Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Afinal, pra que servem os prazos na ligamagic?
 Afinal, pra que servem os prazos na ligamagic?
hizzard

Ancião
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 163
Registro: 29/07/14

Postado em: 18/02/16 22:35
Se você tem um prazo para fazer alguma coisa, você tem direito de fazer a coisa até o último dia do prazo. Mas tem um usuário aqui na liga que acha que não, e se sente no direito de prejudicar as minhas referências porque eu "postei as cartas faltando só dias pro término do prazo".

Adianto que não posso usar o link de "pedir revisão" da referência, porque todas as "carinhas" da negociação foram positivas (verdinha com sorriso), embora a nota dada tenha sido 8. O referido usuário, questionado sobre o motivo da nota 8, disse que


Ou seja, minha referência ficou comprometida no quesito prazo, sendo que fiz minha parte dentro do prazo, com antecedência de dois dias ainda por cima. Além disso, o usuário em questão me culpa pelo fato de ter demorado 20 dias entre o pagamento e o recebimento das cartas, mas eu não tenho culpa se o correio demorou 12 dias pra fazer a entrega (postei dia 03/02 e foi entregue dia 15/02).

Como não posso pedir a revisão no link dentro da própria negociação (porque todas as carinhas foram verdinhas) e não sei o que fazer / com quem falar, peço à a análise da negociação para alterar forçadamente a referência em questão, porque não é certo que o capricho do usuário prejudique minha reputação na liga, que tanto luto para manter a melhor possível.

DADOS DA NEGOCIAÇÃO:
Negociação #390160, com o usuário Rudson-Holanda
 
patocards

Soldado
25 Referências (100.00% positivas)
Posts: 9040
Registro: 24/09/01

Postado em: 18/02/16 23:15
A nota que o usuario dá para a negociação é uma opinião dele. Isto não é revisável, é uma opinião e você pode utilizar como achar melhor.

Ele te deu dicas. Esperar até o último dia para enviar não está errado, mas também não agrada ninguém. Se o correios fala: entregamos em até 20 dias uteis. E vc recebe no último dia .. vc vai ficar meio chateado da demora e de ter chego no limite.

Ligamagic e você, tudo a ver

Você que está chegando agora para reclamar, devia ter vindo antes para ajudar a fazer
 
hizzard

Ancião
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 163
Registro: 29/07/14

Postado em: 18/02/16 23:19
Eu enviei dois dias antes do prazo terminar.

Se isso for mantido, ficará claro que estipular prazo ou não estipular dá no mesmo.
 
gusflopes

Esquilo
0 Referências
Posts: 10
Registro: 10/02/16

Postado em: 17/03/16 15:09
Tenho costume de pagar no mesmo dia ou no dia seguinte à finalização do leilão.
Espero que o vendedor tenha o mesmo compromisso, ou seja, encaminhe o mais breve possível, até por que o pagamento é sempre a vista.
Não existe ecommerce que prospere que o envio demora dias após a confirmação do pagamento.

Como sugestão, já vi usuários que colocam na descrição que os envios somente são feitos em determinado dia da semana. Com isso resolve um pouco o problema da ansiedade de quem pagou por uma carta e que pretende receber o quanto antes, e que fica aguardando informações sobre o envio.
 
hizzard

Ancião
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 163
Registro: 29/07/14

Postado em: 17/03/16 16:23


Bom amigo, as regras do leilão são descritas minuciosamente e comprador tem ciência delas antes de dar o lance. Lá já consta o prazo que cada um tem para cumprir a sua respectiva parte na negociação. Dá o lance quem quiser e se quiser. Se o envio imediato for uma condição imprescindível para o comprador, basta, antes de dar o lance, entrar em contato via PMSG e perguntar se o vendedor tem disponibilidade enviar no mesmo dia ou no dia seguinte.

Ademais, o próprio Código Civil é expresso nesse sentido. Se FOI ajustado entre as partes um prazo para cumprimento da obrigação, uma parte NÃO pode exigir da outra o cumprimento antes de findo esse prazo.

Art. 331 CC- "Salvo disposição legal em contrário, não tendo sido ajustada época para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente".

"Pagamento", para efeitos legais, não só o ato de dar o dinheiro. "Pagamento" é o ato de cumprir uma obrigação contratual, se ela de dar coisa, de fazer ou de não fazer alguma coisa.

Ou seja, se não há prazo estipulado, o credor pode exigir o cumprimento imediato; Se há prazo estipulado, você não pode exigir o cumprimento da outra parte antes de expirado o prazo.

