Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
<Ajuda/Iniciante> Dúvida sobre a história de MTG
 <Ajuda/Iniciante> Dúvida sobre a história de MTG
paco_gomes

Esquilo
0 Referências
Posts: 3
Registro: 16/12/16

Postado em: 25/02/18 22:44
Boa noite... tudo que conheço sobre MTG foi o que eu li neste fim de semana, pois decidi começar a jogar na sexta-feira passada. Quero muito tirar umas dúvidas com vcs sobre a história retratada... poderiam me ajudar?

1 - O que é chamado de Planos/Planes em algumas cartas seria um diferente universo ou uma diferente realidade? Exemplo: Kaladesh e Ravnica são dois universos diferentes? Duas realidades diferentes?

2 - Planeswalkers são seres de realidades específicas que, por desenvolverem um raro poder, conseguiram aprender a caminhar por essas diferentes realidades, certo?

3 - Todas estas cartas, desde os monstros mais comuns e fracos até os mais fortes, são seres de várias diferentes realidades então?

4 - Alguns monstros possuem o título de deus.. exemplo: "Nylea, God of the Hunt". Essa seria tão ou mais forte que os Planeswalkers? Ou Nylea no caso é apenas uma deusa NA realidade dela?

5 - Planeswalkers são as criaturas mais fortes da existência em Magic? Ou criaturas que não possuem capacidade de caminhar pelos planos podem muito bem ser mais fortes que planeswalkers?

6 - Há alguma carta(s), personagem(ns) ou criatura(s) suprema em Magic assim como há em Yu-Gi-Oh! (Deuses Egípcios) ou Pokémon (Arceus)??

São dúvidas bobas, mas agradeço muito se responderem...

Obrigado!!
 
JFFank

Esquilo
0 Referências
Posts: 4770
Registro: 29/12/13

Postado em: 25/02/18 22:48

Amigo, acho que essas dúvidas sobre lore do jogo têm mais chance de ser respondidas na seção "Discussão Geral"; este fórum, especificamente, é dedicado a dúvidas sobre as regras.

 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 26/02/18 05:50
Como o Frank falou, esse não é o local adequado para esse tópico. Mas vou responder da forma como eu entendo.

Primeiro, você tem que levar em conta que os planeswalkers eram muito mais poderosos antes da história do bloco Time Spiral. Eles não envelheciam e eram muito mais difíceis de matar, e eram capazes até de criarem seus próprios planos artificiais (ainda assim, menores do que um plano natural) ou consquistar um plano inteiro e mudar ele para que seja mais do seu agrado. A mudança foi a cerca de 60 anos dentro da história.
A maioria dos planeswalkers na história atual nasceu depois dessa mudança. Os poucos que são das antigas tem alguma forma de compensar a idade avançada (Bolas é um dragão, Liliana fez pactos com demônios para continuar jovem, Karn é um golem).

1- Um plano é um mundo. Você pode entender como uma realidade, sim. É como se cada um fosse um planeta, mas não se pode ir de um para o outro apenas subindo até chegar no "espaço".

2- Sim. Planeswalkers modernos são pouco mais do que magos com o poder de viajar de um plano a outro (e sobreviver à viagem).

3- Sim.

4- Os deuses mostrados até agora são seres poderosos, mas incapazes de deixar seu plano nativo, pois são essencialmente parte de seu próprio plano. Eles sequer sabem da existência de outros planos, a menos que alguém lhes explique.

A maioria dos planeswalkers modernos são mais fracos que os deuses, mas alguns são poderosos o bastante para enfrentá-los. Por exemplo, logo depois de Time Spiral, quando o nível de poder dos planeswalkers estava começando a diminuir, Bolas invadiu o plano de Amonkhet e derrotou todos os 8 deuses, e depois alterou as regras do próprio plano, mudando a mentalidade de 5 deuses para que eles não lembrassem do que aconteceu, e alterando mais drasticamente os outros 3.
Mas mesmo a planeswalker novata Samut, com a ajuda da deusa Hazoret e vários guerreiros sobreviventes, conseguiu matar o Deus Escorpião.


5- Existem criaturas de um plano só capazes de enfrentar planeswalkers. E existe uma grande diferença de poder entre um planeswalker e outro, também.

6- Nicol Bolas continua sendo o ser mais poderoso do multiverso. Mesmo com seu poder reduzido, ele matou ao menos um dos deuses de Amonkhet e depois enfrentou cinco planeswalkers ao mesmo tempo (Gideon, Jace, Liliana, Chandra e Nissa) e venceu.
É possível que Ugin tenha um nível de poder semelhante. Quando eles lutaram, foi de igual pra igual, mas Bolas acabou vencendo.

 
Hael333

Esquilo
0 Referências
Posts: 3803
Registro: 25/12/09

Postado em: 26/02/18 18:20

1- É difícil explicar isso, cada plano é um mundo isolado mas ao mesmo tempo fazem parte do mesmo todo (o multiverso do magic).

