aleatório e com 12 vitórias tem relatos de jogadores que ganharam 02 boosters, 300 de gold e um card lendário!!! Um bom jogador na arena consegue tudo do game (100%) em menos de 1 ano!!!! Inclusive juntar cards dourados à rodo!!!!





Por último o modo jogo se divide em 02 categorias, ranqueado e treino. O modo treino não te dá grandes vantagens mas você pode testar sua estratégia de deck construído sem arriscar seu rank. No modo ranqueado é que o bixo pega!!!! Apesar de não ser o mais divertido, é certamente o mais competitivo dos modos de HS e onde você gastará mais tempo se quiser ser um player bom!!! O rank vai de 25 ate 1 e do 25 ao 20 é bem fácil upar. A partir do 20 as coisas começam a ficar mais difíceis e é preciso mais dedicação para seguir avançando.após conquistar o rank 1, você pode seguir jogando para atingir o rank "lendário". Nesse rank você pode receber alguns benefícios como convites para jogar campeonatos maiores. O top 100 do rank é publicado na página da Blizzard sobre o jogo. Se você pretende ser um profissional e concorrer a premiações milionárias é preciso dominar o ranqueado! A season vai do primeiro dia do mês até o ultimo, sendo portanto mensal e reseta o rank de todos ao fim do período. No entanto ao atingir certa posição no rank você recebe estrelas bônus que te colocam num rank mais próximo do lendário. Season passada por exemplo eu atingi o rank 2 e essa season eu comecei do rank 16! Ao fim de cada season você recebe um baú de tesouros contendo cards dourados a depender da sua posição no rank. Meu rank 2 por exemplo me garantiu 1 card épico, 3 cards comuns e 20 pó arcano.

Pó arcano é outra moeda do jogo que te permite craftar os cards do HS. Clique em "Minha coleção", "Criar" e você verá todos os cards do jogo, os que você possui e os que não possui. Você pode desmanchar um card que possua para receber pó arcano e também pode utilizar o pó arcano para comprar os cards que faltam na sua estratégia. Portanto, o jogo te oferece varias ferramentas para conseguir tudo o que você precisa para ser competitivo, e fazer o bom uso das ferramentas é vital para progredir rapidamente no jogo.

Acho que está bom por hoje. Dentro do que me comprometi a fazer deu um artigo beeem grande!!! Se a repercussão for legal, trago depois um artigo sobre um deck competitivo capaz de atingir o rank lendário e que pode ser craftado inteiro em menos de 2 meses!!! O lendário FaceHunter (ou CâncerHunter).

Até a próxima!

 
jadsonwy

Raposa
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 825
Registro: 30/06/10

Postado em: 06/10/15 14:31
Vou acompanhando, tentarei ler o artigo todo com calma hoje a noite.
 
Guilherme_Cards

Esquilo
0 Referências
Posts: 585
Registro: 29/11/12

Postado em: 06/10/15 15:46
Eu sou o autor da mensagem "jogo para mongoloide" e até esses dias jogava esse joguinho.

Bom, após uma maior experiência eu digo que esse jogo não tem como comparar com magic em nada.

O jogo é simples e divertido, comprei uma campanha e é muito legal os boss com habilidades variadas, porém;

Vencer 3 partidas que podem demorar uns 20 minutos cada para ganhar 10 gold é uma lastima. O sistema de pack é muito fraco, as vezes abro pack que nenhum card é aproveitável. Decks remendados é triste e ter que pagar para acelerar é complicado já que esse valor não verei nunca mais.

Tem que grindar muito para comprar um simples pack cheio de cards aleatórios, o modo de draft leva em torno de 3~5 horas pra completar as 12 partidas, é muita coisa pra um joguinho de celular.