Portanto, sua resposta, assim como a do moderador que opinou aqui no tópico, não tem qualquer fundamento fático ou legal. São meras opiniões sem embasamento que expressam um desejo de receber as cartas mais rápido.

Por fim, aposto que você não ficaria nada satisfeito se pagasse seu leilão dentro do prazo e o vendedor te negativasse porque "cumpriu sua parte faltando só 2 dias pro fim do prazo". Eu olho a questão de outra forma. Ele cumpriu a parte dele com dias de antecedência.


 
PlanoB

Esquilo
0 Referências
Posts: 12
Registro: 16/02/16

Postado em: 24/03/16 18:56
No meu ponto de vista o hizzard foi prejudicado sim com a avaliação, se o motivo foi unicamente a "demora", deveria ser revisado pois foi dentro do prazo.
Eu como uma pessoa ansiosa, procuro sempre entrar em contato com o dono do leilão e saber seu prazo de envio, caso demore muito, a carta pode estar barata o que for, nem dou o lance.

Mas não concordo muito com os prazos, ex: eu tenho 5 dias para pagar e o vendedor 5 dias para enviar, o site calcula e exibe as datas, se eu pago no primeiro dia o vendedor ainda tem 9 dias para enviar, pois ainda estou no meu prazo de pagamento, mesmo já tendo pago. Isso eu não acho muito justo.

Boa sorte.
 
hizzard

Ancião
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 163
Registro: 29/07/14

Postado em: 24/03/16 19:14

Entendo palno B. Seu argumento é válido sim. Mas a ligamagic que teria atribuição para mudar isso.

Por pensa assim: Eu faço viagens, então, se eu postar todas as cartas das pessoas que já pagaram até o dia da viagem, poderei viajar tranquilo sabendo que quando eu voltar, ainda estarei no meu prazo. Porém, se o fato de o comprador antecipar o dia dele fizer com que o meu prazo seja encurtado, pode ser que eu não consigo voltar a tempo de fazer a postagem como havia programado.

De qualquer forma, no sistema atual, a negociação mostra o prazo limite de cada um, prazo esse que não deve gerar negativação se respeitado. Assim penso.

 
gusflopes

Esquilo
0 Referências
Posts: 10
Registro: 10/02/16

Postado em: 29/03/16 12:31

As avaliações, além de uma nota subjetiva, contém os seguintes itens: eficiência no envio; seu produto chegou bem protegido; produtos chegaram conforme combinado; envio foi feito conforme combinado; a comunicação com o usuário foi satisfatória.

Em que pese a sua justificativa, EFICIÊNCIA não é cumprir o prazo, mas sim fazer o melhor possível, ou seja, eficiência no envio é encaminhar o quanto antes. Por outro lado o item 4 (envio foi feito conforme combinado), este sim eu considero ser o mais objetivo possível: enviado conforme combinado, no prazo acertado, a nota máxima deve ser mandatária, ou seja, deveria comportar apenas duas avaliações (positivo/negativo).

Quanto à nota subjetiva (0 - 10), sobre se "voltaria a negociar com o usuário", com certeza a eficiência no envio, ou seja, o envio no menor prazo possível provavelmente será levado em consideração para atribuir uma nota maior ou menor conforme a SATISFAÇÃO do comprador.

Por fim, em momento algum eu questionei acerca da legalidade ou não de se utilizar 100% do prazo disponibilizado, o que além de permitido, é legalmente correto. Todavia, agir nos estritos limites da lei não serve de pretexto para uma avaliação positiva, mas talvez como um impeditivo de que alguém avalie de forma negativa.

Em suma, quem cumpre as regras, na minha opinião, está sujeito à uma avaliação entre positiva e neutra (conforme o item), enquanto que quem não cumpre, deve estar sujeito à uma avaliação negativa ou neutra, conforme o caso. A diferença entre uma e outra, na minha opinião, está justamente na satisfação do cliente, até por que são três níveis(insatisfeito/neutro/satisfeito), e não apenas dois (certo/errado).

 
luc2as

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 169
Registro: 04/08/14

Postado em: 29/03/16 21:36
sacanagem o cara fazer o envio dentro do prazo e perder o 100%.. quando o leilao e feito muitas vezes o vendedor faz uma programacao para fazer o envio ate a data X, pois muitas vezes ir ate o correio tem uma grande demanda de combustivel/tempo, e acabaria ficando impraticavel vender cards baratos tendo essa despesa diariamente.

se o cara nao ficou satisfeito com a demora na entrega... ele que procure o sac dos correios.. e nao prejudique alguem que pode depender disso para seu sustento injustificadamente.
 
hizzard

Ancião
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 163
Registro: 29/07/14

Postado em: 29/03/16 21:57

Pois é lucas, o vendedor quando tem um prazo se programa pra cumprir sua parte dentro daquele prazo. O prazo dos leilões é definido no momento da criação do leilão. Por padrão, o prazo é de 6 seis para cada parte, mas esse prazo pode ser alterado (mínimo de 3 e máximo de 12). Eu sempre mantenho os 6 dias em todos os meus leilões, já que é o padrão. Quando alguém vê algum leilão, o prazo consta na descrição do mesmo, não há como alegar desconhecimento.