É como se fossem vários planetas mas ao invés de estarem separados pelo espaço sideral eles estão separados pelas eternidades cegas, cada plano é como se fosse uma dimensão paralela nesse espaço, poucos seres tem consciência de que esse espaço se quer existe (e muito menos que outros mundos existem) mas é possível atravessar por la, alguns seres fazem isso de maneira natural (os planeswalkers, os eldrazi etc), mas também existem portais que atravessam planos e algumas maquinas (que podem ter sido criadas pra esse proposito ou por acidente).

2- O que da o poder pra atravessar os planos pros planeswalkers é a centelha, um em cada cem mil seres conscientes no multiverso nascem com uma dessas, mas na maior parte dos seres ela fica dormente a vida toda, normalmente ela desperta (fazendo o planeswalker dar o primeiro "salto" entre os mundos) quando um individuo com uma dessas é submetido a algum grande trauma físico ou psicológico.

A centelha também pode ser transferida de um ser pra outro, então em alguns casos um ser que não nasceu como uma recebe de outro planeswalker e se torna um planeswalker.


3- São sim, alguns seres são comuns em vários planos diferentes (uma criatura que é reimpressa em varias edições diferentes, por exemplo, aves do paraíso que existem em dominaria, ravnica, etc), algumas criaturas são especificas de certos planos seja pelo ambiente que existe la ou por algum fator geográfico (elfos de llanowar por exemplo só existem em dominaria por que só tem llanowar naquele plano especifico) e algumas criaturas são seres únicos no multiverso (as criaturas lendárias).

Os Eldrazis vivem nas eternidades cegas e não sabemos se eles vieram de um plano específico ou sempre viveram la.

4- Esse negocio de deuses é meio novo no magic, nas edições antigas as vezes deuses eram mencionados (como Gaia por exemplo) mas eles nunca deram as caras, algumas vezes os oldwalkers eram confundidos com deuses (como Serra por exemplo).

Esses deuses apresentados em Theros e em Amonkhet são seres bem poderosos, mas por exemplo Xenagos nasceu como um mortal, acendeu a centelha, ficou andando pelos planos um tempo e quando voltou pra Theros virou um Deus.

5- Antes do evento chamado "A Emenda" eles eram sim, a centelha concedia imortalidade, invulnerabilidade e aumento das capacidades magicas q eram basicamente só restringidas pela imaginação e conhecimento do Planes (Oldwalkers).

Depois desse evento (que foi a historia do bloco espiral temporal, resumidamente: magicas extremamente poderosas tinha sido usadas e isso abriu diversos buracos na realidade, esses buracos começaram a bagunçar todo o tempo-espaço afetando todos os mundos e ameaçando rasgar o tecido da realidade de vez, então alguns planes se juntaram e sacrificaram suas centelhas pra remendar essas buracos e evitar que a realidade se desfizesse), a natureza da centelha se alterou, atualmente ela só concede a capacidade de viajar entre os mundos mesmo.

Ou seja os Neowalkers são basicamente magos (tão poderosos quanto poderiam ser sem a centelha), então existem muitas criaturas por ai nos planos que são mais fortes que eles como regra geral.

Mas mesmo na época dos oldwalker ainda existiam seres tão poderosos quanto eles, Yawgmoth por exemplo, que nasceu como um ser humano normal mas no fim era um dos seres mais poderosos que o multiverso já conheceu, pra derrotar o diacho foi necessário um camarada tão doido quanto ele (que foi provavelmente o planeswalker mais poderoso da historia), milhares de anos (literalmente) de planejamento, um exercito biologicamente aperfeiçoado, heróis criados através de engenharia genética, uma duzia de oldwalkers usando superarmaduras equipadas com powerstones, armas de destruição em massa, artefatos mágicos extremamente poderosos ....

6- Bom, acho que atualmente o ser mais poderoso por ai é a Emrakul mas é difícil dizer com certeza por que até agora ela não quis lutar (ela se prendeu na lua de Innistrad por vontade própria, mas tinha dado uma piabada nos sentinelas e na tamyo antes).

O Nicol Bolas tbm é um ser extremamente poderoso, ele é um dragão muito antigo (muito mesmo, ele é um dos primeiros seres a surgi em dominaria) que de quebra um planeswalker, mas tenho pra mim q ele é tipo o Mun-ra dos thundercats, na teoria é muito mais bolado que na pratica (apesar de ultimamente a equipe da Wotc ta empurrando ele como o arquivilão do baguiu).

Digo isso porque ele tem um invejável coleção de fracassos na carreira, entre eles, ser derrotado por um humano normal na época que era um oldwalker com poderes semi ilimitados onde teve o corpo físico destruído e a essência aprisionada por seculos. Permitir que um leonino que mal tinha despertado a centelha manipulasse a energia do maelstrom melhor que ele e o derrotasse no processo (sério, ele passou mais anos planejando aquilo que o Ajani tinha de vida, foi feio pra caramba). E o mais recente, permitir que um ex-minion dele quebrasse um dos maiores tabus da equipe criativa e viajasse no tempo pra evitar que ele matasse um dos grandes inimigo dele.