O rankeado é difícil mesmo como você disse, ou o cara dedica muito tempo, mas MUITO ou compra uma porrada de card logo, porém duas expansões de 60,00 cada e um pack de pack hehe por R$110,00 é muito alto para algo que não tem como passar posteriormente.
 
aravb

Mago
19 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2033
Registro: 21/03/11

Postado em: 06/10/15 20:21
sobre oq vc colocou, tenho bastante cards e decks tops, dedico cerca de 1 hora por dia ao jogo, oq é muito, mas n chega a atrapalhar minha rotina. é possivel ter as coisas do jogo sem gastar $, mas é preciso paciência. O modo arena vc pode sair e voltar depois, então n precisa dedicar 5 horas seguidas... mas so uma questão, as minhas partidas costumam ser mais rápidas do que vc relatou...
no mais, os packs quando vem ruins a dica é transformar em pó! 4 raras ruins e vc compra a rara que quizer no jogo!!! comparando com mtg, é como a cada 4 ladrão de balaged vc pegar 1 snapcaster mage! =)

se eu me animar msm em escrever sobre o face hunter, so com os cards das aventuras que vc comprou e mais uns poucos cards vc consegue montar um deck tier 2 muito sólido que pode te levar ao rank lendário!!! =)

 
Tbion

Esquilo
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 726
Registro: 12/01/11

Postado em: 07/10/15 08:10
Eu sempre joguei somente pela divesão das arenas....

Jogava, fazia 150 gold e jogava arenas haha... essa era a diversão do jogo pra min, de uns tempos pra ca, resolvi me arriscar no competitivo, mas precisava fazer as aventuras pra isso, e cara aventura solo eh 700 gold por andar (ou R$ 45,00 pra comprar os 4 ou 5 andares juntos) o que eh MUITO dificil de conseguir fazer sem desembolsar a grana.
Mas eu to aqui pra provar que eh possivel, ja fiz 4 andares (2 de cada aventura atualmente) todos com gold do jogo, pode demorar e tudo mais, mas princiaplemte as comuns e raras da masmorra (nao digo nem as lendarias), são necessarias para muitos decks.

To levando tudo no gold, nada de gastar dinheiro com cards virtuais, afinal, com 45 pila, da pra comprar cards de magic de verdade hauauhauhuhauhauha...

Mas eh isso, o jogo eh divertido sim, mas é meio que pay to win, ou isso, ou voce demora MUUUUUUITO mais para adquirir as coisas do que que paga por elas. Mas o jogo sendo free tem que sobreviver de alguma forma, entao nao critico isso.

Anyway... have fun =)
 
HadesOverpower

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1174
Registro: 02/07/10

Postado em: 10/12/15 08:18
O paladin é o white winnie do magic, enjoativo de jogar, e 50% de vitoria, depois que vendi os cards fui e comprei do druida e fiquei mais feliz, mas percebi que o jogo tbm era tedioso, entao parei...
Dá vontade de voltar, mas nao dura mais que um mês, alem disto perdi minha account e meu deathwing do booster =/.
Aaah, ja tive miminrons head e e legalzinho a animaçao, mas ele é bosta.
 
duelistaguara

Lenda
0 Referências
Posts: 2660
Registro: 17/11/09

Postado em: 10/12/15 09:01
Jogo hearthstone há algum tempo e dá pra afirmar que realmente o jogo é bem diferente do magic em muitos pontos, sendo superior em alguns (inexistência de mercado paralelo, aproveitamento de todos os packs, disponibilidade para jogar, etc) e inferior em outros (fraca interação com o oponente, não possui o lado "sociável" do magic, etc).

Acho, no geral, o magic superior, mas o HS tem seus méritos e tende a crescer como card game. O fato de ser free e o "baixo custo" de seus itens quando comparado ao magic certamente é algo a se ponderar e um dos pontos fortes do HS. A possibilidade de se obter 100% do conteúdo do jogo sem gastar um centavo (ainda que demore muito) é algo bem distante da realidade do magic.

Assim como no magic, para se ter resultados exige dedicação, mas acredito que o fato de jogar magic dá uma boa vantagem quando se ingressa no HS. E vice-e-versa.

Por fim, acho que todo jogador de magic deveria testar o jogo, tenho certeza que muitos se identificariam e passariam a gostar de HS.

Editada em: 10-12-15 10:44:17 por duelistaguara.
 
Tandor

Tritão
0 Referências
Posts: 7139
Registro: 26/10/03

Postado em: 11/12/15 22:43
Aí falei em outro tópico que Magic online pode vir a ser a punica opção da WoTC, e teve gente que achou que isso não tinha precedente.