A minha parte eu fiz dentro do meu prazo, com 2 dias de antecedência. Em relação à entrega por parte dos correios, a demora foi de 12 dias entre a postagem e a entrega, ou seja, houve atraso. E o usuário ainda usou esse argumento em meu desfavor quando questionei-o a respeito da referência.

 
luc2as

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 169
Registro: 04/08/14

Postado em: 31/03/16 09:07


manda ele procurar o SAC dos correios... sem comentarios

 
lcodato

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 47
Registro: 09/12/15

Postado em: 01/04/16 20:18
Só uma perguntinha básica...

Dar nota 8 no final faz o vendedor perder 100%? Pelo que eu entendo não.

É uma nota de satisfação do comprador. Obviamente o cara fica mais satisfeito quando você envia tudo um dia depois do pagamento, não tem como discutir isso.

Se você tivesse enviado fora do prazo provavelmente a pergunta eficiência no envio não estaria com a carinha verde, e aí sim você seria penalizado nas suas referências, e provavelmente receberia bem abaixo de 8 na nota final.

Não é porque você envia as cartas dentro do prazo do leilão que o comprador precisa estar 100% satisfeito com você, esta é uma avaliação subjetiva, as perguntas com as "carinhas" são totalmente objetivas, já a nota de negociaria novamente tem a ver com a satisfação do consumidor.

Não é justo que alguém que envie as cartas no mesmo dia do pagamento receba a mesma nota que alguém que as envia no último dia, pois é óbvio que é muito mais satisfatório para o comprador negociar com quem envia mais rápido.
 
lcodato

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 47
Registro: 09/12/15

Postado em: 01/04/16 20:20
Só pra complementar, não estou dizendo que você fez algo errado em enviar dias após o pagamento. Prazo é prazo e você o seguiu.

Mas também seu comprador não está errado em não estar totalmente satisfeito com a negociação.
 
Adelmarcio

Esquilo
0 Referências
Posts: 41
Registro: 29/01/17

Postado em: 21/06/17 21:23
Não sei se seria possível ou viável implementar no sistema da Liga, mas acho que uma solução para isso seria definir o prazo do primeiro a fazer a sua parte com o calendário, porém o prazo do segundo ser em função do do primeiro (X dias depois do envio/depósito ou X dias úteis depois do envio/depósito).
 
lody

Fênix
134 Referências (99.25% positivas)
Posts: 2487
Registro: 17/08/03

Postado em: 21/06/17 22:29


Concordo com a sua opinião penso desta forma tb . O vendedor esta correto em postar esta dentro do prazo de envio,mas isso tb não quer dizer q o comprador fique totalmente satisfeito com o envio perto do final do prazo. Acredito que o prazo seja importante, ate porque nas negociações pode haver imprevistos....

As Flores de Plastico no morrem!!!!

 
chineis

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 10170
Registro: 13/01/03

Postado em: 22/06/17 10:58
Acho que a nota pode ser abaixo do máximo mesmo quando você não fez nada de "errado". Eu posso me sentir incomodado pela quantidade de vezes que você me responde, pela forma como você fala, pelo jeito que você enviou (não é pq a carta chegou sem estar amassada que você embalou legal, né?), entre outras.


Se você atrasou o prazo em 1 dia que seja, vc estourou o limite, e deveria receber uma referência negativa. Se você mandou dentro do limite, então o cara pode postar a opinião dele. Digamos que ele queira a carta pra usar no final de semana, então ele quer que você envie na segunda. Você vai enviar? "Ah, mas meu prazo é até quinta." Ok, mas ele ainda quer que você envie na segunda. Você pode enviar? Você não pode porque está viajando? Você conversou com o cara a respeito de porque não poderá atender as expectativas dele?


Tem muito vendedor e muito comprador querendo ser dono da razão, sempre. Tem comprador que acha que você tem que enviar no dia que o cara pagou (ignorando que muitas vezes você tem sua rotina ditada por trabalho/estudo/disponibilidade do correio/carta na casa da mãe/etc), como tem vendedor que acha que "as regras tão aí, eu vou cumprir e não te devo satisfação". A Ligamagic não é loja, é uma ferramenta pra comunidade, e na "feira do rolo", a galera precisa se comunicar bem...

Flws


In the Beggining they're instant and they're good
Then they're interrupts, and people were confused
And then Wizards said: Let Be a Stack!
And the interrupts were no more...
Revelations - 5:12



MODERADOR

CHiNeiS, Judge N2
 
hizzard

Ancião
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 163
Registro: 29/07/14

Postado em: 22/06/17 11:47

quando a pessoa dá lance num leilão, ela anui a todas as regras do leilão. Se a desqualificação da referência fosse em relação ao estado das cartas ou à comunicabilidade precária, aí tudo bem, pois é algo subjetivo. Mas o prazo é um dado objetivo. Se a pessoa não condicionou dar o lance à obrigação de vendedor postar a carta num prazo inferior ao previsto no leilão, não há motivo para desqualificar a referência se a postagem ocorreu dentro do prazo previsto no leilão.

Por essa sua lógica, os vendedores poderiam desqualificar compradores que fizeram o pagamento próximo ao fim do prazo de cabimento. Vamos pensar um pouco antes de postar neh.

 
ThiefSlayer

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2295
Registro: 01/07/13

Postado em: 23/06/17 04:08
Mas o que o chines comentou tá certo, no sentido nota da avaliação. O problema é que o pessoal geralmente usa errado a ferramenta da liga. A nota é quanto a satisfação pra voltar a negociar com o usuário. Se ele tivesse colocado cara feia no envio, aí sim ele estaria errado. Agora na nota, ele coloca qual foi o sentimento dele quanto à negociação.

Eu entendo perfeitamente o que o chines falou ali, já teve gente que mandou 10 mensagens perguntando do envio, e enchendo o saco mesmo. Tipo, nem depositou e mandou umas 3 avisando que ia depositar e queria o código de rastreamento. O cara tava 100% de acordo com as carinhas, mas a minha nota poderia tranquilamente ter sido 4 pro cara (infelizmente esqueci disso, tava bem automático colocar 10 e carinha feliz com o tanto de negociação que eu tinha na época).

Se tu tava de acordo com as regras da liga, mas ele não gostou de alguma coisa na negociação... E outra, foi uma nota 8. Até onde eu sei 8 é uma boa negociação, mas que não foi 100%, e que ainda conta como "Voltaria a negociar com o usuário? Sim."
 
BigLou

Ancião
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2266
Registro: 19/03/04

Postado em: 19/09/17 10:05


Era exatamente o que eu vim dizer aqui, estou em negociação ativa nesse momento, a comunicação com o vendedor foi 100% até o momento do deposito, fiz minha parte no mesmo dia da abertura da negociação(errei apenas em ter agendado o deposito para o dia seguinte, então entrou na conta do vendedor no dia posterior, ou seja dia 12 depositei por doc, entrou dia 14), fiz minha parte rapidamente pois entendi a necessidade de urgencia do vendedor quitar alguns problemas financeiros(ao menos foi o que ele falou na mensagens).Pedia a gentileza que se ele identifica-se o deposito dia 14 enviasse se possível no dia seguinte, pelo visto não foi possivel, tudo bem, seria uma gentileza.
Agora, minha bronca esta no prazo que ele tem pra fazer o envio, até o dia 30, sendo que fiz na pratica minha parte em dois dias, ao meu ver o sistema deveria encurtar o prazo final, mantendo os 10 dias para cada parte, não recebi mais nehuma mensagem do vendedor, sendo que ele entra na liga todos os dias.

To vendo que vou receber minhas cartas só no meio do mês que vem.

 
dial0g

Ancião
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 22739
Registro: 24/09/01

Postado em: 19/09/17 21:14

Boa noite,

Na sua negociação, os prazos foram preenchidos por quem abriu a negociação.
Se você não concorda com os prazos, o correto é não aceitar a negociação.

Outra forma de colocar mais pressão para o envio ser mais rápido, é sempre efetuar pagamentos via LigaSegura.
O vendedor só tem o pagamento liberado para saque quando o produto chegar para o comprador. Se o vendedor enrolar para enviar, mais tempo vai demorar para ele ter o pagamento liberado.

Obrigado


Desde que nasci muita coisa eu já vi
Maldade existe aqui, mesmo assim eu não fugi
Tanta pilantragem, tanta coisa errada
Eu testemunhei, mas eu resistirei

Testemunhei, não me calei, resistirei!

Claro que mais fácil seria me entregar,
mas nunca me entrego e continuo a acreditar!